Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Ferreira

    A grande realidade é: aonde está escrito que Israel "tem direito" eterno sobre terras palestinas? Na prática Israel rouba terras palestinas há décadas, e foi o tempo que eu apoiava esse país, campeão mundial em massacres de civis. Deveriam ter vergonha, mas infelizmente a "narrativa" na imprensa só vê o lado israelense, partindo do pressuposto que um israelense (de certo) vale mais que um palestino.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Deve ser no mesmo documento que diz que os índios têm direito a todas as terras dos EUA. Agora, falando sério: como o congresso americano recebe em sessão conjunta um sujeito responsável pela morte de quarenta mil pessoas, a maioria mulheres e crianças inocentes e que pode vir a ser considerado criminoso de guerra e condenado por corrupção?

    2. Beatriz R Alvares

      Concordo plenamente com você.

  2. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    A se aplicar a tese do autor em qualquer outro campo, o Estado brasileiro deve se abster de enfrentar o domínio das facções nos presídios, pois, sabe, sem condições de reverter a situação. Cracolândias? Nada de se adotar uma política menos letal. Sempre foi assim, e assim será. Desmatamento na Amazônia? Se acostumem com a criação de uma savana africana. Enfim, é isso abiguinhos: o ilegal deve se tornar legal.

    Responda
    1. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

      Na verdade, usei de ironia, somente. O texto comentado parece propor a adoção da política dois povos-um estado, ao que sou contrário. Minha proposta? Na minha humildade não teria nada mais a apresentar do que aquilo que tem sido decidido pelas Nações Unidades: Pa les tina livre e independente; devolução dos territórios tomados depois de 1967; responsabilização internacional de Is r ael pelos danos; responsabilização criminal dos líderes pelos crimes internacionais...

    2. Joao Cellos

      O seu comentário é feito no sentido de apagar que aquela terra não estava desocupada. Os pal estinos a ocupavam. E foram expulsos e massacrados. Qual é a sua solução? Mantê-los aprisionados no campo de concentração de Gaza e ir eliminando-os aos poucos para que Is rael possa ocupar esse território também? Aliás, Is rael já faz isso na Cis jordânia, inclusive apoiando financeiramente os colonos. Que tal?

  3. omar assaf

    Concordo e é bem explicado pelo autor a farsa sionista e todo seu empenho em anexar todo território palestino . A única coisa que descordo é sua frase final . A palestina não é um projeto como ele diz , a palestina existe e sempre existiu. Os democratas ou republicanos não decidem sobre o nosso destino . Quem deu a vida por essa causa não é o homem com a mão suja de sangue do Biden . A palestina só vai desaparecer se desaparecer com ela todo povo Árabe , muçulmano e todos que lutam por justiça.

    Responda
  4. Josue Oliveira

    Não duvido nada de que o Isvasor, Iadarão de terras paIestlnas, declare o que sobrar dessa população como imlgrante !Iegal. É uma das maiores injustiças feitas nos tempos modernos.

    Responda
    1. omar assaf

      É sem dúvida a maior .

  5. Wilson Rossi

    A agressão em Gaza acabou? Ou é a fsp que não notícia mais? Não encontro no jornal discurso de Lula de ontem.

    Responda
    1. omar assaf

      Só ontem foram mais de cem extermínios e centenas de feridos . Agora falam no vírus da pólio e uma montanha de doenças infecciosas espalhadas em todo campo de concentração. Quando vc pensa que não existe mais maldade a ser cometida eles nos surpreendem com mais maldade . Os relatos que nos chegam e que a folha esconde propositalmente são intoleráveis. O que estamos assistindo é sobrenatural.

  6. omar assaf

    Ultraconservadores ou moderados.Republicanos ou democratas.Conservadores ou trabalhistas.Fatah ou Hamas.As cartas estão marcadas há décadas e a mentira de que é “ uma terra sem povo para um povo sem terra” está cada dia + desgastado.O esforço da máquina de propaganda sionista que têm no cerne de sua criação a hasbara vai desmoronar.Malcom X em uma frase brilhante disse “se não tiver cuidado os jornais vão levá-lo a odiar os oprimidos e amar os opressores”. Free Palestine .

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Ôôô, prezadíssimo seu Moisés, é até capaz do TrAmp levar uma rasteira nessa história. Percebendo o senhor como um jjjuudeu iiissraelense civilizado, torço por nós, por todos os seus compatriotas de idêntico estofo e pelos palestinos, oprimidos por seus irmãos do Hhhaamas e pelo Estado Iiissraelense.

    Responda