Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Estela Najberg

    É triste constatar que esse discurso "escatoscológico" consegue repercutir em parcela significativa da sociedade. Como disse Nelson Rodrigues: "os idiotas vão dominar o mundo, não por conta de ideias, mas pelo fato de que serão a maioria". O negacionismo dessa gente fez brotar queda na vacinação, em um país que era referência para o mundo na área. Desolador!!

    Responda
  2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Infelizmente é compreensíviel sim, Muniz. Uma parcela expressiva da população se vê representada em afirmações tachativas de machismo. Quanto aos governadores, perceberiam que isso dá voto. Onde vemos grotesco, muitas e muitos veem autencidade, verdade.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Uai, sêo Muniz, mas a barbárie circense (com o perdão dos Circos pela comparação) é marca registrada dessa direita tóxica, não entendi vosso estranhamento. A tosqueira é elemento central à Bozofrenia - chegava até à chancelaria do Arnesto, só mais envernizada. Lembro-me do Quadrúpede-ex-Chefe dançando o "Funk do Bozo", do MC Reaça, naquele barquinho de alguém, em público, filmado. Pantomima de quinta categoria, sêo Muniz. Sua dignidade é que é muita, pra ainda se espantar com o Freak Show Bozô.

    Responda
  4. Dorgival Pedroso

    Bolsonarone sua trupe baixou o nível. Fundo do poço. Duro é saber que do fundo do esgoto tem um monte de gente que apóia.

    Responda
  5. JAQUES BRAND

    Trata-se de uma variante pós-moderna, hiper decadente, do fascismo, que já era fedorento nas origens mas disputava espaços de prestígio cultural, como na arquitetura, na escultura, etc. O fascismo italiano teve algum requinte literário (Mussolini, Pound). Já esses aí são da laia do "puxo o revólver se ouço falar em cultura".

    Responda
  6. Bruno Sebastião Neto

    Quero ver quando o pão e circo começar a faltar ,se sua sociedade vai continuar aplaudir ?

    Responda
  7. Anderson Barreiros de Souza

    Quero ver vocês sociólogos, obviamente esquerdosos, comentarem o desfecho da eleição presidencial da Venezuela. Já devem estar preparando os discursos para passarem o pano sobre o resultado da mesma. Fascismo só na direita. Na esquerda, revolução.

    Responda
  8. bagdassar minassian

    ... são, sim, as táticas de uma estratégia bem definida. E ambos são

    Responda
  9. José Antônio

    Valeu, Muniz! O seu artigo está muito bom!

    Responda
  10. Enir Antonio Carradore

    Que espécie de limitação do entendimento leva um ser vivo a compactuar das farsas burlescas dessa escória?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não faz pergunta difícil, Enir. É mais fácil entender aqueles que compreendem perfeitamente o grau do horror, e ainda assim, botam pilha. São só maus-caráteres.

  11. Anete Araujo Guedes

    Milei e Bolsonaro não passam de dois moleques irresponsáveis, sem um mínimo de decência, decoro, caráter e dignidade. Um encontro sem nada de relevante a ser tratado, um vazio de ideias, propostas e projetos, que culminou na entrega de uma medalha de cunho sexual, algo grotesco, patético, tosco.

    Responda
  12. LUIZ LEAL

    É de se esperar que depois desses espetáculos grotescos e xulos, que deixam clara a total ausência de qualquer resquício de conteúdo aproveitável no cérebro desses mente captos, muitos dos até aqui apoiadores dessa trupe repensem suas convicções. Ou seria esperar demais?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não repensarão. Esperemos o pior e não nos decepcionaremos.

    2. Marcos Benassi

      Eu não vi Bozolóide algum demonstrar sequer leve rubor, caro Luiz. Sei não, acho que a resposta é "sim, seria".

  13. elder bregolin

    Milei, um alucinado com poder e atitudes extremistas que encantam serpentes tupiniquins. Do Bolsonaro pai e filho, e governador Jorginho Melo já era esperado. Do Tarcísio também, afinal faz qualquer coisa pra se mostrar fiel aluno de seu professor, o desqualificado total, idolatrando-o para herdar seus eleitores, por ideologia ou por semelhança de princípios, caráter, espírito público/democrático. A grande imprensa, a elite, os faria limers construindo o novo salvador da pátria. Pobre pátria!

    Responda
  14. Anderson Pereira de Souza

    Esse monstro começou a ser chocado em 2006, eclodiu em 2013 e passou a ser alimentado pela mídia, inclusive por esta, no desejo do golpe ocorrido em 2016. A medalha dos 3 Is tem causas, não esqueçamos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Isso é fato. Em 2014 não se reconheceu a derrota e eleitoral. A benigna, (contém ironia) udn reencarnou e aí está o resultado.

  15. Helano Timbó

    A escatologia em sua dimensão política e imbecilizada.

    Responda
  16. Landson Abercrombie

    Um bolsominion é a falência da Razão.

    Responda
  17. Ricardo Thomazine

    A ultra direita fascista vive do quanto mais escatológico e escandaloso, melhor. fazem questão de demonstrar o racismo, a homofobia, a xenofobia, o neo-nazismo. O espetáculo, quanto mais escancarado, melhor! Garante adesão de mais pessoas. Há de se admirar ( ou não) a quantidade de pessoas que são atraídas por estes métodos.

    Responda
  18. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Só a lavagem cerebral explica os bolsominions

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Lavagem cerebral não. É "sujagem" cerebral, ou seja, fica tudo como está em cérebros já naturalmente sujos.