Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P Junqueira Safra

    Acho que nenhum tipo de preconceito dá certo os atletas franceses e americanos fizeram a postagem do vestido da Janja junto ao enredo da Shopee com a mesma estampa foi falta de respeito.

    Responda
  2. André Luís Alves Silva

    Esse cântico só exala erotismo para carolas. É bonito e terno, erótico nunca. E não tô confundindo erotismo com vulgaridade e pornografia.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Não há como evitar a associação da roupa à estética neopentecostal. E lembrar que a riachuelo, escolhida pelos bozos, foi apoiadora entusiástica de todos os absurdos que vivemos no governo do tiranete ladrao de joias. E nem todo mundo que fez essas associações e lamenta a oportunidade perdida de mostrar o talento dos estilistas é descolado. Basta ter bom senso. E gostaria muito de saber quanto pagamos por esses uniformes. Ninguém disse até agora. A mistura de religião com política é uma desgrac

    Responda
  4. Mônica de Souza Tuler

    Seu texto lúcido e corajoso tb produziu em mim um sentimento de gratidão. Parabéns!

    Responda
  5. Rocia Oliveira

    O uniforme é feio, cafona e pobre . A colunista pode espernear muito, mas não vai mudar a inadequacao da proposta.

    Responda
  6. CELSO RIBAS

    A coluna é igualmente brega como o uniforme.

    Responda
  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ela quer que falem mal do uniforme, mas não de quem ou o que inspirou. Eh como se o uniforme tivesse caído do céu no corpo dos atletas. O que ocorre sobre a rejeição aos evangélicos, eh que eles querem impor a QQ custo seus preconceitos, e se aproveitam da fraqueza humana pra isso.

    Responda
    1. Romero Lima

      Muita gente não percebeu que algumas das críticas ao traje foram em forma de brincadeira.

  8. CARLOS OLIVEIRA

    Deixar aqui o selo de qualidade Ratanabá pra FSP ao publicar esse chorume de pensamento do evangelistão.

    Responda
  9. Ney Fernando

    A defesa dos evangélicos, patrocinada pela Folha nesta e na coluna antecedente, e em quaisquer outras sempre que possível, é irrelevante no caso. Houve uma mera crítica aos aspecto dos uniformes, especialmente aos femininos, por serem feios. Pouco importa se eles se assemelham ou não às vestimentas de algum grupo em particular (no caso a semelhança é grande, o que justificaria a comparação feita). O fato é que aquelas saionas ficaram muito feias mesmo.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A folha só segue o manual da redação do frias, tudo que eh contra o Lula eh bom pra folha, eh o caso dos evangélicos.

  10. Wil Leon

    Não compliquem! Só é feio. Mas é da Riachuelo, que representa bem a população do Brasil.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc é bem pretensioso hein? Falando pela população do país.

  11. Sérgio Sayeg

    Noto em matérias recentes um esforço sobre-humano da Folha para fazer média com o (e)leitorado evangélico, de olho nesse imenso potencial de crescimento de seu público leitor, às custas de seu público tradicional mais progressista e menos comprometido com essas pautas retrógradas. Só faltava essa

    Responda
  12. andre P

    Marília, você só esqueceu de falar sobre o que é ser uma mulher evangélica em seu meio machista, misógino, violento e alienante. Concordo em tudo com Fraga que, ao contrário da senhora, não está preocupado em agradar alguém.

    Responda
  13. Juliana Andrade

    Confusão causada pela mistura de "púlpito e palanque" como bem mostrou essa Folha em matéria recente. A confusão causada por falsos pastores evangélicos, envolvidos em escândalos de poder e dinheiro, com um governo que se apropriou inadequadamente dessa religião para ganhar votos. É daí que vem o ´preconceito dos descolados´.

    Responda
  14. ADRIANO BUENO

    Pensa numa coisa de mal gosto, ficou horrível, bem a cara da Riachuelo. E se for falar de religião, pessoalmente vejo os evangelicos como a coisa mais atrasada do universo. Gente tosca, ignorante e preconceituosa.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dono da Riachuelo apoiou quem?!

    2. Albert Niches

      Provavelmente não gostástes do trecho bíblico citado. É erótico e heterossexual demais para ti, né?

  15. Leandro Saraiva

    Um festival de preconceito confirmado nos comentários. De primeiro nível ("é evangelico e é horroroso") ou de segundo ("por que a articulista se diz cristã?" - um cala boca com pretenso universalismo). Se é verdade- e é - o pendor autoritário de um bloco relevante de lideranças evangélicas, é também autoritário esse preconceito. A face autoritária nacional transcende as fronteiras religiosas. Nos falta fé na República. Em tempo (de identidades): sou ateu, e praticante zen-budista.

    Responda
    1. Albert Niches

      A maioria nem sabe o que é res pública. Coitado do Brasil das bananas.

  16. Wil Leon

    Preconceito nada. Estilo Riachuelo bem representa o Brasil. E o importante é ganhar as medalhas.

    Responda
  17. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    E quem afinal projetou os uniformes chinfrins? A colunista falou, falou, e não falou o principal: quem projetou? Vai ver foi alguém da alta cúpula evangélica mesmo e o estilista tem razão. Além do mais, ele só deu a opinião dele. E deu de uma maneira nada agressiva, ao contrário dessa colunista que soltou os cachorros de forma agressiva. Só faltava essa agora: além de defender os liberais a Folha vai abrir espaço para os evangélicos tb.

    Responda
  18. Lis P Junqueira Safra

    E o repórter da BBC perguntando se o bordado era pra comemorar as queimadas e as mortes dos animais.

    Responda
  19. Lis P Junqueira Safra

    Fiquei sabendo agora foi o Ministro do Esporte que aprovou em 2023

    Responda
  20. Lis P Junqueira Safra

    Você tá ferrada! Kkkkk vai se preparando.

    Responda
  21. Deborah Teixeira

    A colunista analisa o preconceito dos q empunham a bandeira da inclusão e parece ter razão nisso. Mas o uniforme é feio mesmo.

    Responda
  22. Alfredo Placido Delatti

    O uniforme é horrivel. Sem identidade alguma com o comportamente do povo brasileiro. Alguem levou muito para isso podem acreditar. Ah gostaria de lembrar que o Brasil é um país laico.

    Responda
    1. Albert Niches

      Como se a identidade brasileira não fosse bananeira. Os tais criadores de moda do Brasil, sempre foram meros copiadores. Cadê o Lourenço para confirmar?

  23. Celso Queiroz

    Uniforme muito feio, à moda evangélica.

    Responda
    1. Albert Niches

      À moda mal gosto, pois uma pretensa elite não tem estofo algum.

  24. Celso Ribeiro

    A colunista mostra e confirma que a direita e evangelicos são mesmo retrógrados e sectários. Uniforme horrível semelhante a mente dos ditos evangêlicos.

    Responda
  25. José De Almeida Soares

    O uniforme só é feio. Só isso, mais nada!

    Responda
  26. Nilton Silva

    " Homens bons fazem coisas boas, os homens maus as más, mas só a religião consegue fazer com que homens bons façam coisas más". Richard Feynman.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Por que se autodeclarar cristã muda alguma coisa no conteúdo da moça? provavelmente é um boa mulher, mas fazendo pequenas maldades na redação.

  27. Gilberto Getulio de Assis

    Não reconheci o Brasil nas vestimentas dos atletas.

    Responda
  28. Flavio Cabral Costa

    No barco com muitos atletas brasileiros não houve um comentário sequer, sobre o uniforme. Esse mundo religioso demais implica apenas em mais atraso.

    Responda
  29. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Parabéns por externar com clareza essa opinião ! Coaduno com você , são preconceituosos sim estes metidos a descolados

    Responda
  30. Paulo da Silva batista

    Pensei que era colegio de freira ou culto da universal!!!!

    Responda
    1. Albert Niches

      Não. É o Brasil de verdade, cafona como sempre.

  31. Joel Bento

    Esteticamente, esse uniforme pode não ser o mais bonito, mas está longe de ser feio. Na verdade, ele é o que mais representa o Brasil. O brasileiro não costuma usar blazer, terninho ou chapeuzinho de turista, como já vimos em outras cerimônias de abertura. Eu me sinto muito mais representado e identificado com esse uniforme do que com um estilo artificial, feito para agradar estrangeiros. A vestimenta típica do brasileiro é a roupa de ir à feira. Essa é a nossa cultura. Vamos valorizá-la.

    Responda
  32. Yan Rego

    O título equivocado (caça clique?) induz respostas colaterais ao foco do texto...

    Responda
  33. Emanuel Mello

    Roupa mais feia que bater em mãe

    Responda
  34. Telma Saraiva

    Eu não acho o uniforme da equipe brasileira bonito, mas daí a relacioná-lo aos evangélicos é querer encontrar o que não existe. Puro preconceito do missivista.

    Responda
  35. Ricardo A Schmitman

    Uniforme feio de doer, zero alfaiataria, mal-ajambrado. Tecido de quinta. Vexame total.

    Responda
  36. Victor Schneider

    Não é difícil ver que o Brasil está caminhando para uma espécie de guerra santa e uma Teocracia. Não é intolerância não aceitar quem é intolerante, pelo contrário. É só observar o que faz e como vota a bancada evangélica na Câmara dos Deputados para entender o que está acontecendo. Não são todas as correntes evangélicas que são intolerantes, claro.

    Responda
  37. Virgo Aurora

    Não há pré conceito com os neo pentecs! Há conceito bem estruturado, muito bem fundamentado, no dia a dia do que defendem nas redes sociais e na política. Homofobia, misoginia, desrespeito declarado as religiões de origem africanas etc. Reoresentam e apoiam politicamente o atraso.

    Responda
  38. Roberto Pires

    É realmente muito fácil pagar de bem informado e ousado num ambiente democrático, que está bem longe do que pregam as igrejas evangélicas. A articulista ao apontar o dedo pro estilista, se faz de vítima quando todos sabemos que quem tenta dar cartadas e eliminar a existência do outro é a sua religião. O artigo mostra a hipocrisia dos evangélicos que se dizem progressistas mas que, na hora do vamos ver, estarão do lado de suas crenças contra uma sociedade realmente plural.

    Responda
  39. Leonardo Trindade

    Olha, com certeza imperou uma visão de 20 anos atrás nas críticas. A maioria das igrejas já aboliu a obrigação desse tipo de vestimenta. É careta? É. Merecia essa crítica voltada aos evangélicos? Não. Em tempo, muitos dos nossos atletas são crentes e vão competir com pouca roupa sem problemas. PS: sou ateu.

    Responda
  40. Geraldo Couto

    Feio é pouco. E ainda querem tirar onda e lacrar ainda. É fraco mesmo, não tem descukpa

    Responda
  41. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Uma pena que o talento das bordadeiras tenha sido desperdiçado.

    Responda
  42. Vitor Gomes de Almeida

    Ronaldo Fraga têm savoir faire para criticar esse horror que foi o uniforme do Brasil, ele é um profissional, descolado é a opinião da colunista, não adianta tentar consertar o que não têm conserto

    Responda
  43. Everardo Ramos

    Mais uma articulista que acha necessário indicar que é "cristã", no pequeno texto biográfico. Pra que? Porque? Qual é o objetivo e a relevância dessa informação?

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      É um grupo identitário, apesar de não aceitarem outros grupos diferentes.

  44. Julio Barroso

    Que texto mais idiota é contraditório. Você o acusa de ser preconceituoso com evangélicos e coloca todos os "descolados" no mesmo cesto. E sim, esse povo que você defende na maioria é formado por gente preconceituosa, tosca, sem cultura e hipócrita. A Folha cada dia pior!

    Responda
  45. AMAURI ORTIZ CABRAL

    A articulista poderia ter nos poupado evitando escrever um texto tão passa pano para essa coisa horrível que é o uniforme do Brasil O mau gosto e a cafonice são presentes no texto e nas roupas abençoadas pela esbamjanjq

    Responda
  46. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A cara da Esbanja .

    Responda
    1. luiz fonseca

      O uniforme foi decidido no governo anterior.

  47. Wilson Roberto Theodoro

    A verdade é a seguinte: a Riachuelo marcou um golaço de marketing com esses uniformes ditos “caretas”. Não se fala de outra coisa. A publicidade (negativa ou positiva, não importa) pagou seu investimento.

    Responda
  48. Fabiano Moura

    e ele está certo. Abaixo as ingreja.

    Responda
    1. Albert Niches

      Concordância zero. Voltes a estudar.

  49. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    É simples: a coisa é feia, desbotada, sem viço - é cinza-tristezaW

    Responda
  50. Manoel Bolonha

    Dona Marilia, não há como negar.....eita saia HORROROSA e lembra sim as evangélicas (não se trata de preconceito achar feio uma saia comprida que caracteriza senhoras evangélicas). Hoje tá dificil dar uma opinião sem levar pedradas.

    Responda