Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Muito boa reflexão, mas faltou ampliar a situação atual, para além do aquecimento global. Será q precisamos d um novo Primo Levi e um novo Imre Kertész, ambos Pales tinos, para escrever, publicar e denunciar Isso é Um Homem e Sem Destino?

    Responda
  2. florentina alves

    Essa passividade perante o fim de tudo lembra-me a posição da mídia dominante brasileira diante do avanço da extrema-direita. Estão normalizando um risco à democracia e à liberdade de imprensa.

    Responda
  3. Daniel Gomes Pereira

    No meu ponto de vista é uma filosofia que cada pessoa cria com as informações adquiridas do passado, observar o que ocorre no presente e sim traçar um rota para o futuro observando todas as variáveis possíveis.

    Responda
  4. Sinval Aragao

    Eu até que entendo porque o autor escolheu o avanço do nazismo para comparar com a atitude das massas diante do aquecimento global. Creio ser boa a intenção exceto que esbarra em ideologias anti racistas. O aquecimento global é muito mais sério pois afeta TUDO e os poderes não querem fazer nada pra diminuí-lo. Vão retirar e queimar até a última gota de petróleo e e' isso que as grandes massas querem..

    Responda
  5. MARCELO Cunha de Souza

    Comparar a normalização do avanço da destruição da natureza com o extermínio judeu durante a 2a guerra e não colocar os mesmos termos com o que os judeus estão fazendo com palestinos é, no mínimo, levian0

    Responda
  6. Tadêu Santos

    O artigo é terrivelmente assustador e um alerta sobre a cruel realidade que vivemos, destaco o "grau de desumanidade a que o homem pode chegar; sejam os algozes com sua indescritível crueldade, sejam suas vítimas, reduzidas à mais primitiva luta pela sobrevivência". Temos ao longo deste período apontado uma certa 'normose' da Humanidade perante os malefícios sejam da indiferênça das pessoas para com as 'desgraças humanas' largadas nas calçadas por onde caminhamos e com o enfrentamento caótico...

    Responda
    1. Tadêu Santos

      ...mencionado na descrição do autor acima sublinhado, em relação aos impactos da violência das águas e dos ventos, que tantos estragos causam à população de baixa renda, como também a destruição causada aos bens materiais dos afetados. Nos preocupa a frieza dos gaovernantes como também o oportunismo populista em tirar vantagens políticas. A tendência é aumentar a frequência e a intensidade dos eventos catastróficos com desdobramentos inimagináveis...!!!

  7. Peter Janos Wechsler

    Alemanha não invadiu a Hungria que era aliada.. A ocupou em 1944 e foi entusiasticamente recebida pela população local que ajudou no extermínio dos israe litas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marco. Você não estaria confundindo israelitas e israelenses? Israelitas há faz milhares de anos. Ademais, não se trata de termos, se trata de um fato histórico. O colunista se equivocou.

    2. Marcio Vieira

      Se você faz questão de termos corretos, houve ajuda ao extermínio da judeus; Irsael e os irsaleiats surgiram a partir de 1948.

  8. Andréa Haddad Gaspar

    O mesmo para os que dão de ombros ao genocídio, em curso, em Gaza e na Cisjordânia.

    Responda
  9. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Soberbo texto. Houvesse cápsula do tempo recebendo coisas a serem ditas pelos sobreviventes de 100 anos no futuro, transcreveria o texto em papel, talvez a única mídia eficaz a sobreviver ao séc. XXI. Perfeito ao chamar à responsabilidade nós, as pessoas comuns:"se estamos dando suficiente importância ao assunto, se alteramos nossos hábitos, se escolhemos nossos candidatos levando esse aspecto de suas propostas em consideração". E resistir ao bife parece mais difícil do que resistir ao 3ºReich.

    Responda
    1. Rodolfo Smaran

      Use papel acid free.

  10. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Alguns estudos relevantes já mostraram que a Terra pode ser chamada de Planeta Plástico. Por ganância, desinformação e incompetência, toleramos o avanço da destruição do nosso planeta, a contaminação e o esgotamento dos recursos que ainda existem nele. Para piorar, pouco fazemos quanto a poluição por resíduos plásticos, que podem ser encontrados em qualquer lugar do planeta, inclusive em nossos corpos. Enquanto isso avançamos respirando, bebendo e comendo microplásticos todos os dias.

    Responda
  11. Aderval Rossetto

    Nossa culpa a poluição aumentar, porque continuamos consumindo à mais do que necessitamos! Trocamos de celular e computador antes da hora, comemos carne bovina que usa quarenta vezes mais áreas desmatadas que as avícolas ou suínas equivalentes, passeamos de avião e pra longe, usamos carro e não transportes coletivos mesmo existentes, não levamos sacola reusável no mercado... além do negacionismo da direita inculta!!

    Responda
  12. Aderval Rossetto

    Nossa culpa a poluição aumentar, porque continuamos consumindo à mais do que necessitamos! Trocamos de celular e computador antes da hora, comemos carne bovina que usa quarenta vezes mais áreas desmatadas que as avícolas ou suínas equivalentes, passeamos de avião e pra longe, usamos carro e não transportes coletivos mesmo existentes, não levamos sacola reusável no mercado... além do negacionismo da direita inculta!!

    Responda
  13. adenor Dias

    Uma matéria finalizada com a preocupação no aquecimento global! Não é de hoje que há preocupação com as alterações climáticas, porém pouca coisa se faz para evitar catástrofes. Me lembro de uma musica de Roberto Carlos dos 80, cuja não me lembro o titulo, que falava de varias ações do homem prejudicial a natureza, e 40 anos depois continuamos depredando o planeta.

    Responda
  14. Alexandre Cunha

    Impossível o homem ser responsável pelo aquecimento na terra, na Arábia, sempre fez calor de cinquenta graus, as temperaturas e climas são determinados pelos movimentos do planeta, distâncias entre Sol, lua,, terra, e temperaturas dos oceanos, cada região suas características climáticas, exatamente isso que ensino aos meus filhos e amigos. O planeta tem dois terços de água, um terço de matas e gelo, o homem habita um oitavo do planeta e os gases emitidos por ele dispersam na natureza, as plantas

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      amam o gás carbônico e o metano vira adubo ou morre com oito anos. Então companheiro não se preocupe com aquecimento global, estamos entrando numa época de resfriamento, levam vinte e dois anos esta mudança,segundo o climatologista Luiz Carlos Molion.

  15. Luiz Gustavo Amorim

    Texto para lá de oportuno, Sr Bracher. Somaria à essas referências Em Busca de Sentido de Vítor Frankl e estenderia esse estado de torpor e passividade no combate à destruição do meio ambiente a todos aqueles complacentes e mansos com as tentativas de enfraquecer a democracia por essa seita de malucos limítrofes e os safados fantasiados de moderados. Chega de Tarcísios, Zemas e Ratinhos.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Procure ajuda na psicologia social. Leon Festinger, Dunning-Kruger e até Freud podem ajuda-lo a entender e talvez até a sair do buraco de ressentimento, rancor e negação da realidade que você se enfiou. Meus sentimentos à familia e amigos.

    2. Alexandre Cunha

      Caiado é melhor? Qual líder você quer para nossa democracia de perseguição? Este que está aí veio da cadeia, como líder da maior organização criminosa do planeta já vista, segundo apurações e investigações da polícia federal.