Juca Kfouri > Hipocrisias e emoções olímpicas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Florentino Fernandes Junior

    E falar da alta possib de atentados nessa olimpiada? A seg parece bem falha ate agora

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Jukinha, o q achas da janja em paris? Etico? Correto? Nao vamos misturar as coisas ne?

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Jukinha, sempre surfando nas ondas faceis.

    Responda
  4. Paulo Bacal

    Esse artigo vai na mesma linha das varandas gourmet de Higienopolis que o autor citou anteriormente. Lamentável

    Responda
  5. DANIEL ROUSSO

    Artigo enviesado e preconceituoso. Não há termo de comparação entre as duas guerras. A Ucrânia foi invadida pela Rússia em sua política expansionista. Israel está exercendo seu direito de defesa garantido pela lei internacional.

    Responda
  6. DANIEL ROUSSO

    Artigo enviesado e preconceituoso. Não há termo de comparação entre as duas guerras. A Ucrânia foi invadida pela Rússia por exercer sua soberania. Israel está exercendo seu direito de defesa (garantido pelo direito internacional) contra um grupo terrorista que governa um território e que preconiza sua destruição.

    Responda
  7. José Pereira Nunes Cordeiro

    Discurso raso e simplista, além de antissemita. Eu não compactuo com os crimes de Netanyahu, espero que ele responda por eles. Mas o jornalista falar disso sem se reportar aos reféns e vítimas israelenses é uma falta de respeito e empatia. Solidariedade que seja com todos os povos. O jornalista esquecer que frequentemente atletas israelenses são ameaçados, que rivais se recusam a competir com eles, é antissemitismo. Infelizmente, ainda tem quem dê atenção a este senhor.

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    Na sua hipocrisia pessoal, Juca ignora um detalhe. A Rússia foi banida dos jogos pelo uso indiscriminado de doping apoiado e fomentado pelo estado. É réu flagrada e confessa.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Em dois mil e dezenove

    2. Peter Janos Wechsler

      Foi condenada pela WADA em 2019 por quatro anos por doping e fraude. Pode ser que já venceu.

    3. Peter Janos Wechsler

      Daniel. Posso estar desatualizado, mas eu mesmo presenciei a declaração do comitê olímpico banindo a Rússia dos jogos por doping. Não sei se a proibição por doping se estendia até os jogos presentes.

    4. Daniel Liaz

      Não é verdade Peter. A razão do banimento é a guerra. A história do doping gerou outras sanções mas não essa. Tanto que Bielorrússia não teve caso se doping e sofreu sanção tb

    5. Peter Janos Wechsler

      Mais de mil atletas foram flagrados e os laboratórios russos falsificavam os dados.

  9. tatiana eskenazi

    Artigo francamente antisemita. Discurso de odio do colunista. Ignorante compara russia q esta atacando a ucrania/otam sem nenhum motivo sendo q nunca foram atacados, com Israel que foi atacado pelo hamas. Vamos cancelar a assinatura da folha - nivel baixo demais.

    Responda
  10. LUIZ SILVA

    Jornalista an ti se mi ta

    Responda
  11. RODRIGO NAFTAL

    Juca utiliza de falsa simetria. Israel e os Estados Unidos, como todos os países democráticos, estão sujeitos a críticas. Mas a Faixa de Gaza é controlado por um grupo extremista teocrático que sacrifica a sua população, mulheres e crianças. A Rússia, por sua vez, quer reconstruir a ex União Soviética. O antiamericanismo continua a contaminar parte da esquerda.

    Responda
  12. Adelson Alves

    Kfouri deve estar brincando. A Rússia implementa uma guerra imperial de conquista contra as leis internacionais, enquanto Israel se defende de um atentado terrorista. Israel tem crimes a responder, mas ser comparado com a autocracia de Putin é demais pra minha cabeça.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Vc acredita mesmo no que escreveu? Pelo visto claramente não, pois se contradiz. Rússia está fora das olimpíadas em decorrência de crimes que ferem leis internacionais. Vc mesmo admite que Ixhael comete crimes, pelos quais já recebeu inclusive sansões. Juka é muito preciso no texto em apresentar os pontos nos quais os dois países se equivalem e esses pontos são justamente os que vc reconhece: crimes de guerra. Então, creio que nem vc acredita nesse papo de "se defende de um atentado terrorista"

  13. João Aris Kouyoumdjian

    O cronista precisa estender seu leque de países pelos quais tem indignação. O Azerbaijão deportou 120 mil - isso mesmo, cento e vinte mil - cidadãos armênios que viviam há quase 2 milênios na República de Artsakh. Saíram com a roupa do corpo. Isso tudo agora, pouco mais de um ano. Essa indignação seletiva e midiática não serve mais.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Não entendi seu comentário. Pra criticar uma incoerência antes é preciso criticar absolutamente todas as outras? Ou a crítica do Juka é tão certa e bem fundamentada que só lhe restou o diversionismo?

  14. Fabíola Lami Ferrari

    Os russos deveriam participar, assim como os israelenses e os americanos. Não sabia que Kfouri era bolivariano assim. Patético.

    Responda
  15. Gustavo Bozola

    Deveria participar das olimpíadas somente países que existem.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      É o que acontece.

  16. Antonio Catigero Oliveira

    Para exercer o Poder a qualquer custo, não há como pedir coerência ou isonomia.

    Responda
  17. Marcelo Silva Teixeira

    sim, um absurdo....EUA e Isarael deveriam estar fora das olimpiadas

    Responda
  18. MAKOTO SHIMIZU

    Excelente artigo. Ao invés de guerras sangrentas os países deveriam se confrontar em jogos olímpicos. O favorecimento de países covardemente agressores é vergonhoso.

    Responda
    1. MAKOTO SHIMIZU

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Jacques Toron

      Sim , o governo de Gaza se utilizou de métodos covardes e extrema crueldade com idosos, mulheres e bebes, estupros e decapitações são exemplos de suas maldades, defende-los é sinônimo de cumplicidade.

  19. Eduardo Elói

    EU e seu quinquagésimo primeiro estado (Israel) podem porque são os reis dela (vaca amarela). Todos demais se falarem primeiro come a b dela(vaca amarela = olimpíadas).

    Responda
  20. yussef mahmud m mustafa

    Esporte é política nao devem se misturar,até porque os atletas representam o seu país como um tudo e não o governo de plantão ,é verdade que no caso do estado colonial sionista de Israel que comete os piores crimes possíveis contra a população palestina deveria ter outros boicotes

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel não coloniza ninguem, sionismo é o movimento que tenta trazer os judeus para a terra de seus ancestrais, Israel é vitima dos diversos ataques terroristas manifestados pela ala palestinense que nega a sua existência.

  21. Ricardo Ferreira

    Opa Juca, discordo que 1sra hel faça em Gaza o que a Rússia faz na Ucrânia. Faz, muito pior, simplesmente porque além de a população civil de Gaza não ter para onde correr, a matança (não seria massacre?) é proporcionalmente muito maior. Se eu concordo com a expulsão da Rússia? Claro, mas deveria ser depois de 1s ra hel.

    Responda
  22. Alex Sgobin

    Pode, se os bandidos do mundo controlam a mídia e boa parte do mundo (ainda).

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Quem são os bandidos do mundo Sr. Alex?

    2. DANIEL ROUSSO

      Quem são os bandidos do mundo Sr. Alex?

    3. DANIEL ROUSSO

      Sr. Alex, quem são os bandidos do mundo?

  23. Miro Costa

    Biden aposentou-se. Uma ideia?

    Responda
  24. Gustavo Ferreira

    Simples: A Russia invadiu um país e quer tomar de seu povo, sem que esse país tenha feito qualquer ataque à Russia. Israel está revidando uma invasão dos seus vizinhos. A propósito a Russia insistiu com dopping dos seus atletas em várias competições...

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Israel está se defendendo do Hamas, o qual preconiza como objetivo principal sua destruição e morte aos judeus.

  25. PAULA FARIA

    Jesus, Kfouri. Mude-se para a Rússia. Putin está sempre precisando de mais um puxa-saco bom de letra.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Líbano também é uma opção.

    2. PAULA FARIA

      Daniel, the joke's on you.

    3. Daniel Liaz

      Hahaha. Chegou outro bozolino para defender. E aí bozolino, pelo visto vc é muito sabichão. Sabe até pra quem eu aplaudo. Haha. Mas vamos lá. Se vc é tão sabichão, faça diferente da sua colega, saia do ad hominem e responda as simples perguntas? Ou vc é da mesma qualidade argumentativa da sua parceira?

    4. RODRIGO NAFTAL

      Oi Paula. Não ligue. O Daniel tem uma adoração por teocracia. Xinga o Bolsonaro aqui no Brasil, mas aplaude o Irã e seus amigos.

    5. Daniel Liaz

      Ah sim. E fique a vontade pra continuar Trevrigerçamdo

    6. Daniel Liaz

      Eita, acho que tá difícil de entender mesmo . Não surpreende. Enfim, confirmada a desonestidade, ela não é mais suposta. E, como da última vez tb, venho me despedir e desejar boa noite. Qquer hora volto pra tirar um pouco mais de sarro.

    7. PAULA FARIA

      Daniel, siga o conselho que te dei noutra oportunidade. Consiga um dicionário. Vc errou de novo.

    8. Daniel Liaz

      Vamos lá. "Tevigersou". Erro corrigido.E agora, vai responder as perguntas ou vai confirmar sua suposta desonestidade olavista?

    9. Daniel Liaz

      E, claro, meu erro de digitação no tecladinho é um erro gravíssimo que anula todas as minhas questões. Minha única sorte et que erros de digitação são relativamente fáceis de corrigir, diferentemente de claros desvios de caráter.

    10. Daniel Liaz

      Hahaha. Sua falta de resposta só prova que vc sabe que o Juka tá certo. Mas Paulinha querida. Com mais essa apelação argumentativa típica, vc só expõe, de novo e mais uma vez, sua completa desonestidade intelectual. Desde a última vez (entre tantas outras) que vc se envergonhou publicamente dessa maneira, já tinha concluído sobre sua excelente capacidade de debate. Mas o que mais lamento nisso tudo é ver uma mulher emulando formas discursivas oriundas de movimentos fascistas.

    11. PAULA FARIA

      Parei de ler em "tevigersou".

    12. Daniel Liaz

      Vc pode até não ter falado de guerra mas o texto do Juka, a quem vc calunia, é muito claro. Tanto Putin qto Bibi cometem reconhecidamente crimes graves de guerra. Por essa razão (e não por doping, como alguns diversionistas tentam afirmar) Rússia está fora das Olimpíadas e Ixhael não. Pq?

    13. Daniel Liaz

      Por óbvio vc fugiu às perguntas. Tevigersou e não respondeu nenhuma delas. Vamos de novo: Ixhael não está invadindo terra alheia? Nisso,não está massacrando dezenas de milhares de civis (mulheres e crianças)? Não está infringindo leis internacionais de guerra de forma a ja ter sido censurada por órgãos internacionais? E nesse ponto não equivale a Rússia? E uma correção: alegar que a Rússia está fora por conta do doping e fake news, fato super fácil de verificar.

    14. PAULA FARIA

      Daniel, Sansão é o marido da Dalila ou o coelho da Mônica? Quantas medalhas Israe l e EUA perderam em função de dop ing, sabe dizer? A Rússia perdeu cinquenta. Onde atletas de Israe l e EUA conseguem ester oides? Os russos pegam direto com a Federação. E olha que eu nem falei de guerra.

    15. Daniel Liaz

      Depois dessa analise brilhante e dessa argumentação tão bem sustentada, precisaria perguntar, cara Paula. Não é verdade que Ixhael tem invadido território alheio? Não é verdade que nessa invasão tem massacrado população civil, com crianças e mulheres? Não é verdade que tem adotado práticas contra os acordos internacionais e já recebeu sansões de órgãos internacionais? E, nisso, eles não se equiparam a Rússia nos motivos que levaram essas últimas a serem excluídas dos jogos? Diz aí, por favor

  26. Paulo Jr

    Hoje em dia, misturar EUA e Israel no mesmo nível de agressão internacional não faz sentido. A exclusão da Rússia ocorreu porque a invasão foi em país europeu. Se tivesse invadido a Mongólia, estaria na olimpíada.

    Responda
  27. Fernando Moreira

    Comparação i-m-be-cil: a Rússia está fora das Olimpíadas porque foi banida de tanto doping e por ter uma política de estado para burlar os exames antidoping. Só por isso.

    Responda
    1. Marcos Prado Vilela

      Concordo. E mais, Israel não agrediu Gasa, mas respondeu a um ataque covarde a pessoas indefesas em uma festa. Hamas declara para para quem quizer ouvir que deseja eliminar Israel.

  28. LUIZ SILVA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  29. José Leon Crochík

    Se a Olimpíada, assim como as grandes competições fossem suspensas enquanto não fossem resolvidos os conflitos armados entre povos - também os menos noticiados - , talvez a pressão para o cessar-fogo desse mais resultados; mas isso contrariaria outros interesses muito consolidados.

    Responda
  30. LUIS FERNANDES

    Juquinha tem razao com Israel… mas o se deve ter alguma inveja dos EUA. Como o pais mais poderoso do mundo, tem uma função importantíssima de controlar paises muito mais hostis como China (o sr. não menciona não e mesmo?).

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Como tem eleitor desinformado sobre a China: invadiram o Tibet e mataram um milhão de civis. Acabaram com a liberdade e democracia de Hong Kong e sua politica expansionista justifica invadir Taiwan e militarizar o Mar da China que e divido por sete países. Essa turma tem q ir pra escola e aprender historia e parar de falar bobagem.

    2. mizael dias

      China hostil pra quem ? Esse país nunca teve intenções colonialistas, ocupacionistas. Sempre foi é ocupada. Pouco tempo atrás, na segunda guerra, o Japão, o destruiu. A Inglaterra ocupou e devolveu Hong Kong recente. Tem até a muralha da China para proteger. Está defendendo seus negócios.

    3. Daniel Liaz

      Hahaha. Americanos querem "controlar países mais hostis". Mas tem que ser muito capacho de Yankee pra dizer algo assim. Diga lá, entre esses hostis está o Chile pré Pinochet? O Brasil antes de 64? A super potência Afeganistão? Ou o Iraque com suas armas de destruição em massa?

    4. Joao Cellos

      Uai!? Quem saiu na defesa dos poderosos aqui foi você. Baita lambe botas. Continue sendo sabujo dos EUA assim. Eles agradecem.

    5. LUIS FERNANDES

      A batraquiada anti-americana se manifesta abaixo. O que dizem da Russia e China expansionistas?

    6. Joao Cellos

      De onde você tirou isso? A "polícia do mundo" é a dona da verdade? Qual foi o único país que usou armas nucleares? E contra uma população civil. Isso é que ser vira-latas.

    7. Natália Molina Romano

      EUA controlar países hostis? kkkkkkkkkkkkk

    8. Carlos Leston

      Hostil pra quem? Fale por você

  31. Marcos Benedetti

    A Rússia deveria ser excluída permanentemente de competições internacionais, devido ao doping ser política de estado por lá. Caso os EUA, UK e Europa perdessem as batalhas que pensadores como o daqui sonharam, provavelmente ele não estaria aqui com essas comparações invejosas. E, provavelmente, não é para a Rússia que viaja, quando passeia, não é mesmo?

    Responda
    1. Fernando Moreira

      Exatamente

    2. Daniel Liaz

      Que commentario sem pé nem cabeça. Primeiro, afirmar que doping é política de estado. Já as duas frases seguintes não são nem minimamente inteligíveis.

  32. ANDRE FONSECA

    Necessária reflexão, Juca. Isr.... ael geno e cida mancha essas olimpíadas com sua presença.

    Responda
  33. Marcus Guedes

    Parabéns Juca! Maravilhoso artigo. ISR é só vergonha e covardia.

    Responda
  34. Jacques Toron

    Artigo tendencioso, escritor sem escrúpulos. Israel foi atacado, seu povo barbarizado e sequestrado, agora se defende contra atacando. A Rússia está invadindo um país vizinho sem ter sido agredido.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      O amigo é sempre muito democrático. Então, por uma resposta que apenas reconhece que esse papo que ele repete inúmeras vezes por aqui e que é simplista (no sentido que traz uma relação simplista linear de causa e efeito) , não cola mais, ele se ofende e manda apagar. E a folha aceita. Mas sabe como é. Cionnistas radicais só aceitam sua versão supremacista dos eventos. Qquer um que discordar é anntissemitah

    2. Ricardo Ferreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. IVAN MATHIAS FILHO

      Substitua Ucrânia por Palest e Rússia por ISR. O texto continua perfeitamente válido.

    5. IVAN MATHIAS FILHO

      Putin alega que a Ucrânia é uma invenção, que suas terras sempre pertenceram ao império russo. Daí a sua "operação especial", para resgatar as terras que, por direito histórico, pertence à Grande Rússia. São os mesmos argumentos que vocês defendem.

  35. Paulo Bacal

    Como diria Arnaldo Cezar Coelho, a regra é clara. Russia é um caso de dopping, então eliminado das Olimpíadas. Isr. é um caso de retaliação a um ataque terrorista. Esse caso não consta nas regras do Comitê Olímpico. Conselho: Vá morar no Líbano.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Errado Paulo. Não é por doping. É pela Guerra. Tanto que a Bielorrússia tb sofre sanções nos jogos, pela mesma razão. Já essa estorieta de Ixhael estar apenas retaliando um ataque terrorista: hahaha. A essa altura do campeonato nem vc acredita nisso

    2. Fauze Yunes

      Desculpe, Ivan... com "retaliação da Russia" quis dizer que Russia foi impedida de participar dos jogos, não foi sobre a guerra

    3. Fauze Yunes

      Acho que a retaliação da Russia é por causa da guerra mesmo. Casos de dopping são punidos individualmente... talvez os atletas russos deveriam poder participar, sim (eu mesmo não havia pensado nisso)

    4. IVAN MATHIAS FILHO

      Apenas retaliação? Tem certeza de que o objetivo não é a "retirada" completa dos que habitam aquela terra? Não é esse o sonho perseguido desde 1948?

  36. Vital Romaneli Penha

    O problema principal da Rússia é a indústria do doping.

    Responda
  37. Marcos Zucker

    Juca, pede pra sair! Coluna maldosa, comparação tendenciosa e totalmente inadequada. Sugiro se informar melhor antes de escrever bobagem.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Excelente coluna. Lhe pergunto caro Marcos: o que há de tendenciosa na comparação? Ixhael está invadindo ou não território pallestino? E, nessa invasão, está ou não massacrando dezenas de milhares de civis (mulheres, crianças)? Esssas ações ferem ou não tratados internacionais de guerra?

    2. IVAN MATHIAS FILHO

      O mesmo preconceito de sempre, mas sempre vêm com o lero-lero de que são eternamente perseguidos.

    3. Joao Cellos

      Bobagem quem diz é quem apenas pronúncia ofensas. Tente refutar o texto, ao invés de atacar quem o escreveu. Se conseguir, é claro.

  38. Marcos Zucker

    Como é que é? Israel faz em Gaza o que a Russia faz na Ucrânia? Israel foi atacado pelo Hamas, que governa Gaza. Cidadãos foram assassinados e sequestrados! Já se passaram 9 meses e ainda há reféns israelenses em Gaza! Como ousa comparara invasão russa na Ucrânia? Sugiro seguir falando de futebol, mas se quiser entrar em searas que não conhece, vá ler um pouco mais. Devolvam os reféns, destituam o Hamas do poder e a guerra, como por mágica, termina imediatamente.

    Responda
    1. BRUNO CALDAS

      Marcos, é você quem deveria conhecer melhor... a pessoa que critica. O Juca Kfouri nunca foi só analista esportivo. Sempre atuou na análise política, com um pensamento progressista. É uma voz corajosa e perseverante, muitas vezes solitária, contra a corrupção na CBF e na FIFA, dentre muitos outros temas. Quanto à sua opinião sobre o massacre que Israel promove em Gaza, só um olhar muito enviesado pode negar o genocídio que se pratica.

  39. Gregorio Amarante

    Que tal o Hamas e o Estado Islâmico também, seu Juca?

    Responda
  40. Gregorio Amarante

    Esta velha esquerda deveria seguir o exemplo de Biden e se aposentar e parar de gerar atraso neste mundo. Pede pra sair Juca, seu tempo já foi.

    Responda
  41. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Comunista como sempre , hipocrita

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Comunista como sempre? Vc deveria sair da mentalidade dos anos 1960.. ficou preso no passado com essa história de comunista!! Kkkk

    2. Joao Cellos

      Gaiato como sempre, mas sem inteligência alguma. Ao invés de argumentos prefere dizer que é comunista. Olha só o nível que Is rael tem de defensores por estas paragens aqui. É Is rael governado e apoiado pela extrema-direita. A mesma que a quer destruir.

  42. Maria Thereza Bosi de Mgalhães

    Perfeito, impressionate fingir que não tem um elefante na sala... só uma correção: o que IsraHell está fazendo com os Palestinos é imensamente, incomensuravelmente maior do que a Russia na Ucrânia, tranformando pessoas em não humanos, e promovendo o maior massacre e limpeza etnica do sec XXI

    Responda
  43. Joao Cellos

    E lembrando que a guerra Rússia x Ucrânia se dá entre exércitos, tendo a Otan como apoiadora e financiadora da Ucrânia. Já a "guerra" que Is rael proporciona aos pal estinos se dá entre um exército treinado e financiado pelos Estados Unidos, e o povo civil pal estino. É Is rael cada vez mais hipócrita e cov arde.

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      Toron: Episódio 2 - O Império Contra-ataca.

    2. Joao Cellos

      Toron, quem "iniciou a guerra" é quem invadiu os territórios que os pal estinos ocupavam. É quem assas sina pal estinos há oitenta anos. É quem cria um campo de concentração em Gaza.

    3. IVAN MATHIAS FILHO

      O seu pessoal é armado pelos EUA? Qual é a diferença?

    4. Jacques Toron

      É importante citar que Gaza foi armada, treinada e financiada pelo poderoso Irã. Iniciaram a guerra e não estão arcando com as consequências

  44. CARLOS SANTOS

    Vez em qdo um jornalismo imparcial na FSP. Corretíssimo JK.

    Responda
  45. Francisco Saraiva

    Argumentação impecável. Bravo, Kfouri!

    Responda
  46. Paulo Targa

    Você tem toda a razão em questionar a presença dos Estados Unidos, Israel, Ucrânia, Autoridade Palestina... países em guerra ou fomentadores de guerras não poderiam participar dos Jogos. Seria o certo... seria o certo.

    Responda
  47. elio passeto

    O autor dessa materia está completamente equivocado em sua analise, aliás, não é a primeira vez. A comparação entre Russia e Israel indica ignorancia e incapacidade de ver os fatos. Russia invadiu um país soberano com falsas justificativas e a destruição causada no país, na infraestrutura.... e ainda em curso e tremenda. Israel sofreu um ataque por um grupo te rro ris ta que enriqueceu escandalosamente sobre sua população e que o apoia em grande parte.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.