Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "A maioria (53%) dos moradores do estado de São Paulo é formada por pessoas que se posicionam contra a transferência da Sabesp para a iniciativa privada". Foi a maioria dos moradores de São Paulo que colocou ele no poder. Devem arcar com as consequências das suas escolhas.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    O que mais me incomoda nessa história, Thiago, é a ânsia do Tarcizão do Cadáver em botar a mão nessa grana. Isso vai acabar sendo usado para fins eleitorais, um desperdício imenso - e uma medida autoritária do nosso governador Bozolóide.

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      comentário agressivo como de quase todo esquerda vide maduro

    2. LUIZ COSTA

      comentário agressivo como de quase todo esquerda vide maduro

  3. José Cardoso

    Em princípio não vejo tanta diferença entre uma empresa de capital aberto, com balanços auditados todo trimestre, e ações em bolsa, ter como acionista controlador o governo do estado ou um grupo privado. Aliás o maior acionista continua sendo o estado de SP. Ganhou um bom troco, e a água continuará sendo distribuída à população como sempre.

    Responda
  4. ANTONIO F CARVALHO

    Governo não deveria atuar em indústria e comércio, mas nos serviços essenciais. Há muito tempo no Brasil a Educação básica é privatizada e a saúde também, pois o Estado não é eficiente nessas áreas.. Daí surgiram as quotas raciais, embora no Brasil não haja raça por sermos multirraciais. As empresas vencedoras da privatização já demonstraram que não possuem a força e tecnologia para manter o serviço eficiente e disso já deram exemplos, como clientes do Poder Judiciários, onde sempre estão rés.

    Responda
  5. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Tarcisinho bolsonarista paraguaçu junto com dudu bananinha é o maior mico que veio do RJ. Os eleitores são otários e masoquistas!

    Responda
  6. SIMONS SILVA

    Privataria miliciana! Uma vergonha! A exemplo de seu dono, o psicopompo la drão de joias, este senhor entregou a joia dos paulistas em transação pra lá de suspeita. Teremos que esperar mais 2,5 anos para reavê-la.

    Responda
  7. Emilio Bazzani

    Vai compensar. Menos negociatas e indicações politicas. Assim como foi com o Banespa, Vale, Light......

    Responda
  8. Sergio Iatchuk

    Esta história de universalização do serviço é pura bobagem. A iniciativa privada nunca chega onde o poder público não chegou. Nossas ferrovias foram privatizadas e o que temos? As telecomunicações foram privatizadas e por acaso temos internet 5G de qualidade? Os passageiros da linha Esmeralda em SP estão felizes com a privatização?

    Responda
  9. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O tempo dirá, vejam todos os problemas que ocorreram no RJ, de o se o TF veio.

    Responda
  10. Araguaci Faustino da Silva

    Fala isso para o cara que, ao sair de casa, passa por cima do esgoto que corre a céu aberto. Vá falar isso para a mãe que. nesse momento, está num posto de saúde com seu filho porque não tem água trada em casa. Fala que é um direito fundamental dela. Estou cansado de ter direitos. Quero é água encanada para todos.

    Responda
  11. Filipe Quintans

    “A exemplo de Berlim”: quem mora em cidade tiradentes tá se lixando pra Berlim, doutor.

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    A Folha, com seus calunistas, insiste em dar como concluída a privatização, protegendo a farsa e Tarcísio. A Folha faz parte de farsa ao não cobrar que se investigue e anule a mesma. Espero que os poderes atuem na investigação e punição.

    Responda
  13. Diego Rodrigues

    Não precisa de tanto tempo assim, isso é uma tragédia anunciada e comemorada porque alguns estão felizões com o bom investimento: Base de consumidores fieis que não vão de forma alguma migrar para concorrência, produto indispensável que não vão deixar de consumir, muita grana a extrair dos caixas e dos ativos e quando se exaurirem as oportunidades de dinheiro fácil, basta sucatear e deixar o Estado intervir e tomar de volta antes de uma revolta. Até lá os bilhões terão se multiplicado.

    Responda
  14. Adriana Flores

    O colunista só não conta que ao tentar barrar a privatização o PT e seus “puxadinhos” perderam no judiciário, nas ruas e no Legislativo. O Brasil do PT, que foi contra o marco sanitário, na atual toada só irá atingir a meta de saneamento lá por 2089. Já São Paulo atingirá essa meta muito antes. Isso sim, é respeitar os direitos básicos. Ademais, dizer que São Paulo vendeu a preço de banana foi puramente ideológico porque o preço de uma estatal nunca será igual ao de uma empresa privada.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      A decepção será semelhante ao apagão da Enel .Preços altos e serviços sem qualidade.É só uma questão de tempo .

  15. jose vanzo

    Projetos onde o retorno financeiro é de longo prazo, caso do Saneamento, o controle deve ser do Estado .O privado quer retorno imediato pois esta é sua natureza. A venda desta empresa é um grande erro. As tarifas serão aumentadas sem limites e os investimentos não serão feitos com base no argumento do equilíbrio econômico financeiro do contrato. Foi uma ação entre amigos do alheio revestida de falsa legalidade.

    Responda
  16. victor hugo teixeira

    O governo Tarsicio vendeu por preço bem abaixo do valor de mercado uma empresa altamente lucrativa, eficiente que presta um serviço de qualidade cuja privatização a maioria da população do estado era contra num leilao com um unico concorrente em meio a um histórico de criticas por conta dos preços abusivos que empresas privadas de saneamento vem praticando. Alguém duvida que o povo de Sao Paulo terá o mesmo destino? Privatização marmelada. Nem o PSDB vendeu a sabesp...

    Responda
  17. Kiko Mazziotti

    Sabesp é das empresas mais eficientes do setor e São Paulo tem uma cobertura bem acima da média nacional. O resultado é possível porque a empresa abriu capital, ingressou no mercado e estabeleceu parcerias público-privadas. O colunista, após 22 anos de PT, esquece que 100 milhões de brasileiros continuam sem esgoto e 40 milhões não têm água encanada. A postura anti privatizações é bastante óbvia, sem as estatais, fica mais difícil para o PT assaltar o erário. Thiago escreve sem Amparo nos fatos.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Ele confundiu PSDB com PT ,para ele são todos comunistas mesmo .

    2. Celia Moura

      Kiko, onde você se amparou em 22 anos de PT?

  18. adenor Dias

    Com certeza, o tempo dirá, pois de inicio, toda conversa é encantadora, quero ver daqui uns 5 anos.

    Responda
  19. Ricardo Knudsen

    O colunista teve boa vontade com o governador ao dizer q esqueceram de avisa-lo q água é um direito humano. Mas não é isso. Desde qdo bozista liga pra direitos humanos? Esse deixou claro q não tá nem aí e é poste daquele q defende tortura e assassinato de adversários. Água? Pra eles e quem os garante nunca vai faltar. Tomarão banho com Perrier se necessário.

    Responda
  20. Ricardo Knudsen

    O q interessava a Tarcísio era ter aguns bi a mais para fazer populismo eleitoral. Vai ficar pior no futuro? Já sabemos a resposta do poste do Bozo: "Tô nem aí, vão reclamar pra Liga da Justiça".

    Responda
  21. Ricardo Knudsen

    Compensou para o Tarcísio, q terá alguns bi a mais em caixa pra fazer populismo eleitoral, era só o q lhe interessava. O resultado no longo prazo? Sabemos a resposta: "Tô nem aí, vão reclamar pra Liga da Justiça!" .

    Responda
  22. Anete Araujo Guedes

    Um carioca em SP. Seus discutíveis projetos de liquidações. Um bem natural privatizado, negociado. Soluções simples para problemas complexos na segurança pública. Transferencia dos métodos milicianos do RJ para SP. Além do projeto de implantação das escolas cívico-militares, visando a formação de crianças submissas à hierarquia. Disciplina e obediência, sem pensamento, reflexões, debates e literatura.

    Responda
    1. geraldo yamassaka

      Um carioca em SP... Sim, paulistas devem ter inveja dos cariocas pois, volta e meia estão importando algum pra governar a cidade/estado. E, antes de ser esculachado esclareço: não sou advogado do TF e não tenho nenhuma simpatia pela figura e, não sou nem Bolso nem Lula e, ainda, lembrando que quem o elegeu foram nós, os paulistas

  23. Tito Bernardi

    Este articulista tem lado e suas análises são distorcidas. A Sabesp tem muitos desperdícios e sempre foi utilizada como cabide de empregos e despejava verbas de publicidade em jornais, revistas, portais de notícias e emissoras de rádio e TV em épocas de eleição. O Estado de São Paulo não vendeu todas as ações e ainda arrecadou um bom dinheiro para outros investimentos. A tarifa vai cair.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      José Vazio, o governo paulista não vendeu todas as ações, de forma que poderá fiscalizar as atividades desenvolvidas. O edital prevê inicialmente a queda das tarifas, o que a paquidérmica gestão pública não conseiguiria fazer. O empreguismo na Sabesp, assim como em outras estatais, é um câncer, fato notório e inquestionável. Idem o desperdício de dinheiro com publicidade eleitoral. Quanto à empresa que assumir ter ou não "experiência", a Justiça foi acionada e considerou todo o processo válido.

    2. Amarildo Caetano

      No Rio de Janeiro além da tarifa subir e muito ,receberam água contaminada .

    3. jose vanzo

      O governador errou nesta decisão. A Sabesp é a única empresa de Saneamento do mundo a ter padrão de Governança Corporativa NYSE.O grupo privado veio atrás do lucro farto e fácil. As tarifas da empresa eram menos do que a metade das empresas privadas que atuam no setor. Quem agora dirigi-la nada conhece de Saneamento e do seu funcionamento.

    4. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Um sistema lagunar explendido , tomado pelo esgoto dos condominios circundantes

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Esplêndido

  25. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Existe uma tese q se todos na barra da tijuca acionarem a descarga ao mesmo tempo , o esgoto iria no terceiro andar dos condiminios.

    Responda
  26. Osmedito Diniz de Freitas

    A privatização da Sabesp é um crime cometido contra o povo de São Paulo. Infelizmente colocaram no poder, um governador que parece um corretor, cujo objetivo é fazer a liquidação de todo o patrimônio público do estado.

    Responda
  27. Marcos Medeiros

    Quando SP se livrar do atual pesadelo o que ficará na memoria será somente desse político vendendo bens públicos, com martelo nas mãos e sorrindo, vendendo bens públicos como se fosse dele e de sua turma. A Sabesp jamais deveria ser privatizada, pois quem vai pagar caro é o consumidor e quem está lucrando são esses políticos desonestos ligados ao inelegível. Fora atraso, destruidores do país.

    Responda
  28. Abner de Siervo

    Vou assistir de camarote os paulistanos e tantos outros se fe rra rem. Eu vou rir muito!!! Estão tendo o que pediram votante neste aí...

    Responda
  29. Hercilio Silva

    A empresa de água vai repetir o que as privatizadas de energia fazem mundo afora? Reduzir a produção, ou seja, a oferta, o preço sobe e lucra mais.

    Responda
  30. Silvia peres

    Há um princípio lógico que rege uma empresa privada que é visar o lucro. Para obter lucro ou a empresa precisa vender mais ou cobrar mais caro. Acontece que água não é um bem que se queira estimular o consumidor a consumir cada vez mais, mas sim que economize ao máximo, se consumir demais gera o outro problema que é seu o aumento do custo de geração de energia. Então que terá que fazer a empresa com fina de lucro???

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Elcio, não muda nada considerar o esgoto, a lógica é a mesma. Não se deve estimular nem o consumo de água, nem a geração de esgoto. Não surpreenderia se a "nova" Sabesp fizesse um folheto sugerindo dar a descarga com mais frequência, aumentaria o faturamento do consumo de água e do tratamento de esgoto.

    2. Elcio Simielli

      Boa noite, Silvia. O lucro não vem apenas do consumo de agua. Tem também o tratamento do esgoto. Além de redução dos custos operacionais.

  31. Edmilson teixeira

    Existem muitas narrativas sobre privatização, gostaria que as pessoas que administrativas fossem eficientes e parte dos lucros fossem para os funcionários e para investimento, é uma utopia?

    Responda
  32. Elcio Simielli

    Caro Thiago. Injusta a sua comparação com Berlim. São Paulo ainda tem muito a fazer e não se trata apenas da cidade de São Paulo mas todo o Estado. Com relação ao valor, o Estado vendeu aprox 33% das acoes pelos R$ 14.7 MM. A questão e’ que os Estados que mais precisam investir não conseguem atrair investidores.

    Responda
    1. jose vanzo

      As 330 cidades do interior operadas pela Sabesp estão universalizadas ,algumas desde os anos 90 do século passado. Suas tarifas são menores do as das empresas privadas do setor, em média , 40%.O governou errou, as tarifas aumentarão muito e os projetos de despoluição das águas serão engavetados. A empresa é a única no mundo a ter padrão internacional de governança corporativa NYSE.

    2. Ricardo Knudsen

      Vendeu 20% abaixo do preço de mercado, para uma empresa sem qualificações adequadas. Será q esses 20% a menos não vão aparecer em algum paraíso fiscal?