Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    Parabéns, ao governador por essa vitória. O governo não tem que se meter nessa área e focar em segurança, saúde, educação. Mais nada.

    Responda
    1. Mauricio de Oliveira e Silva

      Esse seu discurso está associado a filosofia política da Idade Média (século XIV, XV e por aí vai) criada pelo então burguesia comercial para iludir o povo e inflamar a Revolução Francesa, quando esta mesma burguesia tomou o poder e nas suas mão está até hoje.

    2. Marcelo pires

      Esse governador está mancomunado com o que há de mais espúrio e viga rista do empresariado brasileiro.

    3. Daniel Marques

      Os comunistas de iPhone chorando pela venda do controle da estatal está salvando o dia. Vão mandar fazer uma faixa atualizada do "privatizar a Telebrás é calar o Brasil".

    4. jose vanzo

      Em um monopólio natural é sabido ,desde os tempo do Adam Smith, que em serviços públicos ,por ausência de concorrência , os preços as produções tem que ser controladas pelo Estado..O governador errou feio e prejudicou toda a população atual e futura e também favoreceu a poluição das águas, porquanto a empresa privada não investira no tratamento dos esgotos. Vide o caso Manaus.

    5. Lucas Gomes

      Ah claro, saneamento básico não é assunto do estado e sim dos empresários e seus doces corações tão preocupados com o bem estar da população. Faz-me rir, pobre de direita!

  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Pobres de direita merecem as 'vantagens' q virão com a privataria. Nos outros eh que não merecemos.

    Responda
    1. Marcelo pires

      Na Argentina esse pobres (de Direita) já estão se beneficiando dessas "vantagens"

  3. Francisco Jose Longo

    Enquanto o mundo re-estatiza o saneamento, São Paulo com o filhote do Bozo, privatiza.

    Responda
  4. Ricardo Achilles

    Que alegria contagiante. Parece até festa de formatura. Eu acho incomum isso, tanta festa pela privatização de uma empresa. Deve ter algum motivo que me escapa.

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Primeira coisa que pensei quando vi a foto...

  5. andre pedrosa

    Venderam de graça o patrimônio do povo, com aval, é claro, da mídia, que recebeu muito dinheiro pra defender a privatização, leia-se, esse jornal também.

    Responda
  6. Marcelo pires

    Folha = Estadão porcarias

    Responda
  7. Amarildo Caetano

    Em breve esperamos o aumento da tarifa .

    Responda
  8. daniel duarte

    Como e que e equatorial preparem os baldes caipirada que votou no criminoso de Freitas

    Responda
  9. Marcelo pires

    Folha palanqueira , vergonha!

    Responda
  10. daniel duarte

    Isso e crime que está sendo cometido pelo b4nD-1d0$ de Freitas o gove-rnador ilegal, incompetente que age de má fé com isso ele compra a. Mídia e o mercado financeiro as custas da população. Cadê o TCE , cade o MPe , provável serei censurado pela fsp

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    Não aparecem na fotografia, o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, André Esteves, do BTG e o representante do Blackrock. Essa turma vai comemorar por muito tempo a dinheirada que ganhou do povo brasileiro. E vão continuar reclamando dos impostos do Haddad e da política de gastança para pobres do presidente Lula.

    Responda
    1. jose vanzo

      Ação entre amigos do alheio.

  12. Marcelo pires

    Nunca vi nada privatizado ter eficiência e diminuição de tarifas, o que sei é que não fazem investimentos e na primeira crise econômica os avarentos devolvem para o estado sucateada , vide supervia, BR 040 , aeroporto de Viracopos e outros Light também é exemplo

    Responda
    1. Enos Mendes

      Amiguinho, se não fosse a privatização da Telebrás, duvido que coubesse um orelhão no seu bolso ou como você iria responder à essa pergunta? Escrevendo uma cartinha com papel e caneta?...

  13. julio alves

    A Folha deveria montar um palanque fixo para o Tarcísio.

    Responda
    1. Daniel Marques

      E voce, o que ainda faz financiando a FSP? Ah, já dei, ela ainda dá palanque pro chororô petralha.

  14. Nicola Bartolomeu

    Paulistano não aprende, né? Esse ano todo mundo já passou perrengue com energia e lembrou dos custos não financeiros da privatização da Eletropaulo. Apostos que esse arrombado comemorando nem mora aqui.

    Responda
  15. LUIZ SILVA

    Boa, belo gol do gov de SP.

    Responda
    1. julio alves

      Gol contra, né? Se desfazer da melhor empresa de saneamento da América Latina, que além de funcionar bem, dá lucro bilionário ao Estado, e gol? Gol para os apadrinhados da e pela extrema direita bolsonarista! Desconto de 1 por cento é o proselitismo mais barato que já vi. Só alegra o gado.

  16. valdonir estivalet teixeira

    Óbvio, que a justificativa do privatizar que usam é corrupção e as distorções de salários , e encosto de maus servidores. Mas para estes há que aperfeiçoar e punir políticos que usam estatais para seus apaniguados. Estes ganham duas vezes quando empregam cargos de confiança e quando privatiza. Mas estatais são fundamentais num país desigual como o Brasil...

    Responda
    1. jose vanzo

      Na Sabesp todos os funcionários são CLT..A produtividade dela é três vezes superior a da sua concorrente privada mais próxima que opera em 507 municípios brasileiros.

  17. José Eduardo Campos

    Dúvida: levantou 14 bi. Mas deveria somar com o desagio, certo?

    Responda
  18. valdonir estivalet teixeira

    Onde a água esgoto foi privatizada e melhorou no atendimento, no custo e na qualidade??? O que sei são os processo revertidos mundo a fora, na primeira crise. Aliás, porto alegre é exemplo, de privatizar para mais valia, inclusive algo rentável e muito previsível como um aeroporto , está como está e com meses a frente para recuperar e com grana pública, agora!!! O neoliberalismo vai detonando tudo!!

    Responda
  19. Rodrigo Mello

    A tarifa social é valor mais baixo que pessoas de baixa renda pagam pela água. Essa tarifa pode ser inclusive zerada. Entretanto, quem custeia essa redução da tarifa dos mais pobres, são os mais ricos, pagando uma valor mais alto pelo uso de água. Agora vem o estado e diz que vai privatizar e reduzir tarifa...apenas 1% para quem paga mais caro? Verão que na revisão tarifária, esse 1% de desconto agora, vira dobrado ou triplicado.

    Responda
    1. Rodrigo Mello

      E depois...o cálculo tarifário é confuso e com N variáveis... depois arranjaram desculpa para essa lorota.

    2. Rodrigo Mello

      O cálculo tarifário não é decidido apenas pela companhia, pois envolve regulaçao do estado de SP. Podia ser mais baixo hoje, se o estado quisesse. O ideal é que a tarifa social saia das tarifas mais altas. Por isso qie a redução real foi de apenas 1%. Mas isso é para inglês ver...porque abrir mãos de 1% agora...e quem vai pagar essa diferença na tarifa social? Será do orçamento do estado ou da revisão tarifária aumentado a tarifa dos bairros classe média para cima?

  20. Antonio Melo

    Privatizações são um dos maiores fenômenos de concentração de renda. Nos serviços públicos o povo passa a pagar maiores tarifas, a falta de investimentos degrada os serviços públicos com menos recursos e demissões; para que as elites de acionistas (sistema financeiro, empresariado e alta classe media) se enriqueçam ainda mais explorando o povo. Na Europa o desastre das privatizações foi revertido com a reestatizações. Um duplo prejuízo (vendidas a preço de banana e devolvidas sucateadas).

    Responda
    1. alderijo bonache

      Vc estah corretíssimo.

  21. Marcelo Costa Batista

    O maior erro político, social e econômico das últimas décadas, terá um custo social e econômico gigante para toda a população paulista, além de ser ineficiente do ponto de vista do desenvolvimento urbano, serve apenas para multiplicar o lucro do 1% mais rico ao mesmo tempo que fragiliza e precariza a população em geral. As pessoas só acordarão quando a fatura chegar, os populistas dirão que criarão o bolsa água para a população carente, só não dirão que será com aumento de impostos em cima dele

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    A dívida do Estado de São Paulo. Não é do Governo Tarcísio é dívida herdada de 20 anos. Tarcísio não pegou nada do Governo Federal. Os poucos financiamentos são pagos antes do prazo

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      precisa se informar mais pq depois que o zé carioca entrou no governo de São Paulo ainda não pagou uma parcela do que deve

  23. Marcelo Costa Batista

    O maior erro político, social e econômico das últimas décadas, terá um custo social e econômico gigante para toda a população paulista, além de eneficientw do ponto de vista da eficiência e do desenvolvimento urbano, serve apenas para multiplicar a s riquezas do 1% mais rico ao mesmo tempo que fragiliza e precarização a população em geral. As pessoas só abordarão quando a fatura chegar, os populistas dirão que criarão o bolsa água que, mantida via aumento de imposto dobre todos vergonha.

    Responda
  24. COLOMBO MELO

    Motoristas e secretárias ganhando 30 mil por mês, encanadores recebendo 20 mil, salários absurdos pagos pelos contribuintes. Conheço bem estatais de saneamento. Prestei serviços de informática para algumas delas por muitos anos.

    Responda
    1. jose vanzo

      Isto nunca aconteceu na empresa de Saneamento do nosso Estado. Ela é admirada por ser a mais produtiva entre todas as empresa públicas daqui e do exterior. É também a única que tem governança corporativa padrão NYSE. Esta privatização foi e sempre será um grande erro.

  25. José Cardoso

    O governo de SP tem uma dívida de 278 bi com o governo federal. Esses 17 bi ajudam no seu pagamento. Boa iniciativa do governo paulista.

    Responda
    1. jose vanzo

      Foi uma péssima iniciativa. Apenas favoreceu poucas pessoas que sempre foram favorecidas. Serviu para concentrar mais renda, reduzir investimentos ,aumentar as tarifas. Sem o controle do Estado para mediar a relação entre o mercado , e a sociedade ,esta será vitimada pelo mercado ganancioso por natureza cujo deus é o lucro máximo para seus acionistas.

  26. Daniel Marques

    Assim como as estradas, as telecomunicações, a distribuição de combustiveis, os aeroportos, dente outros tantos exemplos, no começo há um ajuste com a retirada dos encostados e depois vem o vôo de brigadeiro. Governo não tem que ter empresa para servir de cabide para apadrinhados.

    Responda
    1. OLAVO ANTONIO

      Precisam perceber que por trás da venda, está a comissão. A Enel, o transporte público, as estradas de SP, depois com esquema de subsídios, perdão de multas, favorecem os compradores que no caso de estradas e metrô compram depois de pagarmos a construção. Roubo de patrimônio.

  27. OLAVO ANTONIO

    Agora é esperar, aumento na conta, falta d'água e procurar onde o dinheiro vai ser usado. Além do dinheiro que vai pra contas fora do país.

    Responda
    1. jose vanzo

      As empresas privadas de saneamento já tem tarifas o dobro da paulista. Privatizada, as tarifas daqui vão se igualar no curto prazo .Caberá ao governo subsidiar as tarifas sociais . garantindo assim o lucro máximo para pagar os grandes acionistas, únicos beneficiados neste processo.;.

    2. OLAVO ANTONIO

      Pra vc que não vê o que acontece com a Enel e transporte público onde o governo vendeu e dá subsídios de milhões é serviço público essencial. Isso inclui inclusive educação e saude.

    3. Daniel Marques

      Falavam o mesmo da Telebrás e da Telesp. Impressionante como a narrativa não evolui.

  28. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Venda por preço cinco vezes o lucro anual é dar a companhia de presente.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Caro Valderi. Precisa ver o plano de investimento.

  29. Francisco José Bezerra de Menezes

    Recomendo a explicação no ICL, Eduardo Moreira sobre a jogada com dinheiro público feita pelo Zé Carioca. É de arrepiar a sa ca na gem que fez com o povo paulista. É do mesmo naipe do inelegível quando entregou a refinaria na Bahia.

    Responda
    1. Daniel Marques

      ICL.. é como buscar opiniao isenta na Revista Oeste. Lá também fala da farsa de Pasadena ou da retomada da Abreu e Lima, o grande simbolo do Petrolão?

  30. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Paulistas votam em carioca e depois reclamam.

    Responda
    1. Dirce Franco

      Luiz Silva, o Jânio morava em São Paulo quando foi eleito.

    2. LUIZ SILVA

      Janio era matogrossense, nada mais ultrapassado que xenofobia

  31. NEY HAMILTON MICHAUD

    Uma empresa de transmissão de energia cuidando de água e saneamento. O que pode dar errado?

    Responda
  32. Luiz Henrique Frosini

    Privatização rápida e sem transparência. Lá vem outra Enel para prejudicar os consumidores.

    Responda