Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Trump é o mais latino americano de todos os presidentes de lá em quase duzentos e cinquenta anos de vida democrática. Até golpe quis dar.

    Responda
  2. Jorge Ceretta

    Se Trumposo ganhar só vai representar o nível de obtusidade de grande parte do povo americano.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Com centenas de Prêmio Nobel.

  3. JORGE CESAR BRUNO

    Os Estados Unidos continuarão arrogantes, prepotentes e se lixando pro resto do mundo! Julgam se soberanos e superiores, mas é inegável que a vitória de Kamala Harris, e um alívio é esperança, de um mundo mais civilizado e democrático!! O criminoso é mentiroso, Donald Trump, merece a aposentadoria compulsória!!

    Responda
    1. Daniel Marques

      Uma delícia presenciar a torcida da petralhada para a vitória de uma candidata democrata na eleição norte-americana. Justo no país que eles mais odeiam, grande símbolo do capitalismo, do "imperialismo" e da opressão aos Venezuelanos e aos Gazistas. A cabeça entra em parafuso, a razão perde a vez e eles divergem entre si, batem cabeça mesmo. Mas entendo. Nas eleições domésticas a esquerda tá uma vergonha só, será zero prefeito nas capitais. Que sina.

  4. neli faria

    Pesquisas?Só creio no Datafolha.

    Responda
    1. neli faria

      Marcelo: não é ironia. Confio no Datafolha em pesquisas eleitorais. Nas eleições Collor e lula, a Folha mancheteou: Collor e lula no segundo turno. Não era assinante e li numa banca na Praça João Mendes. E escrevi uma carta, mentalmente, espinafrando o jornal... era contra os dois! Mas, aguardei a apuração final. Deu a dupla e então passei a crer no Datafolha.

    2. Marcelo Pires Santana

      Gostei dona Neli. Misturou crença com sarcasmo. Muito bom. : )

  5. Vinícius Oliveira Santos

    Pesquisa encomendada pela CNN tem a mesma credibilidade que pesquisa encomendada pela Jovem Pan: nenhuma

    Responda
  6. Ricardo Lobo

    Kamala está na frente e agora vai começar a guerra de desinformação que estamos carecas de ver. Só esquecem que a informação está amplamente disponível. Fácil de conferir as mentiras.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mas.

    Responda
  8. ricardo caselli moni

    Quem deveria fazer pesquisa seriam Institutos não ligados a empresas . Os USA possuem universidades de ponta , de vanguarda , então CNN república ? O que parece ?

    Responda
  9. Sergio Moraes

    Sonho da Folha: Kamala no EUA; Tarcísio em Brasília. E Ustra no coração.

    Responda
  10. Klaus Serra

    Coloca a atriz pornô que ela ganha do Trump.

    Responda
  11. Daniel Marques

    A esperança da esquerdallha está estilo Sarney, caquética e desacreditada, mas nunca morre. As pesquisas por lá não tem a mesma importancia e significado das daqui, mas nota-se o esforço da FSP em explicar o sistema deles de voto indireto - mesmo caso da pesquisa Reuters/Ipsos que apontava vantagem a Kamala, celebradíssima na redação ontem.

    Responda
    1. Daniel Marques

      André sofre por não ter uma esquerda que preste no Rio. Depois da tragédia do Brizola, que aliviou pro trafico para livrar a cara da familia, nunca mais o Rio se recuperou. Agora se vê tendo que torcer para a esquerda nas eleições paulistana e a norte-americana, das quais ele nada entende, mas que serve de um baita consolão. Pobre petralhada carioca.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Existe quem goste e torça pra criminoso e mentiroso como Donald Trump!! Democracia é assim, msmo com gosto duvidoso!! Para alguns, moral e caráter podem ser relativizado! E pena!

    3. Andre Moraes

      Daniel sempre fala que estou chateado com as opções cariocas. Você está certo. O Rj é governado pela direita desde que me entendo por gente e temos o triste recorde de governadores presos; realmente o Rj é vanguarda do voto de cabresto do bicho, da milícia e das igrejas. O voto no Dudu é aquele voto de contenção de danos, tanto que ele tem dificuldade de ganhar no Estado porque tem pouca entrada na contravenção e no seio evangélico. Você conhece pouco a política carioca.

    4. Daniel Marques

      Pois e Monsores, carioca sempre vanguarda na política, experimentou uma vez pra nunca mais.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Daniel , não devia mas vou colocar o sr. da historia. O pt nunca se criou no rio de janeiro, apesar q a unica governadora q nao foi presa se chama Benedita da Silva. Por isso estamos do jeito q estamos. Fossemos mais petistas estaríamos melhor.

    6. Darci de Oliveira

      Daniel ama o Trump. Fazer o quê ? Gosto não se discute ...

    7. Gilberto Simão

      Kamala, em nome de JESUS!!!

    8. Victor Henriques

      Nem o voto lá tem a mesma importância que aqui, tanto é que, na votação pular, Trump perdeu para Clinton por quase 3 milhões de votos em 2016. O que conta são os delegados dos estados chave, onde, diga-se, os governadores são democratas e populares, e um deles será vice, ou seja. . .

    9. Daniel Marques

      Olha só, tava demorando para aparecer o carioca que anda cabisbaixo porque a esquerda morreu no Rio. Caro André, valeu a tentativa, mas patetas medianos costumam lançar mão deste tipo retórica vazia para tentar se passar de inteligentões. Cuidado com a soberba e com as balas perdidas!

    10. Andre Moraes

      Calma Daniel. Sua ansiedade de torcedor e sua retórica de pseudointelectual não funcionam. Melhor trocar de Think Tank ou brevemente será demitido. Suas análises são de boteco, aqueles cheios de be-bados que só sabem ofender. É interessante você bater quando a Folha não te agrada e defende-la quando a esquerda mete o pau nela. Preciso ter uma conversa com seu chefe; mesmo sendo de espectro diferente do seu, faria seu trabalho melhor. Primeiro, a seriedade vem da coerência . Fica a dica.

  12. Julio Shiogi Honjo

    O velho saiu, mas ficou o velhaco!

    Responda
  13. César A C Sanchez

    Nada mal, considerando que Kamala acabou de entrar na disputa. Trump, velhaco degenerado, será derrotado por uma mulher negra/asiática: Vamos soltar fogos de artifício!

    Responda
    1. Gilberto Simão

      Amém!!!

  14. Luiz Henrique Frosini

    Olha só a FSP toda contente porque achou uma pesquisa que mostra o bufão numericamente à frente na corrida eleitoral. Mas, cá entre nós, pesquisa da CNN? Aquela rede que apoia e só passa pano no inelegível aqui no Brasil? E como a pesquisa anterior, ambas estão na margem de erro. Isso é menosprezar a capacidade de discernimento dos seus leitores. Que vergonha FSP!

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    num país onde se voto pelo correio, por pombo correio e por telex - tudo é possível .

    Responda
    1. Aldomar Rückert

      ...por fax também...

  16. Lis P Junqueira Safra

    Go Trump.

    Responda
    1. Antonio Vieira Coelho

      go... to hell !!!

    2. marcos fernando dauner

      go to the jail .

  17. COLOMBO MELO

    País mais rico e democrático do mundo, procurado por 10 entre 10 emigrantes, os EUA têm a mesma constituição desde o século 18, estados autônomos e o maior poderio militar do planeta. E ainda há esquerdistas botando defeito neles. Incrível.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Todo país tem problemas. Os EUA também. Não se deve demonizá-lo, como faz a extrema-esquerda, nem subestimar seus problemas. Quanto aos 10 em 10 emigrantes, puro exagero. A Europa está praticamente sitiada pelos imigrantes de toda parte, assim como o Canadá, Austrália e até o Chile.

    2. COLOMBO MELO

      10 entre 10 Emigrantes. Pessoas que SAem de seus países. Vocês não sabem nada e vivem corrigindo quem sabe.

    3. Regina Tavares

      Engano seu, Colombo, os mais graduados ainda buscam a Europa, tenho vários exemplos na família.

    4. marcos fernando dauner

      dez entre dez imigrante . Acho que v. anda mal informado . Por aqui , a maioria dos jovens procuram a Europa , pois conseguiram dupla cidadania - italiana, alemã, polonesa, ucraniana , suiça .

  18. Renato Ferreira de Araujo

    Kamala ou Trump é tudo direita, nos EUA há uma direita liberal e a outra conservadora, mas, no fundo não muda muito para o trabalhador. Não vejo muito diferença entre Republicanos e Democratas. Uma mulher negra governando os EUA seria diferente, sendo assim, gostaria que Kamala vencesse, mas, não tenho ilusão que ela melhore a desigualdade social e faça um governo de paz.

    Responda
  19. mauricio silva

    Kamala será a futura presidente dos EUA ! Abaixo o trumpismo e bolsonarismo, a mesma vertente!

    Responda
  20. Ciro Lauschner

    O que vale uma pesquisa em um país onde a maioria pode não ganhar eleição? Hilary Clinton ganhou por 3 milhões de votos e Trump assumiu. Tem os tais estados pêndulo , onde a pesquisa de fato vale, no resto já se sabe que na California ganham os democratas e no Texas ganham os republicanos.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Lá é uma federação. Ou seja, a maioria de cada estado-federado decide quem é o favorito daquele estado. Então, a maioria decide. Depois, cada estado-federado "vota" como a maioria ali decidiu.

  21. Galdino Formiga

    É a já conhecida guerra de pesquisas eleitorais.

    Responda