Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Larizzatti

    Nessa idade o adolescente deve estar na escola de ensino em tempo integral. Chega de tanto talento perdido!

    Responda
  2. LUIZ LEAL

    Não acredito que tenha se voltado e discutir esse retrocesso que é a permissão do trabalho infantil. Usar como paradigma a situação nos Estados Unidos, berço do capitalismo selvagem, não ajuda.

    Responda
  3. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Esse senhor, do Partido Novo (que nasceu velho, retrógrado e reacionário), defende a redução da idade laboral de adolescentes, o que é retrocesso civilizatório que a nossa CF/88 tentou atenuar. Pergunto ao nobre deputado se ele exultaria, com o mesmo vigor argumentativo, se seu filho adolescente se dedicasse ao trabalho no "contraturno escolar" (que eufemismo cruel) como são obrigados milhares de jovens pobres e pretos em lavouras, pedreiras, minas e residências ilustres por esse país afora.

    Responda
  4. Marcelo Masiero

    Quem serão os trabalhadores de 14 anos? Pretos, pobres, favelados, renegados. Ou alguém aí acha que o filho do burguês vai sujar as mãos suando a camisa para ganhar uma miséria pra sustentar a vida cômoda dos favorecidos. Escárnio!

    Responda
  5. JORGE CESAR BRUNO

    A extrema direita não vai sossegar enquanto não conseguir massacrar a população mais humilde e pobre! Fato!

    Responda
  6. JORGE CESAR BRUNO

    Sim, para pretos, pobres e favelados!! Agora brancos e bem nascidos devem ter a sua infância preservada, e com direito a ótimos colégios e escolas!! Afinal, temos que manter a mão de obra barata e sem qualificação pra continuar sendo explorada! Qualquer argumento, para que uma criança troque a infância e estudo, por trabalho, deveria ser rechaçada com veemência!!

    Responda
  7. Ney Fernando

    Trabalho infantil era a regra no tempo da revolução industrial, junto com a ausência de folga e jornadas de trabalho de doze horas ou mais ("e o salário ó"). Para acabar com a exploração de pessoas é que foi criada a legislação que protege os trabalhadores. Sempre teve gente, como o colunista (os exploradores ou pessoas pagas por eles), contra isso, afirmando que trabalhar menos que dez horas por dia os levaria à falência, e que menos trabalho seria nocivo pois tornaria o trabalhador preguiçoso.

    Responda
  8. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Esse debate tem tantos equívocos que eu nem sei por onde começar.... Existe emprego no Brasil para todos os adultos em idade de trabalhar? Existe no Brasil mão de obra qualificada para as novas demandas do mundo do trabalho? Os autores dessa proposta estão informados sobre os índices de abandono escolar antes da maioridade mesmo com as restrições existentes ao trabalho hoje? É obrigação da família, do Estado e da sociedade estimular a máxima escolarização possível antes da maioridade.

    Responda
  9. max ribas

    Por que esta galera sempre começa com "purquê nus istadus unidos... klkkk

    Responda
  10. max ribas

    Entendi, Gilsão: para os filhos dos pobres devem ser criadas oportunidades de trabalho como subalternos desde a infância. Já os teus filhos certamente terão à disposição alguma boquinha em algum órgão público, onde irão assinar o ponto e não fazer porcaria nenhuma, com dois meses de férias, salário nababesco e assistência médica integral tá vendo? Já peguei o espírito do PLO.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito, para brancos e bem nascidos, escolas e colégios bons, e se possível usufruir da sua infância! Aos pobres... trabalho sem qualificação profissional e infância perdida!! Lamentável!!

  11. Amarildo Caetano

    Está lei é mais uma tentativa de retroceder décadas nossa legislação.

    Responda
  12. Amarildo Caetano

    Se o menor com catorze anos tivesse liberdade de escolha ,não escolheria trabalhar,mas concluir seus estudos.Assim não seria mão de obra barata em uma sociedade de mentalidade escra vó crata

    Responda
  13. jose eduardo serrao

    Argumentos escalafobeticos te comparados do artigo de contraponto. Passou vergonha.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Tinha que ser a Marisa Bolsomina.

    2. Marisa Coan

      Não, não passou. Foi realista e inteligente.