Cotidiano > Fome atinge 8,4 milhões no Brasil, mostra estudo da ONU Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Votei no Lula por isso. O melhor presidente que o nosso país teve.

    Responda
  2. Carlos Amorim

    Dados trienais só confundem. Tenham a decência de fazer um gráfico ano a ano, com o número das pessoas que passam fome e com o número de pessoas em insegurança alimentar moderada.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      O nome da Folha passará a ser Falha ética. A má-fé do jornal é estarrecedora.

    2. Nelson Vidal Gomes

      E o número dos que não têm onde fazer cocô. 100 milhões sem saneamento não obstante ostentarmos a condição de nona economia do mundo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  3. Klaus Serra

    Não acabou com a fome até hoje e diz que vai acabar até o final do mandato... tá bom.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Klaus, sabe qual é o bom quando se vê gente como você dizer as neira? É saber que você sente uma raiva imensa a ponto de quase não conseguir pensar. Essa é a mal dição que sofrem os bol sonaristas.

    2. José Bueno

      Atordoado com a mudança? Com um mínimo de compaixão, você estaria achando bom que catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. E estaria envergonhado porque em dois anos anos atrás o que se tinha eram as filas do osso.

  4. Nelson Vidal Gomes

    2026 será a quarta eleição presidencial na qual Lula irá tirar o Brasil do Mapa da Fome. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. José Bueno

      Não se engane. Com um mínimo de compaixão, você estaria achando bom que catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado.

  5. José Bueno

    Não encontro no jornal a entrevista a jornalistas internacionais do Presidente Lula de ontem.

    Responda
  6. Nelson Vidal Gomes

    Será a terceira vez que Lula irá tirar o Brasil do Mapa da Fome, já o fez nas eleições de 2006, 2010 e agora o fará nas de 2026, não por acaso, é o "maior líder da América Latina", como acaba de "reverenciá-lo" Nicolas Maduro. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. José Bueno

      Com um mínimo de compaixão, você estaria achando bom que catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. E estaria envergonhado porque em dois anos anos atrás o que se tinha eram as filas do osso.

    2. Carlos Amorim

      Ele tirou em 2006 e colocou de novo pra tirar em 2010?

  7. FRANCISCO PUCCI

    Por que a ONU não convoca os paises membros para acabar com a fome?

    Responda
  8. zilda bastos mello

    Simplesmente revoltante

    Responda
  9. Ivo M Ferreira

    Se no Mundo todo hoje produzimos Alimentos para 12 bilhões de Pessoas, POR QUE ainda tem Povos e Nações passando Fome?

    Responda
  10. Laércio Pugas

    Enquanto o governo passado se preocupava com a fome na Venezuela, por aqui os jornais estampavam em manchete: Moradores coletam comida em caminhão de lixo em Fortaleza - 18/10/2021; Em PE, moradores cercam caminhão de lixo para pegar restos de comida -12/06/2019; 8 de out. de 2021 — 'Osso é vendido, e não dado': placa em açougue de SC.

    Responda
  11. MARCELO DE ANDRADE

    É a terceira vez que o presidengue está no Planalto, sem falar do mandato da cria dele, a estocadora de vento e cultuadora de mandioca que trabalha sem metastramsparentes. E até hoje não acabaram com a fome no território doméstico. E vêm com essa lenga-lenga de acabar com a fome mundial? Conversa para boi dormir.

    Responda
    1. José Bueno

      Com um mínimo de compaixão, você estaria achando bom que catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado.

    2. Ivo M Ferreira

      40 milhões de brasileiros famintos quando assumiram o Governo em Janeiro de 2023, e ainda hoje existem 8,9 milhões. Não nos iludamos!!! Nos Sistemas Econômicos e Políticos vigentes no Mundo, independentemente da cor e viés Político de cada Nação, não há como acabar com a Fome. Voltemo-nos para o avanço e História da Civilização, e a resposta esta dada. Sim, a capacidade inventiva ilimitada do Homem aliado à Natureza, produz hoje alimentos no mundo todo para abastecer 12 bilhões de seres Humanos

  12. Tersio Gorrasi

    Eis a questão. Se a fome realmente acabasse neste país onde estariam os eleitores de Lula? Já é um governo sem povo, acabando a fome então... Tudo isso é só conversa para (literalmente) ingles ver

    Responda
    1. José Bueno

      Com um mínimo de compaixão, você estaria achando bom que catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado.

  13. Victor Saeta de Aguiar

    Não se preocupem!! Nada vai dar certo!! A fome é apenas um ítens abordados nesta matéria. Ainda virão o analfabetismo, a falta de saúde, a pobreza total, etc. O governo federal está providenciando todos esses artigos para enbrega-los aos fazuelistas. Contentem-se com a abóbora por enquanto...

    Responda
  14. João Batista de Junior

    Bolsonaro nunca se preocupou com os mais pobres.

    Responda
  15. RAIMUNDO SIDON DA SILVA FILHO

    Pode até ser mas o que vejo são obesos pra onde olho , no caso o espelho .

    Responda
    1. Luís Lopes

      Compre um par de óculos e saia da bolha. Que comentário ridículo!

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Farinha, açúcar e ultra processados são os alimentos mais baratos. Engordam e matam rápido.

  16. LUIS FERNANDES

    De cada 100 brasileiros, 4 passam fome alem de outros subnutridos. Num pais considerado como o celeiro do mundo, isso e uma aberracao.

    Responda
  17. Lis P Junqueira Safra

    Então pelos comentários a ONU está errada? Acorda gente! Esse relatório é feito em todos os países. Não tente abafar. Não tem jeito está no mundo todo.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      A ONU está certa. A Folha é que está confirmando o seu desejo, Zelis, de pensar erradamente: insegurança alimentar severa cai oitenta e cinco por cento no Brasil. Percentualmente, a queda foi de oito para para um por cento da população. Em números absolutos, catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. Nem dois anos atrás, o que se tinha eram as filas do osso. A Folha precisa ser mais honesta.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      A ONU está certa. A Folha é que está confirmando o seu desejo, Zelis, de pensar erradamente: insegurança alimentar severa cai oitenta e cinco por cento no Brasil. Percentualmente, a queda foi de oito para para um por cento da população. Em números absolutos, catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. Nem dois anos atrás, o que se tinha eram as filas do osso. A Folha precisa ser mais honesta.

  18. Alexandre Pereira

    Supondo que os dados estejam corretos (tomara que sim, mas é coisa cada vez mais difícil hoje em dia), imaginem se não houvesse farta distribuição de penduricalhos? Talvez tivéssemos zerado essa conta. Quantos trabalhadores vale um adicional de suas majestades?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Braulio, em tempos de narrativas, nem a Onu escapa, no entanto, como disse, espero que estejam corretos. Quanto aos responsáveis por isso ou por aquilo, precisaríamos de mais dados para analisar (coisa impossível em meio ao flaxflu ideológico). Seja como for, espero que cortem os penduricalhos e transformem em algo útil ao invés de cevar gatos gordos. Quem sabe, zeramos a conta?

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      A ONU está certa. A Folha é que distorceu de modo a parecer que não houve avanços: insegurança alimentar severa cai oitenta e cinco por cento no Brasil. Percentualmente, a queda foi de oito para para um por cento da população. Em números absolutos, catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. Nem dois anos anos atrás o que se tinha eram as filas do osso.

  19. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Insegurança alimentar severa cai oitenta e cinco por cento no Brasil. Percentualmente, a queda foi de oito para para um por cento da população. Em números absolutos, catorze milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. Nem dois anos atrás, o que se tinha eram as filas do osso. A Folha precisa ser mais honesta.

    Responda
  20. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Insegurança alimentar severa cai oitenta e cinco por cento no Brasil em 2023, indica ONU. Percentualmente, queda foi de oito por cento para para 1,2% da população. Em números absolutos, 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país no ano passado. Nem dois anos atrás, o que se tinha eram as filas do osso. A Folha precisa ser mais honesta.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Os números são esses, sim. E digo mais, daqui a um ano o número de pessoas que passam fome vai despencar.

    2. LUIS FERNANDES

      Seus inumeros comentarios e seus numeros nao batem com os 4% do que diz a reportagem. Me parece ser mais um lulista a defender o guruÂ…

  21. Fabrício Schweitzer

    Enquanto houver fome, não haverá política digna. Enquanto houver os absurdos da classe política, haverá fome.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Sugiro que leia o conto de Machado de Assis "Teoria do medalhão", no qual um pai ensina o filho a ser um medalhão. Entre os conselhos, sugere que, diante de uma questão social difícil, o filho apresente uma solução maior (nobre), do tipo: precisamos resolver o problema da educação, aumentar a renda do trabalhador, dobrar o número de hospitais. Coisas que não se resolvem nem em três décadas. Segundo o pai, o problema não se resolve, mas o filho teria dado uma opinião de destaque. Você fez isso.

  22. Felipe Macedo

    Muita gente ainda nessa situação, infelizmente. De qualquer forma, é um número muito melhor do que os mais de 30 milhões que tivemos no último governo.

    Responda
  23. Miro Costa

    Grande progresso então. Pois eram 30Mi até ontem.

    Responda
  24. Roberto Pimenta

    A Folha sendo a velha Folha de sempre, aquela da ditabranda... A boa notícia, a queda do número de afetados pela fome, só é mencionada de passagem. O destaque - na manchete - é o número de pessoas que passam fome. Ainda muito alto, mas que está caindo novamente, depois do pesadelo do governo Bolsonaro.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Se o fato narrado fosse o contrário, certamente a manchete seria: "Milhões voltam a ser atingidos pela fome no governo Lula".

  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Fiz o L e continuarei fazendo, com orgulho. O que a Folha mal diz é que houve diminuição significativa da fome, depois do desastre bolsonarista representado pelas filas do osso. E digo mais, até o ano que vem, vai haver uma diminuição brutal dos que passam fome. Repito, fiz e faço o L com orgulho.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Não precisa dizer que você fez o L. Por onde você passa deixa a marca da ferradura.

  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    É isso, José. É preciso acrescentar a Folha, com suas distorções e filiação explícita à lógica Faria Lima. É só ler o jornal concorrente do Rio que se verá o dado mais importante: a diminuição do número dos que passam fome foi significativa e tudo indica que até o ano que vem esse número despenque. Não é tão fácil em um ano e meio de governo resolver o desastre do governo anterior, cujo símbolo mais trágico eram as filas do osso? Lula está fazendo a coisa certa. A Folha-Faria-Lima rema contra.

    Responda
    1. maria regina costa alvarez

      Ainda bem que temos a concorrência pra ler as notícias sem o viés que o banqueiro imprimiu na Folha. Triste ver um jornal desse tamanho e importância trilhar esse caminho.

  27. José Bueno

    Lula está certíssimo, com o programa econômico e social de sua equipe séria e responsável. Um prato de comida hoje, porque ninguém pode sobreviver com fome. Mas, também, aumento de emprego com o incentivo à industrialização. Só estão contra este programa os políticos de extrema direita e suas mí dia s, que insistem em boicotar o governo e o país.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Lula deu comida para obter votos (Bolsa Família) mas não deu onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões de brasileiros sem saneamento e repletos de enfermidades de veiculação hídrica, muitas das quais letais. Não obstante ostentarmos a condição de nona economia do mundo.Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      É isso, José. Só acrescentaria a Folha, com suas distorções e filiação explícita à lógica Faria Lima. É só ler o jornal concorrente do Rio que se verá o dado mais importante: a diminuição do número dos que passam fome foi significativa e tudo indica que até o ano que vem esse número despenque. Não é tão fácil em um ano e meio de governo resolver o desastre do governo anterior, cujo símbolo mais trágico eram as filas do osso? Lula está fazendo tudo certo. A Folha-Faria-Lima rema contra.

  28. Luiz Reichmann

    e, inclusive, é essa publicidade que engorda o rico, o político! estrangulando o trabalhador pobre com esmolas! Agora, se o Juiz de direito, o ministro, e todos os outros, verificarem que o sal do pobre esta percentualmente próximo de seu, o Governo da auxilio moradia e molha a mão deles, menos pro pobre né?

    Responda
  29. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha é desonesta demais. Quanta omissão. Houve uma diminuição grande no número de pessoas que passam fome — ainda que continue bastante elevado. É só ler a matéria do jornal concorrente do Rio de Janeiro, que se vê o quanto a Folha trabalha contra o Brasil. Manipula dados, imprime um pessimismo que vai na contracorrente do trabalho para acabar com a fome no país. Lutar contra a fome é compromisso da sociedade, não só de um governo. Mas essa perspectiva não interessa à Folha.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      O Partido mais alinhado com a Farias Lima é o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Não por acaso, Lula no seu segundo mandato nomeou como Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional e governou com os maiores juros do mundo. Depois foi a vez faz das empreiteiras na Petrobras. Namastê!

    2. Flávio Fernandes Marinho

      No governo do inelegível o povo carente brigava por ossos na alimentação.

  30. Lucia Coelho

    Sugiro que os leitores comparem a manchete da Folha de São Paulo com a manchete d'O Globo. Nenhuma outra explicação será necessária quando a desonestidade desta manchete da Folha.

    Responda
  31. Lucia Coelho

    Que manchete vergonhosa, que esforço em transformar uma notícia positiva em negativa. Não é mentira que 8,4 milhões de brasileiros passam fome, mas o dado novo, é portanto a notícia, é que o número era maior há um ano, houve melhora e 31 milhões de brasileiros deixaram a insegurança alimentar. Mais uns dias e a umbudsman da Folha bem fazer um mea-culpa e tudo certo. Culpas expiadas. Isso é mau jornalismo.

    Responda
  32. João Leite Leite

    Não precisa de projetos contra a fome. Projeto é só para o governo fazer publicidade. A fome no Brasil não é por falta de alimento é por falta de dinheiro no bolso do trabalhador para comprar de tudo o que a família precisa. Sem um plano de recuperação do sala rio mínimo a pobreza e a fome vai continuar aumentando. É preciso de um plano de recuperação dos salários até R$5 mil reais. Um aumento real de 10% anual no salario mínimo É suficiente para faze a economia crescer 5% ao ano.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Sua ignorância é chocante. A superficialidade de suas soluções é típica de quem só lê a Folha, esse jornal ridículo que só faz desinformar pessoas como você. É necessário estudar mais, construir raciocínios argumentativos sólidos, parar de olhar as coisas com superficialidade.

  33. Luiz Reichmann

    A Fome aqui parece nuvem de gafanhoto que vem do além mar pairar sobre a economia do Brasil! É praga isso, até ontem tava tudo bem por aqui, agora 8 milhões com fome e com gás. Eita ONU.

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      e como disse o amigo, foram criados 30 milhões de empregos para tirar da miséria o povo... Meu Deus! ou só esmola tira o povo da miséria, ou a esmola é a própria miséria?

  34. Carlos Fernando de Souza Braga

    Esse jornaleco indo ladeira abaixo. A imprensa brasileira de uma maneira geral é vexaminosa. Nem sei pra que tem ombudsman. Mas esperar o que de uma empresa cujos donos são bilionários e que o principal negócio é no setor de finanças. E que vergonhosamente defendeu isenções fiscais das quais se beneficiava sem revelar essa informação.

    Responda
  35. alonso barros

    Que vergonha de manchete Folha . Manipulação desonesta dos fatos . A Manchete correta é “ em um ano e meio governo Lula tira 30 milhoes de brasileiros da miséria “ . Esses 30 milhoes que voltaram a miséria no governo passado . Já fostes grande, Folha .

    Responda
  36. CARLOS SANTOS

    Manchete q deveria vir: "Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024) que mostram que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023 e 14,7 milhões deixaram de passar fome no país". Falta honestidade ou sobra omissão na reportagem.

    Responda
  37. José Augusto Bernabé

    Enquanto isso o presidente medíocre que temos aqui Decreta Sigilo de cem anos as falcatruas de seus Ministério. Comemorem os que fizeram o L.

    Responda
    1. maria gouvea

      Comemoro com orgulho a diminuição de 30% da fome no Brasil. Não comemorar este dado cabe aos indiferentes a miséria

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Fiz o L e continuarei fazendo, com orgulho. O que a Folha mal diz é que houve diminuição significativa da fome, depois do desastre bolsonarista representado pelas filas do osso. E digo mais, até o ano que vem, vai haver uma diminuição brutal dos que passam fome. Repito, fiz e faço o L com orgulho.

  38. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Pobreza não se combate apenas distribuindo alimentos e dinheiro. Isso é, sem dúvidas, essencial na urgência, mas a solução definitiva é educação e decorrente inserção de todos na economia.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Sugiro que leia o conto de Machado de Assis "Teoria do medalhão", no qual um pai ensina o filho a ser um medalhão. Entre os conselhos, sugere que, diante de uma questão social difícil, o filho apresente uma solução maior (nobre), do tipo: precisamos resolver o problema da educação, aumentar a renda do trabalhador, dobrar o número de hospitais. Coisas que não se resolvem nem em três décadas. Segundo o pai, o problema não se resolve, mas o filho teria dado uma opinião de destaque. Você fez isso.

    2. José Bueno

      Lula está certo, com o programa econômico e social de sua equipe séria e responsável. Um prato de comida hoje, porque ninguém pode viver com fome. Mas, também, aumento de emprego com o programa de industrialização. Só estão contra este programa os políticos e a suas m id ias de extrema direita, que insistem em boicotar o governo e o país.

    3. Matheus Ramos

      Nenhum dos governantes pensa em soluções a longo prazo. Entregar um prato de comida é o suficiente para eles. Visam resultados rápidos, que poderão ser usados como “resultados” de seus governos no final do mandato. Assim, o problema se prolonga, sem solução.

  39. Raimundo Nonato Martins de Santana

    Parece que a intenção do jornal é confundir o leitor que só vê a manchete, a verdade é que em um ano e meio o governo do Lula tirou mais de trinta milhões de brasileiros da fome, saliente-se, que foi o Temeroso e o inelegível que colocaram essas pessoas nessa situação, pois anteriormente o governo Lula e Dilma já os tinham retirados dessa situação

    Responda
  40. Rocia Oliveira

    Titulo equivocado. Para ser coerente com a matéria deveria ser: Fome no Brasil deixa de atingir 20 milhoes milhões de pessoas em menos de dois anos.

    Responda
    1. José Bueno

      Desculpe a franqueza, Ferreira, mas seu terraplanismo diante da realidade tem sido a piada nossa de cada dia.

    2. Lucia Coelho

      José Ferreira, felizmente não é piada. O número diminuiu, e a notícia é tão positiva que você parece não acreditar. Leia a reportagem toda, não só a manchete.

    3. Jose Ferreira

      Esta piada foi ótima ! Kkkk

  41. Raimundo Nonato Martins de Santana

    Com certeza se a falha de são Paulo não fosse representante e defensora da faria lima a manchete seria. Em um ano e meio de governo LULA tira mais de trinta milhões de brasileiros da fome

    Responda
    1. Jose Ferreira

      Outro comediante kkkm.

  42. Luiz Reichmann

    O SUS atendeu 8 milhões em exames der nutrição, parabéns!!!

    Responda
  43. EDUARDO OLIVEIRA

    Pelo menos houve redução do mapa da fome no Brasil. É o mínimo que se espera deste governo que cobra tantas taxas e impostos cada vez mais.

    Responda
  44. Lis P Junqueira Safra

    O descondenado só fala.

    Responda
  45. Lis P Junqueira Safra

    Esquerda contestando o dado da ONU.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Estamos de acordo e o resultado ê bom em relação ao desgoverno do inelegivel, somente a manchete da FSP ê desonesta.

  46. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Quer dizer, então, que o atual governn conseguiu reduzir a fome de 39 milhões, da época do derrotado, para 8 milhões, agora? Tá lindo, ué!

    Responda
  47. Paolo Valerio Caporuscio

    Assunto de séculos e continua na mesma, faz um " L" agora.

    Responda
    1. maria gouvea

      Nossa, cada vez mais tenho orgulho de um governo que diminuiu 40% da fome. Não celebrar isto é comemorar a fome

    2. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

      Se vc leu a matéria, vc percebeu que o atual govern reduziu a fome de 39 milhões, da época do derrotado/fujão, para 8 milhões, atualmente.

  48. Mario Donizete Pelissaro

    O estrago feito nas eras Temer e bolsonaro foram imensos. O brasil voltou a aparecer no mapa mundial da fome. Já está melhorando, mas ainda vai demorar um pouco prá voltarmos nos nives de 2018.

    Responda
  49. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Cenário no mundo eh de falta de progresso diz fao. Que nada! Isso eh o progresso do liberalismo que a folha defende.

    Responda
  50. Lis P Junqueira Safra

    Lula tá mal.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Interessante, se ler a reportagem vai verificar que que houveram avanços em relação ao período do governo da extrema direita terrorista ou seja o governo atual está corrigindo os estragos do desgoverno do inelegível.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.