Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Debie, esquerda sempre igual, parte para o nível de baixo fácil. Evando (s) existem, mas na minha família, muito antiga, era normal colocar nomes diferentes nas crianças. Urbano, Ideal, Djalva (mulher) e Dazima (que é amizade ao contrário) vá entender! mas, minha família jamais votaria em um descondenado do mensalão, petrolão, 11 containers de presentes e agora quase arrozão. Divirta-se com a família em um campo verde, faça um piquenique, fiquem unidos.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Debbi (da dupla?) e Robson vocês precisam sair deste grupinho dos que não estudam, não trabalham, tipo a turma do MST. Não dá certo. Seus pais não votaram nele

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Tirei um b de meu nome americano pra ser mais simpática e brasileira, já no seu caso deve ter sido analfabetismo paterno, Evandro p evando. De uma universidade no exterior envio todo meu apoio ao MST. Se quiser, evando, te mando meu texto em inglês, pq em português vc e seus ascendentes são, no mínimo, iletrados.

  3. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Desde os tempos coloniais, do período imperial e da República Velha até hoje, esses fazendeiros vêm impedindo uma maior e melhor evolução social do país. Até hoje eles possuem uma ideologia retrógrada, principalmente em termos culturais e sociais.

    Responda
  4. Jorge Rodrigues

    É totalmente insensato classificar de reacionário quem se opõe ao MST. Como se sabe, o MST é um inveterado praticante de crimes. Os mais comuns são a invasão de propriedades e a destruição de benfeitorias. As propriedades podem ser públicas ou privadas. Logo, se opor ao MST é um dever de todo cidadão minimamente decente que preze pela lei e a inviolabilidade da propriedade.

    Responda
  5. Paulo Jr

    Rives, eu não odeio Paulo Freire, alias, de onde você tirou o Paulo Freire para essa conversa? Marli, você está equivocada. Alguns líderes podem ter tido boas intenções, mas alguns outros, não foram condenados à toa. Rosinha, você voltou! Interessante que seu argumento em defesa do movimento cite um produto de luxo, produzido em quantidades irrelevantes para alimentar nosso povo (matéria da Folha em jan deste ano). O melhor que o MST conseguiu, foi alimentar as madames e os playboys do Brasil.

    Responda
  6. Gilberto Rosa

    70 porcento do que comemos vem do pequeno produtor, do qual o MST faz parte. Já o bilionário exportador, também produz os políticos corruptos da bancada ruralista, que aprovam venenos proibidos nos países de origem das empresas produtoras.

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Gostaria de saber quanto custou esta coluna de publicidade.

    Responda
  8. RICARDO JOSE PICCOLO

    Muitas das terras desses ruralistas foram griladas e devastadas para plantio de monocultura para exportação.

    Responda
  9. Paulo Augusto

    Sobre a invasão dos grileiros do Pantanal e Amazônia, nem uma linha sequer para puni-los.

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Após ficarem sem ter o que dizer, cessando de vez com as agressões e falsas acusações na CPI do MST, esses grupos ruralistas, da ultradireita neofascista, seguem com a tentativa de perseguição e criminalização. Movimentos sociais incomodam. Os dos sem terra mais ainda. Além de representar um alerta aos têm de sobra, evidenciam a necessidade de uma reforma agrária sempre adiada, negada, relegada a um segundo plano.

    Responda
  11. Joao Braga

    O que a autora chama de "grupos ruralistas reacionários " muitos definem como gente que trabalha duro, produzem alimentos com excelência e defendem suas propriedades de acordo com a Constituição. Dentro da lei é que se resolverá eventuais conflitos e não criando insegurança jurídica, violência e destruição. O texto é claramente politizado com ideias que não deram certo em lugar nenhum no mundo.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Deveria haver uma devassa nos cartórios desse Brasil afora, com colaboração da PF, para desmascarar inúmeros fazendeiros que ganharam falsos títulos de propriedade por meio da grilagem de terras. Todo apoio ao MST!

    2. Joao Braga

      Maria Lopes vc se trai no seu ato falho deixa claro sua antipatia aos que se dedicam a agropecuária. Doutrina do seu lider. Essa pauta não interessa somente aos "bozolinos" mas à gente como vc que nunca deve ter plantado um pé de alface e sai dando ti ro pelo ouvi dizer...

    3. Maria Lopes

      Vc é um deles; já se declarou ruralista aqui e apoia todas as pautas bozolinas.

    4. Joao Braga

      Marcelo Magalhães, cada país tem suas particularidades. O Brasil tem feito RA ha anos com desapropriação de terras improdutivas, infelizmente com pouco sucesso. Muitas famílias sem aptidão e com apoio insuficiente. Modelos mais pautados em ideologia do que funcionalidade. MST na minha opinião faz parte dessa ideologia que não respeita nem a Embrapa, ícone do nosso sucesso agropecuário.

    5. Joao Braga

      Paulo Augusto, o que a esquerda chama com desdem de "ruralista" na verdade é o pequeno, médio e grande, inclusive a agricultura familiar. A família de gaúchos que tinha um pequeno sítio de 15 alqueires no sul, vendeu e foi para MT, depois 25 anos, muita luta e esforço hoje tem 200 alqueires. O que eles são? Para mim heróis do Brasil! Quem criou divisão foi o ex-presidiário, aliás especialista nisso no " nós contra eles".

    6. Paulo Augusto

      Produzem alimento para exportação pois o pequeno e médio agricultor é que fornecem alimentos à população.

    7. Marcelo Magalhães

      Prezado João Braga, a ideia do texto é que se faça a reforma agrária no Brasil. O senhor pode apontar qual país desenvolvido que não fez reforma agrária? Se fizerem a reforma agrária, o MST não existirá mais. O Brasil distribui suas terras a grileiros que constroem latifúndios improdutivos, destruindo o meio ambiente e produzindo commodities para alimentar animais na Ásia e Europa. É contra isso que o MST luta.

  12. Marli Serrão

    FSP, cadê meu comentário para um senhor aí?

    Responda
  13. Helio Sisco

    Qualquer invasor, sob qualquer pretexto, tem que ser repelido.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Inclusive os fazendeiros que invadiram terras indígenas e os que se tornaram "proprietários" por meio de grilagem.

  14. Marcelo Magalhães

    A CPI do MST foi um show. Os bolsonaristas passaram uma vergonha sem precedentes. O MST é um dos movimentos sociais mais importantes do mundo e são responsáveis por comida de qualidade que nutre a população brasileira. Naturalmente que o agrobusiness, criminoso, tem que combatê-lo, como está fazendo agora. Mas não passarão.

    Responda
  15. Paulo Jr

    Minha cara Doutora em ciência política alias, isso existe? Como usar o método científico nesse assunto? Acho que o adequado seria falar em filosofia política, mas vamos em frente. Não tenho fazendas, nem mesmo um pequeno sítio, porém, a essa altura da História, defender o MST me parece equivalente a defender grupos anti-vacina. Qualquer pessoa com mais de quinze anos entende que são movimentos sem sentido, e que apenas servem aos seus líderes, de variadas formas.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Rives, eu não odeio Paulo Freire, alias, de onde você tirou o Paulo Freire para essa conversa? Marli, você está equivocada. Alguns líderes podem ter tido boas intenções, mas alguns outros, não foram condenados a toa. Rosinha, você voltou! Interessante que seu argumento em defesa do movimento cite exatamente um produto de luxo, em quantidades irrelevantes para alimentar nosso povo (matéria da Folha em jan deste). O melhor que o MST conseguiu, é alimentar as madames e os playboys do Brasil.

    2. Gilberto Rosa

      *MST, não falaria

    3. Gilberto Rosa

      A Folha não informa, mas se Paulo estudasse um pouco o Mst não falaria isto. Maior produtor de arroz orgânico da AL, sabe o que é organico? Sem veneno que mata crianças, aprovado por latifundiários grileiros. MST tem cozinha solidária e enquanto o genocida eliminava mais de meio milhão de vidas que a média mudial permitiria, o MST distribuía comida. A Folha é vendida ao pior do agro.

    4. Marli Serrão

      "(...) Não tenho fazendas, nem mesmo um pequeno sítio (...)". Nunca quis. Nunca herdou. Se tivesse estudado História saberia como as terras do seu país precisam ser "retomadas". Torço para que "pessoas" que tem agora 15 anos entendam o que é o MST. E vc já nem estará aqui. Dá para perceber.

    5. Rives Passos

      Defender? Ela apresentou fatos. Se vc tem ou não fazendas é irrelevante. Você deve odiar Paulo Freire, não é? A libertação do povo pobre acontecerá. Chega de servidão!

  16. Julio Shiogi Honjo

    E os fazendeiros invasores de terras públicas do Estado de São Paulo? Cadê a ofensiva?

    Responda
    1. Rives Passos

      Com o Tarcísio liberando terras públicas "de grátis"?. Reacionários fortes interior de SP.

  17. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Nenhum latifundiário ou político, vai conseguir parar a luta do povo sem terra.É um direito dado por Deus, a terra é de todos os seres viventes

    Responda
    1. Arthur Danton

      Sim, o direito à propriedade está na constituição. Mas a propriedade, segundo a mesma constituição, deve cumprir sua função social. Vá se informar, sr. Evandro.

    2. Evando de Abreu

      O direito à propriedade está na constituição

  18. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    O MST é formado por santinhos, só que consta.

    Responda
  19. Lis P Junqueira Safra

    Pega e leve para sua casa

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Não, eles vão invadir sua casa, Zelis! Kkkk

  20. Valdir Machado

    Entendo o ódio e o desconhecimento com um movimento social que questiona um dos pilares do Capitalismo, mas por que não discutir o problema da concentração fundiária e o apoio aos médios e pequenos propritarios? E as ótimas experiências de assentamentos? Será que o agrobussinesss está isento de críticas? Sim, ele paga pela publicidade e elege representantes políticos.

    Responda
    1. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      Conheço 3 assentamentos. Infelizmente em nenhum foram colocados verdadeiros produtores.

  21. Ronaldo Pereira

    20 PL antiMST! E quantos propondo uma Reforma Agrária? Quantos propondo apoio e financiamento ao pequeno produtor que produz o nosso arroz com feijão? Provavelmente nenhum.

    Responda
    1. Rives Passos

      Sim. Os deputados citados representam o que há de mais reacionário no País!

  22. NACIB HETTI

    MST busca promover novas invasões de propriedades privadas.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      O sr tem alguma, sr Nacib? Dá o endereço. Kkkk

    2. Anete Araujo Guedes

      É mesmo?,

  23. julio alves

    Acho que artigos como este estão com os dias contados na Folha, que tem dado muito mais espaço à extrema direita, latifundiários, bancada da bala, etc.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Disputar com o concorrente?! Hj me mandaram "sair de lá" porque mostrei o que ele é. Direita des ca ra da.

  24. José Roberto Pereira

    Se depender desse congresso e dos ruralistas, evangélicos e milicianos que representam, irão revogar a Lei Áurea muito em breve.

    Responda
  25. José Felipe Ledur

    Desde os primeiros séculos coloniais prevaleceu por aqui o latifúndio escravocrata. Sistema que, segundo Gilberto Freyre, viria privar a populacão colonial do suprimento equilibrado e constante de alimentação sadia e fresca. Os latifundiários escravocratas continuam às soltas.

    Responda
  26. José Fernando Marques

    A colunista está certa em apontar o quanto esse Congresso reacionário não entende a necessidade de justiça fundiária.

    Responda
  27. João Carmo Vendramim

    MST, o mais belo movimento social do Brasil. E que desenvolve importante projeto de agricultura familiar e sustentável

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Terroristas

  28. Florentino Fernandes Junior

    Povo mau né camila. ? Sera porque? O mst seria uma org marxista? Radical?

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      melhor marxista radical que genio ci da e fas cis ta

  29. ALOISIO T MIRANDA

    Acerta na análise a colunista. E tudo é feito com apoio dos homens de bem.

    Responda
  30. Rives Passos

    Olhai, Sr. Marco: "Sandra Carvalho aponta que o grupo, formado por latifundiários, comerciantes e políticos, "mapeia comunidades indígenas, rurais, comunid tradicionais e busca expulsá-las de seus territórios de forma violenta, armada e sem autorização judicial". Ou seja, realiza invasões de terras em áreas rurais ou locais ermos no intuito de impedir a utilização do bem pelo seu possuidor —crime de esbulho possessório—, com a finalidade de provocar terror social ou generalizado" Quer mais?

    Responda
  31. Rives Passos

    "pelos deputados federais Caroline de Toni (PL-SC), Messias Donato (Republicanos-ES), Magda Mofatto (PRD-GO), Capitão Alden (PL-BA), Marcos Pollon (PL-MS) e Pedro Lupion (PP-RR), além de Luciano Zucco (PL-RS) e Ricardo Salles (PL-SP), principais articuladores da CPI do MST." Lupion de RR? Então os senhores acima representam o Ogronegócio? De censurado nas vinhas do RS, passando por carvoarias, assassinato e uso do Estado ilegalm?! Lamentável! Falta civilidade a esse segmento do Agro.

    Responda
  32. Evando de Abreu

    Mst invade e destrói. É uma facção terrorista.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Eles vão invadir sua casa, Evandro... kkk É financiada?

    2. julio alves

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Robson J Oliveira

      Acho que voce anda vendo muita televisao e internet... lamentavel muuuu

  33. Rogério Gonzalez

    Parágrafo final brilhante!

    Responda
  34. Alexandre Pereira

    Fora da lei não há movimento social. Grileiro, latifundiário ou MST, é grileiro., ponto. Inércia judicial e legislativa não justificam desobedecer a lei, por mais que a esquerda caviar ache bonitinho.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Robson, afirmando que a moral é o que você define? Sei. Espero que não reclame de extremistas. A lei é o divisor de águas, camarada, ainda que sua aplicação no andar de cima seja vergonhosa, pior ainda, com a condescendência do estado.

    2. Alexandre Pereira

      Rives, toda força da lei neles, simples assim. Quem sabe, os apadrinhados apanhem nos tribunais como pessoas comuns? Nem por isso, dois errados fariam um certo.

    3. Robson J Oliveira

      lamental seria tragico se nao fosse comico

    4. Rives Passos

      Fora da lei? Olhaí quem age assim desde sempre. "Sandra Carvalho aponta que o grupo, formado por latifundiários, comerciantes e políticos, "mapeia comunidades indígenas, rurais, comunid tradicionais e busca expulsá-las de seus territórios de forma violenta, armada e sem autorização judicial". Ou seja, realiza invasões de terras em áreas rurais ou locais ermos no intuito de impedir a utilização do bem pelo seu possuidor —crime de esbulho possessório—, com a finalidade de provocar terror social..

  35. Rives Passos

    "Para a cofundadora da organização Justiça Global, Sandra Carvalho, o movimento "Invasão Zero" é criminoso e atua como uma milícia rural." O StJ já se manifestou que a cf não admite criminalizar movimentos do povo em prol do cumprimento da CF 88. Deveriam negociar uma reforma agrária ampla e justa. E teremos a paz no campo. Sou contra ocupações, mas, os latifundiários parecem ter saudade da escravatura. Só seremos uma grande nação quando o Brasil for para todos os brasileiros. Paz e Bem!

    Responda
    1. Arthur Danton

      O senhor Pauliseli crê no seguinte: "Se vc comprar um pedaço de terra ela é sua e somente sua. Pronto e acabou!" Ledo engano, senhor. Se você adquirir uma terra, terá que torná-la produtiva. É a lei. Já leu a Constituição Federal? A propriedade deve cumprir sua função social. Se não, haverá desapropriação, com as devidas compensações. Vá se informar, antes de escrever impropriedades (perdoem o trocadilho).

    2. Robson J Oliveira

      comece estudando as rachadinhas dos bozos. a ameaca de atentado terro rista que expulsou o bozo do exercito, veja quanto os ruralistas pagam de imposto, ou de juros nos emprestimos, quando pagam? e veja quandos agricultores indegenas e negros foram mostos nos ultimos tresentos anos pelos senhores do Campo e vc vera que o MST e apneas uma acao de legitima defesa. Ah porque vc nao come um pouco de soja com agrotoxico. e pensa um pouco!!!!

    3. Rives Passos

      Prática de Esbulho possessório de forma generalizada, desde sempre!

    4. Rives Passos

      Marco, se comprar e pagar, de acordo. Mas, você e eu sabemos que não é bem assim. Terras públicas, expulsão poss, pist, etc..sei que sabe disso, mas, prefere ouvidos moucos, não é? Comprou e pagou, legalmente, não há que se discutir isso. Mas, estude! Comece pelas capitanias hereditárias e suas famílias. Aí terá melhor compreensão da questão fundiária no Brasil.

    5. MARCO ANTONIO POLISELI

      Se vc comprar um pedaço de terra ela é sua e somente sua. Pronto e acabou!

  36. jose prado

    Que pecado!

    Responda