Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Hirschle

    Relação tóxica que nada acrescenta ao nosso país , exceto para validação desse simulacro de legitimidade ,com acolhimento da tese de eleições “democráticas”.

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ... Chanceler-puppeteer C. Amorim Vai passar pano para o golpe de Maduro e seus parceiros!!!... Lula3 é pró-putin, Putin é Pró-maduro! Estão juntos no golpe!!!...

    Responda
  3. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Não é de duvidar que o Amorim seja contido no hotel onde se hospedará e não terá acesso senão à televisão estatal venezuelana. E, na segunda-feira, quando voltar ao Brasil, vai dizer que Maduro foi reeleito.e que, em relação ao pleito, nada viu de irrregular.

    Responda
  4. Klaus Serra

    O Brasil precisa urgente se afastar da Venezuela, não há nada útil nessa relação.

    Responda
  5. Felipe Vasconcelos

    A esquerda defende a democracia contra a ultradireita de um lado, aqui, na Europa e EUA, e defende a esquerda, a despeito da democracia, de outro, na Venezuela e outros países que dizem lutar contra o "imperialismo ianque".

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Tiraram da home do jornal, foi?

    Responda
  7. bagdassar minassian

    Na cilada Lula/Amorim foram emboscados com 'tiros na cabecinha', como disse um ex do Rio porem os corações, amargurados, continuam batendo.

    Responda
  8. Alexander Barbierato

    Regime nefasto que expulsou 7 milhões de venezuelanos. Regime ditatorial. Mas, se o Brasil isolar este ditador, a população sofrerá muito mais.

    Responda
  9. Alberto Melis Bianconi

    O jovem jornalista acredita ser menos ingênuo em relações exteriores que o ex chanceler! Não sei se é para rir ou para chorar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Mais censura. Esse jornal não tem mais o que fazer.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Daniel, eu estou dizendo que Amorim não é ingenuo, se é confiável ou não são outros 500. Difícil de entender? Agora, acredito que seja sim confiável, e não vou mudar de opinião em função de uma única citação que mão sei se é legítima, e em qual situação teria sido dita (se é que o foi). Hoje, até onde sei, as Farcs estão incorporadas ao jogo político na Colômbia, portanto, falando no tempo presente, não são terroristas.

    3. Daniel Marques

      O ex chanceler nos fornece todos os motivos para desconfiança. A não ser que voce concorde com as pérolas do Amorim, como aquela onde ele disse que "as Farc não são um grupo terrorista".

  10. Marcelo Fernandes

    O mais impressionante é que Maduro não está nem aí pro Lula e pro Brasil. Mesmo assim, a "esquerda de gabinete" não abre mão de errar os mesmos erros. O PT nunca esquece nada e nunca aprende nada.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso está no texto? Se não estivesse nem ai, porque cargas d'água montaria uma cilada? Segundo o sábio jornalista, claro.

  11. Ciro Lauschner

    Os transportes, as urnas , os locais de votação e até os boletins são controlados pelos militares chavistas e todos os meios de apuração em ultima análise são do comitê eleitoral. Alguem tem duvidas de fraude? Amorim, como comprometido com Maduro vai dizer que houve lisura.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Solta a censura...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Essa hipótese é mais razoável. Mas o sr, Ciro deve ser tão jovem quanto o colunista, e não percebe seus preconceito o levam a dar como certo o que ainda não aconteceu. E se Maduro perder a eleição? E se Celso Amorim não confirmar a lisura do pleito? Se estivesse tudo combinadinho, Maduro não faria às urnas eleitorais brasileiras... É prudente esperar as coisas acontecerem.

  12. José Freitas

    Lula esta comprometido até o pescoço com as eleições venezuelanas. Agora teme que uma derrota de seu ditador preferido - Nicolas Maduro - acabe em uma tragédia e ele tambem seja responsabilizado internacionalmente. Nosso TSE que sempre esteve suspeito de parcialidade na eleição de Lula resolveu tirar o corpo fora não mandando "observadores" depois que conseguiu uma declaração do "lider" venezuela

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Lembra o chefe de repartição que manda digitalizar todos os documentos, mas também tirar uma cópia xerox por garantia,,,

    2. José Freitas

      Sr. Paulo Araujo não se trata de voltar às cédulas de papel do seculo passado mas sim de "aperfeiçoar" o sistema de voto em urnas eletrônicas. O Paraguay, nosso vizinho, adota o sistema de urnas eletrônicas acopladas à uma impressora. O eleitor recebe seu comprovante de voto, confere, e o deposita em uma urna convencional. Esses comprovantes servem para se fazer uma auditoria, por amostragem, em algumas seções eleitorais, caso o resultado seja contestado por algum candidato ou partido.

    3. José Freitas

      Frederico Cruz a possibilidade de fraude para manter Maduro no Poder não parece ser uma mentira porque até o Lula passou a acreditar nessa hipótese. O Brasil ja teve sua imagem comprometida internacionalmente ao ser fiador do acôrdo de Barbados por uma eleição limpa e justa na Venezuela que seu amigo Maduro não irá cumprir. Os EUA nunca se enganaram com a "democracia" venezuelana tanto é que lhe impuseram sanções econômicas. À "oposição" nunca foi permitido vencer no passado mas agora é possivel

    4. José Freitas

      Eduardo Vasconcelos me explique o que diferencia o nosso TSE do CNE venezuelano. Não teria havido fraude aqui mas pode acontecer lá se a oposição ao Maduro vencer? Não estou frustrado com a derrota imposta ao Bolsonaro pelo TSE - ja era esperada - mas sim com a vitoria garantida pelos seus "ministros" à um candidato condenado por corrupção. Qto à vc mugir e xingar reclame com sua mãe que não lhe deu nenhuma educação. .

    5. José Freitas

      Daniel Liaz as ameaças de um banho de sangue no caso dele perder as eleições e o comentário sobre possiveis fraudes nas eleições que Lula teria vencido vem de alguem com grande credibilidade entre os militantes petistas - o proprio Lula - que não ficou nada satisfeito com as falas "inoportunas" do cumpanhero corrupto e sanguinário que ele recebeu com honras de chefe de Estado em Brasilia. O megalomaniáco presidente e o megalonanico ex-chanceler estão numa sinuca de bico.

    6. José Freitas

      Niemeyer Franco, vc como militante de esquerda me explique uma coisa: Porque tanto medo de que Bolsonaro dispute a proxima eleição contra o candidato que o Lula vai escolher para substituí-lo? Com tantas criticas à uma inexistente tentativa de "golpe de estado" e os xingamentos costumeiros que lhe são dirigidos - golpista, fascista, ladrão - ele não seria o candidato ideal para ser derrotado? Na verdade o que assusta a esquerda é o prestigio popular de que ele ainda desfruta, maior do que o Lula

    7. NIEMEYER FRANCO

      2026 tá próximo, Freitas. Vá sonhando que Bolsonaro vai reverter sua situação eleitoral e sairá candidato. Só falta isso.

    8. Daniel Liaz

      ....bom, não é de se surpreender o uso conveniente dessas fontes em se tratando de alguém que idólatra um Golpista fascista ladrrrao.

    9. Daniel Liaz

      Sim Freitas. Vc se fia na palavra de um ditador de extrema esquerda que vc mesmo condena. Que belas fontes vc usa, não?!

    10. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      O nosso TSE, cidadão, não se compara ao de lá. Você está frustrado porque o seu mito saiu derrotado. Chega de mugir, gado.

    11. Frederico de Souza Cruz

      Freitas repete bordões na expectativa de que uma mentira se transforme em verdade. O Brasil e Estados Unidos trabalharam num acordo para eleições limpas e democráticas na Venezuela. Tudo isto está com certeza sobre escrutínio e vigilancia, mas para Freitas é só mais um meio de atacar Lula. Não seja ingênuo o problema da Venezuela é além de Maduro o petroleo, e a oposição Venezuelana só a conheço pelo auto intitulado e jamais eleito Guaidó. Eu espero que o povo venezuelano escolha.

    12. Alberto Henrique

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    13. Paulo Araujo

      Nessa linha, Sr. Freitas, vamos voltar aos tempos dos lampiões e carroças. Ou algo do tipo das cadernetas em padarias. Seu ídolo sempre se elegeu pelo atual sistema de urnas eletrônicas e só o questionou qdo viu que poderia perder a eleição. Parece-me que o seu conceito de modernidade se resume a cantar o hino nacional para pneu.

    14. José Freitas

      Daniel se até o Maduro, amigo do Lula, diz que o nosso sistema eleitoral não pode ser auditado por falta de comprovantes impressos dos votos quem sou eu para discordar!

    15. Daniel Liaz

      "Nosso TSE que sempre esteve suspeito de parcialidade na eleição do Lula". Eita bozolino

    16. José Freitas

      do "lider" venezuelano endossando as suspeitas do povo brasileiro sobre a segurança e imparcialidade de nosso sistema eleitoral. Lula não tem como tirar o corpo fora impedindo seu conselheiro de "comparecer" ao evento "democratico" mas decidiu que ele não tivesse o papel de "observador" que o obrigasse a se manifestar sobre a legalidade do pleito, o que em caso de vitoria ou de derrota , desagradaria o ditador venezuelano. Amorim vai apenas passear em Caracas sem dar qualquer palpite.

  13. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Enquanto o colunista opina que Celso Amorim atende candidamente a um convite de Maduro, outros jornalistas afirmam que a presença desse ex-ministro na Venezuela terá a finalidade de dar um atestado de normalidade ao processo eleitoral venezuelano. Quem está com a razão ?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Foi tão ridículo o que censuraram aqui, que não têm coragem de mostrar.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Estão censurando meu nome, só pode.

  14. Samuel Fagundes

    E pensar que os band!dos milicianos queriam nos transformar numa Venezuela....

    Responda
    1. Daniel Marques

      Nem vem com esse papinho, cumpanheiro Maduro sempre foi admirado pelo Lula, ambos usam o mesmíssimo discurso.

  15. Ricardo Ferreira

    O sr. Celso Amorim é tudo menos um isento observador. Finge que não vê as frequentes violações do regime chavista, e não importa o que Maduro e seus comparsas façam. É uma vergonha.

    Responda
  16. ANTONIO F CARVALHO

    A elieção na Venezuela adota o estilo de Fidel Castro em Cuba e de Putin na Rússia. É ditadura mesmo! e com esse regime todos os órgãos de governo estão envolvidos, inclusive os "generais de Maduro". Aqui no Brasil houve péssimo ensaio na eleição passada, onde um candidato que foi expulso de Exército Brasileiro e reintegrado e mantido na reforma por um então tribunal de exceção se referia às nossas Forças Armadas como "o meu Exército". Todo ditador tem a mesma lógica: O poder a qualquer custo.

    Responda
  17. Lis P Junqueira Safra

    Lula vergonha internacional.

    Responda
    1. Horacio Cerzosimo

      O importante, Zelis e Alberto, é que vocês dois estão com a razão. Trata-se de duas vergonhas internacional.

    2. Alberto Henrique

      Lá fora dizem que a vergonha internacional é o ostanaro.

  18. MATILVANI MOREIRA

    Tudo combinado! Maduro roubará a e eleição e o Lulad, salvo grande engano, estará na posse ou mandará um representante. E ainda corremos o risco da primeira viagem internacional do Maduro ser ao Brasil. Nesse caso sugiro que se hospede no Sitix de Atibaix! Eu irei na posse!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Torço pelo engano, Matilvani, mas é possível. Quanto à posse, sugeriria manter-se afastado: é ambiente tão tóxico quanto a reunião Bozolóide lá no Sul, inapropriado para Bípedes.

  19. Florentino Fernandes Junior

    Chega a ser hilario considerar amorim como isento e fiador da eleiçao, o coraçao dele é maduro

    Responda
  20. Deborah Teixeira

    Realmente pode ser cilada, mas acho q Celso Amorim, q não é ingênuo, deve se cercar dos cuidados e ir. Não gosto do Maduro, além de ditador, ele faz governo incompetente (como todo militar, né), mas também não gosto da postura de ficar de longe desqualificando geral. O chanceler, na minha opinião, deve ir e, ao final, dar sua impressão de forma honesta, mesmo q seja pra dizer q o governo não disponibilizou todos os dados. Aliás, acho q deveria ir muita gente pra observar, msm Maduro n querendo

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Evidente que o Brasil não poderia deixar de mandar observador, a Venezuela é nossa vizinha e faz paste do Mercosul. Acho divertido de ver como as pessoas acreditam saber tudo de antemão. Nem seu para que precisamos de imprensa...

    2. Marcos Benassi

      Boa, tô contigo, prezada Deborah.

  21. Deborah Teixeira

    Realmente pode ser cilada, mas acho q Celso Amorim, q não é ingênuo, deve se cercar dos cuidados e ir. Não gosto do Maduro, além de ditador, ele faz governo incompetente (como todo militar, né), mas também não gosto da postura de ficar de longe desqualificando geral. O chanceler, na minha opinião, deve ir e, ao final, dar sua impressão de forma honesta, mesmo q seja pra dizer q o governo não disponibilizou todos os dados. Aliás, acho q deveria ir muita gente pra observar, mesmo Maduro não quer

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Caminhoneiro ou militar, no Brasil se viu que é quase o mesmo.

    2. MARCO Augusto

      Maduro nunca foi militar, era caminhoneiro.

  22. MARCO ANTONIO POLISELI

    Amorim vai ser assessor de maduro

    Responda
  23. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Venezuela é o expoente do Foro de São Paulo. A melhor democracia à esquerda da América Latina. Vai apertar a mão do ditador quando? Tá aí o que eles plantam.

    Responda
  24. Horacio Cerzosimo

    É incrível como ainda há tanta gente que não consegue ver as semelhanças do governo Maduro (Chaves) com Bolsonaro. As mesmas conversas, os mesmos comportamentos, as mesmas atitudes.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Incrível mesmo é petista negar suas raízes e afinidades com a ditadura Chavez/Maduro. Ouça o discurso do Maduro e qualquer um do Lula e tente encontrar as diferenças.

  25. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de esquerda e já passou da hora da esquerda brasileira parar de defender a ditadura que está em poder na Venezuela, chega! Não adianta nada atacarmos as covardias de Is ra el, dos EUA, a ditadura militar que aqui ocorreu e defendermos ditaduras que se dizem de esquerda. Basta!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Obrigado Dani!

    2. Daniel Marques

      Well said. Qualquer tipo de ditadura deve ser condenada.

    3. Ricardo Ferreira

      Com certeza, não se pode imitar os bozolóides, que falam tanto em democracia, mas enaltecem ditaduras de direita. Basta de hipocrisia!

    4. Marcos Benassi

      Contigo e não abro, meu caro.

  26. Carla C Oliveira

    cilada, com certeza!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Amorim combinou com Maduro a armação de uma cilada contra ele mesmo?

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Tudo combinado

  27. Lis P Junqueira Safra

    Censura???

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiii, das poucas coisas realmente democráticas da phôia, atinge a todos sem distinção. Mas não se preocupe, Zelis, acabou de começar o expediente do pau-de-arara, daqui a pouco soltam sua mensagem.

  28. Lis P Junqueira Safra

    Muita humilhação para o BRASIL. Penso que nenhum presidente deveria receber ditador algum. A conta chega. Vamos virar piada.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Tente nao usar palavras com mais de três letras em maiusculo. É tosco, mas eu posso escrever PSD mas mas nao posso Psdb.

  29. Marcos Benassi

    Poi Zé, caríssimo, o cheiro que emana da Venezuela é ruim como o de petróleo. Estou muito curioso com qual será o nível de dignidade do Luloverno no caso, bastante provável, de fraude eleitoral podre de madura. Realmente não arrisco palpite, mas a curiosidade é grande. A ver.

    Responda
    1. Lis P Junqueira Safra

      Chega a ser Hilário a folha censurar. Eu não tenho partido e nem político de estimação. As duas últimas eleições nem no Brasil estava. Gosto de brincar. Estou me sentindo na China. Muita censura.

  30. Lis P Junqueira Safra

    Muita humilhação para o BRASIL. Como será visto o Brasil na comunidade internacional. Tempos estranhos. Será isso normal?

    Responda
  31. Joaquim Rosa

    A vida de observador em casos assim é muito difícil. Como declarar qualquer coisa sem ter dados suficientes para isso. Um palhaçada total.

    Responda