Mundo > Antigo coração industrial da Venezuela simboliza fracasso econômico do regime Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. josé cláudio do nascimento

    Nem neoliberalismo, nem chavismo, apontam soluções para a economia do país. O âmago da crise está no fato de que o país precisa de importar produtos industrializados, sendo que ele não tem receitas em dólar ou euro, visto que seu único produto de exportação é o petrólio.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Näo tem receitas porque näo tem empresas gerando impostos. Onde tem empresas, tem trabalhadores recebendo salarios e pagando impostos, e as proprias empresas também pagam impostos. Li num artigo da BBC Brasil que 1440 empresas foram confiscadas na Venezuela. Chavez e Maduro destruiam o setor privado.

  2. Marcelo Magalhães

    A folha publica mentiras com a maior cara de pau. Os jornalistas perderam a vergonha de escreverem sob encomenda do patrão. O texto é desonesto.

    Responda
  3. Araguaci Faustino da Silva

    É o socialismo produzindo o que sempre produziu: miséria. Se quiserem riqueza, a única opção é o capitalismo. Esquerdistas precisam superar isso.

    Responda
  4. ANTONIO F CARVALHO

    A Venezuela vai piorar com a ditadura Maduro que cooptou os poderes Legislativo e Judiciário daquele pais. É o Olimpo e o resto é miséria a exemplo dos piores ditadores africanos. A miséria na Venezuela é o produto mais exportado pelo Governo Maduro, individuo sem qualificação para dirigir um grêmio escolar e isso ele demonstra dia a dia em seus discursos. A comunidade internacional tem que fazer alguma coisa como também deve atuar em prol da Ucránia antes que seja destruída pela ditadura russa.

    Responda
  5. Emilio Bazzani

    Imprensa isenta. Foi só o amigo do amigo do amigo, o Maduro, fazer critica ao Luiz e seu sistema, que começaram a fazer materias contra a até então democratica e amiga Venezu!

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      A Folha nunca apoiou Maduro, e leio o jornal desde dois mil e quinze...

  6. Evando de Abreu

    Estamos indo para o mesmo lugar. Exército cooptado, stf e tse puxadinhos da esquerda, gastos absurdos e ditadura implantada com o golpe das urnas. Viva a Argentina que muito em breve irá chorar por nós!

    Responda
  7. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Terraplanismo é isto: Socialismo dos anos 60 que por onde passa deixa terra arrasada. Estes petistas com camisetas de Che Guevara guardadas nas gavetas em naftalina como bandeira da salvação dos povos. Um retumbante fracasso, uma ideologia de dar vergonha a quem tem pelo menos 2 neurônios.

    Responda
    1. Antonio Carlos Alves Prado

      Quantos anos o Brasil foi governado pela direita desde a proclamação da República? E pela esquerda? E ainda somos país do terceiro mundo.

  8. Jorge Rodrigues

    Onde há socialismo sempre há muita pobreza, desemprego e decadência.

    Responda
  9. Joao Braga

    Esse é exatamente o pensamento do foro de SP, governo esquerdista populista , assistencialista de bolsas de mais bolsas. Em nome desse socialismo incompetente e cor rupto a rica Venezuela seguiu o caminho de Cuba. A rica Argentina seguiu o mesmo com o Peronismo. Maduro e asseclas destruíram a economia do país. Sempre apoiados pelo PT. Um horror...o Brasil que se cuide ...

    Responda
  10. PAULO CURY

    Que loucura, diante de um Êxodo de 8 milhões de venezuelano ainda tem gente que acha que a culpa desta situação é os EUA e não o chaves/maduro. Estes caras deveriam dar um pulo em Roraima e conversar com os refugiados. A Ford foi embora porque aqui se fabricavam sedãs e ela abandonou este nicho, mas em compensação vieram os chineses e outras Quem defende estado na economia ou é funcionário público ( que recebe muito por um serviço mal feito) ou sofre de cegueira política/econômica.

    Responda
  11. Marcos Araujo

    Este era o caminho que estava reservado ao Brasil caso persistisse a politica rentista-entreguista da dupla Guedes-Bolsonaro. Grandes empresas já tinham ido embora, como a Ford, por exemplo

    Responda
  12. Aleksander Hada Ribeiro

    "Para alguns economistas independentes".. e os demais economistas "independentes"? A reportagem nao procurou? Pq nao colocou uma linha do tempo da saidas das multinacionais do pais, da tentativa de golpe dos eua, da entrada de chaves e maduro no poder e o inicio das sanções unilaterais? Deixe o leitor formar sua opinião ao inves de tentar nos levar a crer no pensamento neocolonialista da FSP

    Responda
    1. Hernandez Piras

      As primeiras sanções contra a Venezuela foram aplicadas por Trump em 2018, quando o país já vivia cinco anos de depressão econômica e hiperinflação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.