Rodrigo Tavares > O Brasil precisa de partidos políticos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A existência de partidos é pré-requisito na democracia representativa. Os partidos devem agregar pessoas com afinidade ideológica para abrigar as visões existentes na sociedade. No máximo 10 partidos poderiam representar o conjunto desde que sejam solidamente comprometidos com programas de atuação. Existem grupos liberais conservadores e progressistas, nacionalistas de esquerda e de direita, social democráticos, socialistas, ambientalistas, comunistas e ultraliberais. É suficiente com seriedade.
Um sistema de representação proporcional não funciona sem partidos. Mesmo que o candidato escolhido pelo eleitor não for eleito, seus votos são direcionados para eleger outro candidato do mesmo partido. Uma melhoria poderia ser: aparece primeiro a opção dos partidos (sem nomes de candidatos). Após o eleitor selecionar seu partido preferido, ele escolheria o nome do candidato.
Não tenho uma opiniao formada sobre o parlamentarismo, mas ainda não temos os pré requisitos. Mesmo em um paÃs como a Inglaterra existem os altos e baixos.
Realmente no Brasil tivemos casos delirantes como o PT. Maior roubo da América Latina. Hoje todos soltos e rindo na cara da população . Nada pior que isso. A única penalidade é que não podem sair às ruas porque são vaiados onde vão
Oi, tia ZeliSS! Lembre-se do pensamento atribuÃdo a Henry Thomas Buckle: grandes mentes discutem ideias, mentes medianas discutem eventos, mentes pequenas discutem pessoas. Anauê!
A verdade, é que partidos polÃticos, não se difere das quadrilhas criminosa organizadas! Se fosse verdade que existe uma democracia, não precisaria gastar tanto dinheiro em campanhas para eleger senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. Uma vez que o dinheiro gastos em campanhas, não saem do bolso do polÃtico, tais polÃticos trabalharás para quem lhes patrocinou e não em beneficio da maioria.
A maioria dos nossos partidos não são partidos de fato, não representam programas. A questão é, chame de partido. Cooperativa, movimento, associação, ou outra coisa, é a assim que a sociedade se organiza. Qual seria a plataforma de um governo dos independentes? Que nem conseguem ter um grupo com consenso mÃnimo? A candidatura independente deve poder existir, mas não é essa panaceia toda.
Nossa bilionária elite do atraso, aquela que rouba trilhões em juros, privatizaçõese e grilagem, dá mais um golpe, com imprensa e tudo mais, abre o caminho para o monstro se eleger e ampliar o esgoto no congresso, depois está mesma elite, que protege Liras e TarcÃsios, com seus calunistas vem dizer que o povo é que é responsável, como se ela fosse mera espectadora, enquanto chupa trilhões que deveriam ir a educação, saúde e tecnologia.
Se democracia é a separação e equilÃbrio entre os poderes, não oposição, e se o Legislativo, Executivo e Judiciário referem-se à s funções administrativas de Planejamento, Execução e Ajuste, verifica-se que o Planejamento não foi realizado para a atual Execução, o Ajuste é o protagonista, o projeto não tem sinergia, só dá prejuÃzo ao cidadão e ao paÃs, encerrar projeto, nova constituição, falta um poder. Divs planejamentos (partidos) para uma única execução? Não funciona, é cientifico
Parece-me que o problema fundamental é a falta de cultura polÃtica na população (eu, inclusive). Discutir mais polÃtica e eliminar na medida do possÃvel os "ismos", como bolsonarismo, lulismo etc e desvincular a polÃtica a pessoas neste formato. Importante também melhorar a qualidade dos polÃticos brasileiros.
Pelo menos um ismo, eu gostaria de que existisse na polÃtica administrativa brasileira. o parlamentarismo! Eu acredito que com o parlamentarismo, não haveria o lulismo, nem o bolsonarismo. Quem governa de fato é o parlamento, mas este nuca se sente culpado por uma má administração. Usa-se a figura do presidente como bode expiatório.
No Brasil os Partidos PolÃticos, com raras exceções, são piores do que a Máfia.
Não encontro no jornal a entrevista a jornalistas internacionais do Presidente Lula de ontem.
É mais ou menos isso que vem martelando na cabeça há anos e anos. Sabemos que as resistências virão ferozes de todos os lados apaixonados. Mas é cada vez mais nÃtido que a polÃtica representativa tem falhado em todo o planeta. Devemos ao menos nos permitir esse que será em breve um debate incontornável. Como o próprio colunista diz...a polÃtica representativa não é mais a ferramenta, ela se tornou o próprio objetivo final. Parabéns pela coragem!
O amigo esquece que no sistema capitalista, ao contrário do Mundo das Maravilhas apresentado, os interesses econômicos das grandes corporações facilmente compram qualquer tadinho que seja "escolhido randomicamente" no jogo do tigrinho eleitoral que ele propõe. Agora, quando interesses coletivos sao representados, é nos partidos que eles se manifestam. O problema não são os partidos, é o histórico do paÃs.
Verdade! O histórico escravagista, continua reinando no Brasil. Basta comprar os coronéis, que a criados vem de brinde.
o único partido do Brasil que representa os interesses do povo é o partido da Causa operária, dirigido por Rui Costa Pimenta, o resto são todos partido ou de direita ou de extremÃssima direita
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > O Brasil precisa de partidos políticos? Voltar
Comente este texto