Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos fernando dauner

    No Brasil um professor universitário batalha dez anos para conseguir comprar um pequeno apartamento de dois quartos , enquanto políticos compram mansões , por milhões de reais, pagando a vista .

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    A triste pergunta é : Porque milhares de jovens brasileiros, netos e bisnetos de italianos, alemães, suiços , holandeses, ucranianos, poloneses , japoneses buscam cidadania e passaporte dos países de origem de seus antepassados ? Porque estão desanimados com o Brasil e querem ir embora . E são dezenas de milhares !

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    Meu avô paterno chegou aqui há noventa e nove anos. Nunca se naturalizou , mas viveu sempre aqui ,onde morreu . Há sete anos minha filha fez o caminho inverso, porque não encontra emprego decente por aqui. Atualmente ela é pesquisadora e professora em renomada Universidade no extremo norte europeu . Por aqui, pesquisador e professor não têm valor .

    Responda
  4. Alberto Kiess

    Também sou descendente de alemães, meu avô chegou ao Brasil em 1927, mas escondia tudo dos seus filhos por terem nascido na época da 2 G, na esperança de que nunca sofressem nenhum tipo de represália, somente com seu óbito, soubemos sua origem real. Na busca pela minha nacionalidade alemã, descobri que meu avô se desfez de todos os documentos alemães, e após longa pesquisa, descobri o nome em alemão dele, cidade de origem e resgatei a nacionalidade alemã e tomei amor pela pesquisa genealógica!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      história triste a sua !

  5. Aldomar Rückert

    Maravilhoso trabalho do pesquisador Ademir Fey. Parabéns a ele e à jornalista pelas matérias sobre os 200 anos da imigração alemã no RS, a primeira oficial dentre tantas outras que se seguiram no sul do Brasil. A título de contribuição com as matérias, para quem se interesse, sugiro o excelente filme Die Andere Heimat, A outra pátria, disponível no Youtube na versão completa.

    Responda
  6. Mitsi Westphal T Taylor

    Também sou descendente de alemães e resgatei a história do emigrante Hans Hinrich Westphal, meu trisavô.

    Responda
  7. CARLOS ARMANDO KOCH NETO

    Sou descendente de alemães e gostei muito da reportagem, pois me permite pesquisar minha origem. Parabéns a Folha. Oû

    Responda
  8. Jorge Oliveira

    Primeiros alemães a chegarem ao país! " OS PRIVILEGIADOS DEBUTANTES DAS COTAS RACIAIS" Historia do Brasil? Jorge Oba Oliveira.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      comentário ridículo .

  9. marcos fernando dauner

    Quem paga todas essas reportagens ? alguma multinacional alemã ?

    Responda