Cotidiano > Armas e 'homeschooling' afastam evangélicos em SP do bolsonarismo, aponta Datafolha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mario Donizete Pelissaro

    Só por isso? Deveriamos todos nos afastarmos desses arruaceiros por tantas outras razoes. Tais como, rachadinhas, negacao da vacina q causou a morte de milhares de pessoas, roubo de joias, os cheques da michele, invasao de Brasilia, tentativa de golpe, compra de centenas de imoveis com dinheiro vivo, etc. Motivos nao faltam.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

    Acho 600 pessoas uma amostra que não representa o oceano de evangélicos em São Paulo, mesmo só capital. Também questiono se dividiram a amostra de maneira a cobrir de forma representativa a periferia - gigante! seiscentas pessoas deve ser uma dúzia de famílias! - e ainda dividir corretamente por proporção de cada igreja- denominação. Seria bom o resultado, mas parece bom demais para ser verdade.

    Responda
  3. Mario Sergio Pires

    É nítido o descompasso entreff as lideranças evangélicas e as suas bases, cabe ao governo ter competência na comunicação para afastá-lo do Bolsonarismo.

    Responda
  4. Alexandre Sartori Barbosa

    Amém!

    Responda
  5. Gino Passos

    Seria interessante ter acompanhado a involução desses números à partir da infestação bolsonarista nas igrejas.

    Responda
  6. Fernando Palhares

    Afastar evangélico do bolsonarismo é praticamente o mesmo que afastar o Corinthians da fiel. Um cheira ao outro, infelizmente.

    Responda
  7. paulo cesar cruz

    Só ver quem são os principais líderes evangélicos no país, todos muito ricos, pra entender que ética nunca foi o forte entre os evangélicos. Eles só se incomodam quando tem a esquerda no meio,porque a esquerda defende valores humanos e eles defendem dogmas.

    Responda
  8. jose ricardo lee lucio

    Esse povo..."marcha para Jesus"....o que uma bandeira de Israel está fazendo nele? Desde quando Israel é Cristão?

    Responda
    1. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Falta de você se informar. A Judéia (pois é, não existe Palestina, é criação britânica moderna) é o berço do judaísmo, cristianismo e islamismo, e muitos evangélicos consideram a volta de Israel aos judeus necessária para o retorno do Messias. Estudar é bom antes de falar filosofia de WhatsApp.

  9. Andre Moraes

    Não só os evangélicos, mas os paulistas deveriam avaliar se a proliferação das Cracolândias não estão associadas ao fracasso de sucessivos governos da direita. É hora de repensar políticas públicas; algo que a direita definitivamente quer distância, principalmente quando se transformou em bolsonarista, sempre optam por caminhos que mexem com as vísceras de seus eleitores, mas que não dão resultado.

    Responda
  10. Bruno Sebastião Neto

    Essa Orcrim da ul tra direita é um bando de oportunistas que tiveram a esperteza, ou o faro em capturar um sentimento(s) de insatisfação da sociedade em um dado momento ,ensejando todos os absurdos "secretos" que um ser humano possa ter ,felizmente parece que a sociedade estar acordando de um "transe "jamais visto !

    Responda
  11. Aderval Rossetto

    Paulistanos são sempre mais de vanguarda que os demais paulistas!

    Responda
    1. João Carlos Faria

      Bela matéria. Já enviei para um amigo que tem um canal promissor. A maioria dos canais buscam na Folha suas pautas.

  12. Sebastião Carvalho

    São ditos evangélicos que não sabem o que é ser Evangélicos, e que apoiam um tal messias que nunca foi evangélico e que na verdade faz parte de associações criminosas. Se creiam tanto assim, desafios a pularem da antiga torre do Banespa. Fechem os olhos pois é vade...

    Responda
  13. Vila NETO

    QUE VAI E VEM, estas campanhas, tentando minar indiretamente a direita em SP, estas materias, com pesquisas, com olhares diversificados, sao sempre utilizadas para isto. Ja no era tempo de se fazer um jornalismo serio, mais democaticos, e deixarem, as aguas correrem melhor, onde elas tem que fluirem?. Maquiagem, de fatos, ja ficou demode, red iculo,

    Responda
  14. Genésio Marcelino

    Olha...gostei da matéria. Apesar de ser ateu, já imaginava totalmente isso.

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Apesar não. É minha opção. Desculpa aos observadores.

  15. Lis P Junqueira Safra

    Kkkk7kkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      A profundidade do argumento bovino é impressionante.

  16. IVAN MATHIAS FILHO

    Fico contente com a notícia. Há luz no fim do túnel, e não é a de um trem.

    Responda
  17. VICTOR SAETA DE AGUIAR

    Datafolha, datafolha...o tempo passa ...o ano muda...a década muda..porque só as suas pesquisas continuam as mesmas? Inconfiáveis, inacreditáveis, carentes de credibilidade, carentes de ética....totalmente dirigidas para a filosofia que pregam. Isenção zero!!

    Responda
  18. José Mota

    É natural que muitos evangélicos estejam se afastando do bolsonarismo, pois ele representa o machismo, o preconceito, o conservadorismo absoluto, apologia à violência através das armas que ele defende, enquanto o verdadeiro evangélico é muito civilizado. Defende os direitos da mulher e das minorias em geral. É contra a submissão feminina, a discriminação do homossexual etc.

    Responda
    1. João Carlos Faria

      Concordo com você. Mesmo não sendo evangélico.

    2. Vila NETO

      Cara, voces gostam, de se enganarem neh?, se assim, continuem.....

  19. Denilto Carlos de Carvalho

    642 entrevistados e margem de erro de 4 pontos!!! Puxa, nem publique.

    Responda
  20. Wagner Silva

    O Coiso não é evangélico, é Pastor apoiando gente do mundo como eu , vai entender ..

    Responda
  21. Mario Donizete Pelissaro

    O fato é que, independente de ser avangelico ou nao, nao dá prá concordar com as aberracoes ditas e feitas por esse arruaceiro, golpista, rachador, genocida e ladrao de joias. As mentiras proferidas por ele nao enganam mais tanta gente assim.

    Responda
    1. Vila NETO

      quem eh arruaceiro mesmo?, estao falando de voces?

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Wagner até nisso o inelegível é fake.

    3. Wagner Silva

      E ele não é evangélico.

  22. Ernesto Pichler

    Até parece que há vida inteligente entre os evangélicos!

    Responda
  23. André Antonio Santos

    Essas ideias armamentistas e de educação em casa são importadas pelos bolsonaristas ricos dos conservadores dos EUA. Não tem aderência nenhuma na realidade da maioria pobre do povo brasileiro, mesmo entre evangélicos. Qualquer mãe evangélica de periferia sabe dos riscos de arma em casa e filhos fora da escola.

    Responda
  24. Neucir Valentim

    Os que dizem que a bíblia deve ser levada ao pé da letra, em sua maioria desconhecem a Bíblia, vivo no meio evangélico há 55 anos, e sei disso porque caso contrário eles nem poderiam comer camarão, teriam que usar barba, aceitar a liberação da maconha, o apedrejarem o filho rebelde, etc. Tudo texto do Antigo Testamento, ou ainda teriam o morcego como ave , como descrito no pentateuco.

    Responda
  25. Andre Moraes

    Na verdade os evangélicos deveriam se afastar do Bozo por muito mais motivos; primeiro por ele ser o mais próximo que temos de uma encarnação do Tinhoso. Fora a ficha corrida de crimes.

    Responda
  26. jose prado

    Oque a elite evangélica quer é dinheiro e isenção de impostos! O que a base evangélica quer é uma vida digna!

    Responda
  27. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Total ignorância do povo , é isso que a extrema direita quer , são facilmente manipulados , toda pessoa que tem um estudo razoável não cai na conversa desses ditos pastores , a solução é acabar com o analfabetismo

    Responda
  28. Hipolito Lima do Carmo

    O que vejo os fiéis que sustenta esses pastores e seus luxos não têm.voz na imprensa aí pastores falam.na mídia fica parecendo q todos concordam o que não é verdade

    Responda
  29. Waldir Roque Maffei

    As crianças e jovens precisam da interação entre si, oferecida pela escola presencial. Para compreender os valores através da convivência. A tal homeschooling é para quem prefere ficar na bolha. Na bolha não dá trabalho. São iguais para iguais! Sobre armas, nada a comentar.

    Responda
  30. Dilmar Oliveira

    O problema é que se trata de uma população bem ampla e diversa, mas certos pastores, usualmente com fartas ambições monetárias e políticas, tem mania de falar em nome de todos evangélicos. Infelizmente, alguns desses tem forte adesão de alguns de seus fiéis, que parecem ter abdicado do livre arbítrio tão propalado na Bíblia como um dom divino concedido aos humanos.

    Responda
  31. Felipe Araújo Braga

    O crescimento do pentecostalismo tem a ver com uma sociedade pobre, desigual e sem educação de qualidade. Eu sou religioso e respeito outras religiões e quem não tem religião. Aborto e casamento homoafetivo são questões de direitos civis. Onde já se viu alguém ser contra duas pessoas adultas e livres se casarem? Muita falta de civilização e de bom senso.

    Responda
  32. LUIZ LEAL

    Pena que a pesquisa não contemplou (ou pelo menos não foi divulgado) a posição dos fiéis evangélicos sobre o apoio incondicional a Is ra el e seus atos desumanos contra uma população indefesa. Apoio esse professado ardentemente pelos líderes dessas igrejas sob o falso pressuposto de que o povo daquele país seria cristão. Essa pregação tende a levar pessoas a erro, por isso uma pesquisa a respeito seria muito bem vinda.

    Responda
  33. assis furuno

    Mas em compensação a proteção à família, os valores morais, a valorização cristã e o conservadorismo atraem muito mais ñ soh os evangélicos mas boa parte dos cristãos brasileiros ao bolsonarismo, como deveria ser.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Tolinho

    2. Wilson Luiz Antonio

      O cara pratica peculato , que significa rou -bo de bens e recursos publicos; troca de mulher a cada década; defende a proliferação de armas na mão da população civil, corrompe os próprios filhos para a baixa política; insulta minorias; insufla golpes de estado e compara ne -gros a animais, e mesmo assim você acha que isso casa com os valores cristãos verdadeiros? Tem algo errado aí.

    3. Artur Neto

      Dugo exodo..

    4. Artur Neto

      Valores morais é dinamico, Na decada de 60 o biquíni foi proibido no seculo 19 a escravidão era permitido, na biblia exoti podia vender a filha como escrava e não podia trabalhar no sabado. Graças a Deus os valores morais são dinâmicos. Só assim construiremos uma humanidade.

    5. Waldir Roque Maffei

      Que valorização cristã? De pedir grana por cartão de crédito e levar aos paraísos fiscais? Conservadorismo ao patrimônio? As rachadinhas? Kkkk

    6. Felipe Araújo Braga

      Valorização cristã? Ou valorização desses templos de fundo de quintal pedindo dinheiro. Saudade daqueles monges estudiosos e daquelas igrejas góticas. O que vemos é uma falta de cultura sem tamanho.

    7. LUIZ LEAL

      O problema, Assis, é que há muita manipulação por parte de políticos e líderes religiosos que tentam confundir conservadorismo (contra o que não há o que criticar pois é uma questão de foro íntimo) com intolerância. Há uma tentativa clara de tentar impor aos outros as suas convicções. No nosso país, ao contráio do Afeganisão por exemplo, a liberdade religiosa está prevista na consituição e não cabe fazer leis baseadas em religião, seja ela qual for.

    8. Felipe Araújo Braga

      Quais valores morais? Trocar de mulher a cada 10 anos? Tome tenência.

  34. Maria Lopes

    Cristãos e armas? Não são cristãos.

    Responda
    1. João Carlos Faria

      Armas só são necessárias em áreas rurais. Sítios. Chácara. Fazendas. Na cidades policiamento de forma inteligente. E que não seja preconceituoso. Policia deveria ter sociologia. Filosofia. Para atuar nas ruas.

  35. Maria Lopes

    Se os evangélicos pertencem , na maioria, à classe mais desfavorecida econômica e socialmente, como apoiam himeschooling? Eles vão deseducar a prole em casa? O que vão ensinar às crianças em casa? Nos países desenvolvidos muitos acadêmicos preferem fazer isso, mas eles têm alto grau de instrução. Há os milionários que contratam tutores altamente educados. Alguém podia esclarecer isto?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Dilmar, li a matéria com atenção. Embora a maioria não queria o homeshooling, ainda surpreende o significativo número que quer esse sistema. E o assunto merece mais pesquisa. Aproveito para perguntar a razão de ter se sentido incomodado com meu comentário.

    2. Dilmar Oliveira

      A pesquisa deixa claro que a maioria deles não apoia a ideia, e inclusive a matéria esclarece que isso certamente se deve a maioria dos evangélicos serem cidadãos de baixa renda, cujos filhos dependem do ensino público. Antes de criticar, leia a matéria com um mínimo de atenção...

  36. roberto cardoso

    Excelente matéria, demostra o que está acontecendo na sociedade brasileira. Quanto seguir ao pé da letra a Bíblia é atraso de vida. Quem quiser seguir que siga per si, mas não imponha aos outros. Deus me livre!

    Responda
  37. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

    Sério? Valeu, FSD. KKK

    Responda
  38. Edailson Monteiro Rodrigues

    De todas as desgraças que se abateram sobre a humanidade, nenhuma foi ou é tão letal quanto a tal da religião, seja ela qual for.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Essa é a pura verdade. Mas a religião é uma arma manipulada pelos poderosos para manter o trabalhador na alienação.

  39. sérgio dourado

    O Bolsonarismo da Faria Lima e adjacências, não é o conservadorismo da realidade dessas mulheres da periferia à margem desse conservadorismo de prateleira: nem o progressismo. Essas pessoas não têm a vida feita dos que vão protestar nas ruas por pautas tipo homeschooling quando em casa não têm comida pra os filhos; não falarão em armas como os bolsonaristas, pois a realidade do domínio dessas armas em sua realidade é outra. Segurança pra elas é + que operações: é serviço social do Estado também.

    Responda
  40. marcos fernando dauner

    a cidade tem quinze milhões de habitantes e entrevistaram seiscentos e treze gatos pingados . Fenomenal ! Será que encontraram algum corintiano entre eles ?

    Responda
  41. César A C Sanchez

    Liberdade religiosa e respeito, mas não se deixem manipular por falsos moralistas e charlatões.

    Responda
  42. JOAO MORENO

    O bolsonarismo vai bem, obrigado. Barroso fez bravata quando disse que eles haviam derrotado o bolsonarismo. A propósito, eles quem, hein?

    Responda
    1. JOAO MORENO

      Nem derrotou, muito menos destruiu. O bolsonarismo é indestrutível e imbrochável.

    2. Marcos valerio André da silva

      Depende o que vc entende por derrotar, derrotar não é destruir

  43. Jose Roberto X de Oliveira

    Se vc é uma pessoa religiosa e capaz e quer se submeter a interpretação da Bíblia de um bando de pastor que quer ganhar dinheiro é problema seu. Por isso frequenta esse teatro do absurdo. Não venha impor sua crença a outros. Educação sexual ou liberdade sobre o próprio corpo da mulher não deve se submeter a uma lei imposta por ordem religiosa. Não deve ter lei penalizando a pessoa. Que proíbam suas fiéis ovelhas oras! Não as outras.

    Responda
    1. carlos cardillo

      Boa, é isso.

  44. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Só a lavagem cerebral explica certas posições político religiosas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.