Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Freitas

    A grande questão é saber se o futuro governo Trump vai ou não contribuir para o fim da guerra entre Israel e Palestina e da guerra entre a Russia e a Ucrânia. Acho provavel que sim. Ele tem a força que Biden nunca teve. As posições diplomáticas do Brasil nesses dois conflitos são perfeitamente defensáveis e de nada adiantou apoiar Biden que simplesmente as ignorou. O que pensa Kamala Harris sobre esses dois conflitos que possa justificar o apoio de Lula e do PT que torcem pela sua vitória?

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Cara, você é alucinado. Seu fascismo pulsa em cada palavra irrefletida de sua postagem. E pensar que gente como você é o que mais se tem visto neste jornal.

  2. José Freitas

    Parece que Lula e o PT aprenderam a lição de não se intrometer nas eleições - quando democraticas - de outros paises. O erro de ter apoiado ostensivamnte Sérgio Massa contra Javier Milei na Argentina tem trazido grandes problemas de "relacionamento pessoal" entre os presidentes e. certamente, causado mais desgaste junto ao empresariado. No caso das eleições venezuelanas é diferente. Todo mundo sabe que serão fraudadas à favor do ditador Maduro e a omissão do Brasil não passara desapercebida.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Você só pode estar brincando. Milei é fascista, agrediu o governo brasileiro, declarou que o bozo deveria não aceitar a derrota, xingou o papa e Macron. Um desatinado.. Os argentinos lúcidos têm, em relação a ele, a mesma sensação de desespero de conviver anos com um alucinado como nós tivemos de viver aqui com o bozo. O cara se aconselha com cachorro. Você precisa acreditar nas suas convicções e inventou uma interpretação estapafúrdia dos fatos políticos. Milei não é exemplo pra ninguém.

  3. Wil Leon

    O Luiz e suas analises esdrúxulas: então Biden, o bom velhinho, atrapalhava?

    Responda
  4. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Comparem-se as análises da Folha e a de outros jornais, daqui e do mundo, e se verá um jornalismo pequeno, provinciano, comprometido com a fofoquinha. Todos os governantes democráticos, inclusive o governo Lula, desejam o mesmo: que Trump perca. É simples. Que jornalismo pequeno, inferior.

    Responda
  5. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O governo Lula e todos os governos democráticos do mundo desejam profundamente que Kamala impeça a vitória de Trump. Isso é tão óbvio. Os brasileiros sensatos também desejam isso. Mas a Folha põe a posição do governo Lula como se fosse uma exceção. A Folha, nessas horas parece não ter posição, né? Só que tem e é sempre no sentido de desestabilizar as coisas por aqui. E por quê? Para não perder o leitor bozo-trumpista que lê este pasquim. Que jornalismo baixo, pequeno, inferior!

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      José Freitas, a sua análise pode ser válida, mas não é verdadeira em se tratando de Folha. É um jornal fraco, provinciano, tendencioso; de má-fé.

    2. José Freitas

      Qualquer jornal ou outra midia que tome partido "ostensivo" à favor ou contra Trump presta um desserviço aos seus leitores. A função do jornalismo independente é fazer suas análises à partir de dados e informações que não estão disponiveis para o público em geral. Cabe aos leitores formar sua propria opinião no confronto de análises divergentes. É óbvio que tambem os veiculos de informação são empresas que tem seus interesses comerciais mas, na medida do possivel, não deveriam ser percebidos.

  6. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Lula havia declarado apoio a Biden. E na Venezuela declarou apoio a quem? Não seria importante para os brasileiros leitores e para os 2 milhões de refugiados venezuelanos no Brasil saberem através de um jornalismo sério de forma clara a posição do Presidente do Brasiil? Com vergonha de declarar apoio abertamente ao companheiro ditador Maduro, segue na falsidade e fingimento, marca registrada de ex presidiário.

    Responda
    1. José Freitas

      Apesar de ser um "macaco velho" na politica Lula sempre comete erros ao se intrometer nas eleições de paises democraticos, desrespeitando seus eleitores. Aconteceu com a Argentina onde seu "inimigo" venceu e poderá acontecer nos EUA com a provavel vitória de Trump. Onde ele poderia ganhar algum respeito da opinião pública mundial seria de intrometendo "positivamente" à favor de uma eleição limpa e que respeitasse a oposição na Venezuela. Por afinidades ideologicas não o fará!

    2. Wilson Luiz Antonio

      Todos os governantes com mais de dois neurônios evitam declarar publicamente apoio a um candidato na Venezuela. A torcida dos que pensam é para que o povo venezuelano e ninguém mais resolva seus problemas de forma pacífica, sem manipulação externa.

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lula não critica amiguinhos ideológicos.

  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    É só ler as análises e notícias de outros jornais, do Brasil e do mundo, que se vê o quanto a Folha delira. Essa fixação em des ancar o governo Lula é patética. A questão interessa ao mundo todo. Há quase uma convergência de opinião, mas o jornalismo da Folha não consegue ver.mais nada que não seja o que pode desancar o atual governo brasileiro. Que jornalismo pequeno.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      José Freitas, "hajam" (verbo haver = existir é oração sem sujeito, deve ficar sempre no singular, nesse caso; não quero ser gramatiqueiro, mas esse "hajam" incomoda muito). No mais, a minha crítica se dirige à Folha. O que o governo Lula espera é o que todos esperam: que Trump não ganhe. Quanto ao resto, você pensa o que quiser. O certo é que graças à coalizão que derrotou o bozo, ainda estamos conseguindo sustentar a democracia por aqui.

    2. José Freitas

      É muito bom para os eleitores e para a democracia que hajam analises diferentes entre os diversos veiculos de comunicação. Essa é a essência da liberdade de opinião só garantida em paises realmente democraticos. Obviamente em paises de partido unico , de esquerda, e com imprensa "controlada" como desejam no Brasil essa variedade de analises não estão dispoviveis para os eleitores. É o caso de Cuba, da Venezuela, da Nicaragua, da Coreia do Norte, da China, etc. etc.

  8. marcio jose albino

    Parabéns.

    Responda
  9. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha é obcecada por Lula. A desistência de Biden é avaliada da mesma maneira por todos os governantes do mundo. Que jornalismo pequeno!

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      José Freitas não gosta de Lula e vai buscar paralelo com Biden, como se tudo tivesse que ser marcado pela imitação. Não sei se Lula vai concorrer, mas ele é muito mais forte que todos que aparecem no horizonte de possibilidades - goste-se dele ou não. Eu ficarei com o que puder ganhar no campo democrático, ou seja, com Lula.

    2. José Freitas

      Biden não desistiu por vontade propria. Ele foi "desautorizado" pelo seu partido de cometer suicidio politico prejudicando tambem as eleições legislativas. O Partido Democrata ainda tem esperanças de que Kamala Harris vença Donald Trump mas sabe que é uma tarefa muito dificil. O objetivo maior é manter ou ampliar sua bancada no Congresso para continuar influindo na opinião pública. Uma lição para o PT repensar seu candidato em 2026.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      O governo Lula espera o que todos os governantes sensatos esperam. Não há nada de mal nisso. Não vivemos a era Bozo, como talvez a Folha quisesse.

  10. Klaus Serra

    Acho difícil, a política norte americana é polalarizada igual a nossa, aqui estamos vivendo uma crise exisrencial de candidatos a bons presidentes. Lula já passou, Bolsonaro nunca era pra ter vindo, Dilma então... Moro? Hadadd? Ciro, o descontrolado? Complicado...

    Responda
    1. José Freitas

      O fortalecimento da direita no Brasil e no mundo é a resposta politica que os eleitores vem dando aos seus dirigentes corruptos e incompetentes. A reeleição do Lula deve ser descartada pelos mesmos motivos que afastaram Biden da disputa americana. O impedimento imoral para que Bolsonaro volte à disputa em 2026 apesar dele ainda não ter sido condenado não ajuda a esquerda. Muito pelo contrario. Fez surgir meia duzia de nomes respeitáveis para a retomada do Poder. Lula não tem sucessores.viáveis!

    2. LORENA PARDELHAS

      Haddad seria, ou será, um presidente excepcionalmente bom.

    3. Genésio Marcelino

      Solução? Aponte-a, por gentileza!

  11. David Zugman

    Artigo pra la de ridículo. Que coisa mais triste o alinhamento deste site.Muita presunção encontrar o Lula na realidade americana.

    Responda
  12. andre lunardelli

    Kamala vai virar a eleição. Bozo e L bem que podiam seguir o exemplo doe Biden, né?

    Responda
    1. José Freitas

      Será que o Lula irá indicar seu vice - Geraldo Alckmim - para sucedê-lo em 2026 - como fez, contra sua vontade, Joe Biden? Será que vai apoiar o Taxxad que vem sendo criticado até mesmo dentro do seu partido? O exemplo americano deveria ser observado tanto pela direita como pela esquerda no Brasil: O "personalismo" na politica é prejudicial à democracia. Bolsonaro tem vários candidatos para apoiar e não deve concorrer. Fora o Taxxad que pode fracassar como ministro da Fazenda Lula não tem outro!

  13. leonardo oliveira

    O Governo tem que estar focado no Brasil .Muitas coisas no mundo doméstico para serem resolvidos.A situação por aqui não está nada boa.

    Responda
  14. leonardo oliveira

    O Governo tem que estar focado no Brasil .Muitas coisas no mundo doméstico para serem resolvidos.A situação por aqui não está nada boa.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Não me diga. A inflação e o desemprego estão fora de controle? Como estão as reservas cambiais, e o risco-país? O dólar já está a sete reais e o preço do combustível saiu do controle e as pessoas estão passando fome como antes? Enfim, estamos como em dois mil e vinte e dois? Ah, esses são só minios rs

  15. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O jornalismo de má -fé da Folha persiste. Quase tudo que se lê é blefe.

    Responda
  16. Bob Pereira

    Chega a ser ridículo...as chamadas apelativas da Folha. Critica a polarização política, mas investe fortemente nisso. Absolutamente tudo é na base de um contra o outro. O país não merece esse tipo de mídia, não ajuda e atrapalha muito!

    Responda
  17. Andre Moraes

    Folha virou tabloide de fofoca. Esse tipo de reportagem não ajuda em absolutamente nada o país. É o tipo de assunto que não cabe falar sobre pensamentos e comentários de assessores. Deixe para publicar se o governo se manifestar oficialmente através da liderança e dos canais oficiais. Expor o país a um líder tóxico americano em busca de vingança interna e externa não é nada prudente; mas é preciso sempre alimentar os anti-patriotas bolsonaristas.

    Responda
    1. José Freitas

      Imprensa boa e com credibilidade é sempre de "oposição". Fora disso é propaganda do governo através de suas SECOMs, pagas com dinheiro público. Somente em paises totalitários a imprensa espera pelos comunicados "oficiais". O prestigio dos jornalistas esta na sua capacidade de antecipar noticias desagradaveis como no caso das denuncias de licitações fraudulentas. Qualquer informação inveridica que possa ser considerada prejudicial ao governo pode e deve ser confrontada com fatos incontestáveis.

  18. José Afonso Mota Mota

    Eu penso que a eleição de Trump é uma coisa que já pode ser dada como certa. Os governantes devem se preparar para conviver com ele. É claro que Biden fez a coisa certa, os democratas vão perder sem ele, mas também perderia com ele, e a culpa ficaria nele.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Camarada, Trump falou apenas mentiras desde sempre. A vitória dele representaria uma falsa realidade. As pessoas verão que não podem excluir outras pela cor da pele ou religião. Ele é um racista e não pode ser eleito.

    2. marcio jose albino

      Não teria tanta certeza nisto.

  19. Flávio Sasso

    Extra! Extra! Governo Lula!! A Folha gosta de causar. Talvez ,precise.

    Responda
  20. Paulo Carmo

    Engraçado que após as ameaças de Maduro, dizendo: "que se não ganhar, haverá guerra civil e banho de sangue", Lula diz que a Venezuela elege quem quiser. Porque a mesma fala não cabe às eleições dos Estados Unidos? No Brasil precisa acabar esse negócio de político de estimação. Lula apóia Maduro, mesmo com o extremismo. Estamos vivendo a política de apoio ao crime. Lula é ladrão, Bolsonaro está na berlinda. Está faltando caráter em nosso país...

    Responda
  21. Luís Santiago Málaga

    Corretíssimo, o momento é de proteção entre nações democráticas

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    Pensar não paga imposto ainda então pense de boca fechada.

    Responda
  23. José Rafael Novaes D'AMICO

    Kieto , kieto . é o melhor remédio.

    Responda
  24. Genésio Marcelino

    Nesse momento, presidente, fique calado para o bem da nação!

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      Troica, todos kietos .

  25. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Folha de São Paulo sabe tudo sobre o que o Lula pensa ou deixa de pensar.

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      Se pensar já está de bom tamamanho .

  26. Sebastião Correia de Amorim

    Ainda é muito cedo, mas acredito que a saída do Biden da disputa eleitoral muda completamente o cenário eleitoral nos Estados Unidos. Vamos aguardar para ver o que acontece; torço pelos democratas.

    Responda
  27. Gustavo Bozola

    Independente do vitorioso, espero que não tenhamos grandes impactos! Não compactuo com nenhuma das ideias propagadas de Trump, mas espero que, como chefe de estado, nosso presidente, ao ir em desencontro ideológico, mantenha a diplomacia em favor do bem-estar econômico e político brasileiro.

    Responda
  28. MATILVANI MOREIRA

    Essas pessoas que fazem muita bravata não são boas para a política. Enfim uma verdade vinda do Lulad. De bravatas ele entende!

    Responda
  29. Joao Braga

    "Pessoas que fazem bravata não são boas para política " disse Lula sobreTrump. E o ditador amigo que disse "se perder poderá haver um banho de sangue" na Venezuela. O que pensa Lula desse ditador que levou a fome e desespero a milhões de pessoas? Talvez o mesmo que Boulos ao julgar Janones, amigos a parte. Hipocrisia!

    Responda
  30. Waldir Roque Maffei

    Qualquer fato que ocorre no mundo, os jornalistas da Folha criam narrativas para colocar Lula no meio do cenário. É hipocrisia.

    Responda
    1. Gustavo Bozola

      É de grande importância para os países capitalistas o desenrolar das eleições americanas, já que, a depender do resultado e ideias a serem colocadas em prática pelo presidente vitorioso, haja impacto na economia de todos. O posicionamento de Lula determinará o futuro da nossa economia. O dólar segue sendo a moeda com maior potência e influência mundial.

  31. Nelson Vidal Gomes

    Lula e seu governo deverão aproveitar o exemplo de Biden para tratar da própria sucessão ou renuncia a favor de Alckmin, que não é um "descondenado" pelo STF. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      José Roberto. Penso que nenhum ser criado está distante de quem o criou,de-se a esse o nome que se queira dar. O Filósofo Espinosa com muita propriedade o chamou de "natureza e suas leis" . Outros o concebem como a "grande unidade" que corresponde a dizermos que somos todos "dedos de uma mesma mão". Nesse caso, "esquerdistas" ou os que assim se auto-denominam sem o serem, não seriam mais dedos do que qualquer um outro da mesma mão. Namastê!

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Acho que Lula e Júlio Lancelotti estão mais próximos a Deus do que certas pessoas que usam o nome de Deus para fazer dinheiro e obter poder por meio dos incautos.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Cada fanático acredita na narrativa que mais atende a seu "ego imaturo". ( Freud- Psicologia das Massas e Análise do Eu). Por outro lado, já desafiei a todos os que me acusam de apoiador do " inelegível" para deslegitimar minhas críticas a Lula e seu PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) a encontrar dentre meus 17 mil comentários neste site,( coluna F5) um único no qual o tenha defendido, e não o fizeram. Namastê!

    4. Samuel Fagundes

      Engraçado, alguns "cegos" teimam em dizer que o Presidente Lula é um "descondenado". Band!do foi o juiz traidor que o condenou sem provas, mas "por convicção". Esses mesmos cegos não querem ver que seu "idolo" ( cada um ioolatre a quem quiser) comprou mais de 51 imóveis em dinheiro vivo. Seu ídolo e sua famiglia

    5. Paulo Augusto

      Lula é inocente até que se prove o contrário e não irá renunciar porque está fazendo o país decolar: PIB crescendo, inflação baixa, desemprego baixo, investimentos chegando e superávit na conta.

    6. Marcos Medeiros

      Para de falar besteira sem noção, apoiador de inelegível.

    7. Nelson Vidal Gomes

      Não Janja! Afinal porque seu Ministro da Fazenda não poderá sucedê-lo?!Este é um primeiro grande passo para a Presidência da República. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  32. Getulio Cunha

    Qual a diferença de Biden e Lula hoje … Nenhuma ! As bobagens propaladas são as mesma, com a diferença que Lula é um machista e misógino disfarçado

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Viajou na maionese.

    2. Waldir Roque Maffei

      E o teu Bozo? roubar jóias, vender no exterior, fazer rachadinhas, não falar bem das mulheres, fazer motociatas.

  33. Paulo Sales

    Mentira. O governo lula não espera isso.

    Responda