Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. adenor Dias

    Enquanto eu estiver vivo, eu temerei a morte, se alguém vir pra cima de mim com uma faca, eu tento pelo menos correr, depois de morto, pode vir com um trator que eu não arredo pé do lugar...

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    Se existe um Deus ele sadomasoquista e um palhaço que ri de todos...

    Responda
  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Leibniz vilão? Só de quem é contra pensar pelo jeito.

    Responda
  4. Matheus Battistoni

    Quem não acredita em Deus que ande de quatro.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Essa assertiva foi Deus que ditou nos seus ouvidos?

    2. Marli Serrão

      Ontem vi um vídeo onde é contado que a versão não era para ser deus e sim deuses. Mais contente fico quando se convencerem que "deuses" se refere a um deus e uma deusa. O que se espera para os dias de hoje. Sim, feminista. Sem dar espaço para a misoginia.

    3. Ivo Ferreira

      Falou o dono da verdade...

  5. adenor Dias

    Infelizmente há muita gente que não conseguiria viver em paz sem religião. Se fossemos conscientes dos nossos direitos e deveres dentro de uma sociedade, a religião seria plenamente desnecessária. Eu não me importo com que virá após a minha morte, pois não sentirei fome frio, dor e não ouvirei os sermões do criador em caso de eu figurar dentro de um padrão aceito por um possível Deus. A lorota assusta apenas os vivos, os mortos não teme nada.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pra quem acha religião desimportante, você a tem como parâmetro para muita coisa.

    2. Marli Serrão

      Os mortos não temem nada mas vc ainda irá temê-los. E isto não é Religião. É Ciência.

  6. Marli Serrão

    Então veio de Espinoza a filosofia do Racionalismo Cristão. Existe no mundo todo mas aqui é confundido com religião por causa do "Cristão", tomado ao pé da letra.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Voltando: se fala em espiritualismo e evolucionismo pode ser que saiba do que falo. O evolucionismo pode ter duas conotações nestes novos tempos. A física "sobrevivência do mais forte", caiu por terra porque o que vale agora é a adaptação. Não precisa retornar porque já entendi o que disse. rs

    2. Marli Serrão

      José Cardozo (não vou voltar "lá" para ver se a grafia é com s. A resposta não aparece para uma contra resposta e daí meu comentário abaixo). Dito isto, acrescento: não falei de influência do Cristianismo e nem em Evolucionismo no pensamento dele. Se não souber do que estou falando vai dar resposta sem pé nem cabeça. Mas, valeu.

    3. Marli Serrão

      A FSP erra ao retirar a resposta que é dada no comentário feito, impedindo a sua visão para resposta. O "concorrente" paulista não faz esta bes teira. Aprendam com ele. Que outras coisas eles aprendam com vcs. Assim se chega ao ideal.

    4. José Cardoso

      Embora a cultura ocidental cristã certamente tenha influenciado o pensamento de Spinoza, não há nele nada de espiritualismo. Também não há evolucionismo. A mente é apenas a ideia do corpo.

  7. Jânio Pereira da Cunha

    Para quem se interessa pela filosofia de Espinosa, o gênio da Modernidade filosófica, recomendo a leitura da obra "Um livro forjado no inferno", de Steven Nadler". Aproveitem a promoção no site da Amazon, de 75 por 23 reais.

    Responda
  8. Raymundo de Lima Lima

    Muito obrigado, Hélio. Em tempos sombrios, dominados pelo orgulho da ignorância e fé fanática, suas crônicas resenhas, convidam leitores ao pensamento crítico.

    Responda
  9. Fabiana Menezes

    Maravilhosos, cada um ao seu modo. Anotado aqui. A excomunhão de Espinoza é um documento vivo sobre a doença da intolerância. Leibniz até hoje presente nos fundamentos na lógica para a linguagem matemática. Simplesmente gigantes. Adorei, Hélio.

    Responda
  10. José Cardoso

    A filosofia de Spinoza é um primor de coerência comparado aos contemporâneos. Entretanto é curioso que alguns desses, como Descartes, Pascal e Leibniz fizeram contribuições notáveis à matemática, o que não ocorreu com o holandês.

    Responda
  11. Luiz Paulo Barreto

    Boa recordação!

    Responda