Conrado Hübner Mendes > Código de Ética do STF: regras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Concordo 100% com a postura e comentário do colunista. O nosso problema, porém, é que as suas excelências que se acham deuses pensam diferente ou, tudo exatamente ao contrário. E quem tem os poderes para decidirem qual é o correto.? São os mesmos. AÃ, voltamos na situação inicial de todos os problemas, ou seja, a democracia é o melhor regime de governo que existe. O problema, de novo, é exagerado custo da "nossa democracia".
Se os ministros do STF seguissem o padrão Rosa Weber de ser, já seria um ótimo começo.
Concordei com uns 90%. Muito bom artigo.
Sempre excelente, Conrado! Além desse código de ética, professor, lute também, por favor, pelo fim dos penduricalhos e regalias do judiciário, sobretudo, o descalabro da aposentadoria compulsória remunerada.
A partir disso, conclui-se que o atual STF é uma lástima.
Este necessário código de ética ficaria dentro do regimento interno do STF? Ou deveria ser imposto pelo CNJ a todos os juÃzes?
não conheço nenhum caso de paÃs vinculado à onu, cerca de cento e cinquenta que se desenvolveu sem ter uma polÃcia atuante, um judiciário ético e uma gestão pública eficiente, nesse quesito nossa nota é perto de zero.
Excelente coluna, mostrando o que todos sabem, mas foi importante por colocar isto no papel de forma tão clara. Que este codigo de ética seja implementado no STF.
Excelente , um código de ética judicial perfeito e acabado. O poder sobe à cabeça de muitos, obscurece e empana o bom senso e a razoabilidade. Não deveria ser preciso uma norma ética para ministros de corte superior, mas todo santo dia vemos motivos de sobra para que seja adotado, aliás já tarda. E como tantos disseram, há ainda no Supremo alguns que se conduzem corretamente e que não precisam do código - mas só alguns.
Edson Fachin, Carmen Lúcia e Rosa Weber.
Alguém já disse que a ética é provisória.
Podemos colocar Carmem Lúcia (e Rosa Weber) como exemplos
Sensacional. Corajoso.
A Folha não cobrava isto dos juÃzes na época da farsa da lava jato, dava voz a Gilmar Mendes e Moro. A carta Capital,a décadas cobra e denúncia o que a Folha milagrosamente descobriu agora, justo depois do 8 de janeiro, justo quando o Stf é a frente que barra os dois terços podres do congresso, que representam a nossa golpista elite do atraso, da qual a Folha sempre fez parte. Já são 23 colunas, ou duzentas como disse Conrado nos comentários coluna anterior, quando apresentou seu belo currÃculo.
O Professor foi injusto ao colocar os 11 na mesma sacola. Ainda, segundo o velho testamento, aos que julgam é aconselhável não carregar dois pesos e duas medidas. Assim, cada pesagem, se aplicada desigualmente, instituiria um delito generalizado.
Eu entendi que o professor está sugerindo um certo 'padrão' de comportamento aos membros atuais, aos que vão chegar e aos que já saÃram ... Não percebi injustiça nenhuma, penso que o exposto no texto, é o que a maioria dos brasileiros espera das pessoas que assumem um cargo de tão grande importância ... Mas vou ler de novo...
Segundo o velho testamento, Moisés escreveu o que Deus ditou e desceu a montanha com as tábuas de pedra debaixo do braço, com o firme propósito de fazer cumprir os dez mandamentos. Códigos de ética e de conduta aplicam-se apenas aos togados ou também aos mandatários dos outros poderes?
Na peneira passam Carmem Lúcia e Fachin, apenas. Passaram, outrora, Teori, Celso de Melo, Rosa Weber e alguns outros poucos de ainda antes. Todos os demais, invariavelmente, não têm o calibre necessário a tamanha e necessária dignidade.
Prerfeito Conrado
Boa!
Justa que Latiu - acabou parindo também, de susto - Conrado, o que vai sobrar prós Supremos fazerem, se nada pode? Trabalhar, somente? Eu, por precaução, incluiria nessa lista a "contenção do desejo de fazer corredor polonês com Jurista crÃtico", porque Mindá até meda do tanto que cê seria tabefado numa atuação presencial no STF. Sugiro também cuidado no caso de atrever-se a formular idênticas observações éticas ao legislabóstico: lembra que levar de onze, é ruim; de centenas, mata de vez...
Parece que onze tiraram zero...
Não. Dois correspondem ao necessário.
Se o atual STF seguir estas regras, será que sobraria algum ,como ministro?
Edson Fachin
Carmem Lucia
Semana q vem o professor falará sobre os codigis de etica a serem seguidos pela Câmara e Senado federais. No aguardo.
Não Mario, como nossa elite do atraso tem dois terços podres do congresso, a golpista Folha não precisa desqualificar o congresso, se comporta bem. Também acho que o Conrado é daqueles que sofre do que Jesse Souza falou, tem uma formação extremamente especÃfica, só consegue olhar uma coisa, não consegue ver o todo.
Ôôô, Mario Sérgio, faz isso não: cabei de observar dos perigos do Conrado fazer exatamente aquilo que cê pede. É muito risco. Vai ter que começar a andar com terno balÃstico, pô.
Sei não, Mário Sérgio, algo me diz que este comentário não é uma contribuição, mas uma forma de desqualificar a proposta do Prof. Conrado. Eu também acho que o poder legislativo é ainda pior do que o judiciário, mas esta cobrança num tom de "seu serviço está incompleto" destina-se a lançar suspeitas de interesses escusos.
Excelente inÃcio para a realização de um debate sério sobre o tema. Membros do STF esquecem que tem um dever institucional a cumprir e que suas atitudes e comportamentos acabam se tornando exemplo para os demais cidadãos. Um código de ética tal como sugerido se faz mais do que urgente.
FSP onde está meu comentário?
Valci, o uso de palavras escritas em Maiúsculas é terminantemente proibido aqui na Ãgora da folha. Essa proibição descende de uma tradicional percepção de que escrever em maiúsculas equivale a gritar. Pra dar destaque a algo, por exemplo, *bote um sÃmbolo* antes e depois. Um só, senão também não passa. E haja saco.
Nesta terra de espalhafatos, o andar de cima precisa de ''código de ética'' não só para o STF, mas para todas as instituições públicas e privadas que fazem parte desse ritual de promiscuidade. A pergunta que fica: quanto tempo essa sociedade cúmplice e arcaica suportaria um STF cumprindo regras? Por quanto tempo os Poderes militar, Econ/Financeiro, polÃtico, midiático e latifundiário desta terra de Golpistas aturaria essa 'Ética' sem tentativa de Golpe? O buraco é muito mais embaixo, prof...
Maravilha
Tenho acompanhado as colunas do Prof. Conrado, assiduamente, onde ele fala de ETICA, TRANSPARÊNCIA, CONDUTA, DECORO, etc, dos membros do nosso SUPREMO TRIBUNAL. Essa coluna de hoje, é o ápice, o norte do manual de conduta dessa corte e deveria contar nos anais do ref supremo. Está tudo ali descrito. Basta fazer uso. Porém.........esses ministros se acham acima das leis, da moral e da ética. Nossa sociedade deveria criar um CONSELHO DE REPRESENTANTES DA NAÇÃO e faze-los seguir essas normas
Seis meses nessa. Lula. Nomeia logo o professor pro stf. Alias professores de universidsde fazem o mesmo nos congressos pelo mundo afora
Há alguma impropriedade nas colunas do articulista ?
Falou e disse, Conrado!
Apesar da boa intenção do articulista, é duvidoso que ministros, com a "bagagem" que muitos trazem, observem um código de ética. Cidadãos esclarecidos acerca do que é função de um ministro ou juiz têm melhores condições de deles exigir que se conduzam com ética, transparência, imparcialidade...
Lembrar que não nasceram ministros, culpado em primeira mão foi quem os indicou (presidente) e em segunda que não os remove da função ( senado). Eles podem fazer o que quiser antes, mas aà não deveriam ser escolhidos e durante deveriam ser submetidos a um processo de impeachment, o depois do Senhor penaliza
Não adianta, Conrado. Eles dão uma banana para o paÃs, e pronto. Eles mandam.
Texto perfeito e inrretocável, parabéns pela coragem tenho certeza que as sugestões são anseios e clamores de toda a sociedade brasileira que se sente excluÃda e não representada jo crescente jogo do poder polÃtico e econômico. Onde a isonomia soa como.palavra decorativa, voltemos a constituição o verdadeiro poder emana do povo a luz no fim desse túnel.
Boa, Hubner ! voce alegrou a manhã dos ministros , que estão rindo até agora ! nós, o povo, continuaremos puxando a carruagem !
É triste pensar que um paÃs precisa de código de ética para ministros da corte suprema. Deveria ser matéria prima incluÃda na embalagem.
Nacib, prezado, como comentou um colega leitor, nego não "nasce ministro". Haver explicitude permite escrutÃnio e cobrança acerca dos eixcrotÃnios Supremos. Ah, tá cheio de lugar civilizado que tem código de ética.
Código de Ética?Mais uma lei para não ser cumprida. Nenhuma autoridade quer construir uma Nação,mas, que princÃpio,o Brasil existe apenas para sustentar PolÃticos e poderosos, permaneça para sempre e o PaÃs continua na eterna escuridão do subdesenvolvimento. Nenhuma autoridade, de todos os Poderes, tem consciência de plantar hoje para que o Brasil subdesenvolva no amanhã. Ao contrário,quer manter o estado atual, com o princÃpio,o Brasil existe apenas para sustentar PolÃticos e Poderosos.
Ainda falando em Golpe? O Marqueteiro do pt nem para ser original foi. Collor também dizia que era golpe. Golpe quem deu foi lula ao ungir a inexperiente Dilma invés de alguém experiente do ParTido como Marta, Tarso, OlÃvio ,Viana Benedita. Qualquer um deles teria apagado o suposto brilho de lula e brilhado na Presidência. Aà foi a prova de que lula só pensa em si mesmo, em seu projeto pessoal de poder.
PolÃticos são subproduto de nossa elite do atraso, da qual o bilionário banqueiro dono da Folha faz parte. Temos dois terços podre no congresso, quem patrocinou o golpe para bolsoguedes, como a Folha, é responsável por isto. Colocam a culpa nos polÃticos, que roubam um grão de areia se comparado aos trilhões em privatizações e juros dos patrocinadores golpistas, querem ficar com tudo, não permitem investimento em educação e saúde, que nos tiraria do atraso, para isto usam a bilionária imprensa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Conrado Hübner Mendes > Código de Ética do STF: regras Voltar
Comente este texto