Igor Patrick > Em meio a sanções, China busca soluções próprias sem abandonar o mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Autoritarismo e falta de liberdades individuais à parte, a China dá lições ao mundo sobre como administrar a economia, gerar crescimento e atender, o que é mais importante, à s necessidades da população. Quando penso na nossa forma de governo, com um bando de polÃticos que pensam unicamente em se locupletar e arrecadar dinheiro para reeleição (e otras cositas más), e sem nada que se assemelhe a planejamento de longo prazo, chega a dar inveja.
Nao so politicos: como diz Gilmar Mendes : " cada parcela de pequena autoridade se preocupa com seus pequenos saques."
Na economia precisamos da moeda Brics, pra por fim no sustento mundial ao império dolarizado.
Usa e miamista ( pra n falar do ogronegocio) nos jogam no sec XVII
É isso aÃ. PaÃs soberano traça e implementa seu futuro.
Já tivemos nosso momento chinês entre 68 e 78. Ditadura, planejamento econômico e crescimento acelerado. Fomos torpedeados pelo gargalo das importações, já que com o petróleo (que mal produzÃamos) quadruplicando de preço, faltaram insumos para manter o ritmo. O modelo asiático prioriza fortemente as exportações para nunca perder a capacidade de importar o que precisam.
Subiu pq o petroleo subiu e o dollar subiu
Não dá para esquecer, José, que durante o perÃodo militar, que produziu o tal "milagre econômico" a dÃvida externa do paÃs subiu de três bilhões para cem bilhões e só nos livramos desse fantasma há bem pouco tempo. O crescimento da época foi bancado por empréstimos internacionais que até o golpe eram negados ao paÃs como forma de estrangular a economia no governo "comunista" da época.
Na atual civilização o dólar comanda. Como se obtém dólares? Principalmente no comércio internacional, bens, serviços. Nas finanças através de juros e investimentos. As nações devem cuidar da própria moeda a fim de manter uma paridade estável. O câmbio bem administrado pode favorecer exportações. Valorizada a moeda nacional os importados ficam mais acessÃveis. Os chineses sabem como obter dólares, mas a economia global saiu dos trilhos, e a precarização é geral.
Um dos temores dos EUA, é que o dólar deixe de ser parâmetro. Afinal se perderia sua "máquina de imprimir dinheiro", sem gerar inflação. Abrir-se-ia um rombo inimaginável na dÃvida pública do Tio Sam.
Quem compra uma casa ou apartamento na China apenas adquire o direito de usufruto do imóvel a propriedade é do Estado. A China vive um tertius genius um capitalismo de Estado socializante altamente eficiente por sua competente burocracia estatal. Hj são a maior economia mundial na paridade do poder de compra (produção de bens e serviços), produzem mais na indústria, serviços e são o maior produtor de alimentos do mundo embora ainda importem). Nós aqui vivemos um capitalismo selvagem c/ viseira
Quem compra uma casa ou apartamento na China apenas adquire o direito de usufruto do imóvel a propriedade é do Estado. A China vive o socialismo de Estado altamente eficiente por sua competente burocracia estatal. Hj são a maior economia mundial na paridade do poder de compra (produção de bens e serviços), produzem mais na indústria, serviços e são o maior produtor de alimentos do mundo embora ainda importem). Nós aqui vivemos um capitalismo selvagem c/ viseira nos olhos do povo
Enquanto isso nos EUA, um idoso que mal consegue se expressar, disputa com um sociopata showman de im be cis.
Vish, se nao privatizar tudo vai dar errado. Por aqui já nos mostraram a ponte. Esse negócio de investimento nao dá certo. China vai crescer quando abandonar essa ideia ultrapassada de industria nacional. Xi precisa conhecer a Equatorial.
China vai crescer? Já é a maior economia do mundo na paridade do poder de compra (o pais q + gera riquezas em produção industrial, serviços e é a maior produtora de alimentos do mundo (importa alimentos pq sua população é de 1,3 bilhão), mas está investindo na Ãfrica p/ gerar fronteiras agrÃcolas. Trum ligou p/ Jimmy Carter dizendo q a China vai superar a economia a mericana: Carter disse q sim pois a China ñ gasta c/ guerras e sim infraestrutura, por isso, têm + de 10 três balas e os EUA,nenhum
Com o mercado.
Mercado: forma de organização das sociedades que se reúnem para produzir a existência não foi invenção do capitalismo. A questão é como essa organização distribui o produto de todos entre todos visando o bem estar de todos. O mercado capitalista falhou nesse objetivo pois só produziu desigualdade humana e social. Como a China vai organizar isso é algo a se observar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Igor Patrick > Em meio a sanções, China busca soluções próprias sem abandonar o mercado Voltar
Comente este texto