Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vilarino Escobar da Costa

    Discordo da colunista . Entendo que a desistência de Biden veio na hora certa, tirando da mídia o atentado contra Trump e a convenção republicana e criando, em tempo hábil , um motivo sério de preocupação para a campanha trumpista !

    Responda
  2. José Ricardo Braga

    Multiplicaram-se os alvos de Trump, isto tira força dele. Kamala foi lançada por Biden, é verdade, mas pode não ser a indicada. Se os democratas souberem agir em grupo, como fizeram nesta renúncia do Biden, têm grande chance de fazer um contraponto vitorioso contra Trump - um Influenciador polêmico X um Grupo Responsável e com realizações a ostentar.

    Responda
  3. Henrique Marinho

    Uma litania em defesa do indefensável. O cara está ga gá, e os EUA sem rumo, com o mundo numa escalada nuclear. Nunca o apego ao poder foi tão danoso. Biden será agora pressionado a renunciar. Pelas mesmas razões que deitar concorrer. Não governa mais o país desde o ano passado.

    Responda
  4. Felipe Vasconcelos

    Pedir a Biden para desistir da candidatura não é um pedido fácil. Ele tem ao menos o direito de refletir sobre o assunto. Acho que esse episódio revelou a grandeza dele, mesmo tomando uma atitude contra sua vontade. Se Trump for reeleito, será pela força conjuntural, e não por causa do Biden.

    Responda
  5. antonio mateos

    Caramba, que embrulho, hein! Será que o Biden não vai renunciar à Presidência? Soa estranho (acho) que julgue-se incapaz de concorrer e possa continuar presidindo o país.

    Responda
    1. neli faria

      Mas, ele não foi o primeiro presidente a desistir da reeleição. Johnson, Truman: também não concorreram por causa , acho, da saúde.

  6. Adalto Fonseca Júnior

    Sempre envolve a consciência do eleitor e com que material elabora sua escolha. É assim no Brasil também. Em todo o Estado Nação de regime democrático.

    Responda
  7. Graça Almeida

    Pela análise foi um bom presidente para os americanos conseguiu se impor acima dos nteresses do poder econômico (é possível viu Lula?), mas foi completamente complacente com o massacre dos palestinos e incompetente nas negociações geopolíticas deixando que a guerra na Ucrânia se prolongue sem que seus efeitos desequilibre seus oponentes, China e Rússia, motivo maior para incentivar o fantoche Zelenski na sua aventura.

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Nelia Rios

    Demorou sim, mas dará menos tempo para trump massacrar quem foro próximo candidato

    Responda
  10. Jaciara coelho

    Duas guerras patrocinadas pelo governo Biden. Cúmplice direto do massacre de palestinos e responsável direto pela guerra na Ucrânia. Nenhum mérito desse homem se sobrepõe a violência que seu governo impõe/ apoia a outras nações. Bem-vindo o mundo multipolar.

    Responda
    1. neli faria

      Parabéns. Uma grande analista internacional. O Biden invadiu a Ucrânia e massacrou civis em sete de outubro.

  11. Felipe Araújo Braga

    Não gosto de Biden, endossou todos os massacres de Netanyahu.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Errado Renato, peitou mas piscou. Tem poder de acabar com a guerra se quiser...mas...

    2. Felipe Araújo Braga

      Pois é Renato, os quarenta mil civis palestinos mortos que o digam!

    3. Renato Almeida

      Errado. Ele foi um dos únicos (senão o único) presidente americano na história recente a bater de frente com o regime si o n is ta e dar um ultimato ao Bibi.

  12. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Discordo. Desistiu na hora certa. O Trump vai por os pés pelas mãos de novo (perder sua reeleição mostra que ele é fraquinho), atacar as mulheres, atacar o imigrantes (responsáveis por criar o EUA), e vai perder. Para a desalegria da direita bolsonarista e alegria da humanidade.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Amém!

  13. Marco Antônio M de Oliveira

    Novamente, Lúci(d)a Guimarães em brilhante análise factual.

    Responda
  14. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Lá como aqui a imprensa eh uma máquina que ,originalmente ,deveria defender a democracia, virou uma máquina de propaganda da elite financeira liberal cujo propósito eh destruir QQ broto de progressismo . Nesse intento não há golpe que folha não massageie , as vezes discreta, outras abertamente.

    Responda
  15. Matheus Lourenço

    Excelente análise!

    Responda
  16. ALEX PAES LANDIM NEGREIROS

    Parabéns pelo texto fantástico!

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não se desiste de uma luta antes de começar

    Responda
  18. Maria Lopes

    Mais uma ótima coluna da Lúcia Guimarães.

    Responda
  19. José Bernardo

    A saída de Biden pode ter o efeito providencial (para quem acredita nos valores da democracia) de afastar o risco do êxodo de votos dos milhares ou milhões que não votariam nele em razão de Gaza; é esperar agora que os democratas façam a escolha do melhor candidato.

    Responda
  20. José Roberto Pereira

    Tal qual obituário de Silvio Santos, isso aqui já estava pronto só esperando para ser publicado.

    Responda
    1. celso callegaro

      E o Sr. Pereira considera que esse recurso válido do jorna lismo tira o mérito de um texto lúcido e bem-vindo?