Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULA FARIA

    Ah, se fosse o bozo... Mariliz nos brindaria com uma coluna composta exclusivamente por cento e vinte e sete palavrões.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Anete, acho que vc perdeu a notícia relatando as críticas de Lula à imprensa. Mas, deixa pra lá. Não vou te dar essa oportunidade para vc passar pano.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc gostou mais qdo ela promoveu Nelson Rodrigues, aquele q dizia q mulher gosta de apanhar, ao nível de guru, só pq a citação servia a ofender gente de esquerda. Agora quer condenar o Lula pelo q ele não fez. É o feminismo oportunista!

    3. Ricardo Knudsen

      Dalmo aqui defendendo o golpismo de centro. Não vai dar Dalmo, Alckmin não é do tipo q apunha-la pelas costas como o Temer, nem daqueles q chama general para uma quartelada. Que saudade de 64, hein?

    4. Anete Araujo Guedes

      A farinha não pode ser a mesma. Lula é um democrata, já Bolsonaro se encontra fora do campo democrático.

    5. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Ambos são farinha do mesmo saco. Muito ganharia o Brasil se Alckmin assumisse o mais rápido possível a presidência.

  2. Anete Araujo Guedes

    Concordo que Lula, por ser um indivíduo de uma outra época, vez ou outra escorrega em seus discursos. Ele tem necessita ficar mais atento em relação a essas falas infelizes. Basta verificar no ministério das mulheres o tanto de medidas tomadas em proteção e defesa das mulheres.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Marco, golpe não! Perdeu mané!

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      LuleNão??

    3. Anete Araujo Guedes

      *Lula, por ser um indivíduo de uma outra época, vez ou outra escorrega em seus discursos, ao tocar em temas femininos. Ele necessita ficar mais atento em relação a essas falas infelizes. Em contrapartida, basta pesquisar no site do ministério das mulheres o tanto de medidas tomadas em proteção e defesa das mulheres.

  3. JORGE CESAR BRUNO

    O presidente Lula e um ser analógico, em plena era digital!! Infelizmente parece que ainda não entendeu o momento que vive! Não comporta mais falas, que em épocas passadas, não se dava muita importância! Mas sim, a fala foi execrável, irresponsáveis e ofensiva as mulheres!! Deveria pedir desculpas, e procurar falar menos de improviso!! Escutar mais, e falar menos! E na dúvida, ficar calado!! Hoje certamente é o principal opositor ao seu governo, fato!!

    Responda
  4. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Excelente análise. Todos os dias penso que Lula deve aprender a se calar, quando fala é só besteira ou ignorância. Tá difícil. Precisamos de um candidato a presidência com novas ideias. Bozo é reacionário, misógino e és cro tô. Lula um velho babão, penso que ele está atrás dos votos dos conservadores, mas só está perdendo os das mulheres!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Silvia, q comentou aqui abaixo, nos traz o q importa, não essas fofocas difamatórias multiplicadas pela FSP. O governo Lula faz políticas pró-mulheres, contra o preconceito e a violência. Disso a colunista não fala, tudo vai para o pessoal, o ad hominem.

    2. Ricardo Knudsen

      O "velho babão" salvou o país de uma ditadura misógena, homofóbica e racista, q torturaria e assassinaria adversários. Vc deveria ser um pouco mais grata e respeitosa por um governo q faz políticas para mulheres, em vez de ter um governo misógino q acharia q mulheres são fraquejadas e desdenharia de mulheres grávidas vítimas de tortura.

    3. Anete Araujo Guedes

      Quanto à velhice de Lula, um dia todos chegarão lá, é uma questão de tempo. Espero que cheguem com a mesma energia, atividade e disposição para trabalhar.

    4. silvia ramos

      A ideia de olhar para os miseráveis é a melhor ideia já tida por um presidente do Brasil. E foi dele. A ideia de retirar os impostos sobre as carnes é tão importante que chega a ser histórica. E foi dele. A ideia de criar uma remuneração para os alunos do ensino médio concluírem o ciclo é revolucionária. E foi dele. A ideia de indexar as aposentadorias pela inflação e corrigir pelo salário mínimo é de grande dignidade. E foi dele. Lula é um progressista. É disso que precisamos. Idade não é nada.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo plenamente.

    6. Anete Araujo Guedes

      Verifique no ministério das mulheres o tanto de programas implementados por Lula.

  5. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Lulistas vindo despejar machismo e misoginia em cima da colunista: a gente vê por aqui.

    Responda
  6. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Votei nele após 20 anos pra tirar o outro, mas assim dificulta, viu? Fica parecendo a Seleção Argentina: a gente tenta criar uma simpatia, mas eles não deixam.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se preocupe com o juros, o dólar ou a economia como um todo pq isso é apenas picuinha de gente que não tem como criticar, o governo dele está de vento em popa melhora a cada dia, análise o governo não a pessoa

  7. Paulo Sales

    Apesar de discordar de alguma frase mal encaminhada do seu texto, eu que sou crítico das suas opiniões, tenho que concordar que acerta neste. Mas preciso te dizer; Lula se lixa pra tudo isso. Identitarismo, genero, não é a praia dele. Ele deixa isso para os malas do petismo que fazem dessa retórica ajuntamento de minorias. É só claquete e nós contra eles. No mais a extrema direita faz o jogo do avesso, que faz Deus vomitar.

    Responda
  8. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lula é pré histórico .

    Responda
  9. Ricardo Knudsen

    A colunista culpa o "público", mas faltou interpretação de texto aos jornalistas e editores da FSP, q publicaram manchete dizendo q, segundo Lula, corintianos podiam bater em mulheres. A fala de Lula criticava a violência contra as mulheres, sem a exceção q foi fabricada na matéria. É responsabilidade de editores e jornalistas interpretarem corretamente falas e textos, em vez de distorce-los por sensacionalismo. Mariliz passa pano pra seus empregadores jogando a responsabilidade da sobre Lula.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Perfeito o comentário

    2. silvia ramos

      Todo o interesse da Folha é colocar Lula como vilão. Em tudo. Um mínimo de interpretação de texto clarearia esse ruído. O interesse é outro, é queimá-lo. Isso tem método e objetivo.

  10. RODRIGO NAFTAL

    Maríliz. Adoro os seus textos. Infelizmente, fomos moldados em uma sociedade machista. O grande desafio não é apenas a adaptação à nova realidade, mas sim contribuir e acelerar para que a gente atinja uma isonomia real.

    Responda
  11. JOSÃ OLIVEIRA

    Você não tem o que fazer? Aliás, tem, e muito, não é? Fazer o jogo dos donos deste Jornal, seus patrões, eternos avalistas da direita agonizante, e defensores radicais do deus Mercado, esta entidade que não tem um único voto, porém se imagina detentora de poder para eleger e derrubar Presidentes, eleitos, democraticamente, pela maioria do eleitorado brasileiro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vixe o quê?, ele está certo este jornal sempre foi contra e nunca pelo menos quiz ser imparcial

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe.

  12. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Belo argumento. Provavelmente ela levará em conta.

  13. Bob Pereira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Que elegância !

  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Mariliz Pereira Jorge, se foi você que escreveu o título de seu texto (e não um pau-mandado dos editores), você é medíocre. Dos paus-mandados e dos editores não se espera outra coisa.

    Responda
  15. Alexandre Oliveira

    Sendo petista, geralmente passo por aqui para discordar, a exemplo da coluna anterior. Logicamente a colunista não está aqui para ser unanimidade e até acredito que será criticada por posições de direita na coluna de hoje. Mas hoje observo uma reflexão mais equilibrada ao distinguir o machismo de Lula da misoginia do inelegível e concordo com a colunista.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não muda o fato de q ela isentou a FSP de publicar matéria de ma fé, afirmando q corintiano poderia bater em mulher, o q ele obviamente não fêz. Depois ainda culpa o público por não saber interpretar texto e Lula por não saber se comunicar. Nada sobre a desonestidade de seus empregadores, q como ela, sabem interpretar texto.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Eu também.

  16. PAULO CURY

    Ta arrependida do seu voto? Ele eh assim desde sempre, votou nele porque quis. 0 cara com 76 anos vai mudar, como? cachorro velho não aprende truque novo, já dizia minha avó

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O ditado da sua família não se aplica ao Lula, q é gente, só vale para cachorros.

    2. Gilmar Maghenzani

      Ela está certa em dizer que ele foi infeliz mas fazer o marketing político aí não, fale do governo

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Calma. A moça está certa.

    4. JOSÃ OLIVEIRA

      Saudade do colecionador de joias e imóveis, hein? Aquele sim, era um gentleman, e um verdadeiro símbolo do humanismo!