Comentários para:

A saúde mental dos PMs

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Imagina o que será se vingar a ideia de transformar guardas municipais, cuja preparação é de se supor muito aquém das forças estaduais, em policiais dos municípios! OrasilPreocupado!

    Responda
  2. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Precisam de apoio psicológico, mas as altas taxas de suicídio devem ser colocadas nas costas da própria corporação que necessita de amplo e estrutural remodelação. Analise institucional é o caminho para que os índices se alterem, porque se vc só colocar o problema nas costas dos policiais, como se eles fossem os responsáveis e tivessem que cuidar da própria saúde mental e com isso retirar a responsabilidade da corporação, vc vai aumentar ainda mais esses índices de suicídio.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Já ajudaria se parte da imprensa deixasse a inversão de valores de lado e valorizasse mais o policial do que as tais vítimas da sociedade. A grande maioria dos policiais é formada por gente honesta, trabalhadora e que arrisca a vida pela sociedade. A banda pobre é a exceção e não a regra, como em qualquer profissão.

    Responda
  4. Cr Cr

    Parte da estrutura policial é corrompida e deteriorada, ao mesmo tempo em que é extremamente rigorosa e opressora. O conflito das expectativas do jovem militar com a realidade do pessoal da hierarquia é constantemente sufocante.

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    A folha publica uma matéria dessa importância, como se o problema fosse atual. O desvio de instituições de qualquer natureza já foi muito bem estudada e suas consequências são bem conhecidas. Quando se fala em instituições armadas, militares o problema é elevado a enésima potência. Essas instituições promovem desvios de comportamento graves e as consequências são proporcionais. A saúde mental é problema na Cracolândia e também na polícia. Assim, devemos pensar sobre a sociedade como um todo.

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    Boa matéria, alerta necessário. Mas as corporações dmilitares, formadas-deformadas nas academias direitistas, reconhecem os dados sobre autoeliminação e suas causas? Os alta patentes e politicos militares tem mente-aberta p reconhecer este problemão e causas? Ou se sustentam d opiniões/doxa e negacionismos? O problema S associadao a baixa saúde mental está em policiais, professores, médicos, indígenas.Parece q ninguém se importa.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    E a saude mmental dos indios? E a dos jovens? Publiquem um indice geral de suicidios, vao se assustar

    Responda
  8. Flávia Masetti de Oliva

    Faço uso do transporte por aplicativo e não foram poucas as vezes que o condutor era um policial aposentado (civil e militar). Dos relatos dos seus cotidianos e que mais chama a atenção é a forma como foram treinados. Ingredientes como violência e humilhação fazem parte da rotina de treinamento. Creio que a solução deste problema começa por aí...

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    E gostaria de acrescentar q vejo com muita estranheza esses dados. Quantos mortos no rj?

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Se estao computados ai mortes de pms aposentados, a interpretaçao muda de figura

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Essas centos e dez mortes por suicidio , quantas estavam na ativa? Esse dado é importante

    Responda
  12. Ilio Montanari Jr

    São Sargentos Getúlios todos os dias, cumprindo ordens e contra ordens. Vão para o trabalho atiçados contra as comunidades por seus comandantes e ao fim do dia voltam para suas famílias nas comunidades onde moram. É de enlouquecer.

    Responda
  13. José Leon Crochík

    Apoio psicológico para conviver melhor com a violência social?

    Responda
  14. silvia ramos

    E as mortes causadas por eles contra a população aumentou 71% no Estado de São Paulo. As PMs têm de ser extintas e substituídas por outro tipo de carreira policial.

    Responda
  15. Vinicius Moreira

    Fiquei com a sensação de que foram rasos. Para além da violência da atividade policial, há que se falar no arcabouço psicológico que envolve a formação militar. Agressividade, falsa sensação de heroísmo, o trabalho pelo sacrifício da própria vida e a percepção, por eles, de que ganham um baixo salário, são o caldo perfeito pra essa loucura. Processos seletivos que avaliam minuciosamente o conhecimento em física, química e história, mas que não levam em consideração a inteligência emocional.

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    Urge menos violência. Que os policiais representem uma segurança aos cidadãos, e não a intimidação pelo poder arma, que põe fim a vida. Além truculência, da tortura, do desrespeito, da ameaça, do temor e do horror. A violência que vai, pode retomar.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *Retornar