Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Galvão

    Na abertura o articulista destruiu sua própria tese. Não, Bolsonaro não era favorito antes do atentado, muito pelo contrário. E com o atentado ele venceu a eleição, mas não foi com folga, longe disso. Isso não é um debate que estou tentando abrir. Isso é apenas uma lembrança sobre o quadro eleitoral geral à época, diferente do que se baseou o articulista. Confira quem quiser.

    Responda
  2. MARIA CECILIA C SILVA

    Excelente análise!

    Responda
  3. Luiz Antônio I

    Como dizem, "quem produz violência pode se tornar vítima dela". O grandalhão norteamericano incentivou a posse de armas e a invasão do Capitólio e agora, quer sair como vítima.

    Responda
  4. Francisco Neto

    O Bozo do Norte não reconheceu a derrota na eleição passada e tentou o golpe. Provavelmente ele vence esse ano e a vitória dele vai ser respeitada e tomará posse naturalmente. Em 2028 ele não poderá candidatar, pelas leis americanas, mas se o candidato dele perder, novamente tentarão a virada de mesa. Muito injusto quando só um dos lados respeita a democracia.

    Responda
  5. Carlos Ernesto de Oliveira

    Os democratas e republicanos nos EUA há muito deixaram os seus eleitores a ver navios; representam grupos de interesses, como os três poderes aqui no Brasil; tudo o mais é consequência....

    Responda
  6. Gilmar Maghenzani

    Acho bom que ele vença pq ele vai tomar um impeachment legal pq lá a lei vai ser seguida

    Responda
    1. Francisco Neto

      Se a lei lá fosse seguida ele estaria na ca deia, pela tentativa de golpe. Europa ocidental e Japão, sim, esses eu dou valor.

  7. Tadêu Santos

    Não temos dúvida alguma para achar que sim, afinal a democracia liberal do Trump é terrivewlmente capitalista e individualista, basta avaliar pela sua trajetória como empresário "super bem sucedido", com a injusta "mais valia", seu mandato anterior estritamente reacionário, principalmente contra os imigrantes. De qualquer forma as pesquisas indicam sua volta à Casa Branca com políticas protecionistas e confrontos, com seu simbólico modo de agressor, qdo aponta o dedo para as pessoas que o admira

    Responda
  8. Gilmar Maghenzani

    Vejam ele não está preocupado com a democracia, vejam o que ele escreveu sobre o Lula quer dizer que ele ficou pasmo com a lição de democracia, a vá

    Responda
  9. eli moura

    democracia liberal, o menteca pto adjetivou a demo cra cia? Demo cra cia é atender a vonta da maio ria e respeitar os direi tos da mino ria. O que é demo cra cia liberal? Povão vota e a elite libe ral, decide as regras para o po vo? A eli te libe ral po de tudo, pegar meni nas e leva las ao abor to, tirar dinhei ro do pais para paraisos fis cais sem reco lher impos tos, andar de carroes em nome de laran jas, tomar terras de volutas e o para o po vo miga lhas e bor racha deus tradição e família?

    Responda
  10. Henrique Marinho

    Salva estaria a cret inice deste pseudo colunista.

    Responda
  11. José Fernando Marques

    De acordo, os "pilares da democracia" vêm sendo corroídos antes de Trump. Mas é bom lembrar que essa corrosão não se faz em abstrato, por geração espontânea ou saturação dos cidadãos quanto aos valores civis. Pelo contrário, trabalha-se por ela, como também acontece no Brasil. Há muita gente interessada na falência da democracia e ainda muito mais gente disposta a ir bovinamente atrás. Um traço relevante de nosso tempo é a existência dos "seguidores" virtuais. Mentalidade de manada, não?

    Responda
  12. Marcelo de Souza

    Nem li o que o ca pa cho de fas cis tas , conhecido por Joelzinho re aça escreveu. Só vim responder a pergunta. Não, teriam de ex ter mi nar to dos os fas cis tas

    Responda
  13. Daniel Marques

    Certeiro Joel, Trump vai levae essa e mesmo diante de um possivel arroubo ditatorial, a força das instituições, a crença nos principios da carta magna e do bill of rights e o caráter democrático da sociedade norte-americana a blindariam de qualquer golpe contra a maior democracia do globo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Daniboy vê um comunista embaixo de cada mesa e atrás de cada porta. Em termos técnicos, trata-se de paranóia.

    2. Gilmar Maghenzani

      quem diz que a imprensa está do lado " petralhismo " não conhece politica e nem tão pouco a imprensa

    3. Daniel Marques

      Julio, normal, temos que ler os terrivelmente esquerdistas Terras, Roncaglias, MAG, Bergamos, Boghossians, Castros, fica sossegado pois a FSP ainda é muito adepta ao petralhismo.

    4. julio alves

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Ricardo Knudsen

      Ingenuidade e idolatria.

  14. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Trump tem desprezo pela democracia. Gera dúvidas sobre o resultado das urnas, tenta mudar regras para ter controle da suprema corte, incitou invasão do Capitólio para impedir diplomação de adversário eleito. Se tivesse sido morto, o mundo teria hoje um supremacista branco xenófobo mentiroso condenado a menos

    Responda
  15. José Eduardo de Oliveira

    O pior para os EUA e para o resto do mundo é se ele for eleito. E o pior para ele é se aparecer um outro John Wilkes Booth e tentar terminar o serviço de Thomas Matthew Crooks. Mas um dos pilares da democracia não é o direito de eleger, seja um Incitatus ou um senilizado?

    Responda
  16. José Cláudio fernandes correia

    O articulista poderia ter aproveitado esse atentado para outra reflexão, que seria mais apropriada ao nosso país: e se Bolsonaro( que ainda não era favorito até a facada) houvesse ficado fora da disputa em 2018? E a polarização tão estimulada pela imprensa, ainda vicejaria ?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Boa, claro que seria muito diferente não haveria o ódio

  17. Ricardo Knudsen

    Como Joel não dá uma dentro em suas previsões, vamos esperar para ver se o efeito atentado funcionará para esse candidato q tem história e rejeição alta, ao contrário do caso do Bozo. É preciso ver o contexto, não só o fato.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Compelling! Hilário! Quão pretencioso e orgulhoso da própria ignorância precisa ser um sujeito q usa o termo "compelling"? Danyboy é muito divertido.

    2. Gilmar Maghenzani

      Daniel se ele ganhar a eleição não termina o governo vai preso antes e acabou pra vcs da direita conservadora

    3. Daniel Marques

      Ignorancia e insuficiência. Trump tem um novo e enorme compelling agora, além da senilidade do adversário.

  18. Ricardo bento terres

    Esse fala em valores da democracia mas gosta mesmo é de Augusto

    Responda
  19. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    Deve ter sido o padre Peixoto o autor desse texto de direita! Aqui é o "cantinho da Direita".

    Responda
  20. Igor Cornelsen

    Atentados não são características das democracias , mas do presidencialismo, das ditaduras e do parlamentarismo autoritário. Dificilmente se vê no parlamentarismo comum um atentado político.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Eslováquia, ano passado, primeiro ministro Robert Fico foi baleado e quase morreu.

    2. Ricardo Knudsen

      Espanha, tentativa de golpe de estado em mil novecetos e oitenta e um. Militares revoltosos invadiram o parlamento espanhol e mantiversm como reféns todos os líderees políticos do país, inclusive o chefe de governo.

    3. Ricardo Knudsen

      Canadá, dois mil e catorze, o parlamento foi invadido por um homem armado de fuzil, estando o PM presente.

    4. Ricardo Knudsen

      Noruega, dois mil e onze. O terrorista de extrema direita Breivik detonou um carro bomba perto do prédio onde trabalhava o primeiro ministro do país.

    5. Ricardo Knudsen

      Olof Palme, primeiro ministro da Suécia, assassinado no exercício do cargo.

  21. José Cardoso

    Tem razão. O Trump mudou o discurso do partido republicano, que não era favorável ao protecionismo por exemplo, e tinha certos escrúpulos quanto ao deficit público. E os demais líderes do partido perceberam que esse populismo dá voto. Os 2 partidos se tornaram ainda mais parecidos do que eram anteriormente, e a morte do Trump não traria de volta líderes conservadores não populistas no estilo Mitt Romney.

    Responda
  22. sérgio dourado

    Tem de se eliminar opositores pra se salvar a Democracia, agora?! Ah, tá! ...

    Responda
  23. julio alves

    O que deu no Joelzinho hoje? Será que os patrões deram uma dura nele? Será que contratou um coach? Será que apelou para um ghost writer? Quem souber me conte, por favor. Fiquei curioso!

    Responda
  24. Carlos Eduardo Cunha

    O voto em qualquer lugar é sempre manipulado por forças políticas, já dizia nosso Rei Pelé. O que diferencia uma democracia é o dia a dia de um cidadão. Se ele pode livremente escolher sua carreira, montar sua empresa , defender suas ideias ou se o comando vem de cima dos donos do poder/ditadores. Se é o Estado quem comanda não é democracia, muito simples . Matar adversários é falta de caracter.

    Responda
    1. eli moura

      A unica coisa certa que v oce disse é que democracia está ligada ao poder de escolha, mas como desiguais podem exercer a escolhas? O cara tem que sobreviver e não tem escolhas a fazer, nao tem recursos. Que país voce está? Melhor, que planeta voce está? Para se ter uma democracia plena, em qualquer lugar do mundo é preciso igualdades, senão sempre haverá dominadores e dominados, no Irã, na Russia também se vota como nos EUA.

  25. Sebastião Carvalho

    Os americanos precisam derrotar Trump nas urnas para não se perderem na escuridão.

    Responda
  26. Alexandre Marcos Pereira

    O atentado contra a vida de qualquer presidente, qualquer que seja ele, é um ato profundamente antidemocrático e, em última instância, um ataque ao próprio sistema democrático. A democracia se baseia em princípios de respeito ao estado de direito e a transferência pacífica de poder. Assinar um líder, independente de quão controverso ou polarizador ele seja, mina esses princípios e abre precedentes perigosos para o futuro. O presidente Trump, ser for eleito, o será pela vontade do povo.

    Responda
  27. Raphael Cássio

    Há uma espécie de degeneração moral, mesmo em face dos tantos confortos de que hoje desfrutamos, ou talvez por causa deles, a paz e prosperidade do pós-guerra nos trouxe até isso. Como em um ciclo, só um grande desafio global poderia renovar nossas crenças.

    Responda
  28. eli moura

    bolso naro ven ceu porque prenderam o Lula e o impedi ram de concor rer. Não há folga nisto, há conspira ção. O jovem aqui narra meia verda des. Um jovem lá per deu a vida por atirar contra aquilo que representa va o bullying e a socie dade que o acusa va de ser um loser. Deze nas de aten tados ocorrem assim por ano nos EUA, o alvo ago ra foi um cana lha, que usa a menti ra e a emo ção para dominar. O racional tem que derrota lo com suas meias verdad es. Colunis ta o gro e va zio.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Foi muito certeiro Armando

    2. Nasemar Hipólito

      Muita bile e pouca razão no seu comentário.

  29. Décio Ceballos

    Ton to, não perde a chance de lembrar o fiapo daqui.

    Responda
  30. ADONAY ANTHONY EVANS

    Por que Trump se virou no exato momento para olhar o gráfico em que partiu a bala? Acaso? Não. Claro que não. Enviado por Lúcifer, Asmodeu lhe soprou ao ouvido: Vira! Vira, agora! E Trump viveu para escolher um príncipe ainda pior que ele. Trump é cripto fascista urbano, Vance é cripto fascista caipira. Vance já declarou que fosse ele em lugar de Mike Pence no 6 de janeiro, teria impedido a posse de Biden. É essa democracia que pregam Lúcifer e Joel?

    Responda
  31. José Augusto Bernabé

    Boa a comparação com Júlio Cesar, esse efeito de fortalecimento das vítimas de atentado se dá pela simples razão de as ditas "esquerdas" desde os tempos romanos são burras e idiotas, nenhuma de suas ideias se consegue se implantar pois os recursos para tanto são sempre do Rei do Mundo que sentam no Trono de Ferro e manipulam tanto as dita direitas, as ditas esquerdas e as ditas ditaduras, e o risco para eles sempre foi os Motins, cá e lá, não as Guerras, estas também sob controle.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só escreve asneiras nem sabe o que é esquerda e direita e se perguntar qual é o lado é capaz de errar

  32. Jorge Rodrigues

    Donald Trump já presidiu os EUA e em seu governo não houve nenhuma ameaça à democracia. Os "progressistas" têm o péssimo hábito de rotular os desafetos como sendo de extrema direita, fascistas, bolsonaristas, homofóbicos e outras baboseiras que destoam totalmente da realidade.

    Responda
    1. julio alves

      Que é isso? Andou tomando muito Jack Daniel's? Tentar melar a contagem de votos, Invadir o Capitólio, roubar documentos ultrapassar secretos do Estado... isso não atenta contra a democracia, gado véi?

    2. renato rezende

      Não houve nenhuma ameaça à democracia no governo Trump? Faz-me rir. Para além da tentativa malograda de tentar reverter o resultado das urnas, da incitação ao violento ataque ao Capitólio, houve no governo Trump documentado desmonte de direitos civis e destruição do estado laico.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Os "progressistas", como diz Rodrigues, tem o péssimo hábito de rotular os desafetos como de Extrema Direita. Tem razão. Muito feio isso. Pois não rotularam até Mussolini e Hitler? Trump não tentou puxar o tapetão, pressionando parlamentos com o da Georgia. Trump não acusou sem provas as eleições de fraudadas. Trump não arrastou o chefe do Estado Maior Mark Milley a uma demonstração de força, que surpreso se desculpou à nação, dizento que militares americanos obedecm apenas à Constição.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Verdade Santos, Rodrigues só diz baboseiras totalmente fora da realidade.

    5. João Orlando Santos

      Tens absoluta razão. A invasão ao Capitólio não existiu nos EUA, e o 8 de Janeiro no Brasil também não existiu. A negação do resultado das eleições no Brasil e nos Eua também não existiram. Os 700 mil mortos por Covid no Brasil e 1 milhão de mortos por Covid nos EUA também não existiram, e os presidentes do Brasil e dos EUA sempre "apoiaram" a vacinação contra a Covid. Tudo isso amplamente noticiado no mundo é coisa de "progressistas".

  33. silvia ramos

    Nada...Bolsonaro não era o favorito, estava lá embaixo das pesquisas, quando sofreu o atentado. Pesquise mais, Joel.

    Responda
  34. Paulo Augusto

    A extrema direita diz que gosta de armar o povo para que possa lutar contra os ditadores, não é ? Então, um deles tentou colocar o plano em ação....

    Responda
  35. jose batista

    Texto fraquinho e bobo!!

    Responda
  36. Dario Leopoldo

    Se o Fuhrer tivesse morrido em 38 teria acontecido o massacre de 39 a 45? Ainda vamos lamentar estes 2cm.

    Responda
  37. Sergio Moraes

    A Folha mantendo o criador do bolsonarismo moderado admite essa pérola num jornal: o SE. Jornalzinho.

    Responda
  38. Pipo Falda

    E o atentado contra Cristina Kirchner, Joel?

    Responda
    1. jose batista

      Fake!! Como o golpe da Bolívia!!

  39. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Democracia morreu a muito , no Brasil .

    Responda
    1. jose batista

      Lula Biden da silva q o diga!!

  40. Ricardo Knudsen

    "Trump é mais sintoma do que causa da ameaça à democracia americana. Ele chega ao poder porque os pilares da democracia liberal já estão abalados no coração dos eleitores". Pq Joel não faz o mesmo raciocìnio

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Completando o comentário, acidentalmente cortado: Pq Joel não usa o mesmo raciocínio para o Bozo e os Bozistas moderados? Pq fica preparando o caminho para Tarcísio, Zema ou Caiado, dizendo q precidamos dêles, em vêz de aponta-los entre aqueles q ameaçam a democracia? Pq não aponta seus apoiadores como fascistóides em vez de pobres coitados desiludidos com o sistema?

  41. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A democracia estadunidense é consolidada, independente dos problemas que vem passando, ajustes são necessários. Qualquer decisão política que passa por eliminar adversário é burrice.

    Responda
  42. Wil Leon

    Que raciocinio torto. Então valeu a pena eliminar Marielle e sua esposa ser eleita?

    Responda
  43. adenor Dias

    O atentado contra Trump é mais uma farsa para enganar a humanidade! O Snip era muito bom, só acertou a pontinha da orelha, para não estragar o couro. Melhor do Adélio...

    Responda
  44. Paulo César de Oliveira

    A democracia americana não corre nenhum risco e nem passa perto disso. Se Trump vencer - ou mesmo se tivesse sido morto - o país continuaria sendo uma democracia, com eleições para Presidente e para o Congresso a cada quatro anos.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O Irã tem eleições regulares e não é uma democracia. A Hungria também. Você como um bolsonarista apoiou o golpe que Bolsonaro tentou e com toda certeza você acreditava que era uma democracia que seria instaurado com Bolsonaro no poder.

  45. Matheus Battistoni

    Os atentados contra os Kennedys foram bem sucedidos, pois Nixon foi eleito em 68. A tese do solitário doente mental tem sido usada para esconder a participação da CIA desde então.

    Responda
  46. Marcelo Bondioli

    A Democracia já está morta a muito tempo. Falta enterrar.

    Responda
  47. Lis P Junqueira Safra

    Estou repassando sua mensagem para ele te responder . Infeliz.

    Responda
  48. Lis P Junqueira Safra

    Se você tivesse ido seria melhor. Jornaleiro de quinta categoria.

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Esqueceu de tomar o gardenal?

  49. Fernando Alves

    Não se combate ideias com balas. O assassinato, se tivesse ocorrido, poderia aí sim ser o fim da democracia, ao menos temporariamente.

    Responda
  50. Marina Gutierrez

    A "democracia" que financia a limpeza étnica do povo palstino de mãos dadas com a "única democracia do Oriente Médio" a que faz o trabalho de limpeza étnica do povo palstino.

    Responda
    1. Sam Duart

      Pois é. E ainda tememos pelos americanos por estarem a ponto de colocar sua democracia em risco elegendo Trump. Deixem que provem do próprio veneno.

    2. Fernando Alves

      Não se mata ideias com balas. Eles vão ver o que vai surgir dos escombros. Não agora, mas daqui a alguns anos.