Luiz Felipe Pondé > Santa Inquisição foi feita para matar cátaros, não para perseguir mulheres Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Olá. Não que o Pondé precise e e deixou isso muito claro em muitos veÃculos da comunicação. Ele é um cético lúcido, não um niilista. à queles que deturpam as ideias apenas por inveja, se borram nas calças a saber que nunca serão o último 1/4 do biscoito que resta no saco. Somos sim uns animais em ruÃnas! Querem que eu desenhe? Abraço professor Pondé, mesmo sabendo que não lerás este meu singelo comentário.
O feminismo nunca disse que a inquisição foi criada para perseguir mulheres e sim que ela perseguiu mulheres. Resumidamente tampouco foi criada para perseguir cátaros.
Só porque as repressões instigadas pela igreja e o papa foram bárbaras, isso não significa que os hereges eram grande coisa. Esses cátaros por exemplo, com sua rejeição ao corpo, não me despertam simpatia.
Pondé sempre muito interessante. Gostei muito do texto.
Filósofo doutor bobinho. “Tudo é relativo”, mas “a maldade é inquestionável”. Então, nem tudo é relativo. Poderia ter usado Spinoza para a contingência como origem da religião, mas teve saudade do Eliade. Ainda é fancy se dizer ateu, mesmo que seja irrelevante para o assunto. Como diz o diabo: a vaidade é o pecado que eu mais gosto.
Quando a vaidade tem sua real razão de ser, está perdoada. Dificil mesmo, é a inveja... haja cotovelo para doer. (p/ Maria José)
YING / YANG.
Obrigada pelo assunto de hoje, Pondé. Como já comentei na semana passada, gosto do tema. Como sou leiga não tenho nenhuma crÃtica a sua abordagem. Mircea Eliade está na minha fila de leituras. Talvez os comentaristas abaixo te critiquem menos pelo assunto e mais por ranço de suas provocações de "inteligentinhos" e por seus posicionamentos polÃticos, dos quais também discordo em muitos aspectos. Por hoje, valeu!
Debie, certamente vais aprender mais nos comentário da coluna que na coluna em si. Pondé é uma farsa, lentamente as pessoas estão descobrindo, já quase não tem mais comentários como tinha antigamente. Te sugiro ler a coluna dele Quem crê em conspirações acha que é Einstein e não come ninguém, estou seguro de que definitivamente vais entender a pobreza intelectual de Pondé.
Tudo bem, Daniel, divergir é válido.
Não cara Debie. Se vc prestar atenção verá que as crÃticas tem fundamento, considerando não só o histórico de colunas como essa em particular. E nessa em questão a afirmações falsas e "distorções" nada irrelevante
Acho muito engraçado a turma do contra, criticar a coluna do Pondé. Ele já declarou que não lê esta sessão do Jornal. Então...para que comentar?.
Comento para me divertir
Eu fico curioso com a reação da galera. Leio as colunas do Pondé e os crÃticos sempre são os mesmos, eles retornam toda semana para criticá-lo. Daà eu me pergunto: por que lêem então? Há outros colunistas, outras matérias para deitar os olhos. Não entendo os crÃticos fervorosos do Pondé, eles grudam mais que fã.
É mentira que não lê, mas se fosse verdade não lesse, ao menos serviria para desvendar a farsa junto aos seus fieis. Por sinal, eu também não leio os comentários, tanto quanto o Pondé : )
Eu faço o mesmo que o André Luiz aqui embaixo faz.
Eu comento é para vê a reação dos ingênuos que levam ele a sério.
Aquisição intelectual, cientÃfica, filosófica e religiosa, nada tem a ver com aquisição de virtudes morais.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
IncrÃvel o "inteligentinho" hoje! Foi econômico e menis cruel com os assinantes. Só citou um filósofo que achou na orelha de algum livro de sebo que zndou visitando para escrever a sua habitual . Geralmente pesca uns três, de preferência pouco conhecidos, para exercitar seu cabotinismo na sua baboseira semanal da Folha.
Oxe! Mas tem muita amargura no coração! Quem desdenha, quer comprar. (p/Maria José)
Atribuir a perseguição aos Cátaros na inquisição é de uma desonestidade intelectual inacreditável!
Hoje é segunda-feira, dia de maldade! Dia de desqualificar o Pondé, de desvirtuar o que ele disse. Hoje é dia de babar de raiva, de desrespeitar o colunista. Hoje é 2a feira, dia de questionar a base filosófica do Pondé e de chamá-lo de falso intelectual. Hoje é 2a feira, dia de criticar a FSP por ser plural, por não postar só o que eu concordo, dia de dizer que vai cancelar a assinatura. Hj é dia de maldade...
Leo, você disse tudo, e faço minhas as suas palavras.
Vixi. Parece que tem alguém que fica muito magoado e não aceita que se critique seu Amo Guru
Todo reacionário "inteligentinho" tem esse "fetiche" de ter vivido em algum lugar no passado.
E este aqui, como todo reacionário, seria reacionário lá e naquela época também. Estaria babando com uma tocha na mão.
O mal não é uma ser ou uma coisa. O mal é uma escolha, livre arbÃtrio. Deus não criou o mal, apenas deu ao ser humano a possibilidade de escolher seus caminhos. Ou seja, se há fome, guerra, ódio e afins, foram criadas pelo ser humano. Isto é, o ser humano tem o poder de transformar a vida num paraÃso. Só depende do ser humano. O mal, é um "efeito colateral" do livre arbitrio, grosso modo.
Parte 2 de 2. III - A Inquisição tampouco foi sistematizada para perseguir exclusivamente os cátaros. Esta afirmação é, do ponto de vista histórico, tão leviana quanto seria aquela que você se propõe fazer objeção (a de que a Inquisição foi sistematizada para perseguir mulheres) se ela fosse verdadeira.
Parte 1 de 2 I - O tema apresentado no tÃtulo não é abordado. Há apenas uma menção superficial a ele para dizer que “a Santa Inquisição foi sistematizada e posta em prática para matar os cátaros - e não, como pensa o senso comum feminista, para perseguir mulheres.” II - A afirmação sobre o senso comum feminista é falsa. Esse senso comum afirma que a Inquisição perseguiu mulheres (inclusive), não que o Santo OfÃcio foi sistematizado exclusivamente para tal. ContinuaÂ…
Intimidade não se finge já dizia o poetinha. Erudição também resta claro estar no mesmo campo da intimidade nesta questão.
Uma matéria que confirmar que estou no caminho certo do ateÃsmo. Entendo hoje que o homem não é filho de um Deus com sua semelhança. Se o homem é semelhante a Deus, este Deus é mau sim! O homem não faz nada de bom, se tal feito não for do seu interesse! Criaram um Deus e um demônio, os dois para nos amedrontar. Se nos amedronta , nenhum dos dois é bom...
Só para esclarecer o que você um dia acreditou... Deus, Único e Verdadeiro, criou o homem à sua imagem e semelhança, porém este, com sua arrogância, através do outro, projeção de nós mesmos, quis ser igual a Ele conhecendo a VERDADE, ou seja, a existência do Bem e do Mal, perdendo sua inocência. Daà se deixou levar pelos sentimentos negativos, conhecidos de todos nós, que de certa forma nos dá prazer. Cristo veio para nos mostrar que O Bem, Ele próprio, é o CAMINHO e a VIDA!!!
Conheça a verdade e ela vos libertará.
Pois é Pondé, você não tem tanta cultura quanto vc quer transparecer, se você tivesse feito minimamente uma pesquesa iria descobrir que a Igreja não matou nenhum cátaro, éh, é isso mesmo, vá pesquisar. Mas, sim, a Inquisição começa com os cátaros, mas também não vou te ensinar nada de graça, o espaço aqui é curto, restanto dizer que o que você sabe de Inquisição é apenas folclore, leia fontes série, agora já existem fontes confiáveis.
Exemplos como esse é o que mais tem. Pondé é raso e piccaretaa. Usa dados distorcidos, vulgarizar termos filosóficos etc para passar uma imagem de erudito e enganar desavisados com suas platitudes
Caro amigo Antonio, devemos dar uma desconto ao Pondé, afinal, ele é ateu, ou seja, acredita em qualquer coisa e princÃpio menos em Deus e em qualquer história contada pelos homens desde que seja contrário à religião católica e desde que não esteja na bÃblia. Pesquisar? Diversas Fontes? Ele deve pesquisar, mas só nas fontes que confirmam o que ele já acha que sabe.
Como assim? E a cruzada albigense?
Pois é Pondé, você não tem tanta cultura quanto vc quer transparecer, se você tivesse feito minimamente uma pesquisa, iria descobrir que a Igreja não matou nenhum cátaro, éh, é isso mesmo, vá pesquisar. Mas, sim, a Inquisição começa com os cátaros, mas também não vou te ensinar nada de graça, o espaço aqui é curto, restanto dizer que o que você sabe de Inquisição é apenas folclore, em linguagem de hoje, fake news, leia fontes sérias, agora já existem fontes confiáveis.
Podemos dizer que esse Deus mau é o chamado Demiurgo, um deus louco que faz questão de vernos sofrer. O verdadeiro Deus não esta nas religiões, este sim é o salvador!
É importante conhecer Pondé, assim como era importante conhecer Olavo de Carvalho. Podemos entender melhor de onde vem a estrutura que permitiu eleger o genocida Bolsoguedes. Essa pobreza estruturada e fomentada, travestida de filosofia, dá espaço a colunas como esta, de quem apoia os genocÃdas em Gaza, ataca o islamismo e associa o catolicismo atual, com direito a foto do Papa, as atrocidades do passado, afinal, o Papa também é contra o genocÃdio em Gaza. Manipulações baratas.
Puxa vida Paulo, só Bolsonarista arrependido para achar que Lula é igual ao Bolsonaro. Admitir o erro não é fácil, mas entendo, culpa da bilionária e manipuladora imprensa.
É a mesma estrutura que permitiu eleger o Lula, que é igual ao Bolsonaro, só que de sinal trocado!!! O mal esta em toda parte!!! Não esquece, se for um homem corintiano, não tem problema, segundo palavras do Lula!!!
Não tente entender Marcos, aproveite a profundidade de banheira que Olavo e Pondé tem para te oferecer. Quem sabe Malafaia também te ajude a entender o mundo, esse é só para pra deixar ainda mais confuso na lógica : )
Cara, que bagunça você faz! Mistura tudo só pra puxar a sardinha pra um lado que nem é teu. Coitado. Bizarro.
Os progressistas são dualistas, acreditam num mundo dividido em opressores e oprimidos. Em sua faceta feminista identifica os últimos como as mulheres e os primeiros como os homens.
Veja só como os iniciados "perfeitos" solucionaram definitivamente a questão existencial: Se matavam, renunciando à vida material / carnal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Santa Inquisição foi feita para matar cátaros, não para perseguir mulheres Voltar
Comente este texto