Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Davi

    Somos brasileiros e gostamos de coisas bonitas e alegres. Essa tal moda ivan gélica não é uma coisa nem outra.

    Responda
  2. Dalton Matzenbacher Chicon

    Figurino horroroso. Coluna deplorável. O estilista criticou os costumes, tacanhos e dissociados da identidade nacional, impostos por religiosidades. Religiosos são, de modo geral, hipócritas. Não creio que já tenha havido algum religioso que cumprisse irrestritamente aquilo que atribui como dever alheio.

    Responda
    1. Albert Niches

      Assim como os patriotas, à esquerda e à direita.

  3. Carlos Oliveira

    Em tempo: o preconceito dos evangélicos com as religiões afro-brasileiras, ás imagens de culto dos católicos e aos ateus nem existem, não é mesmo?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Excelente lembrança, Carlos!

  4. Carlos Oliveira

    Segundo a matéria o uniforme não remete a vestimenta dos evangélicos. Interessante que as roupas tem uma imensa semelhança com os grupos que nos fins-de-semana batem de casa em casa pedindo um minuto de conversa sobre religião. São evangélicos de diferentes agremiações buscando levar a palavra, segundo dizem. E eu nem sabia que esse estilista tinha associado os uniformes ás roupas dos crentes.

    Responda
  5. Jose Roberto X de Oliveira

    Achei o uniforme inadequado. Jaqueta jeans com roupa branca não tem um visual bonito. Quanto a ser de inspiração evangélica não saberia afirmar. Hoje evangélicos se vestem com roupas super caras de grifes várias - pelo menos os pastores e influencers fazem isso. Nada contra evangélico a não ser que utilizem a política para obter favores do Estado que outros não tem em paridade ou impor seus dogmas religiosos como normas de direito.

    Responda
  6. neli faria

    A saia é horrorosa. Lá é esporte e não Convento.

    Responda
  7. neli faria

    A jaqueta gostei, a saia? Não! Como não sou eu quem usaria...! Será mais bonito agasalho como muitas delegações, afinal é esporte.

    Responda
  8. Diva Negri

    Eu, particularmente, não gostei! Uma saiota branca muito sem gosto! A jaqueta até que tem um bordado colorido. O Brasil e colorido e alegre. Eta saiota sem gosto!

    Responda
  9. marcelo de campos haendchen

    Parabéns pelo ótimo texto. Atualmente as pessoas são tão criticas que não se enxergam e assim nota-se o preconceito dos descolados. Não sou evangélico mas sei que tem muita gente decente nesse meio ( a maioria). São pessoas simples de cultura e ciência e que tem na Bíblia o alicerce do agir e da sabedoria

    Responda
  10. luiz rancan

    Um uniforme ridículo e horroroso! Onde o verde e o amarelo, além do azul claro? Lastimável!

    Responda
  11. AMAURI ORTIZ CABRAL

    A articulista desfila seu petralhismo evangélico, careta e de pessimo gosto Melhor seria ter ficado calada

    Responda
  12. Rodrigo Flexa

    Moda criacionista.

    Responda
  13. LUIZ CARLOS D OLIVEIRA HERTZOG

    É feio mesmo.

    Responda
  14. Marisa Oliveira

    Vergonhosa a vestimenta. Primeiro, jeans é invenção americana. E as saias, nem em primeira comunhão se usa isso. Algumas igrejas evangélicas, sim. Ainda bem que choveu, pois diante de todas as outras delegações, a nossa foi a cara da mulher da goiabeira.

    Responda
  15. José Roberto Pereira

    "Barco cheios de cristãos chegando para catequisar os selvagens". Já vi esse filme... o final foi bem triste, lembro que prendiam meninas violentadas e elegiam seus estupradores para fazer lobby no Congresso. Falando em lobby evangélico e preconceito, parabéns pelo artigo!

    Responda
  16. Cauê Ito

    Só li 2 parágrafos

    Responda
  17. Jose Lott de Carvalho

    É ridículo. Feio. Parece roupas de religião.

    Responda
    1. Jose Lott de Carvalho

      E deve ter sido superfaturado.

  18. Mariano Guimarães Portela

    Rrsssss… se tem alguém que fala abertamente “todo mundo pode fazer o que quiser (sem ser crimes) sem se importar com o olhar do outro” e depois aparecem outros falando que um tal de “Deus” não deixa fazer um monte de coisas (ser homossexual por exemplo) e que não é pra fazer (eles sendo governo não vão deixar mesmo). Aí é normal que quem é liberal (das morais) critique quem é moralista e manda os outros não fazer e aí a autora do texto quer o óbvio, não ser criticada por ser do time.

    Responda
  19. Eduardo Farias

    É feio e lembra roupa evangélica. O estilista não disse nenhuma mentira.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Do dicionário, depravado : que ou aquele que está moralmente degradado; corrupto, degenerado, perverso. O sr. Miro conhece o estilista? Sejamos menos levianos ou devemos supor que é ignorância mesmo?

    2. Miro Costa

      O estilista é apenas um depravado. Mas nem todos são.

  20. Mario Luiz Frungillo

    "Fraga dá voz aos preconceitos escondidos no fundo do coração das pessoas que empunham a bandeira de um mundo sem preconceitos." Generalizou legal, hein?

    Responda
  21. Caleb Salomão Pereira

    A opinião se limita a uma argumentação ad hominem e perde a oportunidade de enfrentar os 2 problemas centrais da polêmica: o tal preconceito e o desastre estético promovido por empresário e dirigentes esportivos evangélicos. O conjuntinho gospel é medonho! Traduz, sim, uma cultura de submissão à estética norte-americana (aquela jaqueta horrorosa - não se salva nem o bordado! - nada tem a ver com a rica brasilidade) e um falso recato que poderia ter outra expressão. Folha está mal de editor...

    Responda
  22. GISELA DE ARAUJO

    Um uniforme feio, não representa o nosso país. Somos muito mais diversos, interessantes, criativos, ousados, alegres e incríveis atletas que ousam se tornar parte tão especial desse mundo. Uniforme Míope. Quem fez não conhece seu povo, muito menos o eaporte.

    Responda
  23. Andre Fonseca

    Qual religião que não é preconceituosa? Todas são, por definição, excludentes e, diga-se de passagem, obscurantistas. E o uniforme é horroroso.

    Responda
    1. Celia Moura

      Qual é o ser humano é absolutamente isento de preconceitos?

  24. Edson Muniz de Araujo

    A roupa é feia mesmo, parece de crente mesmo, não tenho nada contra os crentes, muito pelo contrário, acho q a roupa não remete ao Brasil.

    Responda
  25. Alexandre Pereira

    Ok, mas quem aprovou o tal uniforme? Não houve provas? Mockups? Ninguém viu, e só agora reclamam? Ministério dos esportes, COB et caterva? Onde estavam os bem cevados? Em tempo, contar nossa sociedade somente pelos preconceituosos é uma tentativa de inclusão? Menos, camaradas, menos, pois se for assim, a julgar pelos comentários, melhor começarem a brigar com a imagem no espelho. Generalizações grosseiras podem ser aplicadas aos dois lados dessa história, nenhuma representa nosso pais.

    Responda
  26. Alexandre Oliveira

    Meu Deus Folha de São Paulo!!! Tá ruim assim de assinante?

    Responda
  27. João carlos Gonçalves de souza

    Eita uniforme de mau gosto e comentário pior ainda.

    Responda
  28. Roberto Pimenta

    Pra começar: o uniforme é feio e brega sim. Mesmo assim, está correta a crítica ao Ronaldo Fraga, para quem preconceituosos são os outros... Mas podia ter ficado por aí. Citar Cantares de Salomão serve pra que mesmo? Mostrar que crente não é careta?

    Responda
  29. Benedito Claudio Pacifico

    Se tem vestígio religiosos não presta , tudo na religião é ligado a exclusão , são eles contra os endemoniados , para que perde tempo com isto .

    Responda
  30. Luciana rezende

    Nossa! Que texto foi esse! Parabéns! E também parabenizo a Folha por ser espaço plural, democrático e aberto a todos desse país!

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Amém irmã

  31. Maria Cecília Cominato

    Tentando desviar o foco do real problema, passando pano para a questão... Infelizmente no texto não é feito um mísero comentário honesto sobre o tal uniforme, que, poderia ser inclusivo e bonito. Mas... foi perdida a oportunidade de criar algo realmente representativo da criatividade brasileira e da alegria também... Verdadeira "riqueza" desse país!

    Responda
  32. Lis P Junqueira Safra

    Ronaldo continue fazendo propaganda da Shopee.

    Responda
  33. Claudio da Silva Nogueira

    Bravo, Marília!!!!

    Responda
  34. Wilson Carlos Teixeira Junior

    Não é preconceito o que o estilista verbaliza, mas realidade pautada em fatos. O ideário crente precisa ser exposto e combatido, porque pregam o ódio.

    Responda
  35. Marcelo Antoniazzi

    E o que os poemas eróticos do Salomão tem a ver com isso???

    Responda
  36. Felippe Mendonça

    O uniforme é praticamente um ato terrorista estético.... não se trata de preconceito de "descolados", basta saber identificar o que é horroroso (fora de qualquer curva de aceitação) rsssss

    Responda
  37. Denize Daudt Bandeira

    Feliz com a leitura do texto, com o qual concordo plenamente. Muito triste perceber como o preconceito impera em um país que grita por igualdade e respeito. Respeito por quem e para quem? E a imprensa servindo de espaço, infelizmente, de palanque para o ódio.

    Responda
  38. Lis P Junqueira Safra

    Não é igual da Janja não o dela é pior está na rede social ela em Paris com um vestido azul muito pior. Todo mundo rindo

    Responda
    1. silvia ramos

      O uniforme da dekegação brasileira foi criado e aprovado no governo do Bozo. A jaqueta não teria bordado, seria lisa. A contribuição de Janja foi a de bordar o jeans com referências brasileiras. Nada a mais. Reclame com o COB, com o larápio de joias, com a mirreligiosa. Point finale.

  39. César Fernando Piza

    Oh, pobres cristãos, como sofrem como vítimas de preconceito! (Contém ironia)

    Responda
  40. Rodrigo Negrão

    Isso aí! Pela liberdade de ser incompetente e usar essa incompetência representando o país!

    Responda
  41. Paulo Luizona Castagnao

    A Folha dando palanque para maluco fundamentalista

    Responda
  42. Ygor Aragão

    "Típico caso de bregofobia cristofobica hipster"

    Responda
  43. DEYSE Santiago FIGUEIREDO

    Mesmo estilista da janja. Brega do mesmo jeito.

    Responda
    1. silvia ramos

      Criado e aprovado no desgoverno do larápio de joias e da mirreligiosa crente.

  44. MARIA HELENA FIRMBACH ANNES

    Cristã agora é currículo... Nem vou perder tempo lendo o texto de quem põe religião no currículo.

    Responda
  45. Lis P Junqueira Safra

    Fale com a Berluti que desenhou em 06/2023. Uma das grifes mais famosas do mundo. Se a Riachuelo confeccionou provavelmente o governo fez a cotação.

    Responda
  46. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Excelente artigo. Ou o sol brilha para todas as tribos ou apaguemos o sol. Qual o problema com a tribo evangélica?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema constitui-se em arrogância e viés inoportuno.

    2. José Cabello

      O problema é que ficam tentando impor a religião deles sobre os outros

  47. Maria Lourenço

    Uniforme feio, não representa a cultura brasileira e é triste. E deve ter custado muito caro. É ruim mesmo.

    Responda
  48. Jocimar Bruno dos Santos

    Já li texto ruim, mas esse daqui conseguiu ser incrivelmente uma catástrofe! Horrível!

    Responda
  49. José Afonso Mota Mota

    Não tem como não concordar com o fraga. Não sou da área. Não tenho autoridade para falar, mas como cidadã comum posso é devo concordar, feio, horroroso e triste. Não combina em nada com o clima das olimpíadas, da cerimônia de abertura e muito menos de Paris, Paris, sempre haverá Paris...

    Responda
  50. Lis P Junqueira Safra

    Ele deveria dirigir se a Berluti é não a Riachuelo. Berluti é uma grife famosa faz roupa para Madona. Esse desenho foi feito em 20/ 06/23. Acho que ele não foi feliz pois suas clientes acabaram com ele.. Qto a Riachuelo ter confeccionado o ministro do esporte deve ter feito cotação.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Zelis, informe-se, o Min dos Esportes nada tem a ver com a delegação, quem cuida disso é o COI. A Riachuelo firmou contrato com o governo anterior, outro ponto que deveria ter se atentado antes de escrever seu comentário.