Paul Krugman > Projeto mostra a verdadeira face de Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Perdeu 'mané'. O Trump vai levar essa. Por sua capacidade e pela senil idade do bom velhinho Biden.
Kamala será a futura presidente dos EUA...anotem!
Kamela será a futura presidente dos EUA...anotem!
O melhor comentário a esta coluna é a coluna de Joao Pereira Coutinho, nesta mesma edição /Há dissonância entre as preocupações dos trabalhadores e as prioridades da esquerda/. A frase de Coutinho [a escolha de Vance consagra definitivamente os republicanos como o partido da classe trabalhadora branca nos Estados Unidos] é lapidar. Brancos empobrecidos. Isso explica (quase) tudo.
Trump vai aplicar nos EUA a democracia americana, aque que o FMI obrigada os paÃses a usar em em seus paÃses, enfim os americanos vão provar de seu veneno, viva Trump, parabéns por sua vitória.
Trump já ganhou as eleições, e esse projeto será executado em todos seus detalhes, é a mesma ideia empregada por TarcÃsio no Estado de São Paulo, sob o comando do corrupto Feder, o que vende e compra os equipamentos eletrônicos. Enfim são os EUA se aproximando da América Latina. Por outro lado a hipotética vitória de Biden , levaria o mundo a uma Terceira Guerra Mundial.
Semelhante à 'reforma' administrativa que Bozonaro e Lira pretendiam fazer no Brasil, acabando com a estabilidade do serviço público e autorizando a contratação de indicados polÃticos, a cada mandato. Um retorno ao século XIX que, por ora, foi obstado no Brasil. Ainda dá tempo dos EUA evitarem esse retrocesso.
Esta é a importância da estabilidade do servidor público.
Poderosos partidos da história: Partido Nazista, de Hitler; Partido Comunista da URSS, de Stalin, Partido Comunista da China, de Mao; Partido dos Trabalhadores da Coreia, de Kim Il Sung; Partido Nacional Fascista, de Mussolini; Partido Republicano dos EUA, de Trump.
Texto fraco, sem conclusões, traduzido por IA e escrito por quem quer fazer uma notÃcia-denuncia mas incorre em falta de provas. Aqui no lado debaixo temos lÃderes da esquerda que flertam com a cartilha socialista/marxista bancada pelo foro de são paulo e nem por isso temos uma republica autocrata, Venezuela e Nicarágua a parte. A democracia norte-americana é forte, tem base em valores arraigados na sociedade, qualquer ameaça à s instituição será duramente combatida. O resto é balela.
Ronaldo, o fato do Krugman ter ganho um Nobel não o exime de escrever com a profundeza de um pires e tentar imputar ao Trump um plano que ele desconhece. Já percebi que é um petralha limitado, mas ao menos tentou ler, igual aprendeu na caminho suave?
O texto é fraco mas a ameaça com Trump no poder é real: corte de verbas federais para polÃticas de inclusão, ataque aos imigrantes, maior aparelhamento militar que vai incentivar a Rússia e China a fazerem o mesmo. Aqui não se trata de acusação, são questões já faladas por ele. Como se não bastasse, no olhar para o passado para ver o risco à frente: a invasão do capitólio, a gestão da pandemia...pra ficar em 2 exemplos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Maria, porque raios um petralha mediano não consegue replicar um contraponto sem atacar o comentarista? É esse o controle que voces querem impor na Internet? Até ia te responder mas voce não ajuda, mulher.
Veremos. Há motivos de sobra para duvidar. Já aparelhou muitos juÃzes federais nomeados, e os da Suprema Corte. E tem planos de destruir muito mais para salvar a pele e a fortuna. A investigação sobre Epstein revelou crimes de estupro de Trump. Está nos autos lá, mas a grande imprensa não tem interesse em publicar. Vc é ingênuo ou mal informado. Ou ambos.
Donald Trump não presta, mas quem abriu a porteira para o Homem Alaranjado ser o próximo Presidente dos Estados Unidos foi o Partido Democrata que ficou insistindo na candidatura de Joe Biden, uma pessoa atualmente sem a mÃnima condição fÃsica e mental para encarar um debate contra qualquer um.
FÃsica, mental e moral, é o presidente mais hipócrita da História americana, é um Senhor das Guerras, bem ao estilo americano, seu apoio a carnificina promovida pelo Estado de Israel mostrou sua versão cara. Trump também apoiaria, como toda extrema direita, mas no fica falando em direitos humanos. Biden saiu tarde, e entra na História como um hipócrita belecista.
Eu não consigo ver o Trump caminhar para algo diferente de uma autocracia sanguinária. As propostas são tão violentas, que é possÃvel pensar em expurgo, expulsão sumária e em um Estado ainda mais longe de qualquer polÃtica solidária, para um paÃs que ainda hoje é selvagem com quem não conseguiu seu lugar ao sol. A chance disso gerar uma convulsão social é imensa e aliado a uma polÃcia empoderada e violenta, a tragédia é uma certeza.
Virou Alemanha anos 30
André, no caso dos imigrantes, acho que ele tem inteira razão. A final, o paÃs é deles e cabe a eles decidirem quem acolher. O que vemos, é que a imigração descaracteriza os valores culturais da Nação. Hoje, existem diversos paÃses dentro dos EUA, colocando em risco todo um projeto de confiança em seus valores.
Excelente análise
O trampa não tem face, só sombras.
No livro Como Funciona o Fascismo, Jason Stanley explica como, depois de chegar ao Poder pelo voto democrático, figuras autoritárias como Mussolini, Hitler e quase Trump no 6 de janeiro, corroeram a Democracia por dentro, colocando seus homens em toda a escala de postos do Estado. O plano da Heritage Foundation, que Trump finge não conhecer para nao se arriscar a perder votos cruciais, é isso. Se for eleito em novembro, completa a obra. Falta de escrúpulos não lhe falta. Nunca faltou.
PoderÃamos acrescentar um caso recente -e ainda não debelado totalmente - em terras tupiniquins.
Por isso comenta-se que é o candidato de chineses e russos podendo alavancar a derrocada dos EUA
Ótimo comentário.
Adonay Evans, Trump está eleito. Aquiete sua paixão polÃtica e ponha pra dormir sua teoria do fim do Mundo. O progressismo está corroendo e tirando dos EUA as poucas coisas que eles tem de bom. Trump é equivocado, mas não é fascista não. Biden, se brincar e se analisarmos várias de suas atitudes, talvez seja mais fascista que Trump.
Vai ser mais do mesmo. Tapetes vermelhos serão estendidos novamente.
Quem é o funcionário de carreira que libera bilhões de ajuda americana ao Estado genocida de Israel? Ou que financia a 3° Guerra Mundial na Ucrânia? O povo americano está cansado disso. Se Trump enxotar essa gentalha, fará um bom governo.
Os funcionários de carreira liberam os bilhões que o presidente de plantão manda. Quanto à Ucrânia é provável que Trump feche a torneira, mas quanto a Is a Hell a ajuda será ainda maior, pois ele é ainda mais pró sio nista que Biden.
Biden foi um equÃvoco do começo ao fim. Trump, se cumprir a promessa de parar de atacar imprensa e tentar uma união nacional, fará um bom governo. No mais, prefiro uma a América super forte do que vulnerável a paÃses como China e Rússia. Pra nós é sempre melhor os EUA bem posicionados.
Sim, Trump é super apoiado por Putin. Assim como por Netanyahu. Para de falar nonsenses.
Assistam o documentário "A Bomba e a Guerra Fria", e compreenderão o perigo que será se Trump voltar ao poder nos EUA.
Melhor não assistir, porque ele vai ganhar em Novembro.
Será uma tentativa desesperada de devolver os EUA ao centro do mundo, estancando o rápido processo de declÃnio daquele paÃs. No final do século XIX e inÃcio do XX, a Inglaterra fez o mesmo, invadindo e saqueando a China. Talvez nós sejamos a China do Século XXI; são apenas especulações...
Max, especulação muito bem colocada. Para mim o perigo e bem real.
Falou, falou, falou e bla, bla, bla. I just don't give a f* about this!
É o velho e serio analfabetismo funcional (ou será falta de caráter mesmo?). Não falou nada? Apresentou o projeto, contextualizou e trouxe um primeiro ponto do mesmo: a intenção de trocar funcionários técnicos de carreira por cupinchas comissionados . E ainda indicou a intenção de comentar mais nas próximas colunas. Mas, uma vez que ele criticou o Trump com fundamentos, seus capachos parecem entender que isso é não dizer nada. Curioso
O cara não falou nada…disse que discorreria na próxima coluna.
Vou esperar o próximo artigo, nesse ele falou , falou e não disse nada.
Mesmo? Ter falado da existência do projeto, ter contextualizado sua elaboração e ter apontado que ele prevê trocar funcionários técnicos de carreira por cupinchas comissionados é não dizer nada? Ou devemos supor que pra vc só é "dizer alguma coisa" qdo o autor elogia esse supremacista reacionário violento?
Flávio, vi diversos comentários seus dizendo que Trump já ganhou. Não precisaria haver eleição, então? Além de ser futurologia (algum tipo de 'astrologia' estatÃstica), qual você acha que vai ser o sentimento dos eleitores ao perceberem que seu voto não vai fazer diferença no resultado?
Adonay, nome tão bonito , capacidade de diálogo zero, paixão polÃtica no ápice do ponto onde a pessoa ficaÂ…incapaz. Sinto muito
Não espere não. Se não entendeu esse, também não vai entender o próximo. Escute Malafaia e estará usando melhor o seu tempo
Será mais do mesmo. Veremos o resto do mundo estendendo tapete vermelho.
"...em 1883 o governo federal tinha uma presença muito menor na vida americana; os gastos federais eram apenas um pouco mais de 2% da economia." Bons tempos. Alguns dizem que a presidência do Theodore Roosevelt, combinando imperialismo externo (canal do Panamá por exemplo) com populismo interno, iniciou a escalada dos gastos federais. E quem nasceu depois não tem ideia de como era um governo realmente democrático.
Eta anacronismo. Também não haviam antibióticos nem ar condicionado. É claro que muita coisa melhora com o tempo, mas isso não signifique que algumas não piorem, como no caso o vigor da democracia.
A democracia norte-americana de 1883 deixava de lado os negros, as mulheres e boa parte das minorias, ao mesmo tempo em que condenava boa parte dos trabalhadores a condições de vida abjetas. Se, para você, este é o governo "realmente democrático", prefiro a democracia de mentira.
Questão é que quando um abre a porta: os outros também passam sua boiada... Aà o chicote volta no lombo: é um jogo onde o interesse público, mesmo, fica à deriva. Mas o povo aprende: o povo quer mudança, de fato, segura e perene como gosta um bom conservador!? Não: estão é duvidando disso cada vez mais. Então que segurem os resultados, depois, também. Aà diremos: "falta de aviso que não foi"...de novo, de novo e de novo. Até a comporta não puder ser segurada, mais.
HELP !
O projeto da Heritage Foundation apresenta uma agenda extremamente conservadora e abrangente que visa influenciar significativamente o governo do EUA, caso a vitória de Trump seja confirmada. É um plano detalhado com novecentos e vinte páginas que traça um roteiro completo para a implementação de uma visão ultraconservadora em todos os nÃveis do governo federal. A agenda inclui quatro grandes temas. Restaurar a famÃlia como centro da vida americana e proteger as crianças é o principal.
Admiro muito os funcionários públicos se não fosse eles jamais saberÃamos dos roubos dos fundos de pensão do Correio ,BB e Petrobras. Foi aà que desencadeou o que todos sabemos o maior roubo da história.
Hildebrando, Napoleão, Bernabé, Zelis. Personagens.
Repete fakes.. A corrupção na Petrobras sempre existiu. E em todas as gdes empresas públicas ou privadas. Leia artigo do empresário Ricardo Semler de 2014 neste jornal. O tÃtulo é:"nunca se roubou tão pouco", onde ele conta que desde dos anos 1980 jamais conseguiu vender nada à Petrobrás pela exigência de propinas. Ouviu falar na corrupção das licitações do metrô SP ou rachadinhas compra de vacinas por Bozo? E como a famÃlia do miliciano é milionária sem nunca ter trabalhado na vida?
Aparentemente querem transformar a administração pública lá no que já acontece aqui, criar penduricalhos para aliados e aparelhar o estado ao gosto dos lÃderes de plantão.
O economista, que talvez só entenda de economia, inventa histórias mágicas, principalmente utilizando os verbos no futuro. Esse tal economista deve ser um excelente futurologia, como o STF fez condenações no que seria previsto, condenando pessoas por pelo talvez.
Há muito, aqui, estão querendo escrever um "Project Brazil", muito parecido com esse do Trump.
Reforma administrativa, vai legalizar o assedio de todas as formas crueis possiveis.
Veja só, cito: Durante grande parte do século 19, o governo federal operava no "sistema de espólios", no qual os novos governos demitiam muitos funcionários e os substituÃam por apoiadores polÃticos. Lembra algum paÃs que eu conheçoÂ….bem atrasadoÂ….
Esclarecendo: o Brasil há cargos comissionados demais de indicação por polÃticos, sem concurso. Comparando com Inglaterra, França e Espanha, por exemplo. Que é exatamente ponto do colunista. Sou a favor de profissionais de carreira, que garantem continuidade quando mudam os governos. Fica evidente que concordo com os comentários que fizeram aqui.
Esse funcionario da RFB sofre pressao absurda como todos nós que passamos por diversas fases de concurso com provas orais, enfrentamos todo tipo de pressao pra receber o poder do Estado. Já tensos pelo concurso dificil que é sofremos antes durante e depois. A nossa saúde fÃsica e mental sofre. Quem pressiona nao tá nem e daÃ? Poe um Adriano da Nobrega pra mandar nos concursados de carreira. Deus livre quem quiser ter filhos e passar o DNA pra frente neste lugar.
Não sei de qual paÃs você fala. No Brasil, onde moro, a maior parte do funcionalismo público é profissional, muitas vezes competente, e não pode ser substituÃdo. Só para citar um caso recente, foi um servidor de carreira que impediu um esqueminha de contrabando de jóias das arábias.
O fel
Cada povo tem o governo que merece, sempre se ouviu como algo de repúblicas de bananas. Agora quem dizia tal realidade, vai experimentar o gel que espalhou.
Correto e acrescento. Cada povo tem um governo pior do que ele merece. Exceto as exceções, o povo em geral trabalha duro, paga impostos e não recebe quase nada do Estado exceto uma burocracia opressora. Quem não consegue viver do trabalho duro vira um polÃtico e faz dos favores da polÃtica sua razão de ser.
Especulações não faltam. Falta uma visão sobre o fato de estar o mundo sob uma polÃtica cuja objetivo (promover bem-estar) tomou direção oposta visto ter sido dominada por desejo incontido e demonÃaco de riqueza e poder por seus dirigentes. Alexandre conseguiu tanto poder e riqueza que para quem se diz cristão, ao contrário dos ensinamentos de Cristo, é o objetivo da vida, mas cadê Alexandre? Teve o mesmo fim de qualquer farrapo humano.
O eleitor americano está doente. O segmento escrupuloso e expressivo do povo abandonou o paÃs, será tarde quando virem Putin desfilar com tanques na Quinta Avenida!
Trump e Putin são amigos.
Trump será eleito com maioria absoluta
Impressionante a incapacidade dos wokes aqui embaixo em respeitar a opinião divergente. Estão loucos para controlar a Internet com suas leis compradas, o supremo controlado e os 200 milhões da Secom para "agencias digitais" difusoras de distorções e fake news.
Você que escreveu estas linhas provavelmente não leu o conteúdo da coluna. Ou se leu, não entendeu nada. Ou é da extrema-direita apenas por sê-lo, sem medir as consequências de atos como o infane programa de Trump.
Tão mal informado (a). Bot?
Pois é. Não tem eleição direta para presidente, por lá.
Maioria de eleitores não garante ser vencedor.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > Projeto mostra a verdadeira face de Trump Voltar
Comente este texto