Educação > Promotoria processa cinco famílias que adotam ensino domiciliar no interior de MG Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Filomena Silva Magalhaes

    Certíssima a postura MP, duvido que as referidas famílias tenham condições pedagógicas, práticas e teóricas de ensinar todo o programa previsto. Talvez até consigam ensinar disciplinas não previstas para aquela série mas deixaram lacunas no aprendizado, vindo a prejudicar a criança em algum momento.

    Responda
  2. Alaor Magno

    É uma sistema de educação voltado a reis e aristocrata durante a idade média . Mulheres não podem estudar e apenas aprendem as tarefas domésticas. Educação medievalista e voltada ao teocenteismo. Algo parecido com a sociedade dos quackers.

    Responda
  3. JAILSON DE BEZERRA

    É coisa do período medieval. E tudo isso surgiu depois desse desgoverno que nós tivemos. Existem famílias loucas que acham isso uma medida certa para seus filhos. Coisa de doido.

    Responda
  4. Michele Bonilha

    Países com as maiores taxas de alfabetização, com os melhores sistemas educacionais do mundo, tem o homeschooling legalizado. Aqui a educação é sucateada, escolas caindo as pedaaços, professores com pouca qualificação, ideologia gritando na sala de aula, mas a promotoria ta preocupada com as crianças que estão sendo ensinadas em tempo integral, em casa. Vão cuidar do que realmente interessa, cheio de menores trabalhando e fazendo sex0 no baile funk.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Você parece que vive nos países nórdicos. Onde metade do ano é noite a a outra metade é nublado.

  5. Amarildo Caetano

    Se a criança não frequentar a escola ,pode se tornar tímida e antissocial .

    Responda
  6. Ricardo Geraldo Vieira

    Misericórdia, é sulreal.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Sandra losa madalena, vc é a musa do magal?

    Responda
  8. Daniel Liaz

    Se a qualidade do ensino ruim em todo e qquer lugar, como parece crer esses pais, que lutem por melhores escolas (e certamente isso não se dará se votarem em fascistoides, muito pelo contrário). Ensino domiciliar na infância e junventude tem inúmeros pbs e riscos. O mais importante: restringe em muito a socialização, algo fundamental em qquer sociedade humana. Tb, deixam essas crianças e jovens em maior risco de abusos domésticos, uma vez que muitas vezes é nas escolas que eles são identificados

    Responda
    1. Daniel Liaz

      ...isso sem falar do risco de algumas crianças acabarem tendo a educação que o casal parental (e não a sociedade como um todo) julga melhor, que pode bem ser de ordem fundamentalista reacionária

  9. Leila de oliveira

    Tem que verificar se essas crianças não estão sendo vítimas de abuso sexual..Lembremos que essa "modalidade" de ensino era defendida pelo ex presidente Bolsonaro, aquele do "pintou um clima com criança de 13 anos".

    Responda
  10. MARCUS VINICIUS D ALMEIDA FRANCA

    Acho que o conceito de ensino domiciliar é válido se levarmos em consideração que o ensino público no Brasil em alguns lugares é precário e até perigoso para as crianças. Não estamos na Dinamarca, ou na Suécia. O que poderia haver é uma padronização do ensino domiciliar com kits de estudo e visita de pedagogos e professores na casa dos estudantes. Ou seja, uma formatação do ensino EAD para o ensino básico.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A criança tem direito de frequentar uma escola e os pais o dever e a obrigação de propiciar isso. Pais não são pedagogos, professores, esportistas, psicólogos, não tem as competências necessárias e o ambiente familiar não substitui e nem proporciona a socialização das crianças, que ficarão isoladas do mundo e expostas unicamente à visão e valores dos seus pais. Ninguém tem direito de negar esse direito a nenhuma criança, nem os pais.

    2. Daniel Liaz

      Pois é Marcus. A questão no seu comentário é que vc ignora uma dimensão do processo de aprendizagem, que é tão importante (se não mais) que a aquisição do conteúdo pedagógico: o processo de socialização. É algo que já faria falta no caso de um adulto, mas é indispensável no caso de crianças e adolescentes. Isso já era verdade em tempos ido. Qto mais nos dias atuais em que crianças e adolescentes cada vez mais ficam ligados a seus celulares perdendo assim a oportunidade de conviver socialmente

    3. Sandra Losa

      Mas no Brasil já sabemos em que contexto o homeschooling tem tomado força. Tem famílias que realmente o ensino pode ser melhor, mas também temos família doentes que acham que o conteudismo é a parte mais importante da educação em uma escola. A maioria dos pais ensina de forma cartesiana os seus filhos, o objetivo da educação brasileira que está assegurado na Constituição transcende isto.

  11. Florentino Fernandes Junior

    Marcus machado, serio?

    Responda
  12. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Essas famílias ensinam melhor ciências a seus filhos, ensinam que Deus criou o mundo há 6.600 anos.

    Responda
    1. Miro Costa

      E tu, que tens a ver com isso?

    2. fabiana santos

      Faltou o "contém ironia"...

  13. heli assunção

    Então... Cada caso é um caso. Respeitar a Lei, sim. Respeitar o direito individual e de escolha, sim. E as crianças o que acham?

    Responda
    1. Sandra Losa

      Crianças não acham nada, nesta época elas só absorvem os valores que são ensinados. Por isso a importância de irem para a escola. É nela que os alunos receberão ferramentas construídas por professores formados em cursos humanistas para construírem um mundo(não repetir) de mais tolerância à diversidade. A precariedade da formação de um professor já traz danos aos alunos, imagine um pai com uma ideologia radical e sem formação técnica na área educacional.

  14. José Roberto Ferreira

    Negacionismo desenfreado, rumo ao Evangelistão! Nesse ritmo, o futuro do País - se houver - será medieval! Que o verdadeiro Deus nos proteja dessa des_gra_ça!

    Responda
    1. Michele Bonilha

      Japão, Australia, Suiça, Canada, Dinamarca...países com as taxas mais altas de educação e alfabetização tem o homeschooling legalizado. Bom mesmo são as E.E cheio de dr0gados, professores que largam os alunos ao leo, sem contar a famosa ninguem repete, por pior que esteja. Vai se informar antes de ficar defendendo pautinha de esquerdista compolexado.

    2. Daniel Liaz

      Perfeito.

    3. Sandra Losa

      Este é o X da questão...não creio que estes pais estejam realmente interessados na qualidade do ensino, acho que isto é até uma desculpa válida e tem um peso gigante..kkkk. Eu creio que estão mais preocupados é com a possibilidade dos filhos se tornarem diferentes deles.

  15. Carlos Henrique Durso Carneiro

    Vão aprender que a terra é plana e inúmeras conspirações contra os "verdadeiros patriotas"

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Poizé, a promotoria deve estar bem folgada, manhuaçu sem crimes, serio?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Para que serve a polícia, mané?

    2. Sandra Losa

      "Poizé", sua escrita já demonstra uma capacidade incrível de analisar a atuação do MP em "manhuaçu".

    3. Daniel Liaz

      Marcus, nem perca seu tempo com o Flor. Não vai adiantar

    4. Marcus Machado

      Há promotorias especializadas em crimes e outras, para assuntos de Educação, família etc. Por isso é sério.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.