Joel Pinheiro da Fonseca > Kamala pode ter números, mas Trump conta a história Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Se Kamala fosse afro-descendente teria alguma chance como essa marca. Mas é descendente de indianos. A India fica na Asia. Estive em trabalho na India. Não se consideram negros.
A esquerda é boa, nas redes sociais, em fazer boicote a grande empresas. O resultado é o ESG, governança ambiental, social e corporativa. Além do mais, pelo progressismo fazer parte do stablishment (elite intelectual e cultural, e mÃdia), isso gera um certo acomodamento na esquerda, em atingir verdadeiramente o povo. As redes sociais criam canais de comunicação alternativa que blindam o stablishment, minimizando o valor de ser hegemônico entre as elites.
Parabéns. Gabaritou no olavismo.
No mundo da Internet e das redes sociais, grupos são enganados através de mensagens mentirosas, de um lado e do outro. O problema poderia ser mitigado se houvesse parlamentarismo e voto distrital. A qualidade do parlamento seria outra com voto distrital. No voto distrital todo mundo conhece o representante de seu distrito e fiscaliza o seu voto, e no parlamentarismo o governo cai se performa mal. O presidencialismo não funciona mais no mundo da Internet e das redes sociais e precisa ser mudado.
É muito fraquinho esse Joel. E pior: sabe muito bem que boa parte dessa dissonância entre realidade e narrativas se deve a comunicadores "mal intencionados" como ele próprio. Não por acaso tem suas contradições inevitáveis: se o atual governo entende que pode melhorar sua aprovação mudando um dado da realidade (ou seja, diminuindo o preço dos alimentos), isso por óbvio quer dizer que ele está preocupado com um dado da realidade e não apenas com a comunicação
Biden não deixava Trump tão pra trás, faz parte dos falcões americanos, que na década de 90 se fortaleceram junto a indústria bélica e participaram de todos governos desde então, alimentando a indústra com vidas pelo mundo. Sérvia, Afeganistão, Lybia, Syria, Iraque, Ucrânia, Is r ael e por ai vai, fora golpes com seus batedores de continência as estrelas. Kamala, para chegar neste posto, e ter apoio da imprensa, já se vendeu faz muito tempo, mas acho que pior que Trump não é fácil.
Gente, esse Joel me dá uma preguiça… vou ler mais não.
Esse Joel é bolsonarista
Triste ilusão, achei que o Joel iria despoluir a Folha depois da ida para o Globo news. Fizeram até um face lift nele, pra ficar mais bonitinho, por fora. Agora o Camarotti tem outro além do Deméntrio para dar chineladas. A bilionária elite do atraso, dona dos grandes meios de comunicação, sabe bem escolher seus jagunços.
O Lula vai perder de lavada em outubro. Fora PT
Joel, pela primeira vez concordo contigo. A bolha é assustadora. Como furar e libertar o sujeito que é o nó do borogodó. Bozo matou mais de setencentos mil brasileiros, afanou milhões em joias, falsificou carteira de vacinação e ainda existe gente que o adora.
Joelito, se os números não batem com a opinião pública, talvez se deve a como uma certa mÃdia que contrata gente falar conceitos abstratos na machete com um sentido e falar o oposto no corpo do texto. Pra cada bonde da história que a gente vê circular por aà a van (sic) filosofia também faz questão de mostrar que também quer levar algum lugar, que lugar é esse entre os dois polos que você mostra?
Dentro da urna de votação não vai a história de ninguém mas somente números.
Joel, aqui e lá ainda se ressente dos efeitos da inflação desenfreada pós-covid. Aqui, mais do que lá, se sofre com combustiveis e alimentos carÃssimos. Lá, ao contrário daqui, não se cogita aumento de impostos e novas taxas sem contrapartida. E por fim, aqui não temos perpectiva de melhora, diante do déficit trilionario recorde, ao inverso de lá.
Kamala tem a vantagem da novidade, isso sempre conta numa eleição. "Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou."
Lá como cá, eleitores acreditam mais em mentiras do que em verdades, não fosse isso, não existiriam os polÃticos de estimação, os tais falsos mitos ou salvadores da pátria.
como o voto lá não é obrigatório e apenas os fanáticos (leia-se WASP) vão votar , a única esperança da sra. Harris é que os afro-americanos e os latinos votem. - nos democratas .
Infelizmente para todos nós, Trump tem a orelha furada por um tiro, e isso vai impressionar o gado da mesma maneira que se deu no Brasil da facada. É difÃcil a educação, cultura, conhecimento, bom senso, etc, vencerem o marketing do atentado. Os EUA seguem para um cenário incerto e assustador, se o ferido vencer.
E que histórico criminal e moral o dinossauro do Trump tem. Comprar silêncio de uma ex atriz pornô para esconder a infidelidade conjugal, tudo que os ditos conservadores são contra. Condenação por violência sexual, eufemismo de estupro. Maquiagem de balanço de suas empresas para obter vantagens em empréstimos e sonegação fiscal, coisa de Al Capone. Fora que foi eleito com a ajudazinha do seu chefe Putin, quando foi eleito presidente graças as fakes news.
Em termos de ideias Kamala se mostra excelente com um bom discurso e defendendo a classe média que é a classe que mais trabalha e se mantém por seu próprio esforço, sem apoio dos outros. É a cara da nação. Na prática e nas ações entretanto ela precisa melhorar. Na questão das fronteiras que ela ficou encarregada não foi nada bem. Vamos ver e torcer.
Herança, falcatruas, fraudes, e ataques a padrões civilizatórios exposição midiática, vide programa, 'The Apprentice'. Milicias digitais e suas estratégias, surgimento de riquezas e poderes desmesurados dando espaço à estupidez ( Trump ou Musk e Zuckerberg no ringue). Nada disto parece nos chocar, tudo foi normalizado. Trump não conta a história, ele apenas se apropriou da narrativa do ressentimento e da frustração incitando os baixos instintos na sociedade.
Trump conta estória, sem H no inÃcio da palavra!
Joel patético!
Totalmente patético
Quer dizer que fazer polÃtica para diminuir os preços de alimentos é populismo. Parabens ao colunista. Arrecadar mais dos extremamente ricos também é? Que várzea se tornou nossa imprensa...talvez isso explique o crescimento da extrema direita atual.
Eu não sei o que achar do Joel Pinheiro ,eu acho que torce por Trump ,mas mascara ,eu realmente não entendo como alguem pode não torcer fortemente contra o desastre que seria uma vitória de Trump um renomado incompatente e ladrão para o mundo democrático
A meu ver nessa coluna o autor näo torce a favor de ninguém, nem contra ninguém; ele simplesmente analisa a situacao atual e mostra os fortes e fracos de cada candidato.
Ela se diz Negra mas não é, simplesmente é uma ativista de esquerda, imaginem essa mulher a frente do famoso Botão dos mÃsseis? É por isso que o Obama não endossa sua candidatura, sua esposa Michele seria a melhor opção pois teria ele como respaldo e poderia enfrentar o Trump mano a mano.
Bom, se até o Barnabé parece reconhecer a tragédia que seria para o mundo a eleição do Trump..ainda há salvação para a humanidade.
Esse é o comentário de alguém que ainda vive no século XIX...
falou o barnabé que sabe tudo conhece até a famÃlia dela que coisa
A batalha de Lula, do PT, é no campo da comunicação. Trata-se de resgatar o diálogo com as bases, lÃderes comunitários e sindicais, trabalhadores da área da saúde, da educação, segurança pública etc. Seu trabalho incansável, responsável, produtivo não está alcançando a população.
Daniel, falar em pedalinhos nessa altura do campeonato! O momento está mais para joias surrupiadas, carteira de vacina falsificada, crimes de peculato ou rachadinhas, utilização da Abin em benefÃcio de seus interesses, tentativa de abolição do estado de direito, golpe de estado etc.
Após o governo desastroso do inelegÃvel, Lula deveria estar bem melhor. Está fazendo um bom governo, mesmo com todos os Liras.
Quanto ufanismo, agora sim o pobre e a classe média vai mudar a sua opinião em relação aos rei dos pedalinhos e sua trupe.
não sei o porque desse seu comentário mas então me diga como ele sobe nas pesquisas?
Não está alcançado pqe não tem mais alcance, simples assim. Tdo tem seu ciclo, o do Lula está terminando.
A censura mequetrefe é muito pior que qualquer violência verbal na internet.
A arrogância dos intelectuais é surpreendente e risÃvel. É igual no assessor de Clinton, que ficou famoso dizendo que "...é a economia idiota", ou no Joel, que fantasia uma autonomia do campo narrativo. Pior, Joel projeta a sua arrogância no governo Lula, em um diagnóstico simplista de que, para aqueles que ele vê como populistas, todo problema se reduz à comunicação. É difÃcil começar qualquer conversa nesses termos. Não, o cidadão branco do meio oeste americano não descende dos neandertais.
jornal que censura, que vergonha.
a direita mente, sempre.
Ambos.
O Joel me faz lembrar do general Bedell-Smith: eu sempre espero o pior e nunca me decepciono.
Será q esse crescimento de PIB esteja mascarando a decadência da indústria? A parte de tecnologia cresce e a indústria diminui. A renda média pode estar crescendo mais devagar que a inflação?
Ignorância polÃtica é mundial.
No Brasil, curiosamente a desconexão se dá entre os números da economia real e a percepção de veÃculos de imprensa, que têm a sua visão atrelada à do mercado financeiro, enquanto a economia prática e o emprego melhoram. Correndo por fora, muita gente morando nas ruas, pessoas que ainda não tiveram a atenção do Estado tanto quanto precisam. Confere?
A "isentalidade" de Joel deixa sempre margem para a dúvida: estará ele expressando preocupação diante do real problema que é a sobreposição da narrativa fake à realidade, ou esfregando as mãos de satisfação, como o canastrão da anedota do Paulo Autran?
Faltou citar que Trump mantém a narrativa de fraude eleitoral e pode tentar outro episódio de golpe. E por fim tem uma questão que nem Trump resolveu apesar de falar. A decadência tecnológica americana é visÃvel, perde a corrida pra China. E se as fábricas saÃram de lá, é decisão do neoliberalismo. Pra voltar eles querem quais salários? Pagarão o dobro no IPhone pra fazer lá? Duvido
Mas o Joel não acredita que o neandertal do meio oeste americano tenha capacidade cognitiva para entender o que se passa.
Quem vai lembrar do inico passado de Trump vai ser a Kamala Harris contando os mais de 30 processos que ele tem nas costas, inclusive de sonegação e abusador de mulheres. Tá lascado!
Trump conta mentiras! Kamala conta as falcatruas de Trump!
pior é que a mentira pode vencer já vimos esse filme
Os evangélicos tvez estejam se cansado do discurso de preconceito e ódio de Malafeia e Falaciano. Esse último nega aos fiéis até o justo direito de buscar apoio da polÃciia para se protegerem da violência. Muito já se dão conta de q suas atividades polÃticas buscam lhes dar poder e dinheiro e q suas ambições são pouco criistãs.
Um mundo em que cada um tem sua própria realidade: as redes sociais nos tornaram a todos esquizofrênicos?
É uma lástima que mentirosos como Donald Trump ainda tenham espaço na mÃdia e em um partido polÃtico que se pretenda sério e honesto!
O Kataguiry atual da Folha quis dizer ficção, Estória com E.
Original e pertinente a observação do articulista. É mais ou menos como falar de "sensação térmica". A temperatura apurada pelos recursos tecnológicos nem sempre corresponde à sensação das pessoas. Tanto que, nos últimos anos, a divulgação de sensação térmica tem sido cada vez mais privilegiada nos noticiários. É importante estarmos atentos para o fato de que indicadores, limitados em suas interpretações, podem "perder" para a força de convencimento de narrativas. A verdade? Quem sabe onde está?
Retórica, caro sofista. A verdade é filha da maiêutica e vem à luz através da dialética. A contraposição de ideias expõe o mentiroso. A sensação térmica que menciona não é nada mais que um delÃrio febril de doença coletiva e epidêmica que contamina o cognitivo de quem tem uma mentalidade com baixa imunidade. A mente vacilante que não reconhece a verdade e a mentira é a que não se vacinou com o estudo e o conhecimento. Agem como os que atribuÃam explicações sobrenaturais aos fenômenos da natureza
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ué? é tão difÃcil assim observar q salários acima da inflação não fazem cócegas no empobrecimento agudo causado por décadas de desindusrialÃzação e financeirismo? Por aqui, sete anos de renda decrescente entre os mais pobres exigem mais q alguns meses de relatórios com bons indicadores econômicos.
Excelente colocação!
Joel me fala da dÃvida interna dos eua. Você sabe que já ultrapassou os 34 trilhões de dólares e imprimir dólares não vai quitar a dÃvida dos eua. A cama lá vai sofrer para resolver esse dilema.
A dÃvida dos EU vêm de anos, decadas e 90% dela advém de apoio as guerras há mais de 50 anos e essa dÃvida pra eles é considerada secundária.
Engraçado como uma mulher consegue deixar com as pernas tremulas até o mais convicto macho. Apesar do homem Laranja contar com suas bravatas, ele não contava com a desistência do cambaleante Biden e a entrada de uma adversária poderosa. Agora Trump deve chorar no banheiro igual a sua contraparte aqui fazia.
"Furacão Kamala Harris" irá trazer os Estados Unidos novamente à democracia e ao jogo limpo, por isso os republicanos e Trump estão desesperados. "Hurricane Kamala Harris" will bring the United States back to democracy and fair play, which is why Republicans and Trump are desperate.
O nome disto é "wishful tinking" kkk
Joelzinho, o Trump está com setenta e oito anos. Não achas que está old? Senil (afinal, suas falas parecem narcisistas, neuróticas e esquizofrênico as.). Seria senilidade, Joelzinho? Ou essa, argh!, essa "narrativa" só vale para para os adversários da democracia? Joelzinho e Pondé. Que dupla, hein, Folha Pan!
Paulo César, sim. Está tudo bem. Agradeço sua atenção! Só para registro, não apoio o fascio. Espero que isso não te incomode. Fique bem!
PC chama de perturbado quem não condivide seus valores fascistóides e deseja paz aos outros. É a normalidade bozista.
Roberto Freira, ficará. claro quem é o maleducado qdo a moderação. apagar seu comentário maleducado.
Sua mente me parece um pouco perturbada, Rives. Tá tudo bem com você?
Tive, sim, Senhor Roberto! Por isso mesmo defendo não usar o nome de Deus em vão; defendo justiça, civilidade e condições dignas para os cidadãos brasileiros. Nessa direção repilo os ideais e valores de seus Ãdolos (suponho), com destaque a desonestidade intelectual, aqui me referindo ao Joelzinho e o inteligentão. Fique bem! Em Paz!
Kamala tá te deixando nervoso, Joelzinho?
Acho que Joel vai ganhar outro perdeu mané não amola outra vez. Kamala vai atropelar o alaranjado.
Cara, achp que vc comentou outro texto. Ou tá sofrendo do mesmo mal dos terraplanistas, que é o de se fazer de vÃtima
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Kamala pode ter números, mas Trump conta a história Voltar
Comente este texto