Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Essa porcentagem de pensamento conservador q vota em lula, vai migrar, quando lula se for

    Responda
  2. José Monteiro

    Pelo mundo decadente afora, principalmente para a esquerda maldita, matar crianças inocentes no ventre materno é normal e ainda chamam isso de "progressismo"! Porém, tropeçar num ovo de tartaruga, para os bizarros insanos, é crime hediondo!

    Responda
    1. Gabo Franca

      Calma, respira, não pira! Depois, procure se informar sobre "liberalismo" e "direitos individuais" . Vai descobrir que o direito ao aborto já foi e continua sendo defendido por muita gente da direita. Inclusive Trump!

  3. Antonio Catigero Oliveira

    O nível educacional baixíssimo fornecido por escolas públicas e privadas; o ridículo nível de informação enviesada fornecido pela mídia conservadora e algumas mídias reacionárias ligadas a igrejas evangélicas e católicas, aliado à cultura patrimonialista e paternalista promovida no meio rural e no próprio Estado, só poderia resultar nisso tudo aí. Lembrando também a lástima do sistema de segurança pública e do Judiciário. Bolsonaro só não foi reeleito porque ele e seus adeptos são incompetentes.

    Responda
  4. Tiago Costa Silva

    Seguindo a linha de raciocínio do jornalista, a bandeira progressista civilizatória precisa ser deixado de lado por conta do perfil conservador de parcelas dos eleitores do Lula. Reflito comigo o que o mesmo jornalista escreveria se vivesse no período da escravidão durante o período da abolição... apenas reflito que certamente ele iria exigir aos abolicionistas mais humildade...

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Seguindo a linha de raciocínio do jornalista, a bandeira progressista civilizatória precisa ser deixado de lado por conta do perfil conservador de parcelas dos eleitores do Lula". O colunista em nenhum momento fez tal afirmativa.

  5. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Um dos piores texto dos últimos tempos. O Gaspari é de uma mediocridade atroz. Devia seguir o exemplo do presidente americano, encerrar a carreira.

    Responda
  6. José Monteiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. PEDRO HENRIQUE

    Me ocorreu que, sobre a passadologia, o Sr. Gaspari se engana redondamente. Sugiro que leia o livro de Max Fisher sobre plataformas digitais já mencionado abaixo. Em que erra sobre o passado? Ora, segundo muitos pesquisadores os algoritmos se alimentam de engajamento impulsionado por discórdia. É justo por fazer uso das polêmicas q hj o lunático fetichizado e suas crias se tornaram tão importantes para as mentes em geral, inclusive daqueles q tem ensino avançado. Armadilha/pesadelo de negócios.

    Responda
  8. Valter Iwai

    Os militares que participaram do 8 de janeiro devem ser punidos pela norma que disciplina os militares. Caso não o faça, o Judiciário ficará autorizado a agir.

    Responda
  9. Webe Queiroz

    Sem dúvidas, é extremamente importante e interessante essas pesquisas para análises sensata só nosso Povo. Conheço muitas famílias com valores conservador para elas própria e liberais para os outros e outros o estado. A Educação tradicional têm deixado a desejar a muito tempo, porém o conhecimento está acontecendo com as mudanças e transformações sociais...

    Responda
  10. Mariana Schiavom Duarte

    O que essa pesquisa comprova é que a educação do povo brasileiro, após décadas de abandono (ou séculos), é uma lástima e que a “esquerda” no poder nada fez pra mudar essa realidade. Também é possível constatar o grau de inserção de algumas pautas que são verdadeiros tiros no pé dos seus apoiadores. Outra consequência da falta de educação.

    Responda
  11. Newton Broetto

    Nesse momento histórico é isso. Se der para seguir em frente com um pensamento independente nesse país, sem ser incomodado, já está de bom tamanho.

    Responda
  12. elcio matos

    Ainda bem que nossos ancestrais não eram conservadores em sua maioria, porque se assim fossem ainda estaríamos acreditando que a Terra é plana e que somos todos descendentes de Adão e Eva, ou talvez nem teríamos saído das cavernas.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      De conservadorismo vc não entende absolutamente nada.

  13. João Leite Leite

    Nós não estamos numa democracia. Que democracia é esta que só os poderosos podem tudo, o povão não pode nada? Os políticos tem a ousadia de reservar R$53 milhões do orçamento para eles comprar apoio. Dão até 300% de aumento em seus salários quando eles acham que está defasado e no salario mínimo que esta defasado em 500% dão 6,9 de aumento. Isto aqui é uma Cleptocracia.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não estamos numa democracia! Não, cara pálida, estamos numa democracia imperfeita, como todo regime político. Mas a diferença fundamental entre uma democracia imperfeita e a ditadura do qual você é saudosista é que na democracia podemos denunciar, protestar e mudar. Tanto que no fim da ditadura do qual você é saudosista, o poder de compra do SM era muito inferior ao de hoje. Aliás, cara pálida, o valor do SM está "defasado em 500%" em relação a que? Em relação à inflação? Não é verdade.

    2. José Cardoso

      53 bilhões. Mil vezes mais.

  14. Iraia Galindo

    Prova da ignorância do brasileiro.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Ignorante é quem ofende pessoas com opiniões diferentes.

  15. PEDRO HENRIQUE

    Ah não parece tão surpreendente se já tiver lido o livro do max fisher, "a máquina do caos". Além disso, a herança retrograda acompanha o liberalismo por dentro, esquizofrenicamente. Aquele filme sobre o chefe gay do fbi que odiava Malcolm x e m.l.king Jr personifica essa dupla face de maneira magistral. Só que agora com um agravante que fisher explica de maneira contundente. O buraco é mesmo mais embaixo, os conservadores são muito aptos na tarefa de cristalizar a opinião pública na democracia.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Muitas das respostas dessa radicalização conservadora programada está nesse livro do Fisher. Pena que pouca gente vai ler pra entender o tamanho do estrago que as Big Techs estão fazendo no mundo.

  16. Marcus Machado

    Conservador ou ignorante? Quem respondeu apoiando a militarização de escolas nem pensou sobre o assunto. Da mesma forma sobre aborto e armas. Assim não vale.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Ignorante é quem ofende pessoas com opiniões diferentes.

  17. Nilton Silva

    Sugiro que os petistas leiam detidamente a pesquise e calcem as sandálias da humildade. Vinte e seis taí. Ah, ficou claro que política identitária não dá voto.

    Responda
  18. José Cardoso

    A surpresa nesses tipos de pesquisa é que as pessoas que trabalham nos meios de comunicação de massa, como TV, cinema e jornais, tem um ponto de vista bem mais liberal que a média da sociedade. E por sua maior visibilidade, acaba-se pensando que esse é o ponto de vista majoritário, o que não é verdade.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito. Além disso, as pessoas não tem qualquer obrigação de obedecerem os esteriótipos que o colunista usa para classificar o pensamento alheio.

  19. Augusto Colombo Junior

    Ser conservador não é crime. Leiam mais sobre, pra entenderem.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Sim. Antônio a diferença é abissal. Assim como o regime kor ru pto do Lula é bem diferente do regime da Coreia do Norte. Apesar de serem da esquerda.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Há uma abissal distância entre conservadorismo e a extrema-direita bolsonarista/trumpista, né?

  20. Ivo Ferreira

    Pior que é verdade. Basta escutar as pessoas conversando em diversos lugares para se ouvir a vitória do conservadorismo. Velhos e novos. Isso inclui quem gosta do Bolsonaro, do Lula ou de nenhum dos dois.

    Responda
  21. Amarildo Caetano

    Quem disse isso foi Adam Smith,nao eu ,ao comentar sobre os conservadores ,a carapuça serviu bem

    Responda
  22. elcio matos

    Infelizmente, esse é o retrato não do Brasil atual apenas, mas como o mundo todo: as pessoas não se informam mais por jornais, revistas, livros e outros veículos de comunicação confiáveis do passado; hoje é pelo ZAP e podcasts, onde não existem rédeas para fakenews. Por isso o fascismo está voltando e pessoas voltaram a acreditar em terra plana.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Recomendo pra vc o Livro "Itália fascista e Alemanha Nazista". Pra entender mais sobre o assunto. Não vou recomendar nada sobre Conservadorismo por motivos óbvios.

    2. Augusto Colombo Junior

      Elcio, conservadorismo pregado mudanças sem rupturas violentas. Nada a ver com o que vc escreve. Vá estudar.

    3. elcio matos

      Ah, desculpe, Augusto, onde se lê fascismo no meu texto, leia-se N A z i Tá bom assim pra você? E fascismo tem tudo a ver com conservadorismo, sim, a começar por nacionalismo,pátria, Deus e blá blá blá. Ah sim, e não acredito que você tenha lido essa trilogia, não...rsrs

    4. Augusto Colombo Junior

      Elcio, já li. E não é sobre fascismo, em que o embrião foi não Itália de Mussolini. É sobre Nazismos, que tem algumas características diferentes. E nazismo e fascismo não tem absolutamente nada a ver com ser conservador.

    5. elcio matos

      Caro, Augusto, acho que quem não conhece o fascismo é você. Aconselho a ler a trilogia do terceiro de Reich de Richard J. Evans. Lá você vai perceber que o Brasil e alguns países estão muito mais perto da Alemanha dos anos 30 do que se pode imaginar.

    6. Ivo Ferreira

      E a acreditar que os militares são mais honestos e capazes do que as outras pessoas.

    7. Augusto Colombo Junior

      Elcio, vc usa essa palavra "fascismo" sem nem saber o significado. Só fica repetindo, igual a papagaio. Leia sobre, e vc vai perceber que Lula e Bozo tem algumas fãs características do Mussolini. E fascismo não tem absolutamente nada a ver em ser conservador.

  23. Paulo Jr

    Não vou entrar no mérito do artigo, mas lendo os comentários de leitores, dos dois lados, tentando desqualificar pesquisas de opinião, fico com a certeza de que mesmo os indivíduos mais 'engajados' aos seus grupos ideológicos são muito mais parecidos do que gostariam de admitir. Toda vez que se escolhe um lado como bom e o outro como mal, o risco de ignorar fatos e tirar conclusões equivocadas (poderia dizer absurdas mesmo) fica enorme.

    Responda
  24. ANTONIO F CARVALHO

    o "beija-mão" a Dom João VI e as sucessivas ditaduras por que o Brasil passou, especialmente a de Vargas e de 1964, influem nessa pesquisa, pois ainda hoje apresentam-se, com mandato ou sem mandado ou ocupando cargos de relevância nos Três Poderes da República, os filhotes e netinhos das ditaduras. A atual conjutura política, jurídica e social do pais isso atestam. Escolas devem ser universalizadas e não militarizadas!

    Responda
  25. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Se forçar um pouquinho mais a barra, seu Elio, o senhor vai poder dizer que são todos iguais. Mas eu continuarei diferente.

    Responda
  26. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    É, sim, uma questão de educação. Mas vejamos:na França profunda, a França das pequenas cidades, das aldeias, dos vilarejos, do mundo rural, as coisas não são assim tão diferentes do Brasilsão. Lembro da batalha que houve por lá quando da aprovação para o casamento civil de pessoas do mesmo sexo...Nos Estados Unidos há o chamado 'Bible belt"...

    Responda
  27. Tadêu Santos

    Tenho dúvidas em relação a integridade de muitas pesquisas realizadas em nosso país, como também a de outros países. Raras são as que conseguem refletir os reais dados com informações qualificadas. Vários fatores influenciam a dinâmica adotada, desde o caráter do proprietário até o perfil dos pesquisadores, além da quantidade e veracidade dos questionados. Como pesquisas eleitorais não são resultados de urnas, muitas conseguem acertar. Deveria haver mais rigor pelos órgãos que fiscalizam!!!

    Responda
  28. marcos fernando dauner

    pesquisa no Brasil é assim - Entrevistam um mil, oitocentos e trinta e quatro pessoas , em noventa e sete cidade diferentes e dizem que essa é a realidade nacional . E só respondem aos pesquisadores , folgados que não têm mais nada de útil a fazer .

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como dizia um professor de pesquisas, elas podem facilmente serem manipuladas, basta má intenção na formulação das perguntas e base de pesquisados. É muito complicado avaliar se houve má intenção ou não, ainda mais vindo do bilionário dono da Folha, cuja credibilidade cai assustadoramente nos últimos anos.

    2. Aristides da Rocha Oliveira Junior

      Seu comentário sugere que o senhor não faz a mínima ideia de como funciona uma pesquisa de opinião, fundamentada em metodologias cientificamente testadas, tais como processos de amostragem, validação estatística, aleatoriedade etc. Respeitando a sua liberdade de expressão, sugiro que estude o assunto antes de se pronunciar a respeito. Isso vale para grande parcela dos comentadores de portais de notícia no Brasil.

  29. NACIB HETTI

    Tenho alguma prevenção contra pesquisas de opinião . O brasileiro mente muito quando pesquisado; principalmente se for da classe média. Outras variáveis: qualidade das amostras e a ideologia do dono da pesquisa. De qualquer maneira o trabalho é curioso.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "O brasileiro mente muito quando pesquisado; principalmente se for da classe média. ". Que estudo, que estatística comprova esta afirmativa? Alguém imagina o velho Marx fazendo uma afirmativa como esta, baseada em pura impressão pessoal? E perguntando sobre a "ideologia do 'dono da pesquisa'"? Quando não há argumentos, se diz qualquer tolice.

  30. Ednilson Deo

    Péssima reportagem, a burguesia continua defendendo a sua prole capitalista.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Seu comentário confirma o conteúdo da matéria de Elio Gaspari.

  31. Valter Luiz Peluque

    O que , parece, mostra tal pesquisa é que quem perde de verdade é o país, com seus meios de comunicação imbecilizantes, sua precária formação escolar é uma massacrante formação religiosa moralista e ultra-conservadora, longe das verdadeiras necessidades materiais e espirituais. Tudo garantido pela mesma elite poderosa que sempre teve o poder nas mãos e bate forte quando esse poder tenta se redirecionar.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      A pesquisa näo mostra nada disso que o colega menciona.

    2. Iraia Galindo

      Perfeito.

    3. Antonio Carlos Orselli

      Tô junto, Peluque! Mandou muito bem.

    4. Frederico de Souza Cruz

      Perfeito Valter. O que é muito claro é como as elites do atraso, os mercadores dos templos, as gangues do mercado exploram ao máximo velhas crenças, tradições, e outros resquícios da história para que a sociedade se torne mais e mais atrasada. E maldosamente depois se isentam como se não tivessem nada a ver com isto. Neste artigo Gaspari quis atingir o PT e promover uma vez mais a ideia de que tudo é a mesma coisa. Gaspari quer a manutenção do atraso.

  32. Frederico de Souza Cruz

    Gaspari em defesa da elite do atraso. As pautas conservadoras não existem por si, mas no Brasil foram usadas de forma oportunista pela elite do atraso para sustentar seu candidato. Esta é a diferença de políticas, num caso se luta para que o conservadorismo e o atraso sejam combatidos e avancem, do outro lado se usa o conservadorismo e o atraso para ganhar e ou permanecer no poder. Gaspari tenta apenas isentar a elite que usa e abusa do conservadorismo sem sequer acreditar, por puro oportunismo.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      A meu ver o colunista näo defendeu coisa alguma, seu artigo simplesmente mostra os resultados de uma pesquisa. Eu alias amei os resultados da pesquisa, a qual mostrou que grande parte do povo tem mais coisas em comum do que a gente pensa, ou do que a midia pensa.

  33. neli faria

    Votei para lula,pela primeira vez na vida,pelo Meio Ambiente e porque o bolsonaro foi terrivelmente mau presidente.Se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Nessa pesquisa:alguns pontos sou a favor,outros contra. Sou a favor do aborto, total,mudei após aquele projeto estapafúrdio, antes era apenas nos casos permissivos, sou contra pena de morte e penso que a pena deve ser cumprida integralmente. No mais, gratidão, Elio , por suas colunas!

    Responda
  34. orlando gomes de freitas

    Nao importa se é, não temos nada que conservar, a humanidade tem caminhado para frente, embora ocorrências tenham perpetrado atraso em algumas areas, vemos as mulheres e sua liberatção, com mortes e agressões continuas, porém elas não vão parar, vemos os racistas e preconceituosos de toda ordem, porém os libertários não vão parar, sempre teremos os que querem impedir a marcha da história, porém não conseguirão, os conservadores estão por ai, mas querem manter seus privilégios, embora não digam.

    Responda
  35. orlando gomes de freitas

    Nao importa se é, não temos nada que conservar, a humanidade tem caminhado para frente, embora ocorrências tenham perpetrado atraso em algumas areas, vemos as mulheres e sua liberatção, com mortes e agressões continuas, porém elas não vão parar, vemos os racistas e preconceituosos de toda ordem, porém os libertários não vão parar, sempre teremos os que querem impedir a marcha da história, porém não conseguirão, os conservadores estão por ai, mas querem manter seus privilégios, embora não digam.

    Responda
  36. Luiz Fernando vila do Nascimento

    Não vou falar do conteúdo, mesmo porque ele não chega ao ponto, só resvala. É por isso que não falarei do conteúdo. Mas do estilo do texto. É que já gostei de estilos surgidos na revista Veja lá pelos 80s'. Dando voltas e mais voltas sem chegar ao ponto. Já gostei de Jânio de Freitas. Já gostei até dos texto do Juca Kfouri, com um tom sarcástico. Elio Gaspari vai na mesma onda do exaustivo, canseiroso. Me dá preguiça e perco o interesse no primeiro parágrafo. Falta objetividade. É uma pena.

    Responda
  37. Hudson Rodrigues Lima

    O lado oculto da referida pesquisa: o poder público deve continuar a incentivar a insegurança e precariedade da educação escolar, assim a ignorância social sobre estes dois problemas dão sobrevida ao tal conservadorismo. É com essa estratégia que o país continua a apoiar coronéis e populistas: o culto à agressividade e à violência.

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Excelente

    2. Hermogenes Moussallem

      Excelente

  38. Maria Angela pecego Caetano

    Não é só falta de educação que move isso. É também muita frustração com a sociedade, muito rancor de quem é diferente. Nós, o povo brasileiro, fomos formados na base do cada um por si. Isso deixa raízes profundas, não tem milagre.

    Responda
  39. Eduardo Oscar Epprecht e Machado de Campos Chaves

    A questão levantada pelo Gaspari não toca na fonte do conservadorismo brasileiro, se está na escola, na igreja, nas redes sociais, etc. Não adianta ficar dizendo, como um dia disse o Pelé, que o brasileiro é conservador, não sabe votar, etc. A questão do Gaspari é que, não importa qual a fonte ou a causa do conservadorismo, o brasileiro é predominantemente conservador, e não adianta ficar tentando impor a ele pautas ditas progressistas mediante legislação. E não adianta tentar mudar a escola.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E adianta o q, deixar a extrema-direita fazer as escolas cívico-fascistas? Que dê um golpe e implante uma ditadura? Racismo e homofobia são crimes por lei, feminicídio foi agravado por lei, cotas foram criadas por lei, bolsa família tbém por lei, SUS por lei. Pra mim parece q está funcionando.

  40. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Conservar o que? Vivemos na disneylandia?

    Responda
  41. Alexandre Marcos Pereira

    A pandemia de COVID foi um dos principais desafios durante o mandato de Bolsonaro. Sua postura contra as vacinas e a promoção da cloroquina foram merecida e amplamente criticadas por especialistas em saúde e pela comunidade científica. A percepção pública de uma gestão ineficaz da pandemia pode ter contribuído para a perda do apoio popular. Com razão, muitos brasileiros viram a resposta do governo como inadequada, o que causou impacto negativo a popularidade de Bolsonaro. Gaspari tem razão.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Bolsonaro é objetivamente responsável por umas 200 mil mortes pelo Covid. E não está sendo processado por isso, mas por delitos mais "fáceis" de provar, como a falsificação de documento e descaminho de presentes oficiais. O que não faltou na gestão dele foi prevaricação e peculato, e ele não será condenado por isso.

  42. José Fernando Marques

    O que significa, prezado Gaspari, que o jogo não está ganho. Mas vale jogá-lo porque - releve a presunção - algumas das pautas conservadoras são simplesmente absurdas e devem ser derrotadas pela persuasão (a da prisão das mulheres em casos de aborto, por exemplo). A chave para isso alguém já deu aqui: é a informação exata e farta.

    Responda
  43. Norton Moreira

    Faria sentido pensar que o sucateamento da educacao e a desinformação continua estão fazendo seu papel e gerando uma massa homogênea cujo opinião é fruto da replicação do que lê nas redes sociais?

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Sim!

  44. ROBERTO SILVA

    Isto mostra o quanto a elite pensante está dissociada da população em geral.

    Responda
  45. Joabe Souza

    O resultado da pesquisa também deveria servir para uma autocrítica da imprensa. Nas redes, a desinformação reacionária campeia sem obstáculos e o jornalismo profissional não tem oferecido contraponto à altura. No caso das saidinhas, por exemplo, a opinião captada na pesquisa reflete uma profunda desinformação sobre o funcionamento do instituto, mesmo entre pessoas escolarizadas.

    Responda
    1. Joabe Souza

      [...] A saída temporária é, então, uma extensão desse acesso gradual ao ambiente externo, cumpridos requisitos a serem avaliados pelo juiz. Infelizmente, é possível que haja reincidência por presos na saída temporária, assim como é possível que aqueles que já cumpriram toda a pena reincidam. (Aqui, seria interessante comparar dados de reincidência de egressos em geral com os de saída temporária). Mas a existência de reincidência não seria um bom argumento para defendermos a prisão perpétua, sim?

    2. Joabe Souza

      Caro Antonio Carlos, sinto muito por sua experiência e espero que você e sua família estejam bem. Quanto à sua pergunta, por suposto, você deve responder o que pensa, à luz de suas próprias experiências e das informações de que dispõe. Em relação à saída temporária, importa saber que ela SOMENTE é aplicável a presos que JÁ estejam em regime semiaberto, ou seja, a quem JÁ se permite deixar a prisão no período diurno para o trabalho ou estudo. [...]

    3. Antonio Carlos Orselli

      Bom dia, Joabe. Me considero progressista mas fui assaltado, amordaçado e amarrado, juntamente com minha esposa, em casa, por uma dupla em saidinha pelo Dia dos Pais. Se me perguntarem, numa pesquisa, se sou pró ou contra a saidinha o que deverei responder?

  46. Amarildo Caetano

    Tem que se fazer malabarismo para driblar a sem çura

    Responda
  47. Amarildo Caetano

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Não ofende dizer isso, não. O grande paradoxo dos regressistas - esse é o termo mais adequado - que se apresentam hoje como conservadores é que, quando eram mais jovens, uma das palavras que eles mais repetiam era "progresso".

    2. Edison Luciano

      Kkk...o chapéu de muar serviu no egon...

    3. Egon Kutomi

      Comentário ofensivo.

  48. Amarildo Caetano

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. Alberto Melis Bianconi

    Bobagem pouca é bobagem, então o colunista enfia o pé no Jacá. Se o eleitor está escolhendo entre dois candidatos que são avaliados por diversos critérios, é evidente que a escolha será pelo menos pior, por aquele que não ofender um ou dois critérios julgados mais importantes pelo eleitor. Mas a intenção do colunista é compartilhar com o leitor o sentimento de superioridade de ambos frente a plebe.

    Responda
  50. Ricardo Knudsen

    Essa pesquisa deveria calar aqueles q dizem q Bozo só foi eleito pela decepção com a política, corrupção etc. Bozo foi eleito pq boa parte da população compartilha seu ideário. Bozo tirou os votos do centro e da direita tradicionais, não os da esquerda. Os eleitores do Bozo queriam algo mais 64, estavam só esperando o messias fascista. “Deus, Pátria, Família”, precisa dizer mais?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Em suma, o líder carismático só não basta. Trabalho de base mais do que nunca é necessário. Criticar a imprensa é ridículo. A imprensa não está nem nunca estará a serviço do ideário progressista; o máximo que se pode esperar ou cobrar dela é que não esteja a serviço da direita.

    2. Hernandez Piras

      Finalmente, uma interpretação decente do artigo. O que o artigo indica é que a adesão a Lula não revela adesão total ao ideário progressista e que a esquerda, assim como as forças progressistas em geral, têm muito a fazer antes de conquistar realmente o poder de produzir grandes transformações sociais, econômicas e culturais. Em outros termos, se um dia a esquerda quiser ser maioria no Congresso, precisa antes "ir ao povo", como dizia Alexander Herzen, e convertê-lo ao seu ideário.

    3. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Esse foi um paradoxo muito bem explorado pelo marketing bolsonarista. A própria imprensa ajudou a propagar, sem a devida reflexão, que Bolsonaro era o candidato "antissistema", que iria desmontar o Estado profundo de dentro para fora, quando na realidade ele tinha três décadas como membro (ineficaz e apagado) do Legislativo. A imprensa falhou em mostrar claramente que o candidato apenas representava uma facção hoje majoritária no Congresso e nada iria mudar de fundamental na estrutura de poder.