Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O presidente venezuelano faz jus ao seu nome: está caindo de maduro e vai apodrecer no chão da história..

    Responda
  2. Marenildes Pacheco da Silva

    Largar o osso? Se a mordomia e poder são osso o que dizer então do que fica para a população? Será que ele rói o osso e dá o filé pro povo? Tomara a reação dele seja a mais digna possível, que aceite o resultado caso seja eleita a oposição.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    O populistas têm métodos muito semelhantes, pirão é pouco, o meu primeiro! OrasilKaiuá!

    Responda
  4. José Cardoso

    Eu não entendo mais nada. O cara é amigo do Lula, mas concorda com o Bolsonaro sobre a falta de confiabilidade de nossas urnas eletrônicas. Dizem que anda-se ouvindo uma voz rouca cantando no planalto: "você pagou com traição a quem sempre te deu a mão".

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Exato. Sugiro pesquisas científicas sobre motvos q levam governantes a não entregar o osso? Seria o poder afrodisíaco principalmente para velhos? O poder esconde o arquético d ser-Deus ou semi-Deus? Trump mesmo rico tb quer o poder, pra quê? Pra ficar mais rico e poderoso? Maduro não é rico, mas ser poderoso é ser rico, bonito, garantia d ser história? A maioria d velhos apegados ao poder Nada tem de idealismo ou projeto político. Então, pra q ficar no governo?

    Responda
  6. Rodrigo Ribeiro

    Como? Ele é um democrata? Espero que agora o Lula pare de endossar este bandi.dinho, motorista do Hugo Chávez.

    Responda
  7. Tersio Gorrasi

    Pra que se preocupar tanto com um país quebrado e que não significa nada para o Brasil, a não ser ter que acolher milhares de cidadãos refugiados? Cada um tem o governo que merece, e a soberania deve ser respeitada

    Responda
    1. Roberto Freire

      A soberania da população ou de um governo ditatorial?

  8. Anete Araujo Guedes

    Desde sempre os discursos e vontades de Maduro e Bolsonaro são os mesmos. Por um triz não caímos nesse abismo.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Hélio, meu caro, creio que faltou apenas um detalhe: um paralelo com aquilo feito pelo Bozo e Escória Ltda., que, felizmente, detinham uma quantidade de poder menor do que a do Maduro. Se as barbaridades perpetradas pela turminha já foram um incentivo e tanto para o górpe - o grau de incúria com o devido encobrimento das malfeitorias já mostrava a confiança na perpetuidade - imagina na Venezuela? Maduro já deu a letra, Sangue (sugas).

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Tomara fique só na ameaça! O mundo precisa ser consertado.

  10. adenor Dias

    Sobre a a matéria: Se um governo que se diz democrático não aceita uma derrota, significa que está fazendo caca, e não aceita mudar. A maneira de provar que tem feito o possível, é deixar que outro governo governe. Se o novo comandante fizer melhor por competência, parabéns paro o competente! Nós brasileiro como exemplo, mesmo com o golpe na Dilma, permitimos que Michel Temer e Bolsonaro mostrassem que era melhor do que os petistas. Infelizmente eles provaram o contrário e por isso o PT voltou.

    Responda
  11. Paulo Sales

    As declarações de Maduro são tapa na cara da esquerda na América Latina!maduro vive a loucura da zona de conforto do poder. Ultimo bastião da ditadura de esquerda resistente ao império que não se justifica mais. Última retórica podre do sistemanda guerra fria e da conveniência.

    Responda
  12. silvia ramos

    Ele plantou e colheu exatamente o que queria: afastar os observadores das eleições venezuelanas. O Brasil caiu na armadilha, anunciou rapidinho que não enviaria mais ninguém. Tudo que ele queria.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Teria o Brasil caído numa armadilha? Fala sério. Eles se entendem

  13. Paulo Sales

    Qualquer que seja o resultado, o anagranico vai contemporizar

    Responda
  14. Paulo Roberto Cugini

    LULA sempre falou que a VENEZUELA era uma GRANDE DEMOCRACIA! Lembram-se? Agora, raciocinou melhor, condena a atitude de MADURO, seu amigão, pelo discurso contra as eleições limpas, honestas e democráticas naquele país. Ufa! Quero só ver se "nosso" dirigente irá manter essa sua opinião após a DERROTA do DITADOR. Uma tragédia que já se anuncia. Não vale "amarelar"!

    Responda
  15. Frederico de Souza Cruz

    De fato, pode ser e pode não ser, também só poderia dar um palpite, pois faz tempo que eu gostaria de saber exatamente o que ocorre na Venezuela. O que tenho são as narrativas da imprensa e elas sempre dizem a mesma coisa. De concreto vi a grande imigração, as sanções econômicas, e até um presidente auto investido, que usou o dinheiro venezuelano expropriado pelos governos estrangeiros. Mas o meu palpite é que seja qual for o resultado das urnas todos dirão que houve fraude.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Gino eu infelizmente não posso ir a Venezuela, mas me permita ter dúvidas sobre a cobertura jornalística. Como disse, eu com certeza acho que as coisas por lá não vão bem, afinal temos muitos imigrantes. Eu pouco sei da oposição venezuelana e de todos os interesses no petróleo. Sei também que a grande opositora é de ultradireita, o que também não significa defensora da democracia. Nada sei sobre este candidato. Eu gostaria de saber para entender melhor e não para torcer por Maduro.

    2. Marcos Benassi

      Ao colega leitor Pablo Rachid, se é que ele verá esse complemento, eu poderia uma dúvida: de que jeito coletar evidências inequívocas da fraude podre de madura? Sem observadores, essa potência fica reduzida, e é essa uma das intenções ao eliminá-los; sem dúvida, podem surgir evidências e fatos durante as apurações. Nem tudo consegue ser encoberto, felizmente.

    3. GINO AZZOLINI NETO

      Sr. Frederico, tire as suas dúvidas e vá até a Venezuela e constate qual seria a verdadeira narrativa. Destruir um país como a Venezuela é um feito digno de Nobel

    4. Pablo Rachid de Bem

      Todos nada. Se a oposiçao ganhar, Maduro deve alegar sem provas que houve fraude. Já se a posicão ganhar, a mídia mainstream e, em geral, os países democraticos americanos devem questionar fraude -- e este questionamento diferentemente do anterior terá amparo em evidências e fatos.

  16. Marisa Coan

    Ah, vá, jura que vc pensa isso??

    Responda
  17. Fabiana Menezes

    Não há autocrata de estimação. Já sinalizou que não quer largar o seu projeto de poder, custe o que custar. Mais uma barango político. Ditadura modelo cringe.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Projeto de Poder, não. De rouber

  18. MARCO ANTONIO POLISELI

    Que palpite hein!? Incrível!!

    Responda
  19. Vital Romaneli Penha

    Para a Venezuela estar nesta situação econômica,como diria Dilma Rousseff,teve muit malfeito durante estes anos todos,dinheiro não evapora.

    Responda
  20. Lucas Parente

    "Meu palpite, portanto, é que Maduro fará o que estiver a seu alcance para não entregar o osso." Emprego bom esse. Ganhar dinheiro para para ocupar um espaço nobre como esse escrevendo textos curtos dizendo o óbvio.

    Responda
    1. Jayme Neto

      Figura de linguagem chamada de Ironia

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Hoje foi isso mesmo.

  21. Carla C Oliveira

    Concordo. Nenhum ditador deixa de ser ditador. Ele já anunciou o banho de sangue.

    Responda
  22. Sam Duart

    Claro que ele vai aventar o golpe. Começou com a mesma conversa de todo perdedor de que será roubado. As mesmas falas de Trump e Bolsonaro antes da tentativa. Igual a todo criminoso dá pista antes de atacar.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Amigo do jan jo

  23. bagdassar minassian

    ... não há como relativizar com qualquer tipo de governo autoritário; Ditadura é Ditadura e não comporta adjetivos ou justificativas atenuantes.

    Responda
  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Fico me perguntando. Por que essa atenção toda a um país q nao cheira nem fede para o Brasil ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Paulo jr desculpa peeguntar. Quanto tempo da sua vida o sr viveu na cabeça do cachorro. Venezuela é um nada. Um cabo e dois soldados dao conta rs

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Duvido

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Continua sendo um pais sem eira nem beira. O próprio petroleo ja foi pro espaço. Que tal discutirmos china eeuu ou quem sabe is ra el ? Mas isso nao querem debater. Abraço

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Considere a quantidade de "imigrantes" venezuelanos no Brasil. Não cheira nada?

    5. Paulo Jr

      Para te responder, é necessário explicitar um erro colocado intencionalmente, ou não, na sua pergunta. Qualquer país fronteiriço pode feder e muito para seus vizinhos. Particularmente no caso de uma ditadura apoiada por forças militares que, muitos afirmam, desfrutam de vantagens e permissões inaceitáveis em regimes comprometidos com o bem estar e o progresso de seus povos, o fedor é ainda maior. Quando essa ditadura não é rechaçada por um presidente de país vizinho, o risco fica inaceitável.