Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valter Luiz Peluque

    Em suma, tudo aquilo que a gente sempre soube, agora organizado em literatura. Muito bom!

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Bacana, mas meio óbvio. Abstração significa justamente subtração, simplificação. Teríamos uma visão mais correta sobre quão liberal ou iliberal são os EUA se nos perguntássemos como ficaria o mundo se abstrairmos aquele pais.

    Responda
  3. Paulo César de Oliveira

    A eugenia tem sido muito difamada e mal compreendida. Muitos acham que o extermínio em massa de judeus na Segunda Guerra Mundial foi feita em nome da eugenia quando, na verdade, foi um dos atos mais anti-eugênicos da história, visto que judeus asquenaze tem QI acima da média dos europeus e são conhecidos por terem produzido quantidade desproporcionalmente grande de pessoas de destaque nas mais variadas áreas(cientistas, pensadores, escritores, jornalistas, compositores, diretores de cinema, etc)

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Hernandez, o restante da minha resposta está sendo analisado pela moderação.

    2. Paulo César de Oliveira

      Quanto a hidroxicloroquina, houve alguns artigos da equipe do cientista Didier Raoult, de Marselha, em que o uso precoce de hcq com azitromicina reduziu a mortalidade. Infelizmente, ninguém chegou a fazer um duplo cego randomizado com uso de hcq + azi nas fases iniciais da doença, em pacientes nao-hospitalizados e sem necessidade de oxigênio. Assim, nunca saberemos se esse tratamento era ou não eficaz com o nível de certeza do padrão-ouro.

    3. Paulo César de Oliveira

      Nem racista nem anticientifica, Hernandez. A possibilidade de melhoramento genético animal e vegetal está aí para todos verem. Por que com humanos seria diferente? Características genéticas mais desejáveis ou menos desejáveis(beleza física, saúde física e mental, inteligência, etc) são encontradas em todas as raças. O famoso intelectual negro W.EB. duBois defendia estímulo a reprodução entre os 10 por cento mais talentosos entre os negros americanos("talented tenho").

    4. Raymundo de Lima Lima

      Nhônhô Paulo César ainda usa o termo QI, para medir inteligência? Revela não ser d ramo psi, muito menos está atualizado com pesquisas psi, antropologia, psicologia socilal, psicopatologia. Mesmo o termo eugênia está mal pesquisado, ou conceituado. "Sobre aquilo q não sei devo me calar" alertava L. Wittegenstein.

    5. Hernandez Piras

      A eugenia é essencialmente racista e anti científica. Mas, para quem foi ativo garoto-propaganda da cloroquina, defendê-la é muito coerente.

  4. Marcos Benassi

    Opa, esse seria bem divertido e instrutivo... Até porque organiza aquilo que se vê a olho nu: pô, quando eu nasci, em 7O, ainda havia "lugar de preto" nos EUA - e não falo só de guetos, mas de ônibus. Vamos botar pilha no Kindle e dar uma espanada na preguiça, a hora parece boa pra essa leitura. Grato, Hélio!

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Democracia do big stick

    Responda
  6. Carla C Oliveira

    Com certeza, a história é sempre mais complexa do que as narrativas!

    Responda
    1. Márcio Queiroz

      Na vdd, a realidade é bem mais complexa do que as narrativas. Pois a história já é uma ciência que tenta contar ela mesma.

  7. Matheus Battistoni

    Os Estados Unidos têm uma burocracia militar gigantesca, adotam o protecionismo tarifário, fronteiras restritivas, etc. É um país iliberal, exceto em relação à liberdade de expressão, sendo um exemplo para o mundo.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Exemplo a seguir ou a rejeitar?