Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dorgival Pedroso

    Não tem como pedir por favor para os marginais. Azar de quem estiver no mundo do crime.

    Responda
  2. Antonio Pimentel Pereira

    Nos tempos do cangaço, o povo gostava mais de lampião do que das volantes policiais, basta ver "lampião o rei dos cangaceiros" de chindler ou em "lampião na bahia" de oleone coelho. Leitura das bôas, se começar o livro, vira a noite de tantos detalhes ainda vividos hoje em dia

    Responda
  3. daniel duarte

    Essa pm é uma instituição falída

    Responda
  4. marco martins

    Podem criticar a PM qto quiser , não passa de retórica e lacração. A polícia é a última barreira entre a sociedade atual e a barbárie. Pra essas pessoas que tanto criticam, eu queria que ficassem uma semana sem PM no País pra ver o que iria acontecer.

    Responda
  5. Amarildo Caetano

    Na periferia ,mesmo gente honesta ,tem mais medo da polícia do que de bandidos ,por razões óbvias .

    Responda
  6. antonio mateos

    O bom texto é aplicável às mais diversas instituições e funções estatais, todas elas bem fornidas de abusos e ineficiência - Judiciário, Legislativo, empresas públicas e um longo etc. Conceitualmente sou contra a militarização policial, mas não há como deixar de concluir que o único anteparo entre o crime e a sociedade é a Polícia - em alguns casos a Militar. No RJ, por exemplo, o BOPE é quase uma tropa de infantaria, certamente devido às peculiaridades de comunidades conflagradas.

    Responda
  7. João Carmo Vendramim

    A polícia de viés militar não serve à democracia, não serve ao Brasil. A PM deve ser extinta e até isto se tornar realidade deve ser contida para operar dentro dos limites da lei e direitos humanos

    Responda
    1. marco martins

      Extinguir a PM e criar os tais conselhos de segurança dos bairros, como a esquerda sonha né? Só no sonho mesmo, esses bandidagem é dura de combater na bala, imagina na conversa.

  8. Anete Araujo Guedes

    Policiais que gozam da prerrogativa da impunidade, do corporativismo. Fazem o que bem entendem, em nome do Estado e da impunidade, por serem portadores de armas, da força bruta, do direito de abordar arbitrariamente, torturar, sacanear, eliminar jovens pretos/pobres. Além de todas as perversidades, estão cada vez mais se entranhado na política, ocupando cargos públicos. Os policiais brasileiros, longe de oferecer proteção, causam medo, revolta e repulsa.

    Responda
  9. Nádia Lardo Sanchez

    A unificação das polícias num órgão federal, ou algo do género, seria um bom caminho?

    Responda
  10. Marcelo Fernandes

    O Brasil, essa eterna colônia escravocrata, produziu inúmeras aberrações que ainda estão bem vivas, sustentando a nossa sociedade da Casa Grande & Senzala. A PM é apenas uma delas. O soldado da PM é o capitão do mato que vive entre nós. É o escravizado que odeia os seus iguais e sonha em ser um sinhozinho branco. Sonho que termina no pesadelo das cidades brasileiras, sempre violentas e desiguais.

    Responda
  11. ademir sampaio de campos

    Existe algo de muito errado na formação desses PMs. O vídeo com a dancinha de comemoração da chacina do Carandiru fala por sí mesmo!!! Polícia sem controle vira milícia!!!!

    Responda
  12. adenor Dias

    É muito difícil defender criminoso, eles não respeita os cidadãos honesto. Bandidos brigam entre si, briga com a policia, e ameaça a população trabalhadora. Se há policiais corruptos, a culpa também é do bandido.

    Responda
  13. Janio Rego

    Um cancro, um câncer, uma miséria. É a raiz da violência no país. Por isso, aqui no Sertão ainda se diz: "ah se Lampião fosse vivo...". Por mais temerário que fosse o cangaceiro, a Polícia já era pior, e piorou mais de lá pra cá.

    Responda
  14. Rafael Lopes Azize

    Uma polícia militarizada não pode ter lugar no país que queremos construir.

    Responda
    1. marco martins

      Queremos??? Quem ???

  15. raymundo de oliveira reis neto

    Muito bom, muito óbvio e metade da população não quer ouvir.

    Responda
  16. antonio simini

    Esse desmando teve início no governo Temer, em que, para não incriminar os militares que tomaram o Rio de Janeiro, alterou o código de perocesso militar, passando a competência do julgamento de crimes comuns praticados por militares, a justiça militar. Mude-se a lei e esse escárnio acabará ou, ao menos, diminuirá .

    Responda
  17. Hermes Halley

    Qual o custo da PM para a sociedade? Quantos estão afastados? Quantos respondem a crimes? Qual o nível de eficiência? O que diz a população?

    Responda
    1. marco martins

      Diz que se é difícil com a PM , sem ela seria impossível.

  18. Maria Lopes

    Concordo inteiramente com o colunista. E sei que também é a opinião da maioria da população brasileira.

    Responda
  19. Hermes Halley

    É necessário acabar com a Polícia Militar. Simples assim. Ela é resquício da Ditadura e historicamente vem dos capitães do mato. A PM não luta contra o crime e nem defende a lei. Ela é uma instituição que vive por si e para si. O que os policiais defendem é a lei pra eles.

    Responda
  20. André Morais

    Não acabou... Tem que acabar...

    Responda
  21. Adriano Dos Santos Bras

    Acho que poderíamos fazer um belo Filme sobre a polícia militar , ditadura e tudo de mal que eles fazem desde sempre …..

    Responda
  22. Gabo Franca

    A PM, violenta e corrompida, é a maior prova do nosso fracasso civilizatorio. Não há pacto social possível quando a polícia estatal extermina as pessoas mais desfavorecidas, de forma seletiva.

    Responda
  23. Adriano Dos Santos Bras

    Quem faz mais mal, evangélicos ou militares ? Triste realidade ….

    Responda
    1. adenor Dias

      As duas instituições faz mal! A policia precisa do bandido para se fazer de útil, e as igrejas precisam de coitados.

  24. João Leite Leite

    ,Calamidade política são os políticos. A polícia tem cumprido o seu papel com muita eficiência. Os políticos levaram o país a este estado de de calamidade e pobreza. Os únicos setores que estão em maré mansa é a política e o judiciário.

    Responda
  25. Rodrigo Soares

    A PM tá fora da casinha faz tempo. E em vez de serem enquadrados ganham os melhores aumentos.

    Responda
  26. gilberto batista naves

    A brutalização da Polícia Militar está ganhando espaço em todo o país. Dentro de poucos anos os governos estaduais perderão o controle. Os bons policiais estão sendo espezinhados e a todo tempo excluídos da carreira. É lamentável.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Os governos estaduais já perderam o controle. O sociopata corrupto que ocupou o governo durante longos quatro anos deixou devastação por onde passou. Ele e os seus sabem duas coisas, destruir e tirar lucro dos escombros.

  27. Luiz Carlos de Alcantara Capelin

    A polícia militar é uma das instituições públicas mais respeitada no Brasil, graças a sua coragem em enfrentar o estado caótico da segurança no país, graças a uma política de impunidade de mais de 30 anos! O texto só tenta colocar a sociedade contra a polícia, no entanto o péssimo texto só influencia quem vive em uma bolha ideológica que passa pano para bandido !

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Respeitada por quem?!

    2. Marcelo Fernandes

      Você está correto. 30 anos é o tempo de existência do PCC, a multinacionacional paulista do crime, fruto direto e evidente do Massacre do Carandirú. Graças a "cidadãos de bem" como você, chegamos aonde chegamos. E só melhora. Parabéns!

    3. Luiz Ferreira

      Baseado no quê fosse diz que a pm é uma das instituições mais respeitadas no Brasil? Não é o que pesquisas de opinião mostram. Há uma boa parte da população que não confia e tem medo da polícia. Perdeu-se a conta de notícias narrando casos de arbitrariedade da polícia e as pessoas, ou pelo menos uma boa parte delas, veem isso. O que se quer é uma polícia profissional e civilizada, que siga as leis, que não assuma para si o papel de julgar e executar, e que não se misture a política.

    4. Antonio Carlos Cunha

      O Sr. é adepto da morte de "suspeitos" pela polícia, suponho. O agente da PM é que sabe e decide quem deve ser morto. Quando alguém totalmente fora do âmbito do crime, mulheres e crianças passantes é assassinada pela PM alega-se "acidente de percurso", coisinha pouca. Em uma palavra: só existem covardes de farda por que são acoitados por covardes de paletó e gravata. Sejam quem forem.

    5. Helio Lobo

      O modelo de segurança pública brasileiro simplesmente está obsoleto, anacrônico, corrupto e despreparado. Outro dia desses, um PM deu voz de prisão a um Defensor Público que exigiu dele um tratamento humanitário a um delinqüente. Absurdos e absurdos. Claro que a maioria são bons profissionais. Mas os maus ....

    6. José Cleiton

      Luiz, o texto não tenta colocar a sociedade contra a polícia e sim fazer uma reflexão. O texto é um dedo na ferida da instituição polícia militar. Nada dito aí é fake news (e aliás, desafio você a dizer algo que não seja verdade neste texto) e sim um relato real do que acontece nas corporações brasileiras. E sobre viver numa bolha ideológica, ficou claro pelo seu argumento que você está dentro de uma bolha. Aquela todos já sabemos.

    7. Ricardo Pérez

      O texto é descriptivo. Não especula, todo o que menciona aconteceu mesmo.

    8. Landson Abercrombie

      Nunca ouvi ninguem falar bem da PM. Só aqueles que particupam da bolha ideologica chamada fascismo.

  28. paulo werner

    Tem que manter isso aí, pra regozijo dos seguidores do Nazareno.

    Responda
  29. Antonio Pimentel Pereira

    J edgar hoover, esse é nome do homem que transformou o fbi federal bureou investigation na melhor polícia do mundo, entrou em trinta sai em setenta, nenhum governante tirava ele pois dava conta do recado. Nenhum país vinculado a onu orgaização das nações unidas se desenvolveu sem uma polícia eficiente, uma justiça dura e políticos que dão bons exemplos a população, somos uma vergonha

    Responda
    1. Antonio Pimentel Pereira

      Ricardo, diz no filme que fazia isso, mas é inegável a contribuição do fbi a sociedade americana, dossié por dossiê é no mundo inteiro. A lei de improbidades mudou, precisa ter prova agora que o agente público se beneficiou, qual instituição vai produzir essas provas? Sem uma polícia, ministério público e cgu fortalecida, a corrupção continuará mandando

    2. Antonio Pimentel Pereira

      Lá se prende com provas, aqui se tivesse estratégia pra reunir provas, metade da polícia, uma boa parte do judiciário e uns noventa por cento dos políticos estariam na cadeia. A pf tem dez mil servidores, o fbi tem trinta, a cgu, fantástica instituição fiscalizadora tem dois mil, como o paìs ir pra frente?

    3. Aristides Silva

      "Melhor polícia do mundo". Tenho cá minhas dúvidas.

    4. Ricardo Pérez

      Hoover, um gay enrustido que não é exemplo de nada. Um indivíduo que fazia dossiêrs de meio mundo para te-lo pressionado. Sua condição de homossexual não teria importância se não fosse porque acusava disso mesmo a políticos e artistas. Um ser execrável.

  30. josé maria silva

    Na década de 80 o tático móvel fazia a festa na periferia e a polícia era menos racistas e nos os pretos pobres e trabalhadores usávamos calça e camisa social com sapato bico fino para não ser confundidos com meliantes.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Ou seja , negros que não tinham grana para se vestir assim corriam sérios riscos

  31. José Fernando Marques

    Certíssimo.

    Responda
  32. Ricardo Pérez

    A pergunta que me faço sempre, por que a Polícia Federal funciona tão bem e tem tanto prestigio? Tem tanto prestigio que até resistiu a intervenção de Bolsonaro e saiu incólume. É uma questão de salário? De tradição? De autoestima? Pergunto seriamente.

    Responda
    1. Ricardo Pérez

      Interessante resposta, é una questão estrututal.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Há vários fatores que compõem resposta à sua pergunta. Um deles, e determinante, por a Polícia Federal não ser militar. Os policiais federais têm cargos e funções. Mas chefe de uns não necessariamente é chefe de outros. Nas PMs, independentemente de onde locado o oficial, a patente o torna superior e com autoridade sobre quaisquer outros. de patente inferior em todo o universo da corporação. Ninguém depõe contra um superior, que já foi inferior e sabe disso.

  33. Ricardo Pérez

    Soaria melhor advogado criminalista do que advogado criminal rs. Independentemente de que tem toda a razão no seu artigo, em particular quando diz que parece "insoluvel"

    Responda
  34. Helio Lobo

    Ah vá... Polícia preparada, profissional e ética. Sob o total controle social, com apuração imediata e rigorosa dos órgãos de controle. Pura ironia, mas assim acho que a IA da Folha permitirá....

    Responda
  35. Lis P Junqueira Safra

    O presidente da República fez em rede nacional pedido de voto para o Boulos . Não temos moral para falar nada Depois recolheu se panfletos do Boulos fotos do pessoal entregando propaganda

    Responda
    1. Ricardo Pérez

      E porque não pode apoiar Boulos? Por ser Presidente?

  36. Helio Lobo

    Matéria absolutamente necessária. Por sintese, o articulista abordou uns poucos casos de violência e negligência profissional, mas eles se acumulam aos borbotões. As Forças de Seguranças brasileiras estão fora de controle e é preciso que a.sociedade civil exija um basta. Mais uma censura da Folha.

    Responda
    1. Helio Lobo

      Há sempre honrosas exceções. A PF é uma Instituição de Estado louvável e preparada. Mesmo assim, foi conspurcada pelo governo do deplorável.

    2. Ricardo Pérez

      Exclua a Polícia Federal.