Wilson Gomes > O que 2024 nos ensina Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Não mesmo... Foi algo muito bem pensado e construído com o objetivo de alcançar o poder a médio prazo e mantê-lo por décadas com amparo na intolerância, porrada e demais valores tão queridos a extrema-direita de 1930 ou 2020/4. De meu ponto de vista, devagar devagarinho, estão conseguindo.

    Responda
  2. José Bueno

    Não encontro no jornal a entrevista a jornalistas internacionais do Presidente Lula de ontem.

    Responda
  3. Júlia Maciel

    Resguardando as devidas proporções da culpa da esquerda em determinados governos nos últimos anos, é notório observar também a parcela de culpa da direita. De maneira geral, a direita não conseguiu ser representativa em termos de propostas de governo, e acabou se aliando à extrema-direita com o intuito de tirar a esquerda do poder, acreditando que o próximo passo seria o seu retorno ao poder. No entanto, isso não aconteceu...

    Responda
  4. Gilmar Maghenzani

    Não concordo que em 2018 votaram contra o PT pq se fosse o Lula o candidato ele ganharia, e em 2022 o Lula quase perdeu pq o bozo usou a máquina do governo gastou mais de 250 bilhões para comprar os votos

    Responda
  5. Nelson de Paula

    Os cidadãos terão que ver e sentir as consequências de colocar monstros no poder. É o que alguns desses anos vindouros vão nos ensinar.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      É isso aí , em poucas palavras disse tudo. A população sofrerá das consequências plantadas por ela mesma . Não tem como fugir ou levantar barreiras.

    2. Fabio Bittencourt da Rosa

      Será que um dia vamos aprender?

  6. José Cardoso

    Numa democracia os eleitores são soberanos. Se a maioria dos americanos eleger Trump, conhecendo todo o seu histórico, não há o que fazer. Aqui, a maioria elege deputados e senadores que se apossam do orçamento público com 50 bi de emendas. Se os mesmos partidos continuarem a ser eleitos, a prática não irá desaparecer, não importa a nossa indignação moral.

    Responda
  7. Nicola Bartolomeu

    Como esquerdista, acho que o triunfo da direita radical (extrema? um monte de tio barrigudo? acho que não) é a falta de autocrítica da esquerda e o permissionismo com a vulgaridade da militância mais comum, com apoio de ditaduras e de muitas medidas semelhantes às da direita em seus discursos.

    Responda
  8. Murilo Moura de Araújo

    Envolver a sociedade no debate é importante para que esses extremista não rasguem as Constituições. Instituições independentes e fortes ajudam no processo de freios e contrapesos.

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    De volta a questão da extrema direita. Aceitável em uma democracia? Não, pois usando seus subterfúgios enganosos, coopta parte da sociedade, inclusive membros da academia, da ciência, do legislativo e do judiciário , como já se viu e, com isso, vai aos poucos corrompendo direito e a política, podendo acabar em Campos de concentração e de extermínio. Talvez o autor devesse buscar a causa do retorno nefasto desse modelo autoritário no próprio sistema capitalista, imbecilizante e desvirtuador.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Boa, acho que ser de direita se democrático não tem problema, mas o que acontece que esses bolsonaristas são malucos de pedra são contra tudo e todos

  10. José Cláudio fernandes correia

    Normalizar, isto é. aceitar que extremos de direita ou de esquerda, de cima ou de baixo, usem suas armas não reconhecidas pelas leis vigentes no jogo político, nunca poderá ser aceitavel

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      concordo só que a esquerda não faz isso é na democracia

  11. marcos stein

    Apontar erros e excessos no discurso político deve ser tarefa diária da sociedade. Apenas rotular e xingar adversários é prova de falta de retórica e limitação intelectual. Impedir participação de adversários no processo político não lhe transforma em defensor da democracia,lhe transforma em um ser autoritário incapaz de rebater qualquer discurso com argumentos. Te torna tão frágil quanto um ditador...

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Não existe argumentos quando a parte oposta se recusa a debater. Infelizmente, a direita jamais será democrática

    2. Ricardo Knudsen

      Ninguém está propondo impedir ninguëm de participar. Se fascistas querem disputar as eleições e vc quer apoia-los, estão em seu direito constitucional. Mas é importante não normaliza-los como se fossem apenas mais um partido no jogo democrático. O objetivo da extrema-direita é acabar com a democracia e com os direitos individuais. Todos os democratas, da esquerda à direita, deveriam se unir contra eles. Não fazer como Nunes, q se vende a eles para ter seu naco de poder. Isso é normalizar.

  12. Anete Araujo Guedes

    A falência do regime neoliberal proporcionou a descrença em regimes democráticos, e, por outro lado, a crença em candidatos com discursos agressivos, autoritários, obscurantistas, que se declaravam antipolíticos, gestores e empresários de sucesso. A montanha pariu ratos.

    Responda
  13. Ricardo Knudsen

    O colunista discorda q normalizar fascistas "..degradasse algum irrenunciável padrão moral.." e acha que "uma opção eleitoral repetidamente legitimada pelo voto" se torna normal. Concluimos q, se opor à tortura, golpe de estado, assassinato de adversários, racismo, misoginia e homofobia,não ë um padrão moral irrenunciãvel (Gomes já renunciou). E padrão moral "normal" pra ele só tem o sentido estatístico. Ou seja, quem não normalizou Adolf na Alemanha, como Churchill, era um tapado intransigente.

    Responda
  14. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Desaparecer não vai, porque ela sempre existiu. Mas tentar controlá-la, como no pós 2ª guerra, é nossa obrigação como democratas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De acordo, e controlar é não normalizar moralmente e politicamente. Fazer como na França, onde apesar do centro e a esquerda se odiarem, sistematicamente se unem para barrar o acesso da extrema-direita ao poder. Isso é não normalizar. No BR não fizemos isso. FHC se recusou a apoiar Haddad, anulou o voto. Os editores e colaboradores da FSP, como Pessôa, Joel, Alex Schwartsman etc. lavaram as mãos. Normalizaram o fascismo e a possibilidade de golpe. Democracia não é um valor maior para eles.

  15. Bruno Sebastião Neto

    A lista é grande das pretensões disruptivas que o cnalhão Trump deseja(Mundo distópico)Como seres sapiens desejam viver dessa forma : subm issos/subal ternos/subser vientes ?

    Responda
  16. Leonardo Trindade

    Mais uma coluna no ponto. Basta ver os comentários, os exemplos apontados no texto batendo cabeça. Eu já fui um desses que desdenhou do perigo. Agora, percebo toda a farsa por trás da suposta evolução que vivemos no Séc. XX. Evolução, nada! Impera entre a classe mérdia agro brasileira o autêntico pensamento medieval. A sociedade ao anda de lado.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seu comentário é contraditório. O colunista defende a normalização do fascismo, como uma força política qquer, vc entendeu isso?

  17. Helio Marcengo

    Se o PT não tivesse feito governos cleptocraticos a direita jamais teria vez. Essa é a verdade.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Essa é a gde mentira. Wuem perdeu votos foram o centro e a direita tradicional (PSDB, PFL, PP, etc), q migraram massivamente para a extrema-direita bozista. A esquerda teve votação de pouco menos da metade da população, dentro do seu histórico, não foram os seus eleitores q votaram no Bozo. Os eleitores conservadores escolheram o ideário bozista pq estavam esperando seu messias fascista desde a redemocratização.

    2. IVAN MATHIAS FILHO

      E nos EUA? E na França? E na Alemanha? Será que a VERDADE é que o PT é onipresente? Ou não há verdade alguma?

  18. Helio Marcengo

    Se o PT não tivesse feito governos cleptocraticos a direita jamais teria vez. Essa é a verdade.

    Responda
    1. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Se o neoliberalismo não tivesse reproduzido ad nauseam a premissa falaciosa da meritocracia, não haveria a insurgência dessa horda de frustrados e ressentidos com sua própria mediocridade. É esse sentimento mesquinho que transforma cidadãos médios em reacionários. Não se trata de um novo normal, mas de viés de interpretação.

  19. Anderson Santos

    Não dá pra normalizar, racismo, xenofobia, homofobia, violência contra o ser humano, grupos neonazistas, protofacistas, projeto de desumanização e degradaçao da dignidade humana, do obscurantismo, e da política de morte! Não dá autor, pra normalizar, a extrema direita não tem que ser uma opção!

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Os ditos progressistas sao tao radicais como .

    Responda
  21. Florentino Fernandes Junior

    Prof wilson, seu texto é sempre inteligente. Mas veja q o nivel dos comentarios nao define bem o q é extremo

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O artigo é pra lá de sem sentido, mas seu comentário ganhande longe. Coisaozista "moderado".

  22. Neber Fava

    Essa história que Bolsonaro foi eleito porque era o único capaz de vencer Lula é estranha, afinal Bolsonaro foi eleito justamente quando Lula não concorreu.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Fava, a lógica não é o forte daqueles q insistem na tese da rejeição ao PT.

    2. Ricardo Knudsen

      Bozo foi eleito pela rejeição ao centro e a direita tradicionais, PSDB, PFL etc., eles é q perderam votos. Os eleitores conservadores os achavam muito democráticos, queriam algo mais 64. O PT teve perto de sua votação média histórica, não foi rejeitado pelos eleitores de esquerda.

    3. Helio Marcengo

      Lula foi descondenado porque era o único capaz de vencer Bolsonaro. Quando Bolsonaro foi eleito, conseguiu por causa da Lava Jato. Rejeição ao PT.

    4. Neber Fava

      Se a rejeição ao Lula fosse o maior cabo eleitoral de Bolsonaro , este último teria menos votos quando o outro não concorresse, e não o contrário.

  23. Florentino Fernandes Junior

    Knudsem vc ilustra meu comentario perfeitamente. Espere as proximas eleiçoes e colha os resultados

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Floremtino, eu não sou ilustrador e vc passa pano pra fascista, agora eufemisticamente chamados de "bolsonarista moderado". A prósito, esse tipo de comentário "vc ilustre meu comentário", q não diz nada, é de gente incapaz de argumentar, tipico dos bozistas.

  24. Paulo Jr

    Primeiro, a matéria não cita o departamento em que o autor é professor titular. Pesquisei em ferramentas de busca e divido com os leitores que é Doutor em Filosofia, e passou a atuar em comunicação no início do século. O que muitos parecem esquecer, é que Bolsonaro não teria chegado ao 2o turno seu não tivesse levado a maldita facada impedindo que participasse dos debates e também que qualquer candidato derrotaria o PT naquela eleição.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Ricardo, não me considero o dono da verdade, por isso, admito que talvez ele não fosse, mas nesse caso, teria sido massacrado por não ter tido a coragem de se submeter ao crivo dos eleitores. Com um candidato internado em hospital, é claro que os ataques (mesmo os justos, eu insisto) não são foram feitos. Nisso, eu acredito que concordamos.

    2. Ricardo Knudsen

      Bozo não teria participado de debates com ou sem facada, pq já liderava com folga e iria de todo modo ao segundo turno. Tinha mais votos, já antes da facada, do q todos os candidatos de centro e direita somados. É estratégia consumada, desde FHC, q candidato garantido no segundo turno não debate, pois só ajudaria os adversários a se promoverem. FHC se reelegeu sem participar de nenhum debate.

  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Extrema Direita Reacionária, não é causa. É consequência. A causa é o número crescente de eleitores que votam na Extrema Direita. Por que trabalhadores estudantes, negros, estão se unindo à pequena e média burguesia, fundamentalistas do Antigo Testamento, e escroques de todos os matizes? A Esquerda tinha nas mãos o leme da História. Por seus incontáveis erros e autofagia, deixou que as trevas o tomassem.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Paulo, e quem falou que a Esquerda é isenta de horrores, ou os que se rotulam de Esquerda, como Stálin, Noriega, Pol Pot, Maduro? Não discuto rótulos, discuto conteúdo, e até melhor conceito, acho que a melhor baliza é o Humanismo, conciliação da Fé com o Racionalismo. Acho difícil contestar que apesar de seus inúmeros erros, parte importante da Esquerda, se aproxima mais desse Humanismo. Basta ver a Social Democracia Européia.

    2. Ricardo Knudsen

      Paulo, o argumento do comentário não é sobre direita ou esquerda, é sobre a Extrema Direita Reacionária, em maiúsculas, para destacar a diferença. Poderia ter chamado simplesmente de fascismo, q é muito diferente da direita democrática (não q haja muito disso no BR, mas há em outros países).

    3. Paulo Jr

      Adonay, você me parece uma pessoa bem intencionada, e por isso decidi escrever este comentário. Políticos não são pessoas como você, eles vestem rótulos ideológicos e se vendem para um público específico, o conjunto de eleitores. Achar que existe uma coisa chamada esquerda, que levaria a humanidade a uma vida melhor, é tão errado quanto acreditar que existe uma coisa chamada direita, que para uns é horrível e para outros maravilhosa. Não é assim que funciona o mundo.

  26. Ricardo Knudsen

    O colunista inverte a lógica. Bozo era o único q poderia vencer o PT? Sim, mas pq metade da população estava mais de acordo com ele do q com alguém como Alckmin, Amoedo, Marina, etc. Votou no Bozo quem pensa como ele ou quem não ligava muito pra democracia, desde q seus privilégios ou ideologias econômicas fossem garantidos.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo, vc confirma em parte o q eu fisse. Ao contrário do q diz o colunista, outros candidatos poderiam vencer o PT, à época fragilizado. Mas Bozo não venceu pq foi tirado da campanha. Mesmo antes disso ele liderava com um quarto dos votos, enquanto nenhum candidato de centro ou direita chegava sequer perto de 2 dígitos. O eleitorado conservador escolheu o ideário bozista, como se estivessem esperando o messias fascista desde a redemocratização.

    2. Paulo Jr

      Discordo respeitosamente Ricardo. O Bolsonaro só venceu porque foi retirado da campanha no 1o turno, apesar de seu nome aparecer inúmeras vezes por dia em toda a imprensa. No 2o turno, qualquer um venceria o PT, mesmo se o Lula estivesse concorrido.

    3. Ricardo Knudsen

      Lula era o único q poderia vencer o Bozo? Sim, pq era o q tinha o maior apoio entre a população mais pobre, q esperava dêle o mesmo q lhes deu no passado. Esses foram a vasta maioria dos seus eleitores, não os q finalmente se assustaram com o Bozo.

  27. Fernando Alves

    A extrema direita não é acaso porque a "direita democrática e liberal" vota em peso nela. Eles jogam umas migalhas para a turma do dinheiro e logo a turma do dinheiro está até aplaudindo mais verbas do governo para empresas, desde que eles possam escolher quais são. A extrema direita emparedou todo o resto e agora toda a direita é extrema.

    Responda
  28. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Pode-se chamar a coisa de 'monstrinhozinho do retrocessozinho encantadinho'. Sempre haverá alguém disposto a nutri-lo, alguém acreditando poder domá-lo, e poder levá-lo à sala de jantar para deglutir oponentes comuns sem virar sobremesa. Um passo para longe da democracia liberal sempre será um passo para perto do 'monstrinhozinho do retrocessozinho encantadinho'. Também podemos chamá-lo de 'ultracancrodurismo'...

    Responda
  29. Paulo Augusto

    Esta polarização entre a extrema direita e a extrema burrice precisa acabar...

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    A esquerda brasileira so aceita como democrata quem adere ao pt

    Responda
  31. Florentino Fernandes Junior

    Tarcisio, zema e caiado nunca fizeram discurssos antidemocraticos, como sao taxados pela esq?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Caramba, o que tem feito este discurso de normalização da extrema direita na Folha, já é quinto calunista repetindo o mesmo. Como se já nõa bastasse proteger Tarcísio e suas privatizações e eliminação de vidas.

    2. Helio Marcengo

      Marco Antônio, que pobreza de espírito...vc pensa com o orifício?

    3. SERGIO VICENTIN

      Florentino, em que mundo vc vive? Esses citados seus modelos de administração não só fazem discuros , mas também agem de forma antidemocrática, autoritária, demagógica. Não agem pela nação, mas por seus projetos mesqunhos...

    4. Marco Antonio Gonsales de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Ricardo Knudsen

      Que piada, só o fato de apoiarem o Bozo, até depois da tentativa de golpe, mostra o tipo de fascistóides q são. E do tipo submisso, todos lhe juram lealdade eterna e desejam q ele volte à presidência em 26.

  32. Florentino Fernandes Junior

    Beto, dito frei, diz q nao reconhece ninguem de direita como democrata. Quem é radical?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Radical é quem tenta dar golpe de estado, defende tortura e assassinato de adversários. O caso do frei Beto é só uma opinião. Antes de elegerem o Bozo, eu discordava dele. Depois, fiquei com sérias dúvidas.

  33. Gilberto Rosa

    Colunistas como Wilson Gomes, Lygia, Ponde, Joel, Bruno, Demétrio, Kramer, não são um infeliz acaso, são uma escolha estruturada de manipulação, que abriu e abre as portas para a entrada da estrema direita. A nossa velha parasita e bilionária elite do atraso, aliada aos interesses do Império decadente, com sua lava jato, golpe e prisão, abriu espaço para o Bolsoguedes, privatizações e Juros de Campos Neto. Continua minando um governo progressista, pois ainda prefere a extrema direita ao povo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Paulito, obrigado o cuidado com a minha prata, mas banqueiro Frias tem 10 biñhões, acho não faz cosquinha o que pago. Te digo que o bom mesmo, é diversão em ver a irritação daqueles que veem o que não querem. Só restam duas opções, admitir ter sido enganado ou negar, decide ai o que prefere :)

    2. Paulo Jr

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Ricardo Knudsen

    O colunista nem sabe mais do q está falando. O q é "normalizar" pra ele? Ninguém pede banimento, mas democratas devem denunciar q a ultraditeita não é democrática e respeitável. Não é respeitável defender tortura, fechamento do Congresso e do STF, fuzilar adversários, ter atitudes racistas, misóginas e homofóbicas. E fazer como na França, formar o "cordão sanitário" para derrotar os fascistas. Não, eles não somem se os chamamos assim, mas ajuda a lembrar o q é incivilizado e inaceitável.

    Responda
  35. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O desgaste da "esquerda institucionalizada" parece que precisa ser procurado exatamente onde não difere da direita "civilizada", na gestão da economia, ambas se conduzem sob pressupostos do neoliberalismo, a desilusão tem levado grandes contigentes da classe trabalhadora ao desespero, a reação não é racional!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O fascismo prospera na crise, é irracionalista, corporativo e anti liberal, racialista, identitário, serve de modelo sob vários aspectos para "movimentos" que alguns julgam de esquerda. Não pode existir esquerda sem articulação de classe que lute contra a exploração do trabalho numa perspectiva universalista!

    2. Ricardo Knudsen

      Votam nos fascistas os simpatizantes de suas idéias. Essa história de desepero qdo há opções democráticas é balela.

  36. MARCO Augusto

    A esquerda moderada eca extrema esquerda são os agentes de tudo que não presta na sociedade, querem o aborto livre, a liberação total das drogas, são a fabosvda libertinagem geral, corrompem as crianças e adolescentes com a maligna ideologia de gênero, promovem o ódio de raças, negros contra brancos, homossexuais contra héteros, mulheres contra os homens, ultra feminismo, pobres contra ricos, essa é a cartilha do comunismo moderno de Gramsci "Guerra Cultural".

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Como você é manipulado pelo gabinete, Marco. Acredita mesmo nas asneiras que escreveu? Que papo mais descabido e moralista!

    2. Gilberto Rosa

      Vergonhoso, que tipo de gente o Wilson atrai pra sua coluna.

    3. Gilberto Rosa

      Dio Santo! Gramsci? O que faz um Malafaia misturado com fake news! Tadinho, segue um patriota que bate continência a bandeira americana, um homem de família que se separou 3 vezes e gasta com p., que comete vários pecados capitais, entre eles mentir e roubar, que não tem nenhuma consideração com o próximo. Pessoa que conseguiu eliminar mais de meio milhão de vidas que a média mundial, fazendo piadas, que propaga arma e não o amor. Tem gente que adoeceu e não percebe.

    4. Ricardo Knudsen

      Concorrendo ao comentário fascista do ano.

  37. LEANDRO FERREIRA

    A extrema direita tem o discurso , a atitude,o modus operandi do fascismo,mas o autor acha besteira chama-los de fascistas.Hitler foi "normalizado " eleito e aclamado com idéias semelhantes às de Trump e do bolsonarismo. Deu no que deu

    Responda
  38. Helio Marcengo

    Se o PT fosse + competente e menos chorrupitus, a direita não teria vez no Brasil.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.