Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Vergílio Gallerani Cuter

    Para você, a cultura é uma abstração pairando no vazio, que só pode sobreviver no mundo real com a ajuda da polícia. Isso não dá certo há quantas décadas, Ailton Krenak? Já matou quanta gente? Não chegou a hora de adotarmos políticas realistas que efetivamente possam salvar populações inteiras que estão morrendo de fome, de bala ou de mosquito? Negociem uma saída milionária! Sejam ricos! Lutem por casa com piscina! Se tivessem preservado a minha cultura, eu ainda estaria dançando iê-iê-iê!

    Responda
  2. Luiz Paulo Santana

    Não é apenas lamentável; é trágico. E é uma tragédia que se consuma diante de nossos olhos. A petulância, agressividade e determinação dos agressores e invasores é tal que parece que ainda vivemos os tempos coloniais (em verdade é isso), em que o as autoridades de antes e de hoje e que ocupam as esferas do poder público consentem, à revelia da lei, com o extermínio dos indígenas, num país continental em que há lugar para todos, mas não há limite para essa elite predatória.

    Responda
  3. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Assiti "Martírio" na Janela Internacional de Cinema de Recife onde foi eleito Melhor Filme. Na saída uma amiga comenta:"Nossa! Acho que precisamos parar de consumir soja, né?" Alguma poderosa dissonância cognitiva parece nos tomar a todos pois o filme de Carelli e também o belíssimo atual "A Flor do Buriti" são explícitos ao situar a pecuária como a agência da mo rte responsável por ex ter mínio de animais e indígenas! A soja é apenas a ração do gado!Paz indígena vem com inviabilizar a pecuária.

    Responda
  4. Jurema Nordeste

    Esse marco temporal é uma afronta à constituição, e é mais uma prova de que, quem tem poder e grana nesse país é quem manda mesmo... O 'ogro'negócio que o diga..

    Responda
  5. José Cardoso

    Mais um crime do ditador Getúlio. Foi um período terrível de nossa história.

    Responda
  6. PEDRO HENRIQUE

    Excelente lembrança, mestre Krenak! O documentário é um divisor de águas, e de quebra extremamente original no diagnóstico. A elite do atraso escravocrata vai ser transformando em familicia da catástrofe no congresso nacional. A Folha deveria ter um espaço de monitoramento investigativo desses novos-velhos agentes. Enquanto seus perfis abusivos não forem escancarados, suas propostas absurdas seguirão obstruindo a democracia cidadã participativa e inclusiva. Seguimos praticando genocídio em série

    Responda
  7. João Leite Leite

    Os índios deveriam lutar pela construção de uma faculta de de medicina na floresta amazônica para formar médicos e enfermeiros para cuidar da saúde dos índios e dos povos da floresta. Formar farmacêuticos para produzir remédios e cosméticos utilizando a vegetação medicinal. É preciso instruir os povos indígenas para eles tornar os seus territórios auto suficientes. Não precisar de ONGs estrangeiras e brasileiras venham dizer o que ele devem fazer.

    Responda
    1. João Vergílio Gallerani Cuter

      É isso!

  8. FERNANDO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUZA

    O autor dessa coluna é um patrimônio da cultura nacional. Barra com propriedade, com uma perspectiva única, que foi ignorada por séculos pela sociedade. É legítimo defensor de povos historicamente vilipendiados, e que continuam sendo explorados. A iniciativa do STF, de colocar a lei do marco temporal em uma mesa de negociação escancara que o Estado brasileiro continua sendo instrumento de abuso e vilipendio dos povos indígenas, favorecendo interesses de grandes agentes econômicos.

    Responda