Ruy Castro > Era uma vez na América Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O mundo, infelizmente, está mais pra Tramp (sic) do que para dignidade e lucidez. Só nos resta rezar.
Era e é uma América dos massacres, da supremacia da raça branca, rica e poderosa, das guerras fabricadas, do preconceito, da intervenção brutal em paÃses subdesenvolvidos, da garantia do seu lucro, da sua hegemonia, da exportação de armas etc. Que se vê frente a frente com sua decadência moral, econômica, polÃtica e social.
Xiiiiiii, Ruy, sei não, meu caro: se existiu o Grande PaÃs, com seu Grande Povo, cabou, caÃram no poço. Quando da primeira eleição do TrAmp, eu olhava pro Temer, no trono após a rasteira na Dilma, e até achava passável: havia dignidade cênica naquele mordomo. Os Estados Unidos haviam eleito aquela trolha laranja? Poi Zé, perigas fazê-lo de novo. Co'didoido, sô.
O jazz, o blues, os spirituals, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, William Faulkner, John Steinbeck, Walt Whitman realmente existiram e são a melhor coisa desse paÃs. O resto , bem, melhor nem comentar...
Tem gente aqui dizendo que tá tudo certo , é a alternância de poder e tal e coisa. Esquecem-se ou simplesmente não querem ver , que Trump é um ser visceralmente autoritário e com sintomas claros de pessoa mental, emocional e cognitivamente fora dos eixos. Ele jogará todo o peso de seu cargo, se for eleito, para implodir os pesos e contra pesos que lhe resistirem
Milwaukee é os EUA de chapelão, apito e berrante. São im-be-cis por natureza, o pessoal que você cita foi um leve respiro em 500 anos de estupidez e ignorância. Criou-se o mito de ser ele a maior democracia do mundo; não é não. A maior é a inglesa.
Esse paÃs que Hollywood nos vendeu nunca existiu.
A América é apenas um estado predador, corrupto e assassino!
A América que vemos nos filmes é ficção de Hollywood... a verdadeira America é a que tem apenas dois partidos semelhantes, um governa 4 ou 8 oito anos e depois é a vez do outro. Na ultima eleição, a candidata de um dos outros partidos foi impedida de entrar no debate entre os candidatos dos dois partidos.
Ruy supera expectativas Texto brilhante
A democracia é apenas uma maneira de lidar com as mazelas da sociedade americana. O autoritarismo de extrema-direita também.
... Reino UNIDO e EUA Sao o último Sagrado núcleo do planeta implementado Neste planeta com a ajuda dos demais sagrados Núcleos do Planeta! E não será desta vez que os operadores de sistemas de escravidão o tomarao de assalto como Charlemagne e seus parceiros fizeram com Roma!...
Cleomar: ?
... a euforia da noiva e do noivo às vésperas da primeira boda!.. buffet luxuoso, Banda, padre e reverendo, juiz de paz, parentes de todos os graus, vizinhos também foram convidados, todos na euforia, exceto o irmão da noiva que nunca foi com a cara do noivo ( um ladrao-honesto famoso mais um herói fake)!... O irmão da noiva a ouvir em loop 'Let the river run!'... 'We almost lost Detroit!...' Bing Confessions of a king!'... (Playlist that keep on it warm!'
A extrema direita , diante de sua incapacidade de trabalhar com fatos reais, sabe manipular como poucos o inconsciente coletivo. Seja pelo medo e/ou pânico moral , tudo é relativizado diante de suas conveniências. Bolsonaro é antissistema, Trump vai trazer de volta o Make América Great Again, seja lá o que for. No fundo essas pessoas tem medo. Normalizar estas figurinhas de tamanho ético microscópico nunca será aceitável,não importa o malabarismo retórico que se faça.
Caro Ruy o mal de qquer produto fake, é que um dia ele revela sua falta de originalidade e qualidades,e a democracia do tio Sam estão neste tenebroso caminho e produzirá tsunamis mundo a fora.
É absolutamente fantástica a sua capacidade de, em tão poucos parágrafos, reproduzir muito mais do que ousamos pensar e com tanta exatidão.
Parece que os EUA nunca foram exemplo para niguém. Fomentaram guerras,, tiranias etc para que os seus interesses fossem atendidos. Posteriormente abandonaram as populações a prUria sorte. Vide Golpe Militar de 64, regime do xa Reza Parlevi que levou a autocracia atual do Irã, guerra mentirosa no Iraque, guerra no Afeganistão que levou ao surgimento do Talibã, gope militar na Argentina entre outros. Não tem direito de exigir democracia na China e em outros paÃses.
Quem conhece a história de Sacco e Vanzetti saabe o que são os tribunais estadonidenses. E o macarthismo era tudo, menos democrata. Ou seja a 'maior democracia do Mundo' é uma mera figura de retórica, uma lenda.
Artigo sensacional! Resumiu o que penso: que grande democracia é essa que reelege um antidemocrata, preconceituoso, raivoso para presidente? Era um mito que nos venderam e compramos, mas nunca conhecemos a sua essência. Que decepção.
Edvanio Ceccon, o sujeito ainda não foi eleito, mas pela euforia e propaganda do produto tipo filme de Holywood ou musical de Nova Iorque da impressão que já escolheram o presidente.
Tanto NYC quanto L.A. e outras cidades “civilizadas” sempre tiveram polÃcias extremamente violentas, especialmente no tratamento com negros e outras minorias. Gente como Chomsky e Carlin sempre denunciaram a farsa da democracia norte americana.
Resposta à pergunta da manchete: Não.
Falando em julgamentos, vamos lembrar de um exemplo histórico e real. Enquanto malhavam os nazistas em Nuremberg, os Estados Unidos segregavam os negros, algo que somente foi superado vinte anos após; usavam negros para experimentos com a bactéria da sÃfilis, e, apenas um ano antes, haviam matado milhares de civis em Tóquio, Hiroshima, Nagasaki e Dresden. O tratamento dados aos indÃgenas também não é um exemplo a se festejar. Acho que demos muita importância a Hollywood.
Mais um negacionista.
O engraçado é ver intelectuais horrorizados com a imensa popularidade do Trump entre pessoas comuns, do povão americano e comparando-os a outros intelectuais e a artistas de cinema. Vocês intelectuais e artistas só veem democracia no mundinho limpinho em que vocês vivem e como no mundo atual o povão tem o famoso 'lugar de fala' que vocês de esquerda tanto gostam de dizer, bate um desespero que esse mesmo povão não estar nem aà para o que vocês limpinhos pensam ou deixam de pensar.
Com uma diferença, Anderson, nós não defendemos desrespeito ao resultado da eleição, não dizemos que a eleição só vale se ganharmos, não defendemos a invasão dos Três Poderes ou do Capitólio, não ficamos inventando fakes de fraudes, etc.
Pelo andar da carruagem acho que poderá ser “era uma vez todos nós “
Que prazer poder ler Rui Castro e está analogia perfeita dos EUA. A democracia americana sempre foi uma grande farsa que serviu apenas aos interesses do império expansionista dos ianques que vivem do seu protencionismo, da promoção de intrigas e de gueras pelo mundo para alimentar a sua indústria armamentista.
Frued disse, uma vez: "A América ( os Estados Unidos) é um erro. Um grande erro!"
Eu acrescentaria à lista dos poetas que jamais estariam em Milauakee, o grande WALT WHITMAN, este sim o poeta que projetou (poeticamente) uns EUA verdadeiramente democrático.
Os americanos sempre foram isso, mas até agora tiveram talento para esconder. Sua origem religiosa protestante, acima de qualquer impureza, suas vitórias em duas grandes guerras disfarçaram sua natureza preconceituosa, xenofóbica e de "donos" do mundo. A " maior" democracia do mundo sempre foi uma religião que, como todas as demais, mentem a fim de manter a manada sobre controle e produtivas para o poder de poucos.
Acredito que a falencia dos sistemas politicos atuais porque fracassam em suas promessas e fazem milhões mudarem de lado. Já não se pode pelos sistemas democraticos atuais que se escolham os melhores e mais aptos e honestos para governar. Veja nosso caso como um pequeno exemplo. Platão dizia ou pregava que numa democracia nem todos poderiam ser candidatos a governar a polis, só os melhores. Hoje mais do nunca trata-se de uma utopia intransponivel.
aqui me apavora ver aquela Micheli Bozo fazendo coraçãozinho e misturando religão com polÃtica. pavor total.
Impérios e nações que se tornam poderosos em algum momento da história tem demonstrado que, mais adiante, serão imp lodidos por motivos diversos: os impérios romano, mongol, asteca, otomano, britânico, são alguns exemplos. Para os americanos do norte o declÃnio tem dado mostras de que está em andamento. Os historiadores registrarão de que forma o processo está ocorrendo.
Penso que chaga uma hora que a ficção acaba sendo superada pela realidade dos fatos... ou no jargão atual: "a propaganda enganosa não se sustenta pela eternidade"
Billie Holiday: "Southern trees bear strange fruit Blood on the leaves and blood at the root Black bodies swinging in the southern breeze". Diz mais sobre a democracia ianque q qualquer filme de Hollywood . Sua vida também.
Grande e dura questão, Ruy. Mais um texto maravilhoso seu
Você está focando Wisconsin que parece ser um estado progressista. Imagina os cantos mais ao noroeste dos EUA? Ciência, tecnologia, cultura pouco distribuÃda. Lá prosperam Banons e aqui Carlos.
Excelente Ruy. Mais uma vez excelente!
O que a gente precisa compreender é que o mundo está em mudança. As pessoas estão fartas de serem manipuladas pelos que estão por cima. Lula e Biden representam mais o passado. Trump, Bolsonaro, Le Pen representam a vontade de mudar e jamais o que se deseja para o futuro (quem quer isto?). Para o futuro o que se quer é a possibilidade de cada um projetar sua propria vida , se livrar das amarras culturais, economicas e polÃticas dos dias de hoje.
Muito lindo na teoria. Na prática, esses mesmos "libertários" vêm correndo pedir que alguém (o Estado) volte a interferir em suas vidas. É só a atuação apertar um pouco.
Não vejo Trump e Bolsonaro como o novo de jeito nenhum, representam um passado onde a imagem era de governos menores e havia mais liberdade de expressão sem cancelamentos, etc . Claro que não era bem assim. Por isto digo que são apenas uma bandeira de mudança, não são a mudança.A mudança desejada é uma vida mais natural sem tanta influência de poderosos de cima, deixem cada um se desenvolver livremente com seus talentos. Esta é a msg que deve ser lida, jamais o retorno ao passado.
Vontade de mudar para o passado obscurantista? Para criar uma imensa cidade de Salem? Para competir com o Irã? Espero que não.
Penso que vc inverteu tudo. Bolsonaro é o novo? O futuro? Eu já acho que essa galera defende ideais sociais e econômicos que nunca existiram. É o famoso "saudosismo do que nunca aconteceu".
E o interessante dessa história toda é que essas pessoas que supostamente não querem ser manipuladas por poderosos e desejam mudança acabam embarcando justamente na idolatria de polÃticos essencialmente reacionários e autoritários. É quase um paradoxo
Não precisamos mais dos EUA. Já deixaram o que nós precisamos. Bons filmes preservados e músicas fantásticas. Eu estou satisfeito.
Fale isso para a multidão de pessoas, inclusive multidões de brasileiros que tentam entrar todos os anos lá ilegalmente. Tenho amigos de infância que ficaram riquÃssimos trabalhando nos EUA e possuem hoje no Brasil patrimônio que pouquÃssimos brasileiros vão conseguir amealhar trabalhando honestamente aqui no Brasil. Tenho um amigo que sempre disse que odiava os EUA mas hipocritamente ficou todo feliz porque o irmão conseguiu visto para entrar no pais que ele tanto odeia.
Vietnamitas, cambojanos, iraquianos e palestinos entre outros, também. Em Hiroshima e Nagasaki devem haver satisfeitos também.
Os EUA não existe é uma ideia vinculada por uma indústria de MKT gigantesca e com muito dinheiro investido.
Ruy, penso que nunca existiram mesmo. Essa percepção que a maioria de nós tÃnhamos era resultado da polÃtica cultural dos EUA. Seu cinema, noventa por cento controlada por j sion, a depreciação da América Latina, fez com que acreditassemos na "liberdade e democracia americanas" e suas intervenções em nome desses valores. Quem se lembra do Iraque e Kwait? Em suma, era uma grande Fake News, agora revelada. "O rei está nu". Essa polÃtica levou brasileiros ao "complexo de vira-latas". Nelson Rodrig
A decadência americana é fruto da retórica da globalização quando lhe trazia benefÃcios. Agora que a China virou o jogo pra se tornar a maior potência, as armas dos EUA será o apoio a regimes subservientes, o protecionismo e as guerras.
Excelente comentário. Lembro dos anos noventa, era FHC. A globalização, os blocos econômicos eram "empurrados goela abaixo" do brasileiro como o paradigma último e completo do capitalismo. #sqn. Perdeu vantagem competitiva, agora os EUA são nacionalistas. Tolo quem creu? Ou não?
Era Uma Vez Na América é um filmaço! Uma maravilhosa epopeia de quase quatro horas. Filme sobre mafiosos com uma pegada diferente, e um dos mais injustiçados da história. Sobre o atentado contra Trump é fácil concluir : os serviços de segurança foram ainda mais amadores que o atirador.
Sim, tal como cá, lá também os valores democráticos e republicanos desabam ladeira abaixo. Tanto aqui, quanto lá, o fundamentalismo e os dogmas tacanhos grassam soltos. A turba trumpista é uma imagem inversa daquelas que se viam nos anos 60 e 70, motivadas por sentimentos libertários em luta por direitos civis e rompimento dos grilhões escravocratas. Por aqui, os chumaços bolsonaristas constituem-se a inversão das multidões que tomaram as ruas nos anos 80 exigindo redemocratização.
Perfeito, parabéns pela análise!
Mais um que acha que a vitória dos que pensam diferente de si próprio representa um apocalipse. Os Estados Unidos não são a Alemanha dos anos 30 e a democracia lá é muito mais forte do que qualquer candidato. Republicanos e democratas seguirão se sucedendo no poder e isso é bom para a democracia.
A foto de Trump sangrando no rosto, punho cerrado e gritando para a multidão, amparado por agentes; tudo isso encimado pela bandeira americana, não sinaliza coisa boa. Era o que faltava para convencer o que outrora se chamava “maioria silenciosa” a escolher um lado. O de Trump. Para não entregar o poder, colocou sua turba para invadir o Capitólio; o que não fará, revigorado pela provável avalanche de votos em novembro? Trump, Putin, Netanyahu, o aparente silêncio chinês etc. Cadê os mocinhos?
Será que não tem homens honestos e justos no EUA? Será que o povo americanos se equipararam ao povo brasileiro em polÃtica? Será que não tem dois candidatos digno de merecer governar o EUA com seriedade? ou o povo é obrigado a escolher entre o ruim e o pior igual ao Brasil.
A aflição dos jornalistas (intelectuais?) de esquerda como Ruy Castro com a provavel vitória de Trump apenas confirma sua visão distorcida do que seja uma democracia. Nessa democracia idealizada por eles não há lugar para politicos de direita como Bolsonaro ou Trump. Nunca se deram ao trabalho de investigar os motivos do fracasso dos governos de esquerda., autodenominados "progressistas".. Nunca defenderam o direito de escolha aos povos cubano e venezuelano, submetidos às suas ditaduras.
Bolsonaro e Trump não são polÃticos de direita e sim dois sujeitos patéticos, meros populistas autoritários tentando sabotar a democracia . O que você chama de fracasso da esquerda é uma generalização rasa de quem não entendeu que você pode ser um polÃtico de direita estatizante ou um liberal mais à esquerda. Nuances, eis a inimiga da turma do efeito Dumning-Kruger.
Luiz Santos, todo mundo seria progressista. Essa nem seria uma "qualidade" necessaria para distinguir pessoas de esquerda e de direita.mas apenas uma questão de bom-senso. Não podendo assumir seu viés autoritário os politicos de esquerda assumiram para si essa suposta opção. Para mim o progresso tem que ser material, ético e moral. O que difere a esquerda da direita? O liberalismo na economia, a liberdade individual e o "conservadorismo" nos costumes que são caracteristicas , s.m.j.,da direita.
Carlos Santos o que seria um degenerado moral e intelectual? Não sigo nenhum "messias" porque tenho a capacidade de entender que ninguem tem o monopolio da virtude. Qto aos dois "lideres " citados por vc eu faria , em 2026, a mesma escolha que fiz em 2018 e 2022 com o objetivo de ajudar o Brasil a se livrar de corruptos condenados. Qdo e se Bolsonaro for julgado e condenado vou comparar os dois processos para reafirmar (ou não) a minha opinião.
Renato Almeida desconheço sua formação profissional/intelectual mas de uma coisa tenho certeza: Vc sofre de uma grave deficiência democratica e ética ao afirmar que metade da população ou os eleitores brasileiros, aqueles que livremente votaram em Bolsonaro, teriam problemas "neurológicos". Prefiro achar que quem votou no Lula - um condenado por corrupção - não tem a moral e nem o conhecimento necessário para fazer qualquer diagnóstico desse tipo.
Não vejo problema em termos, no Brasil, um governo de direita. Isso nem tem tanta importância assim. O que não dá pra engolir é o apoio messiânico a um degenerado moral e intelectual. Um movimento sério desenvolvimentista seria fechar essa conta (Lula e Bolsonaro) e deixar outros realmente capazes tentarem.
Bolsonaro é de direita onde, meu caro? Ele é apenas um sanguessuga que soube se aproveitar da falta de neurônios de metade da população. A propósito, você sabe o que é ser de direita ou de esquerda nessa terra onde as pessoas mal sabem ler?
Jose, vc é um progressista?
Talvez a pergunta que o senhor deveria fazer é a seguinte: Ainda somos um democracia ??? A censura prévia a que todos os comentários passam, já nos aponta um caminho diferente. Não adianta o senhor ficar bravinho por que a direita está vindo forte no mundo, pois é uma resposta às bravatas, surrupio ao erário publico e ditaduras que a esquerda fez por onde passou. Simples assim. Tenha um pouco de auto critica, mas é pedir demais ao seu lado ideológico.
Faço a mesma pergunta Maria. E acrescento: já que o Ivan está acusando o Ruy de uma incapacidade de auto crÃtica, a sua pergunta dá a ele a oportunidade de mostrar que , ele sim, tem essa capacidade. Vamos ver.
Ivan, não entendi seu comentário. Trump (e Bolsonaro) cometeram muitos crimes, antes e durante a presidência. Usaram a máquina pública para se proteger das consequências. E Trump vai continuar a fazer isso, e as consequências serão danosas para o mundo. Vc decide ignorar isso? Como isso se encaixa em seu comentário?
O mais estranho é que os EUA inteiro, inclusive os estados hoje trumpistas, lutaram contra o fascismo/nazismo na segunda guerra. Como as populações desses lugares se fascistizaram tanto?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Era uma vez na América Voltar
Comente este texto