Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

    Ao omitir informações importantes a matéria acaba por faltar com a verdade. Segundo a Constituição os resultados financeiros do BC se comunicam com o orçamento público. Se o Bc tiver lucro, deve transferir ao Tesouro Nacional, se tiver prejuízo o Tesouro Nacional paga. Ocorre que em 2023 o Sr. Campos Neto gerou um prejuízo de R$ 114 ,15 bilhões no BC que precisaram ser cobertos pelo Tesouro Nacional. Então não existe isso de mais autonomia para ser mais eficiente.

    Responda
  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Folha de sp , um jornal a serviço da elite financeira liberal. Além da autonomia financeira, o BC poderia incorporar a folha , suas rotativas e seus jornaleiros ao departamento de marketing e propaganda da instituição.

    Responda
  3. Roberto Cláudio Moreira

    vou ficar por aqui, no próximo sábado posta o bc que eu conto como que os bancos destroem sonhos de consumo da população mal informada, sobre as trocas de comarcas das cidades onde a venda do consórcio( seja de qualquer bem, imóvel, veículo, até caixa de fósforo)é feita e como subtraem valores da conta que o consumidor abre mediante negociação, tudo autorizado pelo bc. Porfim, a selic alta pos pandemia é responsabilidade do governo da época. Bom fim de semana ªÿ ÿç÷ Instagram @robertocla

    Responda
  4. Roberto Cláudio Moreira

    ...agora era o cara, pit pitoca, o smith, carregava a grana pro banco, segurança do lado, entrava no bamerindus, como? cheio de dinheiro, as caixas, só gata! Sr Roberto, boa tarde! café? água? meu caixa tá vaziu, pode me passar os malotes que eu conto, enquanto o sr conversa. levo um tempo pra quê acreditassem no meu potencial, abria e fechava caixa, tirava nf, prestação de contas c/ motoristas e final do mês balanço com gerentes financeiros.

    Responda
  5. Roberto Cláudio Moreira

    ...os talões de nf pareciam cadernos, três vias, papel carbono, só gostava do roxo, a letra ficava bem nítida, já no preto tinha que recortar ao meio pra render mais, cont. despesas, aprende, é assim que se torna um verdadeiro capachão, enfim a sec pediu as contas não aguentava mais ficar esperando caminhão chegar da rota e prestar contas do que foi entregue e o que retornou. vou dar um salto até 2004, onde o gerente do unibanco acabou com o sonho o nome do filme consórcio rodobens.

    Responda
  6. Luciano Ferreira Gabriel

    A FSP deu mais um passo atrás. Não explicou quais seriam as aludidas vantagens dessa PEC. A autonomia financeira pode transformar o BACEN em um novo cabide de empregos com CLT, como aquele de Janja em Itaipu ou de parentes da famiglia Bozo em seus gabinetes. A esmagadora maioria dos funcionários de carreira não querem essa autonomia. O BACEN já tem autonomia suficiente, em termos técnicos e operacionais. Além disso, os mesmos gozam de uma das melhores remunerações do executivo.

    Responda
  7. Roberto Cláudio Moreira

    sem conseguir um emprego, época de serviço militar, me alistei na aeronáutica, não servi, 2 grau terminado, espera sair no diário oficial, sem grana,collor deu uma trava na rdb, cdb, e poupança, juros sobre juros quem tinha dinheiro ficou rico. acabei de ajudante de entrega, carregando caixa de 30kg pra ajudar a economia e o país crescer, nessa época não tinha computador, tudo escrito a mão, quando não tinha carro p/ descarregar (caminhão toco 350cxs garrafas 600ml) a secretária pedia pra tirar

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Um passo a frente para se equiparar ao Itaú, Bradesco etc. Uma autonomia em ralação ao Estado. E uma submissão em relação ao Mercado Financeiro, elite empresarial, Faria Lima. Todos agradecem. O que já era produtivo, ficará ainda melhor.

    Responda
  9. Roberto Cláudio Moreira

    ... em cabo frio, eu campo de futebol no morro, pagode, cerveja de olho se o cara aparece, e nada, sumiu, fui demitido e depositei a indenização na poupança no dinossauro rex "banerj" fgts no "banerj" nessa época as contas do fgts era onde a empresa tinha conta, o meu vizinho gerente tava negociando com meu ex chefe a migração das contas, tudo sumiu como um passe de mágica. agora eu já quase duro, conta Itaú, meu vizinho longe, mudou de cidade, e de banco agora unibanco gerente geral...

    Responda
  10. José Bueno

    Que desfaçatez, tratar seus leitores como grandes i di ot as...

    Responda
  11. Roberto Cláudio Moreira

    continua... s/ fila. ele encerrava a conversa com meu chefe, eu em planos na mente, peço a ele uma vaga de caixa, aí conto o dinheiro, eles não gostam de contar notas, depois vou a sub, sabe como é, puxa saco, capachão, pit bitoca, sub é isso, lembra do smith secretário do chefe do hommer simpson, então puxa saco é que ganha promoção. pedi uma audiência com esse vizinho, sabe aquele vizinho que é o trampolim pra subir na vida, mais o cara não dava ideia, lazer final de semana casa de veraneio,

    Responda
  12. José Bueno

    Não basta a atuação explícita do Campos para boicotar o plano de arcabouço fiscal, cuja economia seria uma saída favorecendo os mais pobres? Mas essa fo lha da extrema direita insiste em tratar os seus leitores como idiotas.

    Responda
  13. Marcelo Costa Batista

    Esse é o editorial mais descarado, descabido entreguista e vassalo que já li. O ditado diz que de boas intenções o inferno está cheio, mas a matéria é tão descarada que não se pode aplicar nem mesmo esse ditado a ela. Os congressistas que votarem essa miséria toque equivale a crime de lesa pátria (entenda esmaga pobre) tem que serem casados por pressão popular a entregarem seus cargos simples assim.

    Responda
  14. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Querem liberdade total para a raposa cuidar do galinheiro. E nem ficam rosados nessa luta.

    Responda
  15. JOSE LINS

    Imaginem se a Argentina e a Venezuela tivessem tido um banco central autônomo com metas de inflação . Nada mais per ver so do que o imposto inflacionário. Nada concentra mais a renda do que longos períodos inflacionários. No Brasil viu-se redistribuirão de renda apos implantação do plano real. Vale refletir e ver experiências de outros países.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nossa! Ayahuasca braba essa, né? Pode abrir uma vendinha que vai ser sucesso

    2. Dionisio DeBarros

      Eh o contrário, filho. O Brasil nunca foi tão desigual desde a implantação do plano real que trocou a inflação pela bola de neve da dívida interna que agora ameaça destruir as finanças do país.

  16. Roberto Cláudio Moreira

    continuando, porque hoje é sábado dia de bater papo, então esse meu vizinho gerente do falecido banco "nacional" era tipo: "o cara que eu queria ser quando crescer" carro zero, cadeira giratória, mesa maneira, cheia daqueles bloquinho com o símbolo do banco, cafezinho, chave das gavetas e do cofre. é! do cofre! entrava às 11:00 saia pro almoço 12:30 voltava 14:30, conversava com um dos caixa, 15:30 atendia meu chefe com um monte de notas de cruzados, contava junto, levava direto ao cx, s/ fila.

    Responda
  17. AUREO ALMEIDA

    Opinião da "Bolha"! Dos seus para os seus. É de dar inveja ao personagem "Justo Veríssimo". Tá muito descarado.

    Responda
  18. Eduardo Giuliani

    Proposta desonesta. Responsabilidade fiscal depende de controlar a taxa de juro que influencia arrecadação e despesas do governo. Tentar pegar autonomia de governo eleito para ficar dependente de mercado é golpe muito desonesto no governo brasileiro, feito pelo lobby da Febraban.

    Responda
  19. Marcelo Masiero

    Editorial disfarçado de matéria paga pela Faria Lima. É o mesmo que dizer: "vamos garantir o pagamento dos juros da dívida." E segue o enterro.

    Responda
  20. Roberto Cláudio Moreira

    no banco "nacional ", um vizinho era gerente de conta, eu adolescente, terminando o 2p grau em contabilidade, na época não era curso de 3p, então quando terminasse poderia assinar, meu primeiro empregador preocupado com o serviço militar, caso servisse a empresa teria que me manter no quadro de serviço, me chamou e conversamos, falei pra ele que me dispensasse, pois não seria justo, pra empresa do porte da dele ( micro e familiar ) arcar com tais despesas. Meu sonho era trabalhar em banco.

    Responda
  21. Evandro Botteon

    Autonomia de quem, cara pálida? O mercado costura esse tipo de tramóia, pra manter as estruturas que sugam o sangue da população. Esse tipo de proposta serve pra minar a soberania popular do voto. Engessar a democracia. E editoriais como esse, são os porta vozes dessa gente, cujas barrigas nunca enchem, e que falam em nome do deus 'mercado'. Elite abjeta, funesta, maldita.

    Responda
  22. Carlos Sotomayor

    A próxima campanha vai ser "Milei para presidente do Brasil"

    Responda
  23. Roberto Cláudio Moreira

    As altas nos juros é algo fugaz? Vou contar uma mentirinha, eu nasci em 9 de fevereiro de 1971, meu primeiro investimento foi quando abri uma caderneta de poupança, não a do Delfin! No "extinto banerj" não pode escrever maiuscula, enfim quando com 15 anos tive minha carteira assinada, tirei o cpf nesse banco, sobre a responsabilidade do bc. Cadê? Sumiu, virou fumaça, bem fugaz. concurso não é mais atrativo? taxa de inscrição não é mais aquela bolada nos caixas? o último suspiro clt.

    Responda
  24. Eduardo Elói

    Banco Central independente significa dependente só dos especuladores. A banca é deles. Quem ousa contrariar sofre ataques de 'especialistas' em vários jornais. Todos cheios de números e argumentos que não resistem a uma análise mais competente.

    Responda
  25. Ademar Adams

    Na folha, quem deveria ter autonomia é o jornalismo isento. Porém, nota-se que quem tem autonomia é o interesse do capital e do império. Vão longe os dias a Folha era uma fonte de informação até bastante isenta. Atualmente o jornalismo está calado e a alienação capitalista, triunfante.

    Responda
  26. Dionisio DeBarros

    Autonomia do BC eh passo para trás. Governo eleito fica impedido de fazer política econômica, haja vista o mais importante órgão financeiro do país estar nas mãos do mercado financeiro, o qual tem objetivos diametralmente opostos. Enquanto gov eleito quer juros baixos e crescimento econômico, BC nas mãos do mercado quer o contrário. Isso não pode continuar.

    Responda
  27. Régis Cava

    Em primeiro lugar, ficou claro que a autonomia do BC só privilegiou o mercado financeiro. Essa gente agora manda na instituição Eno Executivo não pode fazer nada. Pergunto aos leitores e à FSP: se na época do plano Real o BC fosse independente, haveria aprovação do plano? Claro que não! Vemos hj os especuladores tomando o lugar das políticas monetárias do país com apoio de inteligentinhos da mídia. Exemplo: Haddad anuncia corte de 15 bi. No mesmo dia aparece essa gentinha dizendo que é pouco.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Na folha, quem deveria ter autonomia é o jornalismo isento. Porém, nota-se que quem tem autonomia é o interesse do capital e do império. Vão longe os dias a Folha era uma fonte de informação até bastante isenta. Atualmente o jornalismo está calado e a alienação capitalista, triunfante.

    2. Régis Cava

      Continuando o raciocínio, essa gente do mercado, especuladores e economistas neoliberais só sossegarão quando o último pobre for enforcado pelas tripas do último aposentado, com diz Reinaldo Azevedo.

  28. jose prado

    E vcs tem alguma sugestão de medidas para promover o equilíbrio e evitar os exageros tais como o domínio do BC pelas corporações finaanceiras, e elite economica? Qual seria o papel do trabalhador nessa autonomia? Afinal somos nós os pagantes finais! vcs tem como provar que a queda da inflação se deveu única e exclusivamente por efeito da ação do BC? Vcs têm algum estudo que prove a hipótese?

    Responda
  29. delane José de souza

    A Folha dá uma força aos diretores do BC que estão atuando como lobistas junto ao Congresso. Normal! É o jornalismo de oposição.

    Responda
    1. delane José de souza

      Interessante: nem o BC nem a Folha falou, no governo anterior, em 'autonomia financeira'...

  30. jose prado

    E vcs tem alguma sugestão de medidas para promover o equilíbrio e evitar is exageros tais como odom8n8o do BC oelas corporações ribanceiras, e ekite economica? Qual seria i oapel do trabalhador nessa autonom7a? Afibal somos nós is pagantes finais!vCcs tem como provar que a queda da inflação se deveu un8ca e exclusivamente por efeito da ação do BC? Vcs têm algum estudo que prove a hipótese?

    Responda
  31. jose prado

    É não! Quem paga somos os contribuintes! Mais uma falácia dos coxinhas!

    Responda
  32. jose prado

    E não! Quem paga somis os xontrubuintes! Nais uma falácia dos coxinhas!

    Responda
  33. Marcelo Magalhães

    Estamos diante do maior escândalo desse ano, que é a privatização da Sabesp. Uma armação que através de um leilão, entregou as ações da empresa por 22% de deságio, ou seja vendeu por menos que o valor de mercado. E entregaram as decisões para o BTG de André Esteves. Sem falar da presidente do conselho da Sabesp, que era a presidente do conselho da Equatorial, empresa criada para assumir a estatal. Essa sequência de irregularidades, ou crimes, não desperta o interesse da folha?

    Responda
  34. José Sergio Ferreira da Costa

    O Sr Campos Neto já demonstrou muito bem o que significa um BC independente. BC deve atuar de acordo com políticas de governo.

    Responda
  35. Diego Rodrigues

    Total absurdo. Imaginem o poder tiranico que tal instituição livre de controle externo teria. Tais dirigentes seriam semi deuses colocando gover os de joelhos, extrairia renda da população para mercado financeiro no ritmo que quisesse. Técnico uma ova fsp, BC eh também de natureza política, só defende esse absurdo que se alinha com os interesses que vencem caso o horror se concretize.

    Responda
  36. Artur Neto

    Pergunto, por favor me informe qual agência reguladora não foi seguestrada pelo mercado?

    Responda
    1. Edemar Afonso Gonçalves

      Mas a Folha de São Paulo trabalha para o mercado fazer isso.,sem pudor.

  37. Pedro Gonçalves

    Se o Campos Neto tem algum mérito, não é outro se não o de provar para os ingênuos de plantão que a independência/autonomia do BC é uma lenda urbana apregoada pela mídia em nome dos interesses dos donos do dinheiro.

    Responda
  38. Valter Luiz Peluque

    Não consegui ir adiante na leitura, me deu enjôo, vontade de vomitar nesta tese furada defendida pelo editor. Autonomia para quê e para quem? Defendesse a Folha o desenvolvimento social com a mesma energia na defesa do mercado financeiro, o Brasil poderia sair finalmente do seu estado de subdesenvolvimento humano. Tantos editoriais a atacar um governo que se empenha para levar o país adiante. Com certeza, nosso editorialista preferia o Posto Ipiranga no governo. Vergonha!

    Responda
  39. Pedro Navarrete

    Parabens Folha de Sao Paulo! Testa de ferro da Faria Lima! Depois de brigarem contra pagar o justo tributo igual os demais setores agora comecam com essa ladainha de autonomia financeira do Banco Central, igual na inglaterra do seculo XVI… nao é atoa que surgem os modernos Bancos Centrais controlados pelo Estado, foi uma modernização importante para controlar o inescrupuloso sistema bancário.. grande retrocesso a frente

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Pois é! Depois de defenderem a própria desoneração tributária, o próximo passo é a ladainha da reforma da previdência (somente a dos trabalhadores) . Cambada de Inescrupulosos!

  40. teotonio nobrega

    A Folha de São Paulo quer a todo custo empurrar goela abaixo dos seus leitores a tese furada de autonomia do BC com um sabotador bolsonarista a frente, respeite o mínimo de nossa inteligência, a autonomia foi boa para quem? Para a elite financeira que suga os nossos recursos na roleta da especulação

    Responda
  41. Francisco José Bezerra de Menezes

    Isso é golpe e sabotagem contra quem realmente foi eleito. Pela experiência do sabotador atual nem deveria ser cogitada mais essa proposta dos doentes liberais.

    Responda
  42. Landson Abercrombie

    Ten que ser muito inocente juvenil pra acreditar nisso

    Responda
  43. Valter Iwai

    Autônomos, mas não antagônicos. De preferência, alinhados no desenvolvimento com crescimento econômico, com mais e melhores empregos.

    Responda
  44. PAULO ROBERTO HASSE

    O L lero-lero não pensa assim , está louquinho pra desfazer o que foi decidido no Congresso , ele quer mais uma estatal pra mandar e desmandar .

    Responda
  45. Jose Roberto X de Oliveira

    Não acredito que vão fazer isso. Em nenhuma parte do mundo o Banco Central tem essa autonomia. É mentira. Banco Central segue diretrizes de Governo. Eua e Europa fa,em isso. O Bacen no Brasil vai seguir ordem de capital especulativo. Vai haver jantares de sua Diretoria com banqueiros e consultoria de investimentos. Eles vão dirigir o Banco. Não é possível. O Dono da Folha é um deles por exemplo.

    Responda
  46. Deborah Teixeira

    Traduzindo esse editorial: Campos Neto é o nosso mito. Mito! Mito! Mito!

    Responda
  47. Felipe Araújo Braga

    Próximo editorial da Folha: cobrar mensalidade em universidades públicas, cobrar pelo uso do SUS, desindexar inflação de aumento de salário mínimo e aposentadorias, o que mais?!

    Responda
  48. Luciano Fernandes

    Editorial bem superficial e falacioso! Para ter autonomia financeira o BC não precisa ser transformado em empresa pública. Como exemplo disso podemos citar o Ministério Público e a Defensoria Pública, que possuem autonomia financeira e não são empresas públicas. Transformar o BC em empresa significa entregá-lo completamente ao mercado e aos grandes bancos que, como sabemos, só visam lucro.

    Responda
  49. Wadson Alonso

    Que opinião imprudente Folha ! Ser independente não significa deixar de ser Político. Folha, Se for fazer propaganda, fale pelo menos do sequestro que haverá pelos especuladores do mercado, como é o bolsonarista Campos Neto . Patético .

    Responda
  50. Rodrigo Ribeiro

    Lembrei do Serra falando: "o presidente do banco central faz uma burrice e o presidente da República não pode fazer nada?" Isto, é isto que os gênios querem.

    Responda