Vinícius Torres Freire > Algumas boas notícias na economia, para variar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivo Ferreira

    Quem precisa de justificativa pra isso, deveria voltar aos bancos escolares, se é que por lá já esteve.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Nem todo mundo entende a relação entre déficit fiscal, emissão de moeda e inflação. Leia os comentários que fizeram para mim abaixo. O do Luiz.

  2. Andre Moraes

    LLL

    Responda
  3. neli faria

    Amei...e gostei! Se eu encontrar o Datena na rua, fotografarei e não precisarei perguntar quem é!

    Responda
    1. neli faria

      Comentei pensando ser a charge do Datena...

  4. José Fernando Marques

    Vamos limitar as emendas parlamentares e as desonerações. Então o ambiente fiscal melhora duradouramente.

    Responda
  5. José Cardoso

    Após o desastre dilmista, a economia veio engrenando aos poucos. Alguns anos crescendo a 1%, que viraram 3% a partir do ano retrasado (colocando o período da pandemia entre parêntesis). O Lula está tentando estragar tudo, é o pombo jogando xadrez, mas até agora tem sido contido.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, Luiz Carlos, o Lula foi o responsável pelo crescimento Chinês, a migração da população para as cidades, a mudança de seu perfil de consumo de proteínas e o super ciclo mundial de commodities que ele surfou. Achava que só ele acreditava nisso, mas agora encontreimai um.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Zé esse "vento em polpa" da China, foi criado pelo Lula, ele foi o primeiro presidente do ocidente a reconhece lá na OMC, ele viajou 2 X a China pra estimular o comércio bilateral e assim como hoje era criticado pelas viagens. Nada vem de graça

    3. Pery Pedro

      A tragédia da Dilma na economia é uma unanimidade entre economistas de direita e esquerda. A maior recessão desde vinte e nove, sem nenhuma causa externa, além de quem votou nela. Só o cercadinho e o presidente colocam a culpa na Lava Jato.

    4. José Cardoso

      André, disso não há dúvida. Pegou o empurrão no barco do FHC e o vento de popa da China. Bastava segurar o leme, mas nem isso soube fazer, e ainda ficou mexendo na vela, na bolina...a culpa ficou com a companheira de regata, a Dilma.

    5. Andre Moraes

      Ahhh sei.... e o Lula 1 e 2 deu certo por causa do FHC. Incrível a capacidade de criar factoides e de dar créditos. Não tem como levar sério esses patriotas da Folha. São soldados ideológicos desancorados dos fatos.

    6. JOSÃ OLIVEIRA

      Vai mugindo e ruminando, vai! Com saudade dos colecionadores de imóveis e joias, dentre outras peripécias nem um pouco idôneas? Tem mais: PIB de 3% no ano "retrasado"? Este índice foi obtido em 2023 no governo Lula 3. E, 2023 por acaso, foi o ano "retrasado"?

    7. silvia ramos

      Que análise sem viés, "graças a Deus", kkkkkkkkkkkkkkkkk. Aliás, graças a Lula, nossos indicadores só melhoram e as pesquisas mostram as estatísticas só crescendo para ele.

  6. Ivo Ferreira

    O título da matéria deveria ser que a economia avança, apesar do Lula.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Justifique!

  7. Neucir Valentim

    Qual é a surpresa da notícia, que as previsões erraram de novo e que o governo tá bem? É difícil ver um articulista, pelo menos ,reconhecendo um pouquinho que tá tudo muito bem e que a pseudo crise é fabricada pela própria imprensa tradicional e pelo mercado, e eventualmente pelo próprio articulista da matéria.

    Responda
  8. Carlos Eduardo Cunha

    A verdade ê que o mercado estando bem, o Brasil está bem, mesmo que a turma de cima esteja pisando na bola com muita gente mamando no dinheiro publico. O mercado dá o ritmo do progresso de uma economia e de um povo.

    Responda
  9. alonso barros

    Talvez o título da matéria deveria ser : “ A Economia de Lula vai bem “ mas espera … não pode dar crédito para notícia boa do governo ao Lula na Folha . Proibidão né Vinícius ?

    Responda
  10. Pery Pedro

    A catástrofe não é o RS, é o Lule. Não é nem o governo, é ele. Ele não só acredita que pode gastar quanto quiser: também faz questão de confess4r pro mercado que vai sim estourar todos os tetos, quebrar as metas que ele mesmo divulgou há vinte meses, desmentir o ministro da economia, e colocar a culp4 no BC. Só cola com vocês.Vou gastar, emitir moed e, se a inflação aumentar, a culpa é do Campos Neto. A partir de dezembro, quando o gasto virar inflação e não tiver essa desculpa, o que vai fazer?

    Responda
    1. Pery Pedro

      Caro Luiz. Toda vez que as conta não fecha, ou seja, a arrecadação não é suficente para pagar as despesas e os juros da dívida, você tem duas opções. Ou não paga, o que chamamos de default, ou liga a maquininha. Independente se a emissão é em papel moeda ou em emissão de títulos para levantar dinheiro, aumenta a quantidade de dinheiro em circulação, a base monetária. A lei da oferta e demanda acontece e a moeda desvaloriza seu poder de compra. Isto é inflação, não o Presidente do BC.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Desculpe a demora pra perguntar: onde vc leu ou viu alguma coisa sobre "emissão de moedas ?

    3. Pery Pedro

      Andre, emissão de moeda é igual a inflação. Não fui eu, a FSP o VTF ou o Campos Neto que inventamos. É como a lei da gravidade. Ou é um conceito neolberal? Pergunta pra Argentina, pra Venezuela, pro Brasil dos anos oitenta... Agora se você gasta mais do que arrecada, ou emite ou dá calote. Pra governo de direita, esquerda, centro... Entendeu? Faz sentido? Ou estou inventando isso?

    4. Andre Moraes

      Você como representante legítimo do vamos esperar 72h; do em 6 meses vira Argentina, em 1 ano vira Venezuela; da inflação que sempre vai aparecer no mês seguinte. Na incapacidade de acertar os chutes a curto prazo, agora usa a estratégia do longo prazo, jogando a próxima previsão inflacionária para Dezembro. Nos diga...você faz essa panfletagem terrorista desancorada da realidade de graça?

    5. Julio Bruno

      Vamos esperar dezembro!

  11. Marcos Araujo

    Como sempre , no final do período, os especialistas do mercado se surpreendem com os resultados da economia. São na verdade especuladores que blefam, mentem, desinformam para ganhar mais. E erram sempre

    Responda
    1. silvia ramos

      São predadores do país, prestam desserviços o tempo todo.

  12. Claudio Luiz da Cunha

    Lula 2026

    Responda
    1. Pery Pedro

      Pra Presidente Bernardes? Acho difícil, maspodemos sonhar juntos, né?

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Prefiro o Haddad, acho que a Faria L também

  13. NACIB HETTI

    Perfeito Vinicius. A Faria Lima e os cartéis estão alegrinhos.

    Responda
  14. Gilberto Rosa

    Divertido perceber nas linhas o Vícius ter de admitir que o Brasil vai muito bem, obrigado, esqueceeeu de citar outros tantos dados positivos. No fim dá aquela tradicional ur ubuzada. Parece que 24 vai ser como 23, quando Vicius errou todas previsões que tinha feito no início do ano, todinhas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Perysito, Perysito, ninguém ama mais Guedes e Campos Neto Paradise que Vícius.

    2. Pery Pedro

      O Cara chama o governo do Bolso de Governo das Trevas. O VTF é muito PTista. Só não é negacionista como os leitores desta seção.

    3. Gilberto Rosa

      *constrangimento em ter de admitir

  15. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf biltre. Até na hora de dar notícia boa , enfia o rabo entre as pernas de medo do frias. Só o gado não vê a manipulação , e nem quer ver. Lula no título só quando eh pra bater ou criar dúvidas. A folha e o gado não cansam de quebrar a cara, tá aí denovo

    Responda
  16. Sergio Siqueira

    Eh vida de gado, povo feliz. Só existe existe o paraíso, com o rico babando de felicidade. Êta!

    Responda
  17. Gustavo Aguiar Fernandes

    O neoliberalismo é negacionismo puro. No mesmo texto o cara reconhece a capacidade estatal em aquecer a economia e sugere que para melhorar isso deve ser podado. É propor a saída de uma pandemia por imunidade de rebanho. No mais, homem de sorte esse Lula, pra variar. Imagina se não vivêssemos num país em que o liberalismo mais tacanho é tido como ordem natural das coisas, tendo a opção de levar um golpe como alternativa.

    Responda
    1. Pery Pedro

      A capacidade é conhecida, ninguém nega que gastar como um marinheiro aquece a economia. O que todo mundo sabe menos a esquerda é que isso não é sustentável e, no fim, a emissão de moeda necessária para pagar as contas gera inflação. Qual a dificuldade de entender isso?

  18. Vanderlei Nogueira

    Taxa de Juros: favorece dois segmentos da sociedade, a classe alta (investimentos) e a classe baixa ( subsídios) . Tira oportunidades de uma parte da classe média. este é o plano

    Responda
  19. Claudio Luiz da Cunha

    Barnabé, Colombo e cia não vão gostar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O que a ralé arruaceira rumina em seus intestinos eh irrelevante, temos coisas importantes para fazer, não perca seu tempo com os coprolitos do estrupicio facista. Vamos continuar crescendo.

  20. Marcos Benassi

    Ouié, Vêtêfê, agradeço o contraste: no texto de seu colega Boghossian desta edição, comentei acerca da bizarrice que é o Gov ficar pressionado por memes: de joelhos defronte a uma campanha de zombaria? Por risível que seja, as pessoas têm que ligar o desconfiômetro pra não deixar que o sarcasmo dos desenhinhos tome o lugar do pensamento racional. Seu texto deixa claro que o pessimismo Bozolóide é tanto bobagento quanto mal-amado: a coisa melhora, por mais que mujam e coaxem.

    Responda
  21. José Carlos de Oliveira

    Sei não! Achei sua avaliação um tanto "canhestra".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, boa, Zé Carlos, devo admitir. A vosso pensamento - pelo menos na piada - não tá faltando "destreza". Hahahahah!

  22. Claudio Carvalho

    Os articulistas de mercado da imprensa canalhinha verdeamarelo não "despioram" nem quando reconhecem que a situação econômica melhorou (ou não confirmou o catastrofismo dos leões de chácara da Faria Lima). Agradeço aos deuses todos os dias por ganhar o pão sem precisar fazer alquimia com Fakenews. Alquimista.

    Responda
  23. Pedro Luis S C Rodrigues

    O número recorde de emissão de debentures que o colunista festeja na abertura da coluna não teve nada de orgânico. Aconteceu porque a reforma tributária preve acabar com os títulos isentos e por isso houve uma correria para captar enquanto ainda fosse possível. Fica a dúvida se a omissão foi por falta de conhecimento ou intencional

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bem apontado. Interessante.

    2. Paulo César de Oliveira

      Falta de conhecimento. Não vi nenhuma discussão na imprensa sobre a Reforma Tributária acabar com as debêntures incentivadas.

  24. Roberto Pimenta

    Ué, já tá permitido escrever na Folha que algo vai bem no Brasil, sem nenhuma ressalva na manchete? O pessoal do editorial não vai gostar.

    Responda
  25. ARRUDA LIMA E SILVA

    Mas como assim ? Não foi em março que analistas financeiros decretaram a morte cerebral do Brasil e que as máquinas poderiam ser desligadas ? O que fazemos com as análises deles agora ?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Melhor não dizer, a folha censuraria.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.