Mercado > Lua de mel entre Milei e mercado acaba após dúvidas sobre plano econômico Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NEY HAMILTON MICHAUD

    A culpa é do Conan, o falecido mastim inglês que dá conselhos sobre economia ( através de uma médium) para JM. Se fosse um Schnauzer ou um Dachsund, alemães, daria pra confiar. Cães ingleses não são muito versados em teorias econômicas.

    Responda
  2. Celia Moura

    "Não priemos cânico!"

    Responda
  3. Petrônio Alves Corrêa Filho

    O neoliberalismo (que a Folha apoia) nunca deu certo. Pelo menos para o povo.

    Responda
  4. EMERSON TRINDADE

    Mel de fumo

    Responda
  5. andre lunardelli

    As medidas iniciais de MIlei foram na direção correta, mas a âncora cambial, de agora, está errada e vai colapsar se não mudar. O correto agora seria migrar para um regime de metas de inflação, com meta a partir de 2025.

    Responda
    1. Tuiuan Almeida Veloso

      É mais fácil o Milei falar que vai levantar um troco pro país dando aula de tantra que algum investidor sério realmente acreditar que um governo sem recurso nenhum e já tomando medidas extremas vai conseguir realmente cumprir algum regime de meta, sem que aconteça nenhum choque que aumente ainda mais sua impotência. A verdade é que tão descobrindo, como Macri descobriu antes, que a retórica é fácil, mas o receituário neoliberal padrão não funciona diante do tamanho da crise.

  6. Luiz Carlos D Oliveira

    O engraçado nisso tudo é que lá o mercado é a foi estão pouco preocupados com a inflação, aqui dão importância enorme. Confira +- no meio do texto

    Responda
  7. Ricardo Candido de Araujo

    Plano econômico? Que plano econômico? Esse cara nunca teve um, ao contrário, são apenas idéias soltas, sem conexão umas com as outras, jogando para a torcida, que é grande, e que não dá a mínima para a situação de quase miséria que ele impôs a boa parte da população argentina. Sério candidato a sair da Casa Rosada pela porta dos fundos, com a população em seu encalço.

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    vocês sabem qual a profissão mais antiga do mundo ? aquela galera que criou o caos , antes que um cirurgião plástico tivesse criado a mulher . É polissílabo, começa com E e acaba com A . .

    Responda
  9. Jairo Ramos

    Na Argentina, ao trocar dólar por pesos, me senti rico... Era muito dinheiro, mas logo vi que não valia nada...

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    descobriram a pólvora .

    Responda
  11. Ricardo Sá Miranda

    Tá na cara que o mercado é comunista... Kkkkk

    Responda
  12. Marcelo Barbosa

    Cada economista tem uma opinião diferente sobre problemas que ocorrem com a moeda, no caso do Milei, ele aposta no monetarismo para resolver o problema do câmbio e da inflação, ele não está errado, mas há falhas no sistema argentino de emissão de moeda dando muita autonomia para que Bancos emitam pesos, isso é ruim, o Brasil só conseguiu resolver o problema da hiperinflação tirando essa autonomia dos Bancos no passado.

    Responda
  13. gustavo henrique nardo

    Moeda forte, economia fraca. Vão acabar com o varejo, indústria e fortalecer agro extrativismo exportador. Estão seguindo a cartilha do FMI a risca. De certo a população será a maior prejudicada. Deveriam perguntar para eles e não para bilionários o que eles acham das medidas.

    Responda
  14. Hipolito Lima do Carmo

    # todos bolsonarista mudem pra Argentina porque lá tá a melhor economia da América Latina ai nos deixam em paz

    Responda
  15. Amarildo Caetano

    Demorou para acabar está lua de herda

    Responda
  16. Cesar Mensch

    Nem tanto nem tampouco. Se na sua familia vc gastar mais que recebe por um tempo, ok, resolve. A longo prazo a tendência é vc estar endividado ao extremo. Um país não deixa de ser uma família em grande escala. Nome disso é bom senso, saber gastar e somente o que pode. A matéria foi uma crítica ao meu ver.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E o investimento ??

  17. Paulo Afonso Bisol

    A Argentina continua um tango triste...

    Responda
  18. Marco Medeiros

    Já a lua de mel do Milei com a Folha, continua a mil

    Responda
  19. Cesar Mensch

    O gráfico tem o título desvalorização do peso, só expressa uma relação. No caso o gráfico para baixo demonstra a desvalorização do peso. Invertendo o gráfico, valorização do dólar. Mesma coisa!

    Responda
  20. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Controlar a inflação reduzindo a quantidade de pesos em circulação? Isso me parece o Plano Collor 1.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Até que dá certo Xará, mas tem que ter também uma saída: aumentar a oferta no médio - longo prazo

    2. José Dias

      Só faltou surrupiar o dinheiro das contas. Talvez porque lá pouca gente deixa dinheiro no banco. Preferem dólar embaixo do colchão.

  21. Frederico de Souza Cruz

    Se você quiser zerar a coluna de déficit de uma empresa em situação ruim, basta fechá-la. Milei não é um economista mas apenas uma figura simplória que por defender os clichês do terraplanismo economico,( corte de gastos, austeridade fiscal, dolarização) se transformou no herói da motoserra e dos ultraliberais. Quando nada der certo vão dizer que foi por barbeiragem de Milei e não porque o neoliberalismo não tem respostas para economia real, mas apenas para planilhas.

    Responda
  22. Frederico de Souza Cruz

    Economia de um país é muito mais do que uma planilha de corte de gastos, jogo monetário e agradar o mercado. O mercado financeiro está interessado no jogo das bolsas e no mercado do dólar sem preocupação com a economia real. Já passamos por isto e a inércia inflacionaria foi combatida de forma muito mais inteligente, e mesmo assim o apego às planilhas e o esquecimento da economia real levou a uma recessão econômica pós-plano real. Economia não é para bestas ideológicas.

    Responda
  23. Mario Donizete Pelissaro

    Se eu sou investidor na Argentina, ficaria bem desconfiado...no minimo. 1o Milei anuncia que vai vender dolares no mercado paralelo. Depois diz que vai enviar o ouro, reserva nacional, para outros paises. Coisas inusuais, estranhas e com cheiro de mutreta.

    Responda
  24. Nilton Silva

    Esse boludo, assim como todos os aliados do Bozo, não passa de uma piada. O tal mercado é insaciável. Certo está o Lula em se preocupar primeiro com o social.

    Responda
  25. Eduardo Farias

    Já tiraram os bilhões em barras de ouro da Argentina e mandaram pra Inglaterra, então o trabalho já tá feito.

    Responda
  26. Carlos Telles

    Texto e gráfico traduzidos pelo google tradutor, geralmente fica muito ruim e errado.

    Responda
  27. Carlos Artur Felippe

    Que gráfico esquisito é esse, Folha, com um dos eixos invertido? Desse jeito, vão precisar de um desses para representar a sua propria credibilidade. Tomem tenência!

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Rssss, vire o celular se fica mais fácil

    2. Neber Fava

      É só para deixar bem claro que o está caindo é a moeda argentina.

  28. Jorge silva

    "JESUS NÃO TEM DENTES NO PAÃS DOS BANGUELAS" Já dizia o Titãs

    Responda
  29. Marcos Araujo

    Com estas medidas Milei é sério concorrente ao premio IgNobel de Economia. Depois de destruida a economia a inflação volta com força

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Sim, pelo jeito ele está em uma armadilha, primeiro empobreceu a população retirando a indexação de forma abrupta, agora se deixar o dólar mais livre o dólar oficial vai encostar no paralelo e gerar inflação.

  30. max ribas

    Qualquer país do mundo que coloca os interesses dos agiotas internacionais acima dos interesses de seu povo está fadado ao fracasso. Os "objetivos finais" de Milei são a mesma coisa que a "solução final" do bigodudo austríaco: eliminar pobres e índios. Governo de estancieiros é assim.

    Responda
  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Sistemas financeiros são complexos, dificílimas de serem controlados por decretos de força ignorantes do meio social em que vivem. E assim age o liberalismo em sua plena insensibilidade. Banqueiro eh como um parasita, suga o corpo , ate a morte, depois parte pra outro corpo.

    Responda
  32. Enrique Castro

    O estrago do Milei vai muito além da economia. Alinhamento incondicional a USA e Israel, culpou o Iran pelos atentados da AMIA, base militar americana na Terra do Fogo, saída dos BRICS antes de entrar, compra de F16 sucata, entrega do lítio, fim do programa nuclear, envio de parte das reservas em ouro para a Inglaterra, abdicou da soberania em Malvinas... e posso continuar o dia inteiro. A visão deve ser mais ampla, não somente na economia (e nem isso está indo bem).

    Responda
  33. Valdo Neto

    A única solução viável para o Milei resolver seu problema é pedir alguns bilhões de dólares para o seu amigo rico, Elon Musk. Pobres argentinos, caíram no conto de um populista lunático que não tinha e não tem um plano, apenas devaneios alucinados. Esse governo não termina.

    Responda
  34. Francisco Carlos Mayer

    Esse governo já nasceu morto, é um cadáver ambulante como o de Evita Perón

    Responda
  35. wilson mazza junior

    Só andar pelas ruas das grandes cidades argentinas e ver o aumento dos miseráveis e sem teto...bom dia!

    Responda
  36. Jorge Rodrigues

    A iniciativa do Milei está correta. Emitir dinheiro é a principal causa da inflação. Ressalta-se ainda que as iniciativas do Milei permitiram haver superavit primário e uma substancial queda da inflação. Porém, as reformas têm que ser intensificadas para a Argentina sair de sua longeva crise (provocada quase que exclusivamente pela sucessão de governos peronistas).

    Responda
    1. Neber Fava

      Uai, mas já foi noticiado que o Governo Milei está imprimindo mais moeda que os governos anteriores.

    2. Rives Passos

      Ou seja, vc propõe que elimine a metade da população Argentina?! Bizarra sua proposta! Mas, como o cara é louco, ele pode aceitar. Afinal é alguém desprovido de empatia!

    3. Valdo Neto

      Jorge, parece que você conhece tanto de economia quanto eu de astrofísica, ou seja, nada. Se parar de emitir moeda resolvesse os problemas da inflação e do dólar, simplesmente não existiriam em nenhum lugar do mundo. A solução do Milei é aquela famosa gambiarra sem noção que muitos até brincam por aqui perguntando se a Nasa já viu aquilo quando aparece uma.

    4. Guilherme Magalhães de Carvalho

      Mais um 1 di ot@ querendo negar o óbvio. Vai pra Argentina, Gadhão!

  37. Hercilio Silva

    Política de terra arrasada. Derrubando a inflação à custa da miséria. Custo político disso é conhecido. O show de orgulho em ser tosco tem hora pra acabar.

    Responda
  38. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Dado o "cavalo de pau" , agora o risco, se não tiver habilidade derrapa e não alinha no rumo certo. Esses choques econômicos, Brasil e Argentina já conhecem bem de tempos passados, fracassados. Torço pra que esse dê certo.

    Responda
  39. Antônio Augusto Soares

    Em economia primeiro os fatos, depois a explicação. É sempre assim.

    Responda
  40. Antônio Augusto Soares

    Em terra que falta pão, todos falam e ninguém tem razão.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Discordo, Antônio. Se falta o pão, todos têm razão (de reclamar).

  41. Antônio Carlos de Paula

    Até as reservas de ouro da Argentina esse maluco da extrema direita está mandando para o exterior. Está jogando o país num buraco sem fim.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Aí o ouro já vai estar na Inglaterra ou na casa ao lado, facilitando pegar, Néh River

    2. Rives Passos

      Se a Inglaterra cofiscar por causa da dívida com rentistas ingleses e estunidenses.?!

  42. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    Segurar o CÃMBIO é uma medida completamente errada numa economia. Já fizeram isso aqui e o dólar ficou valendo R$ 0,80 de REAL, os mais veteranos devem se lembrar disso. O resultado foi um aumento vertical nas importações que começaram a minar as reservas. Comprar arroz da Indonésia e feijão do México ficou mais barato do que produzir aqui. O câmbio flutuante é a melhor medida e Milei pode estar incorrendo no primeiro erro HETERODOXO de seu plano.A falsa impressão de PESO FORTE pode ser fatal.

    Responda
    1. Tuiuan Almeida Veloso

      Mas se não segura o dólar, a inflação volta disparar, ainda mais que o componente inercial lá jamais foi completamente subjugado, como fizeram aqui em 1994. Se a inflação dispara, somado a um cenário já bem grave de recessão, desemprego e pobreza, o caos social pode ir a um nível impensável, no mínimo o governo perde completamente qualquer base popular que possa ter entre os que ainda não se prejudicaram.

    2. Carlos Amorim

      Sim, mas o que Milei está fazendo é tentando dizer ao mercado que em algum ponto, o governo tem a preocupação com subidas e descidas drásticas do câmbio. Se o mercado está maciçamente apostando que o peso vai desvalorizar, dar um susto na especulação, pode ser um bom caminho para afastar as maiores apostas nesse sentido e facilitar o trabalho de estabilização.

  43. Enrique Castro

    Já vi muitas artimanhas para enganar o leitor, mas apresentar um gráfico com o eixo das Y invertido (o preço do dólar cresce para abaixo)... essa realmente nunca vi. Essa é demais.

    Responda
    1. Fernando Araújo

      Também reparei no dólar que sabe pra baixo. Gráfico inédito!

    2. Marcos valerio André da silva

      Vire o celular que ele fica do jeito que vc sabe ver, rssss

    3. Fabio Camilo Reis

      É a coisa mais estranha que já vi. E para complementar a sua estranheza, porque confundir tudo, é utilizar somente uma cor com diferenças de tons, somente utilizaram azul e dois tons de azul praticamente igual, porque não utilizaram vermelho, amarelo e azul?

  44. Rives Passos

    Detesto Milei e reacionários do seu naipe. Mas, esses especuladores são uma doença para as economias. Como todo Parasita, enfraquece o hospedeiro. De a até z, progressista até ultrareacionário.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.