Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A geração de Monika forjou os verdadeiros heróis, que deram o que tinham de mais precioso, a vida, na luta por um mundo melhor, por uma sociedade justa e igualitária sob hegemonia da classe trabalhadora, única que tem motivos de sobra para acabar com a exploração, infelizmente, boa parte da esquerda perdeu o rumo, virou "esquerda"!

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Aqui, a o sacrificio da juventude dos anos 60 e 70. Quantas mentes brilhantes, que poderiam fazer tanto bem ao país, na ciência, nas artes, na boa política, foram caladas pelos brutuctus da ditadura.

    2. José da Silva

      Pois é hoje o que se tem é uma esquerda vendida, distorcida e demagoga

  2. Claudio Monteiro

    Quanto mais livros sobre os crimes cometidos pelo Haich melhor .

    Responda
  3. filipe moura lima

    Interessante.

    Responda
  4. Daniel Guedes

    Monika, mais uma heroína do século XX que morreu corajosamente abraçada a causa do socialismo.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Monika, presente!

  5. Markus Ferranty Ferranty

    As narrativas que descrevem a història , sempre quer enaltecer a subversão , o terror e , sobretudo a falta de criatividade da esquerda . Vide guerrilha Araguaia , terminaram que nem espantalhos de horta ! A democracia de modo geral , embora alguns lugares näo a permitem , custa mais caro do que a virada de mesa ! Os reacionários de hoje , são movidos a grana , mordomia e grandes e abastadas festanças! É isso .

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      As narrativas que descrevem a história sempre querem enaltecer a subversão, o terror e, sobretudo, a falta de criatividade da direita - vide as ditaduras na AL, que terminaram que nem adubo de horta! A democracia, de modo geral, custa mais barato do que a virada de mesa como pretendida pelos golpistas de 8jan! Os reacionários de hoje são movidos a grana de venda de jóias, peculato, negócios escusos com imóveis, mordomia e grandes e abastadas motociatas! É isso!

    2. Eduardo Rocha

      As narrativas que descrevem a história sempre querem enaltecer a subversão, o terror e, sobretudo, a falta de criatividade da direita - vide as ditaduras na AL, que terminaram que nem adubo de horta! A democracia, de modo geral, custa mais barato do que a virada de mesa como pretendida pelos golpistas de 8/1! Os reacionários de hoje são movidos a grana de venda de jóias, rachadinhas, negócios escusos com imóveis, mordomia e grandes e abastadas festanças! É isso!

  6. humberto cavalcanti

    e o sistema eleitoral nos USA e noutros países leva a distorcões, no Brasil também, fazem-se loas ao sistema distrital que é elitista e não aproxima eleitos de suas bases ao contrário do que defende o senso comum e quase todos os analistas políticos midiáticos ou desinformados, ou de má fé),Sem falar que é indireta, o voto popular pra quem não se abstém - e são muitos - são superiores ao voto por eestados e seus delegados. Mas quem leva é a votação dos delegados, 1 por estado , se não me engano

    Responda
  7. humberto cavalcanti

    Nos países desenvolvidos capitalistas e variantes (o sistema é dinamico , variado, assim como o dito socialismo não aquele que a mídia e a lavagens cerebral , inocentes úteis continuam a conceberem estagnados, preconcebem como ortodoxos, mas com muita divergência internas , ainda que poucas venham a público (Na República Popular da China há rica e livre manifestação e debates nas Universidades, mas nao se publicam para o grande público. USA é o país dito democrático de maior desigualdade social)

    Responda
  8. Orasil coelho pina

    Parabéns! Os extremos são exatamente iguais! OrasilRepúblicaDemocracia!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Que discurso chinfrim! Tenta convencer pela repetição sem conteúdo. Quando você me apresentar onde está a extrema esquerda no momento atual, conversaremos.

    2. jose sousa

      Ramses e Moises eram "extremos exatamente iguais"?

  9. Orasil coelho pina

    Parabéns por texto muito esclarecedor! Os extremos são exatamente idênticos, nenhuma diferença há entre Hitler e Stalin! OrasilDemocracia!

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    Estou lendo a biografia da Margaret Thatcher. Já li as biografias da Dra. Zilda Arns, Rita Lee, Michelle Obama, Marina silva, Malala, missionária Gerda Nied . Próxima leitura- biografia de Kamala Harris . Penso que sejam mais interessantes.

    Responda
  11. Darci de Oliveira

    Essa história merece também ser contada pelo cinema. Daria um belo filme de ação e espionagem nas mãos de um Tarantino, por exemplo. Com o pano de fundo da Bolívia e da América latina em geral, com suas cruéis ditaduras alimentadas e financiadas pelos norte americanos.

    Responda
  12. Frederico de Souza Cruz

    O título da manchete vai para a galeria "Manchetes contra o conteúdo". O titulo dá a impressão que nazistas estariam ligados Che e vingaram sua morte. Isto serve de mais um reforço na campanha: "esquerda e direita é a mesma coisa" vote em um "bolsonarista moderado"

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Isso existe tanto quanto o Saci Pererê

    2. Orasil coelho pina

      Frederico os extremos são exatamente a mesma coisa! OrasilDemocracia!

  13. Vinícius Oliveira Santos

    É curioso ver os comentários criticando Monika, Che e o socialismo... Ele não fazem nenhuma crítica em ao nazismo e a ditadura boliviana. Isso revela muito o caráter dos bolsominions.

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      Vinícius, seu comentário é um bom resumo sobre os comentários. Objetivo e evidente!

    2. Vinícius Oliveira Santos

      Nilva, leia meu comentário de novo, com atenção! Eu não estou falando da reportagem, mas sim dos comentários.

    3. NILVA MARIA DE JESUS

      Mas, sr. Vinícius, o objetivo do autor não é apresentar a história da Monika? Tudo que é publicado tem que ser visto pelo viés Bolsonaro e Lula? Isto é normal? As vezes penso que nunca mais voltaremos à normalidade! Há muita desunião e rivalidade entre as pessoas. É uma pena porque o povo é mais importante que os políticos e políticas; mas fanáticos de ambos os lados não percebem.

  14. Raymundo de Lima Lima

    Faltou revelar q Klaus Barbie, q vivia na Bolívia como d Klaus Altman, foi sequestrado e deportado pelo Mossad-Israel, cf. doc O inimigo de Meu Inimigo (2009). Doc recente é Rastreando Klaus Barbie(2017). Bons tempos em q judeus atuavam p capturar e deportar nazistas q viviam sob proteção d ditadores militares de países d América d Sul. O Brasil teve Mengele, Stangl, e outros.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. JOSE RENATO SIMOES

    Coitadinhos deles. Eles não cometem revisionismo histórico e negacionismo por culpa deles. É só o mal caráter e a falta de ética e moral da ideologia deles que fala mais alto em suas cabecinhas.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Também comete-se um atentado à língua portuguesa quando se escreve mal caráter ...

  16. JOSE RENATO SIMOES

    Os minions estão nervosinhos hoje. Hahahaha. É o pasto de má qualidade e a lavagem cerebral.

    Responda
  17. André Luiz

    A autora glamorizou como heroína uma fanática sanguinária. Típico caso onde os fins justificam os meios. Triste Europa, não aprendeu nada com os seus erros passados.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Foi uma heroína. Vingou a morte de Che por fanáticos sanguinários.

  18. Denis Lima

    Que a terra seja pesada para Che Guevara, socialista homobico

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      A terra pesará igual para todos, inclusive para seus ídolos reacionários e homofóbicos.

    2. Vinícius Oliveira Santos

      Você criticou Che e o socialismo, mas não os nazistas nem a ditadura boliviana. Isso revela muito o seu caráter

  19. PAULO CURY

    Vidas jovens jogadas fora por nada, Cuba vive um ditadura e uma pobreza eterna, e busca alguém para explicar o fracasso, a Bolívia eh outro fracasso social. Valeu ter morrido por estas duas porcarias?

    Responda
    1. Jorge Novoa

      Olha a ladainha desse tal Ernesto Pichler....filocomunismo jurássico

    2. Ernesto Pichler

      A qualidade de vida em Cuba e na Bolívia é melhor que no Brasil. O IDH de Cuba é maior, apesar do bloqueio criminoso pelos nazistas "americanos". E Cuba é mais democrática que os EUA.

    3. Simao Pedro Alves Pego

      Embargo econômico realmente mata Cuba e a ilha ainda consegue ter índices extremamente superiores ao Brasil no que diz respeito a Educação, saúde e esporte por ex.

  20. Leonardo Silva de Faria

    Encomendado!

    Responda
  21. Elisabeth Beraldo Faria

    Será que aparece o dedo do tiosan na história?

    Responda
    1. Elisabeth Beraldo Faria

      Corrigindo , desculpe...prezado!

    2. Elisabeth Beraldo Faria

      Presado Júlio, Obrigada pela dica. Vou ler!

    3. julio alves

      Meu corretor ortográfico escreveu errado , é Banzer, Hugo Banzer, ditador boliviano.

    4. julio alves

      Claro que sim! Assim como todo apoio dos ditadores brasileiros da época, Banner teve todo o apoio da cia. Teria também o apoio do gado que comenta aqui , sem conhecimento, repetindo as baboseira ditas pelo seu mito que em breve estará em cana por roubar joias da União!

  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Por falar em máquina de propaganda, isso me lembra a imprensa brasileira, em que a folha tem destaque, no suporte a golpes , sendo o último o golpe liberal que tentou destruir lula. Mas falhou. No entanto não desistiram, continuam ativos esses golpistas da imprensa brasileira.

    Responda
    1. carlos campos

      Perfeito, irretocável comentário!!!

  23. Enir Antonio Carradore

    Essa Monika é uma personagem interessante da História recente. A morte do mandante do assassinato do Che foi cinematográfica, como todos os fatos do entorno. A opção pela guerrilha parece ter sido, também, uma tentativa de “redenção” da história familiar.

    Responda
    1. Renato Almeida

      Pensei isso também. Daria um bom filme ou série

  24. EMANOEL TAVARES COSTA

    Pretendo ler o livro, mas desde logo observo, pelo narrar da ilustre colunista, que a violência só gera a violência. A jovem idealista vingou a cruel morte do ídolo, extinguindo a vida do seu corpo físico e,algum tempo depois, é fuzilada em praça pública. É preciso que o amor substitua o ódio.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Pois eh , Bozo preconizava a morte de ao menos uns trinta mil, matou centenas de milhares, mas lula substituiu esse ódio por amor.

  25. Aderval Rossetto

    Ela e Guevara eram cultos e de formações ricas, daí o conhecimento leva à revolta pelo sistema!

    Responda
    1. Jorge Novoa

      Uma fanática , extremista de esquerda. Perdedora. Mas tivesse triunfado implantaria sua própria ditadura e tirania, mas de sinal trocado.