Ruy Castro > Era uma vez na América Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O colunista está chocado com o fato de que o mundo criado pelo marketing estadunidense era só marketing. Brilhante!
Se considerarmos apenas o número de eleitores, a Ãndia é a maior democracia do mundo. Mas o que faz dos EUA a maior democracia do mundo são suas instituições sólidas, a liberdade de imprensa e o sistema de freios e contrapesos. Embora haja crÃticas no tocante a influência do dinheiro na polÃtica, gerrymandering e desigualdade no acesso ao voto, as instituições são sólidas e nem Trump poderia destruÃ-las. A Constituição dos EUA, em que pese a sua antiguidade, ainda está em vigor e é respeitada.
Nada que uma Suprema Corte não possa resolver. Já temos amostras sobre aborto e crimes na presidência. . Com os3 ou 4 que Trump ainda vai nomear, McCarty vai revisar no túmulo... de alegria.
Quando comparados em bem estar, os EUA perdem para a Europa Ocidental. Há algo de errado aÃ!
Sempre existiram as 2 coisas. Os exemplo citados fizeram sucesso em NY e Califórnia, onde o Trumpismo não tem vez.
Parabéns Ruy, pelo brilhante enredo! Oportuno e real
A possibilidade de Trump ser eleito pela segunda vez é aterradora. Um fascista, racista e meio doido, dirigindo a maior potência mundial, pode virar o mundo de cabeça para baixo.
Pois é, Ruy, diante dos recentes acontecimentos na democracia "padrão" norte-americana e na perspectiva de ter de aturar o alaranjado por outros 4 anos, só consigo balbuciar (como boa mineira): Tô boba!!!
A maior democracia do mundo é a Ãndia
Depende do que você entende por realidade. Um fato é inegável: os Estados Unidos que nós sempre conhecemos é, em grande parte, o produto da maior industria estadunidense: Hollywood. São os herdeiros do império britânico, porém com um ótimo departamento de marketing.
EUA são a terra do marketing, da fantasia. Vide Hollywood e seus filmes. Sempre fizeram propaganda para o mundo mostrando eles como superiores e o restante do mundo como inferiores. Isto para melhor mandar. O faz-de-conta está acabando.
Os EUA sempre foram uma farsa, meu caro Ruy. Uma farsa cafona e dissimulada.
Esses EUA civilizados resumem-se a Nova Iorque. Os escravistas do Sul, do Texas, do Arkansas, do Arizona, esses sempre foram essa lama trumpista mesmo.
Escravistas do Sul eh coisa do século XIX. Estamos no século XXI.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Era uma vez na América Voltar
Comente este texto