Blogs Sou Ciência > Conselho sem partido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Perante a pandemia da covid até formicida se o Bolsonaro mandasse tomar, esse conselho diria que isso também ficava a critério médico. Abandonaram totalmente a ciência para ficar ao lado de um presidente criminoso.
Muito obrigado, Soraya, Maria, Pedro e LetÃcia! Nesse artigo vocês foram a voz de milhares de médicos brasileiros comprometidos com a boa prática baseada em evidências. Médicos traÃdos por este Conselho que os deveria representar, mas os envergonha.
A esquerdinha vai perder o rumo nessa eleiçao.
Perda de tempo comentar as estultices perpetradas pela camarilha que comanda este conselho. MPF foi/é muito negligente, agiu em casos esporádicos, deixando ao STF algumas tentativas de corrigir essa turba. Mas a pergunta que não quer calar: como o conjunto da classe permitiu chegar a esse estado de descalabro?
São ideológicas e estapafúrdias as observações sobre o Conselho Federal de Medicina expostas no artigo. Nesta época, a autarquia tem se destacado justamente pela defesa da vida e da boa ciência. Se alguma corrente polÃtico-ideológica eventualmente concorda com o órgão, isso é sinal de que ela se direciona bem. Quanto à s incipientes vacinas anunciadas na pandemia como aptas a atenuar ou impedir os malefÃcios do vÃrus SARS-CoV-2, sem dúvida é absurdo defender qualquer obrigatoriedade do uso delas.
Parabéns às colunistas pela denúncia! Creio que a população leiga não percebe o mal que tais profissionais médicos causam com a desinformação que disseminam. Infelizmente, ao contrário do que pode parecer, tal desinformação não é fruto da ignorância dos “colegas”, mas sim do conservadorismo reinante na classe médica.
É difÃcil contrariar a autonomia do médico por causa de vários motivos. Não obstante o método clÃnico se constituir num dos geniais sistemas inventados pelo homem numa combinação de aspectos objetivos e subjetivos, em algum momento ele se torna arbitrário, seja pela capacidade do médico, seja pela complexidade do doente. Não fosse essa autonomia os avanços teriam sido muito mais lentos, das vacinas inclusive.
Um dos legados da pandemia foi mostrar para a população que lê, pensa e estuda, que médicos não são Deuses, e que muitos (felizmente a menor parte) são tão limitados intelectualmente quanto qualquer outro grupo. Agora, ainda fica a pergunta: porque o CFM não fiscaliza/condena práticas comprovadamente ineficazes praticadas por seus membros?
Os conselhos de medicina foram criados há mais de 70 anos quando a realidade nacional era muito diferente da atual. A existência deste tipo de conselho atualmente parece ter perdido completamente a razão de ser, além de representar um ônus financeiro para os profissionais da área.
Tem gente morrendo ou adoecendo gravemente graças a receitas de super dosagem do tal kit covid até hoje. Agora usado pra qualquer coisa.
Não é anticientifico dizer que o feto de cinco meses é viável fora do útero. Não é anticientifico dizer que injetar cloreto de potássio causa sofrimento agudo no bebê; a prática é proibida até conselho de veterinários. Permitir terapias não testadas em larga escala num momento de emergência como na Covid é perfeitamente sensato e inevitável.
Os membros diretivos do CFM não são escolhidos pelos médicos? Se forem eleitos em votação, a posição do CFM apenas representa a posição da maioria dos médicos...
É máfia.
Excelente artigo. Há muito o CFM se divorciou da ciência e se tornou um defensor assÃduo do bolsonarismo. Ainda bem que as eleições estão chegando e teremos a oportunidade de trazer o CFM para a realidade e para a defesa da ciência.
Tomara que os médicos verdadeiros derrubem estes curandeiros obscuros que hoje dominam o CFM.
Parece até piada né? Colocar pessoas que são contra a ciência e medicina justamente para fiacalizar os atendimentos médicos. Daqui a pouco estarão batendo bumbos e gritando a Zeus nos hospitais a espera de uma intervenção divina. Mas explica muita coisa. Cidadãos que se formam em certas áreas não porque acreditam no que fazem, mas sim pelo quanto irão receber.
Os autores do artigo são de extrema-esquerda; por isso criticam o CFM por supostamente ser de direita.
Não, a crÃtica é pelo apoio as loucuras do golpista e corrupto Bolsonaro. Gente das trevas.
Você é moleque de recados do CFM ou é só mais um bolsonarista doente?
Ser de direita não é ser anti-ciência e muito menos ser a favor de colocar a religião à frente da boa prática médica.
E você de extrema-direita, espero que não seja mais um médico da morte.
O CFM demonstrou não ter o menor compromisso com ciência ou com saúde. Desempenham papel ridÃculo e deplorável nos debates sobre covid, vacinação, aborto e polÃtica de drogas.
Fui ao site da OMS verificar essa informação de aborto seguro. O resultado: "aborto é seguro quando seguidas as recomendações da OMS". Que recomendações? E ainda por cima receitam misoprostol para gestações de menos de 12 semanas, como se fosse dorflex. RisÃvel.
Parece que o que orienta o CFM é o Malleus Maleficarum, o tristemente famoso Martelo das Bruxas. Tamanhos disparates desse Conselho mostram que o livro que seguem é esse.
É dever dos médicos conscientes se manifestarem sobre essa politização do CFM. E, com certeza, se mobilizarem para retirar do comando desse Conselho, essa corja de imbecis.
Texto muito verdadeiro. Pior que o negacionismo anti vacina chegou a um ponto que a taxa de vacinação caiu vertiginosamente, expondo a população ao risco de doenças já erradicadas no Brasil, como por exemplo o sarampo. Um retrocesso impensável.
Parabenizo os autores pelo excelente texto. Infelizmente, o CFM cada vez mais, vem se comportando como uma instituição polÃtica, ideológica e negacionista. Mas o CFM é um reflexo dos médicos que estamos formando que pouco conhecem sobre o funcionamento da ciência e que desconhecem como vacinas e medicamentos são criados. Passou da hora de se rever os cursos de medicina.
Assombroso a instrumentalização do CFM para uma agenda anti-cientÃfica, polÃtica de baixa qualidade e do atraso na área. Sem nenhuma sensibilidade social e humana durante a pandemia, apelou ao curandeirismo deliberadamente por sei lá qual motivação obscuro. Uma vergonha publica.
Jornalistas são pessoas altamente dredenciadas para opinar sobre qualquer coisa. Sua formação é multiforme. Passar no vestibular já é dificÃlimo, muito mais que medicina em universidades sérias. O curso, este dura 10 anos. Poucos conseguem. Então, é claro que jornalistas, além de serem exÃmios conhecedores da polÃtica (o Congresso aprovou uma lei, eles dizem), também são cientistas, muito mais credenciados que estes médicos anti-ciência do CFM.
A classe médica pode ter melhores defesas do que toscas distorções pretensamente irônicas. Dra Fátima já comentou que como médica se sente envergonhada pela atitude anti-ciência da diretoria do CFM.
Prezado Miro, qual sua formação, por favor?
Tenho vergonha!!!!!!!!!!!!!!!! A que ponto chegamos!!!!!!!! E o juramento de HIPOCRATES??????????? São hipocritas!!!!!!!!! Fora com essa corja!!!!!!
Muito triste ver o que estão fazendo com o CFM, como médica me sinto envergonhada pela atitude anti-ciência, a base da medicina, revoltada pelo envolvimento da Instituição CFM com extremismos, em breve vão defender práticas nazistas. A única saÃda é vencer as eleições, demitir eaaa diretoria pelo voto dos médicos e médicas.
O processo de eleição dos membros do CFM é crucial. Uma maior participação dos médicos nas eleições e uma escolha baseada em critérios técnicos e éticos, ao invés de polÃticos, pode ajudar a despolitizar a instituição. Aumentar a transparência nas decisões e nas ações do CFM, com uma prestação de contas clara à sociedade e à comunidade médica, pode ajudar a restaurar a confiança na instituição. Fortalecer parcerias com instituições cientÃficas nacionais e internacionais pode ajudar o CFM.
Um hospital "sênior" já dava essas "quinas" e outras boba.gens em abril/20 para seus pacientes diagnosticados com covid. Quais estudos embasavam isso? Como eles pesquisaram a covid antes da covid existir? Cada uma....rsrs....
CFM: Na vanguarda do atraso!
Aborto após 22 semanas não eh uma questão cientÃfica mas filosófica porque, confirme a gravidez avança no tempo, o aborto converge para o infanticÃdio. Quanto a hidroxicloroquina, houve alguns estudos do grupo do cientista Didier Raoult, em Marselha, nos quais o uso precoce de hcq com azitromicina reduziu a mortalidade. Que eu saiba, ninguém chegou a fazer um duplo cego randomizado, de modo que nunca saberemos com certeza se o tratamento era ou não eficaz.
Excesso de cloroquina afetou o cérebro do gado. ImpossÃvel tantas sandices.
Também não há nenhum duplo estudo randomizado que prove que a Terra não é plana
Pena que homens não são estuprados e não engravidem, gostaria de ver sua posição se vc fosse a vÃtima. Quanto ao Didier, informo que ele foi preso por falsificar dados de pesquisa.
Quando recepcionou homeopatia como especialidade médica, unicamente para manter reserva de mercado, o CFM já deu o tom de que não é um órgão cientÃfico. Me pergunto também o que fazer. Nesse momento mundial de obscurantismo, uma mexida no órgão pode terminar pior que já está.
Não entendi seu raciocÃnio.. O CFM está em.peroodo eleitoral , com chapas que se colocam a favor da ciência. O que é pior que uma categoria fundada na ciência ter um conselho anti ciência?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Sou Ciência > Conselho sem partido Voltar
Comente este texto