André Roncaglia > Sobre memes e justiça tributária Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Revolta ainda mais constatar soldadinhos da imprensa corporativa emprestado argumento via campanha terrorista que demoniza os que pretendem justiça tributária e alivia os especuladores e gente que vive do suor do trabalhador.
Artigo perfeito, claro e objetivo. A onda de memes mentirosos vem dos que não querem perder as mamatas tributarias.
Está claro que o governo, mesmo no fio da navalha com o congresso reacionário e a imprensa oligárquica, consegue fazer uma polÃtica econômica responsável e progressista. Infelizmente temos essa elite atrasada querendo segurar seus privilégios. E nada mais fácil do que espalhar calúnias.
É uma injustiça, pois o Lula e os congressistas torram dinheiro, e as memes vão para cima do Haddad, que só quer arrecadar para fazer frente a elas. É como culpar o BC por juros altos, único recurso dele para evitar que a gastança turbine a inflação. Culpa-se o efeito e não a causa.
Muito bom, Rocanglia. Desmistificar a contradição das redes antissociais. Até quando o 'paraÃso da plutocracia' conseguirá impor a injustiça tributária, ou seja, manter a desigualdade retrógrada do paÃs?
Memes sem graça, sem criatividade e sem vÃnculo com a realidade. Pura forçação de barra.
Que falta de senso de humor. Alguns dos memes são muito bons. E não existe nenhuma campanha e, muito menos, campanha "caluniosa", já que taxar não é crime. O anúncio na Times Square foi feito por um estudante de 19 anos e custou 255 reais(artigo na Folha de hoje).
Não foi com intenção humorÃstica que foram elaborados, esse é o ponto. Até por que não tem muita graça mesmo.
Creio que é "Taxadd" e não "Taxad". Dois "ds".
Excelente
'Muitas vezes dou uma olhada nos comentários para ver o que os eleitores da Folha estão pensando ,e fico pasmo em suas análises(Imaginando que são pessoas esclarecidas ) O Roncaglia fez um resumo perfeito do rumo tributário no Brasil de hoje/passado recente/passado FHC, e ninguém consegue entender nada sobre este artigo ,imagine a igno rância alheia ,é de assustar ?
Antes de mais nada devo dizer que nunca votei no PT e Lula. Mas apoio o ministro Haddad que está fazendo um bom trabalho, bem como o que nunca foi feito. Veja o caso dos Fundos Exclusivos que eram isentos. Acabou a mamata. DeverÃamos comemorar, pois foi a lei do ventre livre em matéria tributária. Falta muito mais como IR sobre dividendos ações e JCP entre outras providências. A revolta dos donos do dinheiro e do mercado chantagista é evidente e diária, com ajuda da imprensa amiga que não falha.
Aos ricos, que pagam pouquÃssimos impostos, interessa que nada mude. Que pobres e classe média continuem pagando 8O% dos impostos arrecadados. São contra o arcabouço fiscal de Haddad, pq este aliviará a carga na classe média e pobre, enquanto aumentaram nos ricos. Por isso essa inundação de desinformação nas redes.
A Casa Grande quer continuar deixando o ônus aos que trabalham, as coisas não mudam no Brasil.
Tudo que desagrada é extrema direita. O que não deixa de ser uma grande fake da esquerda. Vamos ver o percentual deste ano com o do ano passado.
Passa lona de carreta
Conversar seriamente sobre esses assuntos com à população é necessário, o governo, uma imprensa séria e qualquer um que tenha honestidade. O negócio da taxa da blusinha foi defendida principalmente por empresários locais, que compram da China e, governadores que precisavam fazer caixa depois que o Bolsonaro passou o chapéu no Icms. o Brasil perdeu o bonde do capitalismo industrial, entramos no mundo financeirizado e pagar a conta com commodities não é fácil. O Alckmin tá com a nova indústria.
Sou leitora há anos e gosto de ler artigos de todos os matizes, exceto os que soam como simples propagandas como este aqui. Não é questão de eu apoiar ou não o Haddad, é a maneira ingênua e esquemática como o colunista apresenta as coisas, como num filme de mocinhos e bandidos.
Aguardo a sua versão madura e dinâmica dos fatos.
Andre, o passa pano
Florentino e Dannnnielllle: apresentem os erros do colunista. Sejam factuais, sem escapismos bolsonaristas. No aguardo.
Florentino, o passa recibo. A carapuça serve direitinho para uns 80% dos comentaristas aqui
Para mim, é mais o publicitário.
Excelente texto! Que bom que foi publicado! Uma nota dissonante ante a parede de acordes distorcidos da discursos dominantes dos dominadores.
Um monte de morto de fome que sofreu lavagem cerebral para se achar "da elite" e defender que os bilionários fiquem cada vez mais ricos às custas do dinheiro deles. Essa é a "direita liberal a favor da economia de mercado" no Brasil. Aà eles viajam pra eua, Canadá e se impressionam "como tudo é barato". É barato porque a população exige importo baixo no consumo e alto na renda dos ricos. Já os aparvalhados do Brasil se derretem pelas isenções aos bilionários e pagam com gosto.
Tem razão o militante. Sao os ricos os mais prejudicados com a taxa das blusinhas. Da mesma forma, a extrema direita odeia pagar mais e mais impostos, enquanto a extrema esquerda vive pedindo pra ser mais taxada. E por fim temos um estado e principalmente um governo comprometido com a higidez dos gastos, e que não rouba nem deixa roubar.
Roncaglia, só a direita sabe criar memes? Não é tão difÃcil assim. Acho que até o Lula sabe.
O cara matou a charada os bozominios tão desesperado o pib crescendo a chance deles em 26 e zero por toda essas mentiras sugiro os discotente s vão todos pra Argentina do milei lá tá uma maravilha
Bom mesmo estava antes do Milei.
No rol está a volta do recolhimento de PIS/COFINS sobre os combustÃveis, o que voltou a colocar a gasolina acima do preço de R$ 6 por litro; a tributação sobre a exportação de petróleo; a tributação de apostas esportivas; a nova alÃquota de importação para o e-commerce – a "taxação das blusinhas” e sobre a importação de painéis solares; o aumento do IPI sobre armas e munições; o fim da isenção de IRPJ e CSLL de benefÃcios fiscais; progressividade do imposto sobre herança; e a volta do DPVAT ....
Fora Taxad , fora Lula . Fora Partido dos Tributadores , fora imprensa amestrada .
Vai pra Argentina!
Fora bolsominion....
Esse ataque ao ministro Haddad é orquestrado e com interesses muito maiores, longe da capacidade de compreensão do pobre de direita, que é só um fantoche na mão do sistema. Quem não aceita ser massa de manobra, pesquisa, sai do senso-comum, do achismo, e tem a chance de descobrir que a carga tributária do ano passado foi zero virgula sessenta e quatro porcento menor do que a do ano anterior.
Helio, mas não tem pobre de esquerda pagando de "subversivo" e "anti sistema" sem ser. Como já disse aqui: a extrema direita é a maior invenção do sistema, pois embora ela diga ser contra ele, na verdade o defende com unhas e dentes.
Fantoche na mão do sistema somos todos. Ou vc acha que são só os pobres da direita? E os pobres da esquerda, que formam a maioria da população?
Mais nós contra eles? Comece definindo ricos, o que pode ser bastante fluido a depender da sanha arrecadatória. Taxa sobre taxa para manter os penduricalhos de suas majestades. Multitributação do assalariado para conforto dos oligarcas.
Ok, rico nesse paÃs eh quem ganha de 2000 ateh 20000, o resto eh intocável. Passada de pano geral no ato de mais uma vez taxar a classe média.
André, boa noite. Não sei se essa coluna foi escrita com ingenuidade, retorno de pagamento ou cinismo. Ricos não perdem tempo com isso. Possuem mil e um mecanismos para defender-se do Taxad. Os memes são das pessoas de média ou baixa renda. Volta do seguro obrigatório, impostos dos importados abaixo de U$ 50,00, retirada das desonerações gerando desemprego e aumento de preços fora o torpedo tributário da reforma extorsiva do governo. Enquanto isso, economizar que é bom, nem pensar. Só sabe taxar
Roncaglia, o ventrÃloco do Taxadd.
Não seria ventrÃloquo, Fernando? Seus conhecimentos macroeconômicos e tributários são tão bons quanto o seu português?
Roncaglia, o ventrÃloco do Taxados.
Coitado desse colunista! Nem a mulher do Taxad o defende assim! Tem fogo amigo aà ! Inocente!!
Os dois são parças...
Roncaglia mais uma vez num artigo excelente, esclarecendo os fatos! Espero que esses artigos não incomodem o andar de cima! Se continuar assim, pode vir alguma "ordem" lá do alto para excluir o excelente articulista!
Nada como os números para colocar as coisas no lugar. Muito boa coluna.
Esclareça as inconsistências, Fernando. Seja factual, sem escapismos bolsonaristas.
Sim, que o diga o Darrell Huff, autor do "Como mentir com estatÃstica"....
Impressionante essa defesa de polÃtico.
Alguns comentários exalam ignorância ou, pior, ressentimento de gente de classe média tomando as dores dos ricos. Mas é claro que mudanças no quadro injusto e irracional da distribuição dos impostos tinham de gerar reações como essas. Não creio que seja só uma onda bem-humorada, há mais que isso. Acho que a tentativa é de estigmatizar. Não colará. Parabéns ao Roncaglia pelo artigo.
Quando o "mercado" exige corte de gastos está falando em gastos sociais, aqueles que afetam o andar de baixo. Ao mesmo tempo não quer aumento de arrecadação sobre os ganhos dos mais ricos. Esse é o caminho mais curto para aumentar a desigualdade social.
Exatamente, Luiz.
Meu Deus... nunca me arrependo do voto que dei em 2022. Fora extrema direita. Livres, por enquanto, da AUTOCRACIA.
Porta voz do taxador
Reportagem desta mesma edição da Folha: "Fluxo dos memes com Haddad indica que 'Taxadd' é espontâneo e não tem coordenação Dados de monitoramento mostram explosão de sátiras ao ministro da Fazenda, que chegaram até outdoor em Nova York"
Refute o colunista, se puder.
Vou te procurar amanhã na USP. Não consegui achar seu nome na lista de docentes. Vou perguntar se alguém aqui conhece.
Fernando Moreira: seu xará se formou em Direito na USP e dava aulas de Ciência Politica lá. Por que tanto despeito? Pelo que você apresentou em termos de português e conhecimento sobre o que escreve, você deveria se chamar Jair.
Vai ser a primeira vez que vai pisar em uma instituição de ensino desde que deixou o primário.
Ele não é professor da USP, nem se formou lá, mas na PUCSP. Fez doutorado na USP e é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Isso foi uma ameaça? Saiba que o último MBL que entrou na USP para cantar de galo, saiu de lá apanhando e chorando para um monte de menines de cabelo rosa portando Réguas 300mm.
Definitivamente, a esquerda não tem senso de humor. Rico não compra blusinha, ricos são os Batista e seus negócios espetaculares!
Claro que é sobre "blusinha". Faça ai um meme contra taxação de Offshore, grandes fortunas e heranças. Vejamos se viraliza.
E segundo o choro dos bolsominions, seu Mito que é perseguido pelo "sistema". Nunca vi um lobby tão forte contra a regulação das plataformas como aconteceu ano passado, e não via uma onda de floodagem tão inorgânica de memes (e deepfake) desde a invenção da mamadeira depi roca. Obviamente houve grana pesada, agências de publicidade, marketing, envio de packs, só depois é que entrou a mão de obra orgânica dos "20 centavos". Dinheiro não falta, semanas atrás fizeram bastante especulando com dólar.
Pra defender Lule, tem que falar de Boze. Vocês se merecem muito.
Pode a ser protesto da oligarquia o meme Taxadd,mas há mais de uma década a Marta Suplicy foi taxada de Martaxa,e creio que como prefeita da cidade de São Paulo não foi criação de nenhuma oligarquia e sim dos municipes da cidade. Tem alguma coisa fora da ordem com tanto aumento de arrecadação ( em percentual em relação ao ano anterior),ainda temos que fazer contingenciamento.
Acho sinceramente que você não vai ao supermercado. Você é professor coloque a lista de preços bem grande no telão para seus alunos de 2018 áte agora. Faça a comparação dos preços. Assim conseguirá ver o Ãndice na alimentação. Se precisar mandamos pra você. Rico não importa com preço. Quem sofre é o pobre. Faça o cálculo do gás e da energia também.
Eu faço, Zelis. Sou assalariada e tive maior restituição, e gasto muito menos hoje no supermercado. Em que paÃs vc está fazendo mercado? Brasil é que não é. Ou, é pura birra de ultra direita mesmo. Sabemos todos aqui sua posição lamentável.
Vamos lá: 1. Preço de todos os cortes de carne, coloque aqui. Preço hoje, Preço no dia 31/12/2022; 2. Valores da Cesta Básica e coloque aqui. Ta valendo!
De onde este articulista veio. O Brasil aumentou impostos como nunca com Taxad a frente. Os memes são consequência disto. Artigo muito semelhante ao que a Janja falou: Quem paga imposto são as empresas e não o consumidor. Os ricos nunca pagarão mais impostos, só repassarão os custos ou acham quem são idiotas? Quem pagará a conta é a classe média e os pobres. O Governo gastão com 38 ministérios nunca será o culpado. Precisamos ser pragmáticos e resolver o problema de crescimento daqui
Mostre isso com dados. Pra mim que sou assalariado, o imposto de renda deu até um pouco mais de restituição. Quanto aos lucros com capital financeiro infelizmante não sei dizer se houve grande aumento de tributação.
A voracidade do governo Lula por taxas e impostos prejudica toda a sociedade (não apenas os ricos). Há o agravante de que tais taxas e impostos são para tentar atenuar os rombos nas contas públicas gerados pelos gastos perdulários do governo. A dupla Taxati Taxalá (respectivamente Haddad e Lula, de acordo com um dos memes) é altamente deletéria para o bolso de todos os brasileiros.
Fake, fake, fake...
Gostaria, Jorge, que você esclarecesse - a mim e aos demais leitores - em quais setores ou produtos houve aumento de impostos que prejudiquem a "todos os brasileiros" ou ao menos aos do andar de baixo.
O ataque a Haddad não passa de pasto para o gado sem raça do mercado financeiro injetar nos grupos ibovebet pelados . Bem isso, de onde tirar milhares de comentários contra taxação de ricos senão dos pelados? EstatÃstica.
Nossa, estou morrendo de pena do Taxaad.
Pfutz grila, Elvis! Você e sua suspicious mind! Seja mais Zen e menos Reuter!
Caraio, é sério um artigo destes? De onde tiraram este cara? Kkkkk
Justiça tributária para a esquerda é cobrar mais imposto de quem "paga menos". Nao reduzir de quem já está esgoelado pagando e calibrar essa ação com uma correspondente redução de gastos excrescentes que o Estado matém.
É isso mesmo. Pros pobres premium da classe media pagarem menos impostos é preciso taxar mais os ricos. Se vc ganha 20 mil reais de salário é um ótimo salário, mas o imposto de renda arrecada 27,5%. Se o rico de verdade, investidor em renda fixa ganha 20 milhões ele paga 15 %.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > Sobre memes e justiça tributária Voltar
Comente este texto