Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. raul neto

    Sem educação de qualidade jamais seremos um povo. Grande parte do povo está escravizado pelos neopentecostais evangélicos

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Isto ocorre no mundo, de forma estruturada. O que a Folha e a coluna querem, é que nos desvalorizados, que achemos que merecemos sermos explorados e dominados. Nossa bilionária elite do atraso nos rouba, em privatizações e juros, o que deveria ir para educação, saúde e tecnologia, e ainda nos faz pensar que merecemos por sermos um povinho. Manipulação contínua e golpes se alguém quiser dar algo mais ao povo, Getúlio, 64 e 16, tudo para nos manter um país de explorados.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pô Mario, tá pedindo demais em tão poucas linhas, mas isto ocorre devido as fake news baratas, direcionadas para uma população menos instruida, coisa que o Brasil paralelo faz muito bem. Temos também as manipulações um pouco mais sofisticadas como as dos calunistas da Folha com seus sofismas, como exemplo, justificar o maior juros do mundo em 200 países. Pagamos trilhões em juros todos anos, selic, Pf e PJ, e você não sabe disto, por que não é informado do essencial pela bilionária imprensa.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Raciocínio incompleto que não explica porque tantos explorados aderem à agenda dos exploradores; é ESSE o que a coluna mostra.

    3. Aparecido Celso Pelosi

      Exatamente. Tudo se resume a dominadores e dominados. Um jogo de faz de conta. No fundo, vale a mais valia capitalista: o dono do dinheiro é senhor do mercado; fica com o filé mignon e o dono da força de trabalho (a mão de obra) com migalhas e é levado a agradecer por ter osso pra roer. É de doer.

  3. Marcos Araujo

    Na internet tem uma serie de esquetes onde o entrevistador faz perguntas tolas e a grande parte das pessoas erram as respostas simples. Será conservadorismo ou desinformação?

    Responda
  4. Nelson Maria de França

    Todo mundo é progressista escrevendo texto. Bora perguntar para quem convive com você ou a sua vizinhança. Quer saber se alguém é santo: conviva com ele.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      Penso que ninguém é santo, em boa parte somos hipócritas. Mas objetivar algo mais justo, ainda que em teoria, já é um passo em melhores direções.

  5. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Educação, educação, educação. Só isso muda esse quadro de crueldade fanatica e ignorante.

    Responda
  6. marco martins

    Pesquisa e análise perfeita, o povo brasileiro é por si só muito conservador. Lula não venceu em 2022, foi o Bolsonaro que perdeu. Se não falasse tantas bobagens ou se a Direita tivesse um candidato mais centrado, com certeza venceria. Esse discurso atual da esquerda não cabe na nossa sociedade. A popularidade do Lula é o último refúgio da esquerda, qdo acabar a esquerda acaba junto.

    Responda
  7. renan cepeda

    O brasileiro diz que é contra o aborto, mas na hora que a filha engravida paga a operação clandestina. Compra armas ilegalmente, olha o app de lei seca para dirigir de pileque e fuma seu baseado escondido.

    Responda
    1. Nelson Maria de França

      Por outro lado, vive dizendo ser progressista, mas a vizinhança sabe muito bem o conservador que mora ao lado.

  8. José Bernardo

    Sim. E? Pergunto-me aonde chegaríamos com o conformismo fatalista do final do artigo, bem disfarçado de realismo...

    Responda
  9. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Interessante . Vale lembrar q nós EUA , os Democratas lutavam pela manutenção da escravidão….

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Durante décadas, os partidos nos EUA foram muito similares, e trocavam de posição de vez em quando. Só recentemente os republicanos encamparam o fascismo e os democratas a proto-esquerda que lá chamam de liberais.

  10. Paulo Augusto

    "... mostrou que mais de 20% dos eleitores de Lula são favoráveis à prisão de mulheres que interrompem a gravidez (36%), à privatização da Petrobras (37%) e contrários à punição de militares que participaram do 8 de janeiro (29%)". Se fizer a conta certa, mostrará que quase 80% são contra à prisão de mulheres que interrompem a gravidar, 63% são contra a privatização da Petrobras e 71% a favoráveis à punição dos militares que participaram do 8 de janeiro.

    Responda
  11. Fernando Alves

    Pela pesquisa também se conclui que grande parte dos eleitores do Bolsonaro são contra as pautas dele, mas quando a direita está no poder, ninguém questiona nada do que o governante faça, seja algo que a maioria é contra ou mesmo inconstitucional. Já quando não é a direita, aí "tem que se render aos desejos da oposição" e fazer um governo somente pra agradar Elios que lacraram 22 na urna e agora querem obrigar o Lula a fazer um governo de direita.

    Responda
  12. john de sá

    Qualquer observador minimamente capaz percebe isso desde sempre. Somos majoritariamente essa coisa horrível.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Isto ocorre no mundo, faz muito, mas era exatamente isto que a Folha e a coluna querem, que nos desvalorizados, que achemos que merecemos sermos explorados e dominados. Nossa bilionária elite do atraso nos rouba em privatizações e juros o que deveria ir para educação, saúde e tecnologia, e nós faz pensar que merecemos por sermos um povinho. Manipulação contínua.

  13. adenor Dias

    A matéria mostrou que eu também sou meio conservador e meio liberal! Mesmo nas classes baixas brasileira, há quem não sabe viver democraticamente! Eu vi isso estudando no EJA de Guarulhos, onde havia moleques e até adultos que não respeitava os direitos dos colegas e até mesmo os professores. Desejei as truculências dos militares para essa gente! A palavra respeito que deveria reger a sociedade, não existe para gente que só enxerga direito do seu lado...

    Responda
  14. jose batista

    Lula não ganhou, tomou!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Aguarde mais 72 horas rezando para o pneu....

    2. Paulo Augusto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    Juízes, delegados e agentes penitenciários são favoráveis às saidinhas como forma de descompressão e ressocialização. Dois destacados petistas, Maria do Rosário,, e Fábio Comparato, foram contra. Terão ouvido os argumentos dos primeiros? O Brasil tem a maior população carcerária do Mundo por cem mil habitantes. Em números empata em segundo com a China, com EUA na frente. Primeiro, não há debate qualificado e racional. Segundo, quando há não chega no Povao, ocupado com o Instagram e o Zapzap.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Adenor, se um amigo ou familiar seu cometesse o erro de dirgir bêbado e causasse um acidente, vc defenderia a pena de morte para ele? Ou pena de morte, pra vc, seria só pra bandido q é negro e pobre?

    2. adenor Dias

      O Bezerra da disse que é o bandido que sustenta o juiz, o advogado e até policiais. O dia em que não houver bandido, essa gente fica desempregado. De acordo com a minha parte conservadora, bandido bom é bandido morto. Muitas vezes, a sociedade trabalhadora, é obrigado a viver lado a lado com bandidos, sem nada poder fazer. De certa forma somos coniventes com a coisa errada, para salvar nossa pele.

    3. PAULO TAUFI MALUF JR

      O Brasil é o 26o pais em população carcerária por 100 mil habitantes no mundo

  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    A pesquisa revela conservadorismo, ou falta de informação? Quantos dos entrevistados leem jornais ou qualquer outra forma de informação desapaixonada ou não manipuladora como influenciadores e pastores evangélicos, ou redes sociais? Agora mesmo se faz campanha mentirosa e pusilânime sobre o Taxadadd, ignorando por exemplo o estouro da Previdência. Qual será em meses o resultado de pesquisa sobre o Ministro?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, caríssimo, excelente encontrá-lo ativo pelaqui hoje! Adonay, as pessoas estão repletas de informação, até as mais humildes, conquanto completamente distorcida. Como será que seria possível tornar pública e gratuita a "informação confiável"?

    2. Aparecido Celso Pelosi

      É isso. Uma indústria de desinformação. Com o beneplácito de boa parte da dita imprensa isenta. A carga tributária de 2022 (era Guedes) foi maior que a de 2023 (Haddad),mas as mentiras é que prosperam... Em vez de contextualizar, a grande (?) mídia relativiza e, pela omissão, endossa o caldo da fritura.

  17. Jaqueline Mendes de Oliveira

    O Brasil precisa é de uma candidata à presidência como a Kamala Harris!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      O Brasil precisa é de educação e de informação correta, sem viés de ambos os lados.

  18. Marcos Benassi

    Bem, sêo Elio, como o senhor bem disse, é a "opinião da amostra". Não vi a pesquisa, não sei de seus métodos de amostragem, sequer seu tamanho. Aguardarei pela próxima para tirar qualquer conclusão mais definitiva a respeito.

    Responda
  19. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Não me surpreende. Em questões de pauta de comportamento o brasileiro sempre foi hi pó cri ta mesmo. Fala uma coisa, mas faz outra. Sugiro um complemento no estudo, como por exemplo comprar os dados de opinião sobre aborto com a quantidade que é realizado no País (legalmente e ilegalmente). Creio que também iremos ficar incomodados.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Excelente texto e concordo plenamente.

  20. Joaquim Rocha

    Enquanto a esquerda tenta mudar a mentalidade conservadora retrógrada da população, a direita a toca fogo incentivando ainda mais o imenso atraso da sociedade brasileira.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Entendi sim Fred. Só deixei um comentário da minha opinião sobre a diferença da mentalidade esquerda/direita para alterar essas posições tão retrógradas do povo brasileiro.

    2. Gustavo von Krüger

      Pelo visto, você nao entendeu a coluna.

  21. Lis P Junqueira Safra

    Brasil em geral é um país conservador. Esquerda ou direita, católicos ou evangélicos são exatamente iguais

    Responda
    1. adenor Dias

      Os evangélicos são falsos conservadores.

    2. Marcos Benassi

      "Exatamente iguais" é profissão de fé, não a conclusão da pesquisa. Seria até interessante ver os recortes a partir da religião informada.

  22. JOSE LOPES

    No arco ideológico brasileiro os extremos se encontram!!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se vc acha q os eleitores de Lula, ou i PT, são de extrema esquerda, então não entende nada de política. Já o bozismo é sem dúvida de extrema-direita, pró ditadura, tortura, assassinato de adversários etc.

  23. Paulo Sales

    Será que é isso mesmo?

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Não duvido. A pergunta que deveriamos nos fazer é: será que o povo a que Elio Gaspari se refere entende as perguntas de tal pesquisa? Se têm o mínimo de compreensão sobre o seu significado?