Opinião > Ideologia de Lula atrasa melhora no saneamento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Bueno

    A FSP quer calar Lula, preservar os ricos e tirar dos pobres. É pouco?!

    Responda
  2. Lis P Junqueira Safra

    Ontem passou na Globo. Triste.

    Responda
  3. O Raffa

    Editorial mequetrefe, tudo para entregar as empresas públicas para algum pequeno grupo de pessoas se beneficiar! Se privatizar água fosse bom, não existiriam várias empresas mundo afora sendo reestatizadas!

    Responda
  4. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Que título ruim. Altamente tendencioso. Mas a Folha, faz tempo, já não dá prazer de ler.

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    ... o Sistema de abastecimento de água por concessionárias em algumas cidades do RJ e SP ( ,especiamente, de regiões mais planas do litoral obriga a população de instalar cisternas domiciliares. Estas cisternas sem hipermeabilzacao absorve líquidos contaminados por químicos e patógenes diversos! A pandemia de gastrienterite que ataca a população pode estar vinculada a estas cisternas sem hipermeabilzacao sagrada!!!

    Responda
  6. José Bueno

    Ideológico é não examinar as experiências fracassadas de privatização de empresas de saneamento na Uniäo Européia e a enorme lucratividade e eficiência da empresa pública Sabesp. Ideológico é defender os interesses de poucos beneficiados contra os interesses da maioria da população. Politicamente, Direita contra Esquerda.

    Responda
  7. Antônio João

    Vamos lembrar que a Folha apoiou e é beneficiária da desoneração da folha de pagamentos, vai se beneficiar da previdência e pouco contribuir, vai aumentar os déficits da previdência e fiscal, mas fica cotidianamente cobrando equilíbrio fiscal. Por coerência a Folha de São Paulo deveria parar de cobrar equilibrio fiscal, se diretamente contribui para o déficit.

    Responda
  8. PAULO ROBERTO HASSE

    Lula é retrogrado desde sempre , foi contrário ao Plano Real , à privatização das telecomunicações, o sonho dele é entregar aos sindicatos .

    Responda
  9. Marcelo de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Imitem quem sabe fazer e já fez. Onde saneamento privado funciona? Tem fórmulas mistas no assunto? Dizer que a culpa é do Lula é meio ridículo. As cidades brasileiras são feitas na lógica de parcelamento. Resultado: nem as calçadas funcionam. O saneamento é tão mal feito que nem papel higiênico pode ser jogado na privada. A brilhante ideias de cestinho de papel com fezes é jaboticaba brasileira. Imitem quem sabe fazer.

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Tens razão, a culpa é dos eleitores.

  11. Nelson Vidal Gomes

    Prova degradante de que Lula deu comida com o Bolsa Família para obter votos, mas não onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões sem saneamento, como se não bastasse nada ter feito pelos trabalhadores -nem segundo menos na Jornada de Trabalho-. Governado com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central, um banqueiro privado internacional por ele nomeado. Tem a seu favor um "poveco" da pior qualidade moral e política que concebe a ele e Bolsonaro como líderes. Namastê!

    Responda
  12. Ademar Adams

    A opinião da Folha só vale para ela, que recebe a bufunfa da banca, e transforma comerciais em opinião da Folha.

    Responda
  13. Carlos Eduardo Cunha

    O Brasil precisa de inovação e dinheiro para elaborar projetos em todas as áreas, desde infraestrutura até educação e saúde. Não dá para continuar como estamos depois de décadas de desgovernos do PT e Bolsonaro. O povo tem de se livrar das amarras de atraso que nos levaram a este estado de quase narco ditadura. Sai desta. Muda Brasil! Que mude nosso sistema de saneamento tão pouco funcional , isto já é um passo a frente.

    Responda
  14. Frederico de Souza Cruz

    A ideologia do jornal atrasa e compromete o saneamento no país. O jornal vive defendendo o corte e o ajuste fiscal com cortes de investimentos. Este ajuste me parece de grande interesse para o capital financeiro e o mercado. O jornal portanto quer dizer que o estado não pode ter dinheiro para investir em saneamento. Quando apontam para a privatização entra-se em águas turvas, pois todas as companhias estatais privatizadas não fizeram investimentos, apenas tiraram dividendos.

    Responda
    1. Antônio João

      Vamos lembrar que a Folha apoiou e é beneficiária da desoneração da folha de pagamentos, vai se beneficiar da previdência e pouco contribuir, vai aumentar os déficits da previdência e fiscal, mas fica cotidianamente cobrando equilíbrio fiscal. Por coerência a Folha de São Paulo deveria parar de cobrar equilibrio fiscal, se diretamente contribui para o déficit.

  15. Luiz Candido Borges

    Eu jamais acreditei que investimentos em infraestrutura básica, sempre imensos e de amortização a longuíssimo prazo, pudessem interessar ao investimento privado. Aqui no Rio, estamos vivendo a realidade da privatização da CEDAE: com a Ãguas do Rio, a conta quase triplicou! O texto da Folha repete a mesma cantilena desde os anos 1990...

    Responda
  16. Miro Costa

    A ideologia de lula e sua gangue é uma sò: assaltar o brasil.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Eleitor do Bozo deveria ficar de Bico calado depois do desgoverno no ladrãozinho de jóias. Lula é respeitado no mundo inteiro. Já o mito mico…

  17. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Esse texto parece uma prévia defesa da desastrada privatização da Sabesp. Além de ser pautado.

    Responda
  18. gleison leocadio

    Pura embromação. Ao final das contas quem financia essa coisa toda é o estado, via financiamento de longo prazo com juros subsidiados, dinheiro novo seria se esses "parceiros estratégicos" enviassem a mão no próprio bolso pra fazer o investimento na ponta.

    Responda
  19. jose prado

    A participação privada garante eficiência? No caso das rodovias é um fracasso retumbante!

    Responda
    1. Daniel Marques

      Realmente. A Regis Bittencourt era um tapete na mão do Dner. A Castelo, a Raposo, a Pedro Taques, a Fernão e Dutra, todas maravilhosas quando estatais.

  20. Nerisvaldo José Santos

    Vendo os comentários, não entendi a menção aos rios Tietê e Pinheiros, da cidade de São Paulo. O que o não-tratamento deles tem a ver com o governo do Lula? Quem tem que cuidar deles, de acordo com a escolha dos paulistas, é o forasteiro filhote do bozzto.

    Responda
    1. josé SOARES

      OraSeu Daniel, seu comentário corrobora o governo federal nada tem a ver com a Sabesp. . Mas para criticar o a presidente, não importa a lógica ou a honestidade

    2. Daniel Marques

      Tem a ver com a Sabesp. Talvez voce nao seja paulista ou paulistano, mas a Sabesp é responsável pelos dejetos jogados nestes rios. E por ser estatal, e por ser uma empresa de saneamento, sofre interferencia politica e de extrema ineficiencia. Dureza ter que explicar o básico para petralha limitado.

  21. Antônio João

    Mais um editorial ideológico da Folha, usa de uma caixa preta, um estudo de alguém, que não se sabe quem é, um estudo qualquer, para fazer uma crítica muito mal fundamentada. O Editorial não leva em conta que as universalizações dos serviços de saúde, de previdência, da educação e da energia elétrica, todas foram feitas por Lula nos seus dois primeiros mandatos. Quem realmente tem autoridade?

    Responda
  22. Daniel Marques

    Atraso e demagogia como grandes marcas do desgoverno petista. O real interesse é poder assentar os apadrinhados nestes cargos de primeiro e segundo escalão, renegando as estatais o eterno sucateamento. Aqui em SP, vivemos com a eterna vergonha do Tietê e Pinheiros fétidos, podres e inúteis, tal qual a cupula executiva de Brasilia.

    Responda
  23. Mauricio de Oliveira e Silva

    A boa notícia é que o Brasil já tem recursos suficientes para trazer a universalização do saneamento básico para o ano de 2030. Entretanto este dinheiro está nas mãos dos bilionários brasileiros (bilionários em dolar), cuja propriedade só atenderia a finalidade social através da tributação das grandes fortunas. Vamos lá Congresso Nacional, regularize o dispositivo constitucional que trata do tema.

    Responda
  24. José Davi

    A iniciativa privada está com muita vontade de resolver os problemas de água e esgoto do Brasil, mas o Lula e sua ideologia não deixam. Igualmente no aeroporto de Porto Alegre, o Salgado Filho, à empresa alemã privada,Fraport, não quer assumir a descontaminação e reconstrução do aeroporto internacional, mas quer que a ideologia do Estado brasileiro assuma esse ônus, querem só o bônus.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Vale, Embratel, Embraer, Ecovias, Telesp, dentre outras centenas, mandam lembranças de que o estatismo é um ode ao atraso e a ineficiencia. O seu exemplo é isolado e se analisado, constata-se que todo o prejuizo da Fraport é em decorrencia da omissão do estado.

  25. José Cardoso

    Através de parentes da minha mulher, conheço uma pequena cidade de Minas onde essa mentalidade está presente. A Copasa tenta um contrato com a prefeitura para abastecimento de água e esgoto. Um primo dela, petista e homeopata juramentado, é contra pelo medo de ter que pagar pelo que agora é de graça. Ãgua escura nas torneiras e fossas e sumidouros nas residências.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato José! O seu contraparente tem que entender que o capital privado bancou as votações dos marcos regulatórios do congresso vendido, para poderem fazer o bem para a população. Eles vão entregar água barata e esgotamento para toda a população por preço justo! Além disso, ele tem que parar de fazer acupuntura e pedir muitos exames e prescrever remédios e procedimentos para a população, ou os capitalistas vão falir… Esse rapaz não tem coração, quer destruir as empresas.

  26. Evando de Abreu

    A esquerda vive da desgraça alheia. O PT foi contra o marco do saneamento, contra plano real, contra privatizações. Temos mais de 600 empresas inúteis, só para dar emprego para a cumpanheirada

    Responda
  27. eli moura

    não se vende concessões de infra estrutura, que foi paga pelo povo, e, sim se compra eficiencias para os serviços de infra estrutura. Aí que a iniciativa privada pode fazer diferença, vendendo eficiencia nos serviços associados ao uso da infra estrutura. No contrato estariam previstos os indices a serem atingidos e as remunerações. isto protege os interesses do usuário, do prestador de serviços e do governo. Edi tori al para QIdeostras,

    Responda
  28. Marcelo Magalhães

    O Marco do saneamento é um ataque do setor privado sobre o dinheiro público. Transforma-se a miséria em ativo financeiro e submete-se a população às taxas compulsórias. É óbvio que os redutos mais miseráveis não serão atendidos pelas empresas, ou serão, desde que o governo banque o serviço. A folha desinforma ao assumir o Marco como um propósito de atendimento da população, não é, o objetivo simples é o lucro. Está difícil ler esse veículo lobista.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Rodrigo, achei ótimo! Me aponte um parido que tenha ideologia e um político com 10% da capacidade do presidente Lula? Temos muita sorte por termos trabalhadores nos liderando politicamente. Nada se equipara ao que temos hoje.

    2. Rodrigo Castro

      Marcelo Magalhães, sempre às ordens pro contraditório. Acho que vocês ainda não entenderam é que a esquerda só joga migalhas maiores que os outros (mas não muito maiores). Na conta de Lula está o desperdício do nosso melhor momento como país. Nossos vizinhos cresceram mais e reduziram mais a desigualdade no mesmo período (isso está fartamente documentado, com estatísticas oficiais). O que seria do PT e da esquerda em geral sem a massa que acha que a única solução pro Brasil passa por eles?

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado, como já disse, pensamos muito diferente. Vocês pararam um país no qual os pobres tiveram oportunidade pela primeira vez. Mas ele já está em movimento novamente e espero que a partir de agora para sempre com a esquerda. Obrigado pelo debate.

    4. Rodrigo Castro

      Marcelo, quando leio coisas como "mas não cita as melhoras sociais, que inclusive levaram ao golpe na presidente Dilma", me arrependo de todos os segundos respondendo a pessoas que vivem em Nárnia, como você. Dilma sofreu impeachment (validado inclusive pelo STF que vocês tanto veneram), depois de levar o Brasil à beira do penhasco, tendo por ex. manipulado preços de gasolina pra segurar a inflação (não deu certo, é óbvio, exceto pra se reeleger), gerando prejuízo de mais de 70bi entre 14 e 16

    5. Rodrigo Castro

      Marcelo, quando leio asneiras como "mas não cita as melhoras sociais, que inclusive levaram ao golpe na presidente Dilma", me arrependo de todos os segundos respondendo a pessoas que vivem em Nárnia, como você. Dilma sofreu impeachment (validado inclusive pelo STF que vocês tanto veneram), depois de levar o Brasil à beira do penhasco, tendo por ex. manipulado preços de gasolina pra segurar a inflação (não deu certo, é óbvio, exceto pra se reeleger), gerando prejuízo de mais de 70bi entre 14 e 16

    6. Marcelo Magalhães

      Prezado Ridrigp, continuo a agradecê-lo, pois quem nos lê entende perfeitamente nossas diferenças. São muito óbvias, por exemplo você chama a atenção para os outros períodos do PT, mas não cita as melhoras sociais, que inclusive levaram ao golpe na presidente Dilma. O seu governo neoliberal parou o país. Deu calote em diversas dívidas(instituições internacionais, precatórios etc) interrompeu as pesquisas enquanto induziu à insegurança alimentar de mais de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 mi

    7. Rodrigo Castro

      Marcelo, não entendi nada da sua réplica, desculpe. O governo que está aqui hoje já esteve aqui por 13 anos, numa época onde o dinheiro jorrava à vontade! Podia ter resolvido pra sempre o problema de saneamento do Brasil mas preferiu trazer Copa e Olimpíada além de enterrar bilhões em obras megalômanas da Petrobras, 7 Brasil, etc. É uma pena que só pensou em comprar popularidade (além de engordar a conta dos corruptos Brasil afora) ao invés de resolver de vez um de nossos grandes problemas...

    8. Marcelo Magalhães

      Prezado Rodrigo, obrigado pela sua intervenção, pois ela corrobora com a minha tese. Você ataca a situação atual, como sendo algo secundário à inépcia do governo. Um governo que está proibido de gastar, devido a uma austeridade fiscal ideológica. É o mesmo que fazem com as estatais, pressionam suas verbas e depois declaram nas incompententes. Além disso, acenam com uma falsa promessa de que o financiamento privado vai atender a população. Mentira, vão capturar a verba pública. Valeu!

    9. Rodrigo Castro

      Bom mesmo é a forma que o saneamento vem sendo feito nas últimas décadas, né Marcelo? Excelentes resultados pra população mais pobre! Você coloca em dúvida os resultados da mudança, então deixamos como está (péssimo) que aí é melhor, é isso mesmo?! Pior que o ataque ao novo é a absoluta falta de proposta pra resolver o problema!

  29. ALBERTO ALENCAR

    Que editorial mas enviesado e parcial. Defender a privatização de um setor estratégico e importante para saúde da população chega a ser vergonhoso, diante da ineficiência de vários serviços que foram privatizados e são hoje um exemplo de péssimo atendimento.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Setor estratégico para governo é educação, saude e segurança. O resto é para cabidão dos apadrinhados políticos. Chega de telefone de disco e chega de rios podres jogando lama no pobre devido a ineficiencia estatal.

    2. Rodrigo Castro

      Melhor então deixar como está?

  30. Jorge Rodrigues

    Os dogmas esquerdistas que o governo Lula adota na gestão da economia são anacrônicos e obtusos. Eles inibem o crescimento econômico sustentável, execram reformas, inibem a modernização do estado e perpetuam a pobreza.

    Responda
  31. jose vanzo

    O Editorial é superficial e mera propaganda. Apoiou a privatização do Saneamento Paulista que é exemplo mundial de gestão eficiente e eficaz. Só ouviu as partes que eram favoráveis e ligadas ao setor financeiro fazedor de bolhas.

    Responda
  32. Giovani Ferreira Vargas

    Bem feito para as regiões que fizeram o L! E lástima para as demais.

    Responda
    1. antonio maluche neto

      Ignorância!!

    2. marilza abrahão

      Esse tipo de comentário, e sua repercussão, é o almejado pelo jornal ao fazer tal editorial! Anos de atraso e ineficiência não preocupam e sim a defesa da ideologia de quem mandou e desmandou no país por séculos…

  33. Domingos Sávio Oliveira

    A ideologia da folha atrasa um debate sério sobre o saneamento A Europa toda revendo esse modelo que fracassou em toda união europeia e a folha usando esse discurso. Enquanto isso não faz uma linha mostrando a desastrosa política do miliciano carioca que destrói a empresa de saneamento maís lucrativa e uma das mais eficientes do mundo.

    Responda
    1. José Bueno

      Sim, Domingos! Ideológico é não examinar as experiências fracassadas de privatização de empresas de saneamento na Uniäo Européia e a enorme lucratividade e eficiência da empresa pública Sabesp. Ideológico é defender os interesses de poucos beneficiados contra os interesses da maioria da população.

  34. Anete Araujo Guedes

    Após o desgoverno de Bolsonaro, ter Lula na presidência é um alívio. Trata-se de um presidente que trabalha, que respeita as instituições, está num incansável esforço de reconstruir o país, está enfrentando a extrema direita neofascista e a mídia empresarial.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Vira o disco, robot Anete. Chegou aí os 200 milhões da Secom? Ah não, foi barrado por suspeita de corrupção.

    2. antonio brito

      Um presidente que "trabalha" liberando vinte bilhões para deputados, põe um fufuca no lugar da Ana moser. Quem acredita nesse trabalhador ganha uma volta de pedalinho no sítio do Bitar em Atibaia.

  35. MATILVANI MOREIRA

    A FoLLLha é incansável na tentativa de desconstruir a imagem do Lulad! Agora, sem nenhuma base, diz que suas ideias são retrógradas! Ele preocupado em conseguir uma credencial para a Dona Rosângela ir passear em Paris, durante as olimpíadas e a FoLha quer que ele cuide de coisas sem importância, como água tratada e esgoto sanitário. Deixa o Lulad viajar em paz! Rosângela não esqueça o cartão corporativo!

    Responda
  36. Landson Abercrombie

    Ideologia da folha atrasa a correta informação dos leitores.

    Responda
  37. Rodrigo Castro

    O que seria do PT sem o pobre dependente das migalhas? O próprio descondenado já falou que a pessoa que melhora um pouquinho de vida, para de votar no PT...

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Anete, agora defende o Lula sem falar do ex. Consegue? Vocês são obcecados com a comparação do menos pior, eu hein?

    2. Anete Araujo Guedes

      Lula surrupiou jóias, comprou mansões com dinheiro vivo, praticou crimes de peculato ou rachadinhas, transportou drogas e joias no avião da FAB, participou de transações suspeitas na compra de vacinas, cooptou órgãos públicos, abriu loja de chocolate, tem proximidade com milicianos, tentou instalar o caos no país antes, durante e após as eleições, tentou dar um golpe de estado, falsificou cartões de vacina etc.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.