Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabricio Guimarães Pinto Correia

    Um espetáculo surpreendente atrelando diversidade e fraternidade, base do o espírito e da historia das olimpíadas. Título infeliz do jornalista que atrela chuva, lama e sabotagem de trens. Os franceses mostram ao mundo intoxicado pela extrema direita, que a vida é feita de diversidade e amor. Viva a França.

    Responda
  2. paulo cesar cruz

    Atleta de altíssimo nível não deveria correr riscos ao se expor a chuvas e águas contaminadas. O espetáculo está cada ano empurrando os atletas para o papel de figurante. A chuva foi o detalhe não planejado que quase estragou a festa.

    Responda
  3. Gisele Araujo

    Um espetáculo para ser televisionado. Atrações em cima de telhados e varandas, espalhadas, público distante, quem pagou ingresso e ainda pegou chuva deve ter se decepcionado.

    Responda
  4. Inocêncio Jerônimo

    Diferente de tudo que já vimos, os franceses foram surpreendentes e iluminados, uma linda apresentação!

    Responda
  5. IRINEU PIRES SOBRINHO

    Adorei. Achei fantástico. Fui surpreendido com muitas coisas originais e bem elaboradas. Não consigo estimar o quanto deve ter sido ordenar, planejar e aplicar todo aquele feito. A chuva foi um mero detalhe. Parabéns aos franceses.

    Responda
  6. Marcos Serra

    Apesar da originalidade, por descentralização, ficou a desejar. A chuva ainda não colaborou. Faltou aquela energia da "massa" da assistência. Deu-me a impressão de ter sido planejada apenas para a transmissão. Nossa representante, saída do nada, não tem qualquer autoridade, cultura ou vínculo com o esporte que não seja uma modalidade específica de revezamento. Mais uma viagem a turismo sem nenhum merecimento.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Giselda, boa tarde. Obrigado pelas informações. Ao falar de turismo estava referindo-me ao que a primeira-canja foi fazer em Paris com o dinheiro do contribuinte. Não tem função no governo, não tem um voto sequer, não tem cultura, não tem postura e sua ligação com o esporte é nula. Acho que o descondenado quis ter férias dela e despachou-a para a França bem feliz por livre do encosto por uns dias.

    2. Gisele Araujo

      Turismo, nada! Estava tudo fechado e bloqueado semanas antes da abertura, toda a regiao do Sena e mais o Lovre, e outras áreas, inclusive transporte, as pessoas dando voltas enormes para chegar a alguma lugar, um horror para o turista, não sei como está agora.

  7. Marcos Souza

    Achei que a chuva deixou o espetáculo mais bonito, ao menos na TV

    Responda
  8. Vinicius Chaves

    Foi Maravilhoso demais!!!

    Responda
  9. Maria Aparecida

    Fazia tempo que não ficava mais de duas horas em frente à TV, o que vi foi um espetáculo, incluiu literatura, música, moda e todas as artes em geral, vi inclusão, diversidade, alívio cômico, vi Liberdade, Igualdade, Fraternidade e até Eternidade, a preocupação com o meio ambiente foi lembrada, uma festa para todas as raças, os gêneros e identidades, fico triste quando a folha tenta diminuir o espetáculo

    Responda
    1. Gisele Araujo

      A Maria Aparecida, confortavelmente instalada no sofá, acha tudo lindo. Imagina as pessoas na chuva, as atrações à longa distância e a chuva implacável? Sem contar os preços absurdos de hotéis e restaurantes que os turistas pagaram para tando desconforto. Paris é a cidade-luz nos cartões postais, assim como o RJ é a cidade maravilhosa aqui no Brasil. kkkk

  10. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Foi a abertura de Olimpíadas mais diferente e original, a cidade luz com mil canhões de luzes na torre Eiffel, diversidade de atletas, desfile no rio Sena, será um desafio e tanto para as próximas cidades olímpicas superar. Não foi afetado pela sabotagem, que na França estão sendo atribuída por simpatizantes extremistas de direita franceses do czar russo Putin, por estar desgostoso da delegação russa não poder usar a bandeira, o apoio do ocidente a Ucrânia. Moeda de troca, pois Putin os financia

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha mostra algum azedume porque a derrota do liberalismo facista lá eh mau exemplo pro mundo e arrisca de atrapalha os trabalhos da folha em desconstruir o progressismo de lula.

    Responda
  12. Benedito Claudio Pacifico

    Este papo de diversidade é inclusão nos esportes para mim tem que ser acompanhado de recordes do contrário e mi-mi-mi , desta vez foram um casal hetero a acender a pira , na próxima vão incluir um trans , um gay , uma criança , etc , isto pouco me importa , só quero ver a competição , o resto estes grupos includentes podem fazer.

    Responda
  13. DEYSE Santiago FIGUEIREDO

    Acho q eu vi outra abertura, pq não vi nada demais. Quase morri d tédio.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Edith Piaf não basta?

    2. MEVIA ILDA VIEIRA DIAS

      Achei artística e maravilhosa

  14. Luiz Ferretti

    O lacrador Sakamoto não lê a FSP. Deveria.

    Responda
  15. KARIN CORREA FOGGIATO

    Faltou os franceses fazerem um estágio aqui em Curitiba e pegarem dicas para não organizarem festas ao ar livre em cidades que chovem muito, hehehe.

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Sim, Paris é um desbunde de beleza. Comparação só com a chuva mesmo.

    2. silvia ramos

      Paris é Paris. Nem tente comparar com Curitiba, rs.

    3. KARIN CORREA FOGGIATO

      Onde chove muito, corrigindo

  16. Carlos Leston

    Se deixasse a TV no modo "mute" ficaria excelente. Mas com os narradores da Globo perdeu-se muito do brilho do espetáculo. Parece que faltou repertório ao trio para comentários sobre temas históricos.

    Responda
  17. Maron Hannah Chequer

    A pior abertura de Olimpíadas da história. E ainda tivemos que aguentar Galvão Bueno falando abobrinhas e fazendo suspense com o desaparecimento da Mona Lisa e com quem acenderia a pira olímpica. Brochante. Ninguém merece.

    Responda
  18. FRANKLIN MAGALHAES RIBEIRO

    Foi quase perfeita. Só faltou liberar o hijab.

    Responda
  19. Ivone Patelli

    Fiz um elogio a abertura olímpica e o censor digital da Folha bloqueou. É mole? É a Desinteligencia Artificial

    Responda
  20. Ivone Patelli

    Adorei a abertura, a inovação de as delegações passarem a céu aberto pelo Sebastião, a pira olímpica num balão, os shows, a arte, as danças......enfim tudo!

    Responda
  21. FRANCISCO A CARDOSO COSTA

    A abertura dis jogos olímpicos foi perfeita. A chuva não atrapalhou. Os países mulcumanos participaram muito bem .

    Responda
  22. Jair Amaral

    Liguei a TV para dar "uma olhadinha" na abertura, sem maiores pretensões, já que elas seguem o mesmo receituário. Fiquei ligado até o final e com aquele gostinho de quero mais. Foi tudo muito lindo, apesar do incômodo provocado pela chuva. Chuva que valorizou ainda mais uma perfeita organização que apesar de cair em toda a cerimônia não tirou o brilho e a alegria de atletas e artistas participantes. Parabéns à França belo inédito espetáculo que me emocionou e com certeza emocionou todos.

    Responda
  23. Marcus Bauer

    Se soltassem aquele balão, aqui no Brasil, iam presos. Kkk

    Responda
  24. Filipe Leonardo Jonatas de Azevedo

    Teve muçulmana de hijab na Abertura? Se não teve, então é uma diversidade falsa. A França é islamofobica.

    Responda
    1. Ivone Patelli

      Teve muçulmana de hijab, muitas.

  25. Lis P Junqueira Safra

    Lindo.

    Responda
  26. Regina Célia Baldin

    Será que esses colunistas acompanharam o mesmo espetáculo que eu? Foi fantástico, um banho de civilidade em um mundo que está optando em ser caótico.

    Responda
  27. Regina Tavares

    Perdeu brilho coisa nenhuma, a direita deve estar horrorizada com muitos dos espetáculos que foram apresentados. Abertura belíssima, contemporânea, inclusiva, realista, parabéns aos organizadores!

    Responda
  28. Enir Antonio Carradore

    Manchete totalmente equivocada. Assisti à abertura inteira. A chuva não atrapalhou absolutamente nada. Foi um espetáculo incomparável. Conheço Paris. Tudo esteve perfeito. A chuva até deu mais “brilho”.

    Responda
    1. silvia ramos

      Reescreveram o título. A Fakha só dá bola fora.

  29. José Marques Mendes

    Chuva tirou o brilho?!?? Brincou né, Folha. Foi sensacional.

    Responda
  30. Julio Shiogi Honjo

    Quem foi o iletrado que escreveu Paris em letras maísculas e colocou ponto sobre a letra "I". Só tem ponto em minúsculo.

    Responda
  31. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Parabéns França. Fantástico e emocionante! O mundo precisa de mais Fraternité e menos Ódio. A chuva é besteira da Folha que vive de coisa ruim.

    Responda
  32. Marcelo Semiatzh

    Maravilhoso, mesmo com a chuva, tirou o brilho da manchete da folha

    Responda
  33. CARLOS Alberto Corteletti

    Que estragou a festa nada, deixa de ser ridículo. Simplesmente espetacular!

    Responda