Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUCIANO LAZARO

    Infelizmente este colunista, apesar de reconhecer o perigo, insiste em relativizar a virulência fascista da RN, dizendo que ela mudou. Não mudou. Tal como o Partido Nazista não mudou em 1928 conquistando 3% das cadeiras do Reichstag, não mudou em 1930 avançando para 18% assim como permaneceu imutável em suas propostas e sanha fascista em 1932 dominando 37% do Reichstag e o resto da história todos nós conhecemos bem. O eleitorado brasileiro deveria conhecer mais da história.

    Responda
  2. JAQUES BRAND

    Ricardo Knudsen considerou uma grosseria a minha brincadeira com a aparência do Magnoli, que sem ofensa lembra mesmo a de um ator japonês do teatro Nô. Concordo que é acessória à questão em tela, mas normal no confronto viril, brutal, de golpes pesados, que é uma especialidade de DM. Certeza de que o próprio Magnoli deve ter achado graça. Ainda assim, faço autocrítica. Não temos tempo a perder com diversões de ordem subjetiva, acessos de mau humor, etc.

    Responda
  3. Fernando Palhares

    Demétrio..que pequinês. Vou chamar o Guga Chacra pra vc.

    Responda
  4. David Roberto Medeiros

    Demétrio tá até hoje sentido e dodói com a lapada que levou do Guga Chacra no GloboNews em Pauta, em pleno horário nobre. Até hoje não superou. Esse texto é prova disso e do tamanho ressentimento que amarga o colunista que passa pano para a extrema-direita, chamando-a eufemisticamente de "nacionalista". Como se todo nacionalismo não levasse ao fascismo.

    Responda
  5. Nasemar Hipólito

    Boa, Demétrio! Mostra pra esses iniciantes que vc é nego véio e casca grossa!

    Responda
  6. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Demétrio sempre representou a direita. Não sei se a extrema...

    Responda
  7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Folha, e aí? Vai abrir espaço para o Guga Chacra?

    Responda
  8. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Magoou?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Ardeu.

  9. Hercilio Silva

    Evoluiu, não passou pano para o extremismo trumpista nem para o bolsonarismo como a imprensa faz.

    Responda
  10. José Cardoso

    Quando nos percebemos pequenos diante do mundo, a frase do Spinoza mostra sua relevância. Nossa indignação tem um peso desprezível entre milhões de pessoas, mas uma compreensão desapaixonada da realidade é gratificante em si própria.

    Responda
  11. ISAIAS DA SILVA

    A esquerda pregava fechamento de mercados, fora FMI, fim da propriedade privada. O risco, enorme, era de ficarmos miseráveis. A direita pregava tortura, obediência das mulheres, guerra santa, tiro na cabeça de pobre, castração química de homossexuais. Ambas mudaram o discurso. Mas na boa, prefiro o risco de ficar pobre.

    Responda
  12. Luiz Antonio Caminha

    O RICARDO KNUDSEN aí abaixo acertou na mosca! Em um parágrafo, liquidou a arenga interminável e pretensiosa deste colunista. Quando o sujeito tem de explicar demais as "nuances" do argumento é porque alguma coisa está errada. Nesse caso, a presunção erudita e arrogante do autor.

    Responda
  13. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Demétrio, como uspiano, nunca erra. Errado é sempre o outro. Mas redigo: ele quis ser profeta num campo em que, os mais bem qualificados cientistas políticos o dizem, não se age com profeta, mas como analista. Naquele a certeza do que virá; neste a humildade de tentar compreender, orientando-se pelos princípios da falibilidade e da imprevisibilidade... Na coluna anterior ao segundo turno francês, Magnoli cravou vitória acachapante da extrema-direita. Errou, mas errado estavam os franceses...

    Responda
  14. José Leon Crochík

    De um lado – EUA, Brasil –, a direita caminha para a extrema-direita; de outro lado – França, Itália -, a extrema-direita se encaminha para a direita. A direita não oculta seu extremo e, por isso, não é tão ou mais perigosa que esse?

    Responda
  15. Kiko Mazziotti

    Brilhante texto analítico! É impossível convencer o pessoal que está em uma das bolhas e também é bolha (os jovens terão que recorrer ao Google). O futuro do Brasil, entre 6 e 12 anos, está seriamente comprometido por causa de doenças contagiosas como Lula e Bolsonaro. Se isso não mudar drasticamente, não sairemos do lugar rumo à civilização.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Um representante da bolha 'nem Lula, nem Bolsonaro'...

    2. Galdino Formiga

      Brilhante aula de política internacional partidária europeia. Os fanáticos nunca entenderão.

    3. Samuel Fagundes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Ricardo Knudsen

      Brilhante, né? Para Magnoli, a único diferencial da extrema direita é a suposta submissão às intituições democrãticas. Pouco importa se é racista, autoritária e ultranacionalista. Só q, como a lógica indica e a história confirma, gente como Le Pen segue as instituições, até o dia em q não segue. E não seriam tolinhos de avisar isso antes das eleições. Será q os exemplos de Adolf, Bozo e Orban não bastam?

  16. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Grande Guga Chacra!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, dedo no'zóio! Tinha mais célebro debaixo do chacra, mas agora, depois dessa dedada, sei não. Hahaah!

  17. javier arana

    Arrogante como sempre. Sabe tudo!!!! Mas ele não se sabe!!!

    Responda
  18. MARCOS CHEREM

    Lógica cristalina e auxilia muito quem lê sem preconceito a entender as nuances que diferenciam esses movimentos seja à direita ou à esquerda.

    Responda
  19. Alberto Melis Bianconi

    A estória de Pedro e o Lobo serve para os pais justificarem para os filhos a regra, que tentam estabelecer, de não mentir. Mas o efeito é de curto prazo. Como diz o Dr. House, todos mentem... sem exceção. Já torcidas, como deveríamos esperar, torcem, e é meio bobo levá-las à serio, ou ficar ofendido com seus gritos de guerra. Indo ao ponto, você diz que a direita que aceita as regras da democracia é mais perigosa, mas esqueceu de dizer para quem, não para a democracia, né não? Para a esquerda?

    Responda
  20. NACIB HETTI

    Vale para a esquerda nacionalista e para a extrema esquerda também?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Sim

    2. Alberto Melis Bianconi

      Ele está tratando da direita nacionalista.

  21. Ricardo Candido de Araujo

    O escrito se aplica a partidos europeus, pois a direita dita "civilizada" do Brasil sempre foi e ainda é essencialmente golpista, como bem demonstrou o apoio dedicado dado, por duas vezes, ao inelegível, sem poder de forma alguma alegar que não sabia o que ele era. Direita sensata no Brasil nem lenda, sendo sim uma mentira.

    Responda
  22. Magali Barbosa de Abreu

    um dos piores jornalista sociólogo comentarista analista o nome ue ueira se dar a esse senhor ruim com força

    Responda
  23. Nilton Silva

    Perfeito. Vinte e seis taí.

    Responda
  24. Paulo César de Oliveira

    Discordo do articulista. Não vejo razão para considerar que Meloni ou Marine Le Pen representem "perigo iminente". Aliás, Meloni está fazendo um governo exemplar, dentro das regras. Não vejo nenhuma indicação de que Marine Le Pen, caso chegue ao poder um dia, vá atentar contra a democracia francesa.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Paulo, será que os franceses não brancos e hetero, as francesas que defendem o direito ao aborto, os jornalistas politicos pensam a mesma coisa? Afinal, serão esses que primeiro irão aos campos de concentração.

    2. adenor Dias

      Eu discordo do Paulo César! Caso deixe o monstro crescer, depois fica difícil mata-lo. Vimos isso aqui com Bolsonaro, que continua fazendo estrago...

  25. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Meio que mentira pura essa reportagem

    Responda
  26. Claudia kowarick

    A necessidade de rotular ocupou corações e mentes de uma forma incontrolável. Posições que buscam refletir, entender usando racionalidade, como as do Demetrio, simplesmente não são aceitas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Acho q vc é quem não aceita as posições de quem discorda dele. Aliãs, ma fé a sua em relação à "rotulagem". Magnoli é o rei do røtulos, são identitaristas, racialistas, antsemitas, decolonialistas, não perde uma oportunidade para desconstruir e reduzir a um estereótipo ridìculo quem discorda dele.

  27. Ricardo Knudsen

    Magnoli se confunde com sua própria lógica no artigo. Diz q o RN não é de extrema-direita, pq supostamente se subordinaria às instituições democráticas (Adolf e Bozo se elegeram assim). Depois o classifica como "perigo iminente". Qual a fábula q escolhe? A do menino q gritava qdo não havia perigo. Quem chama o RN de extrema grita "lobo", segundo DM, falsamente indicando perigo naquilo q ele classifica de "perigo iminente". Pedrinho, há perigo no "perigo iminente" ou não?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Roberto Freira, dá pra avaliar a sua inteligência e cultura pelo comentário q vc foi capaz de gerar. Vc tem a minha solidariedade, vc deu o seu melhor, eu respeito isso. Que o seu venerado Pneu te guie e ilumine! Continue rezando pra ele e pro seu Messias.

    2. Roberto Freire

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. Rafael Alves Albuquerque

    obrigado, Guga Chacra

    Responda
  29. O Raffa

    Esse cara de madeira não para de tentar passar pano para os malucos! Não sei como trabalha na Globonews e na Folha de SP ainda!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Trabalha com o objetivo de normalizar a extrema-direita, dizendo q não são extremos, nem ameaçam a democracia. Assim a FSP ajuda a normalizar o poste do Bozo para q ele se eleja presidente.

  30. ANDRE GIANNINI

    Os acontecimentos de 8 de Janeiro/23 provam exatamente o contrário

    Responda
  31. JAQUES BRAND

    Demétrio Magnoli presta serviço à democracia entre nós ao identificar com nitidez as nuances e as transições de posição nem sempre tão claras da direita ou das várias direitas do espectro político. E o seu globalismo, isto é, a atenção voltada para os quatro cantos, e o exercício de aproximações e paralelos, faz bem ao nível geral de informação e consciência. Eu também não vou com a sua cara de ator nô em espelho de circo de horrores, mas aí a culpa é da mãe dele ou do barbeiro.

    Responda
  32. paulo werner

    Le Penn apoiar Israel diz muito sobre o povo do Marco Temporal de 2000 anos. Direito do sangue é a base da cidadania israelense. O ódio ao islâmico une o casal.

    Responda
  33. JAQUES BRAND

    Demétrio Magnoli presta serviço à democracia entre nós ao identificar com nitidez as nuances e as transições de posição nem sempre tão claras da direita ou das várias direitas do espectro político. E o seu globalismo, isto é, a atenção voltada para os quatro cantos, e o exercício de aproximações e paralelos, faz bem ao nível geral de informação e consciência. Eu também não vou com a sua cara de ator nô em espelho de circo de horrores, mas aí a culpa é da mãe dele ou do barbeiro.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Difícil priorizar a resposta às bobagens desse comentário. Magnoli erra ao desconsiderar q um partido racista e ultranacionalista seja de extrema direita, são características q a definem. E é pura falácia q tenha compromisso com as regras democráticas, mas não iriam confessar isso em uma eleição. Nem Adolf ou Bozo confessaram. Por outro lado, qual a importåncia da aparência do colunista, e pq a grosseria gratuita? Estilo e raciocínio bozistas, talvez um "moderado".

  34. paulo werner

    É só o direito do sangue? semelhante à Israel. Le Penn apoia Israel e pq encontrou um parceiro na luta contra o Islã. Le Penn não escondeu os dentes, só concentrou o racismo no povo d Alá, e nisso exalta o q Israel representa. Direito do sangue é fascismo puro, assim como o apoio à Israel. O eleitorado francês é q andou saltando casinhas à direita.

    Responda
  35. Ricardo Knudsen

    Magnoli não acerta uma. Disse q Le Pen havia rompido o "cordão sanitário", q seu partido havia sido normalizado. A união entre centro e esquerda para derrota-los mostrou q estava errado. Afirma q Le Pen não é extrema pq seguiria as regras da democracia. Nem Adolf, nem Bozo, admitiram q tentariam virar ditadores qdo se candidataram. Bozo jurou q havia mudado, seria um democrata na presidência. Tentou o golpe. Racismo e autoritarismo são melhores sinais de extremismo do q juras democráticas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo, o argumento do Magnoli é parecido com o daqueles "gênios" q disseram q a democracia não correu risco sob Bozo. É o chamdo hindsight cognitivo, como o golpe não ocorreu, concluem "inteligentemente" q era impossível. Aqui, Magnoli diz q eles não são extrema direita pq não propõem um golpe. Só serão de extrema depois q derem o golpe. Em conclusão, Adolf não era de extrema qdo se elegeu ao parlamento, só depois q virou ditador se tornou de extrema. Faz sentido? Pro DM faz.

    2. paulo werner

      O fascista não pode esconder os dentes q já ganha outro nome. Desse jeito, vamos ter q apelar pra mega direita, hiper nacionais, super conservadores, Max direitismo, blaster da arminha, ultraine de bem, Master reacinha, supra caretas.

  36. Sergio Caldas

    Ainda fico com o Guga, não podemos passar pano para a extrema direita, são fanáticos ensandecidos

    Responda
  37. MARIA STELA C MORATO

    Cá no Brasil, Alckimin sempre foi chamado de facista nas redes durante seu governo de estado.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Como disse Humberto Eco, a Internet deu voz aos immbeciss mas ninguém deveria leva-los a sério. É diferente qdo um jornal supostamente sério, formador de opiniões, q promove colunistas q normalizam a extrema direita, negam genocídios, negam o racismo estrutural e atacam as cotas , promovem a misoginia e passam pano pra fascistas dizendo os "moderados" (reconheceu Magnoli, Pondé, Gomes, Schwartsman, Joel, Lygia, entre outros?).

    2. Peter Janos Wechsler

      Você quer coerência na política?