Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    Se Trump for eleito, será um desastre para a América do Norte e um risco para o mundo.

    Responda
  2. Marcelo Carneiro da Rocha

    Só que Trump não vai se reeleger simples assim.

    Responda
  3. Alexandre Oliveira

    É um presidente eleito três vezes meu caro, respeitado no mundo inteiro (onde a terra é redonda, logicamente) e encarcerado injustamente. Portanto, experiência é que não falta. A direita vai ter que engolir com espinhos e tudo mais seis anos!!!

    Responda
  4. luiz augusto guimaraes vilela

    Coluna infeliz do Gaspari. Referências muito melhores são Cid Gomes e Bolsonaro; cada qual tirou forte partido do atentado que sofreu. Se tivesse escrito "Lula também tiraria partido" teria chances muito melhores de acertar. E quanto ao radical tresloucado Milei, Lula é espinho na garganta dele, não o contrário.

    Responda
  5. Wil Leon

    Perdeu mané. O Trump esta eleito. Kamala quem?

    Responda
  6. Bruno Sebastião Neto

    Tenho uma opinião contrária ? O Milei é um sujeito louco ,mais calcula sua loucura ,ele não pode simplesmente virar as costas para um país como o Brasil(Todo poderoso nesse hemisfério ) Já o Trump vamos ter problema, como o mundo todo ,mais é contornável ?

    Responda
  7. José Davi

    Lula sempre foi um político de conciliação, em certos casos até demais, mas sempre fez política civilizada e o quando governou nunca excluiu nenhum adversário. Tipos como Milei e Trump tem uma visão muito estreita de política, querem ser servidos, não dialogam, não aceitam o contraponto, instigam nas pessoas violência. O preconceito de determinados jornalistas no Brasil da a esse tipo de política e políticos uma legitimidade perigosa.

    Responda
  8. claudio sander

    Élio é do tempo da assombração, do homem do saco que roubava as criancinhas desobedientes. O menino Lula vai ser castigado porque teve a ousadia de dizer o que pensa sobre o atentado contra Donaldo. Complexo de vira-lata é pouco. Élio, o Gasparizinho camarada.

    Responda
    1. Alexandre Oliveira

      É Antônio, vou descobrir quem mandou matar Celso Daniel e coloco lá no seu grupinho de whatsapp onde a terra é plana e torturador é herói.

    2. Paulo Roberto Isaías

      Falar mal do Lula é um prazer pra muitos colunistas. É preciso respeitar quem se elegeu 3 vezes e elegeu Dilma 2 vezes.

    3. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

      O Lula, deveria ter a "ousadia" de contar ao país quem mandou matar Celso Daniel!!!!!

  9. Humberto Isidoro

    Imagina só. Goulart nada disse. E mesmo assim foi deposto por um golpe que teve a inspiração e auda americana. Tinha até uma esquadra preparada, pronta pra intervir , caso os golpistas tupiniquins não segurassem a peteca. O seu Elio, como se sabe, não gosta do Lula, tem suas razoes, afinal quem bajula a milicada, não tem muito gosto por pessoas que de alguma maneira os pos em xeque. Acho que o bom para o Elio seria um sujeito inutil r ultradireita tipo Mourão, sentado na cadeira presidencial.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Sem falar que o Elio considera golpistas como o Geisel como equivalentes ao Churchill, ao Lincoln.

  10. benjamim picado

    "Imagine-se como ficaria a relação do Brasil com o presidente americano se, em 1963, John Kennedy tivesse se livrado dos dois tiros e o presidente brasileiro João Goulart dissesse uma dessas". imagine se colunistas resolvessem levar a história a sério e parar de fazer hipóteses usando o passado como premissa pro presente. tio elio deveria ler o 18 brumário daquele velho carlão, ao invés de ficar ouvindo tapes de golbery e geisel em casa, in looping.

    Responda
  11. benjamim picado

    "Joe Biden arrisca virar um presidente americano de um só mandato. O grande mistério estará em contar como ele destruiu quatro anos de governo em menos de um mês". quem manda não escolher a segunda como deadline da coluna, tio elio? barrigada rules.

    Responda
  12. Mario Donizete Pelissaro

    O temor pela eleicao de Trump não é só de Lula, nao. É do mundo mais civilizado, das pessoas de bom senso e daqueles que ainda creem no amor.

    Responda
  13. José Antônio

    Espinhos mesmo para o Presidente Lula são 428 camisas amarelas no Congresso.

    Responda
  14. manuel rodrigues

    quem mais ganhou com a sorte do Trump foi a democracia, poder crer. se essa versão original do Bolzo morresse, ele se tornaria um mártir e a democraia iria pro bréjo.

    Responda
  15. David Galdino Marques

    Vamos ser francos,qdo a gente vai ficando idoso, os males aparecem. Gaspari você já está misturando, AM com FM. Zum, fum,chum. Capriche mais com seus comentários.

    Responda
  16. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Colunista ancião, metido a profetizar fatos infundados.

    Responda
  17. Eduardo Elói

    De Washington ele vai governar o Brasil. Vai nomear Bozo ditador do Brasil. Dudu será representante do Brasil junto aos EU. Kkkkk Primeiro ele precisa ganhar pra essa 'fantasia' virar realidade.

    Responda
  18. Vera Luz

    De fato, Elio Gaspari, João Goulart nada comentou sobre o assassinato de Kennedy em 1962 e as relações com os Estados Unidos ficaram excelentes. Tanto é assim que participaram ativamente do Golpe de 1964. Daria para refletir um pouco antes de afirmar certas platitudes? Roberto Gervitz

    Responda
  19. Leila de oliveira

    Elio Gaspari, o eterno colunista, acha que pode ser mais realista que o estadista respeitado globalmente, Lula, eleito por 3 vezes presidente do Brasil. Elio, aposente-se! Seu fígado ( e o Brasil) agradeceriam.

    Responda
  20. Antonio Pimentel Pereira

    Nosso espinho está na ampliação demasiada da carga tributária, está no descontrole de gastos, da dívida pública, na criação desenfreada de programas de governo com baixa eficiência. A baixa eficiência das nossas polícias, da justiça como um todo, gestores públicos são reis aqui, verdadeiros sultões q gastam o dinheiro público sem fiscalização alguma, a elite manda e desmanda,a cgu sozinha cm dois mil servidores, não dá conta de tantas roubalheira, tanto faz biden ou trump, o espinho é esse

    Responda
    1. Antonio Pimentel Pereira

      Muito fraco seu comentário isidoro, sem comparações de governos, falo de governo geral em trinta anos de plano real, com base em números reais, infelizmente polarização política não nos ajuda em nada. O contribuinte é que está espetado, ou seja com o espinho na garganta diante desse cipoal de impostos que chega a um terço do pib segundo a receita federal do brasil

    2. Humberto Isidoro

      Pra informar melhor. A carga tribtaria em 2023 foi um por cento menor que a média do desgoverno do inelegivel. Aontece que muita gente com baixa capacidade intelectual se informa epelos memes da net. A tal taxação das comprinhas foi feita pelo congresso. A reforma tributaria tem como possibilidade baixar a carga tributais para ate vinte e seis por cento. Informe-se direito quem quiser, quem não quiser que fique na crença dos grupos de zap.

  21. Guilherme Torres Godoy

    Nós, aguentamos Bolzonaro por 4 anos, nesse barco estava Trump e seguramos essa peteca, se o Donald se reeleger Lula vai ser o lider da esquerda em seu 4 mandato. A política é dinamica, isso vimos com a extrema direita liderada pelo Reagrupamento Nacional de Marine Le Pen e Jordan Bardella que ficou em terceiro lugar, quando todos falavam da derrota de Macrom os franceses votaram de maneira contundente, foi de 67%, a mais alta registrada durante um segundo turno. Trump pode perder sim.

    Responda
  22. Guilherme Torres Godoy

    Nós, aguentamos Bolzonaro por 4 anos, nesse barco estava Trump e seguramos essa peteca, se o Donald se reeleger Lula vai ser o lider da esquerda em seu 4 mandato. A política é dinamica, isso vimos com a extrema direita liderada pelo Reagrupamento Nacional de Marine Le Pen e Jordan Bardella que ficou em terceiro lugar, quando todos falavam da derrota de Macrom os franceses votaram de maneira contundente, foi de 67%, a mais alta votação registrada durante um segundo turno. Trump pode perder sim.

    Responda
  23. Paulo Jr

    Não precisava o nosso presidente inventar algo genial para ter evitado mais essa sinuca. Bastava imitar o presidente do Chile, de esquerda como o nosso, mas que sabe somar dois mais dois e ficar em uma posição menos desconfortável. Porém, a vida é isso e a catarse do período da governanta parece não ter sido suficiente. Quem sabe na próxima elegeremos um candidato fora da polarização?

    Responda
  24. SERGIO NEVES

    Eu discordo! Presidente que se propõe a governar um país, se diz do bem, do paz e amor, não tem essa de espinho. Tem que engolir o que vier.

    Responda
  25. jose prado

    Azar nosso e dos Yankees!

    Responda
  26. Frederico de Souza Cruz

    Gaspari mais uma vez, não diz nada a não ser seu veneno diário contra Lula. Parece que está exultante com a possibilidade de Trump e com o aumento no espinho na garganta de Lula, mas não parece entender, afinal o que menos importa para Gaspari são as consequências políticas e economica para o pais. Mas parece que gosta de Milei, mesmo depois da reunião do Mercosul, e deve gostar também de katz e Bibi. Qualquer um que cutucar Lula está bom para Gaspari.

    Responda
  27. Marcelo pires

    Imprensa tachando Milei e Trump de espinhos, agora? que estranho, ainda terem visto que são duas lepras braba

    Responda
    1. Marcelo pires

      ainda não terem visto

  28. Alexandre Oliveira

    Lula está acostumado com espinhos. Milei e Trump são duas caricaturas que deixaram rastros perversos na sua história do "se"...

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Coisa que a esquerda não sabe é viver com espinhos. Ficaram todos chorando pelos cantos porque Milei preferiu encontrar-se com Bolsonaro. O comentário do presidente dizendo que quem perdia era ele diz muito sobre o que vocês são e pensam. Sempre se achando a rainha da cocada preta, rosa, branca, etc...

  29. FLAVIO CALICHMAN

    Biden é o melhor presidente americano desde Clinton e eu espero muito que ele não macule sua biografia e seu legado ao insistir em uma candidatura irrecuperável. É bom lembrar o exemplo da juíza Ruth Bader Ginsburg, cuja teimosia pôs a perder um legado até então brilhante e entregou de bandeja a Suprema Corte aos reacionários MAGA.

    Responda
    1. LUIZ SILVA

      O ultimo presidente americano com boa politica externa foi Nixon

  30. Nelson Vidal Gomes

    E evidente que só os bolsonaristas fanáticos - e quase todos o são- sustentam a tese da fraude eleitoral a favor de Lula, mas, a contrário sensu, só os fanáticos em sentido contrário, conseguem negar que Lula fala o que quer e faz o que quer, ou se valendo de seu status jurídico "sui generis" de descondenado pelo STF, ou como quem tem como certa mais uma reeleição. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É o ídolo do Nélson, Felício.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E o Marreco Depenado?

    3. José Freitas

      Não sabemos ainda que potencial eleitoral teriam os fanáticos bolsonaristas e os fanaticos lulistas mas acredito que sejam insuficientes para eleger um ou reeleger o outro. Creio que repetiremos no Brasil em 2026 esse confronto americano entre Trump e Biden e que, como lá, os candidatos à reeleição serão derrotados pelos ex-presidentes. Talvez Lula ainda não tenha atingido o grau de demência do Biden mas ja mostra sinais de que pode chegar lá. Biden e Lula não deixaram herdeiros politicos!

  31. Denis Lima

    El mondo va a destra.

    Responda
  32. ingrid muller xavier

    Elio como sempre hostil a Lulao; que PR disse sobre o uso do atentatado por Trump não só é a mais pura verdade como está de fato acontecendo. Vide o discurso de ontem em que ele explorou a mais não poder o atentado. Que Elio não goste de Lula é um direito, mas daí a condenar falas verdadeiras do PR é maukratismo

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Ele não discordou do que o Lula disse. Apenas frisou que a fala do presidente do Brasil, no caso de vitória do Trump, poderá reverberar ou causar mais embaraço na relação. Questão não é ter razão ou não

  33. Arthur Augusto Rotta

    Comparar o Kennedy com o Trump é um feito e tanto

    Responda
    1. Renato Polli

      Pega muito mal um jornalista do gabarito do seu Elio se deixar levar por falácias de falsa simetria.

  34. Adilton Jose Luna de Andrade

    O que Bob Dylan nunca soube é que Deus não tinha Judas Iscariotes ao seu lado! E quem desconhece isso revela uma profunda ignorância profética!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Se for uma pessoa que aceita sugestão, com mente aberta, progressista, conhecedor de tudo e acha que está certo em tudo, que a direita é a pior coisa que existe, experimenta perguntar se ele existe. Senão, melhor ficar em silêncio!

    2. Paulo Augusto

      Ninguém tem o deus da bíblia ao seu lado porque é somente um folclore religioso.

  35. adenor Dias

    No Brasil, há milhões de Judas Iscariotes.

    Responda