Reinaldo José Lopes > Brasil vai ficar inabitável? Telefone sem fio jornalístico falseia complexidade climática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Previsões! Segundo os 'especialistas' ouvidos pela Phola, Londres do seculo passado ficaria coberta de uma camada de 3 metros de esterco com o aumento exponencial do numero de cavalos e carroagens. Vieram os carros e sua poluição. C'est la vie.
Ainda bem que li aqui e não perderei meu tempo de ler ali! Cinquenta anos voam, mas, até lá estarei nos braços do Morfeu em definitivo e , finalmente, desengordurarei.
Bom, como a Folha de S. Paulo não replicou, aumenta minha fé nas mensagens sobre a Ciência. Fiquei interessado num Curso, aliás, sobre Jornalismo e Ciência que o Jornal abriu, mas por iniciativa da sorte, estratégia desrespeitosa ou simplesmente incompetência, o link chamativo do Curso não abria via app. Tampouco resolvia indicar o problema ao contato referido (e-mail) na notÃcia: resposta ou providência alguma. Tomara que o Jornalismo sobre a Ciência Folhal se esforce mais e sempre eticamente.
Muito bom o esclarecimento. Se até a imprensa mais “qualificada” apela pra tÃtulo caça-clique, onde vai estar a alternativa à s fake news?
Pensei que era tentaiva do tio sam de botar o povo pra correr, e invadir o território que já usa como seu quintal. Como cantou o maluco beleza: nós não vamos pagar nada! É tudo free ...
Oxi! Enforcar-se no pé de cebolinha... É muita vontade de se matar! Ha ha ha...
Pode também num pé de hortelã!
Isso é coisa de editores e jornalistas indolentes. Não checam as noticias.
Mas que os A Trigueiros gozam em propagar essas idiotices, aaah como gostam!
Se o cabra não tiver uma base cientÃfica e filosófica hj em dia, ele estará à mercê de espertalhões e cini cos. Poucos sabem que o aumento de CO2 na atmosfera fornece, além do efeito estufa conhecido, um tipo de fertilização para as plantas, aumentando seu crescimento, biomassa e, ( consequentemente) sequestrando mais carbono, num feedback positivo (e benéfico) . O problema é que as boas notÃcias não dão manchete.
Meu caro jornalista, nós ainda estamos longe deste limiar de fertilização de CO2. Sobre as incompletudes, incertezas e não linearidades dos modelos GCMs, nem vou discutir, pois seu impacto pode ir de A a Z na escala climática.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Existe um limiar acima do qual isso que você descreve não ocorre e há até o efeito inverso. Não se resolve alarmismo inventado um bônus que não existe.
Não dão porque não é verdade!
Hoje está muito difÃcil em não ler alguma bobagem! Principalmente dos alarmistas.
Infelizmente, muito do alarmismo não parece estar sendo muito errado com o ritmo das coisas...
ufa
Obrigada pela lucidez, Reinaldo.
Posso garantir que gasto um bom tempo, toda semana, rebatendo alguma bobagem que meus alunos viram na Rede e querem saber se é verdade...
Então o sr. é um ótimo professor. Parabéns !
O pior é que isso saiu em vários portais de notÃcias considerados sérios. O jornalismo está acabando, principalmente pela falta de preparo dos novos jornalistas/reporteres e pela busca de click a qualquer custo.
Excelente texto. Cansativo demais a necessidade de buscar cliques com manchetes e textos cheios de tolice que vemos hoje na imprensa.
ImbuÃda na vontade de enforcamento no pé de cebolinha, agradeço grandemente a reportagem cientÃfica que nos afastou do cenário Mad Max, da qual minha ansiedade já me havia colocado. Creio que resgataremos a responsabilidade jornalÃstica um dia, com menos sensacionalismo e mais racionalismo como esse.
Depois do boi-mate é complicado acreditar em nota cientifico- jornalista
Excelente e esclarecedor artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Brasil vai ficar inabitável? Telefone sem fio jornalístico falseia complexidade climática Voltar
Comente este texto