Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Maximo de Oliveira Neto

    Muniz Sodré você é a maior razão para eu ser assinante da Folha

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Parabéns Muniz, brilhante texto, se fosse possível assinava junto, como não é fico só na inveja! Não careceu nem lembrar dos nomes: Banestado, Castelo de Areia, Satiagraha e Petrolão! OrasilInvejoso!

    Responda
  3. José Cardoso

    No final do filme "Chinatown", diante do "unhappy" end, um policial fala para o detetive vivido por Jack Nicholson se conformar: "it is Chinatown". Era uma referência á época em que ele trabalhou nesse bairro, onde a regra para os policiais era fazer o mínimo possível. Desde o fim da lava jato, vivemos esse clima noir de crepúsculo do império da lei.

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    Belissimo texto. Na minha infinita burrice eu entendi q o pau cantou em chico e francisco

    Responda
  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    É o pacto da mediocridade cristã: "não julgues para não serdes julgados"

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de uma correlação de forças, troca de favores, de benefícios. Um receio, um pacto, uma norma para que de a lei seja burlada, postergada, quando de trata do andar de cima, lá tudo é possível, graças ao poder da grana, do mando, das armas, dos cargos. Segue o “parlamentaLira”, as absurdas emendas parlamentares, o não enfrentamento dos militares, bilionários e milicianos, parlamentares ineptos oriundos das redes sociais e mídia, a violência policial, as liquidações a toque de caixa etc.

    Responda
  7. Fernando Dolci

    Fato incontestável Sr. Muniz, o que mais explicaria a posição do PT, expoente da esquerda ao abraçar causas como perdão aos partidos que não cumprem a lei? Como aceitar a posição do mesmo partido que se submete à escolha da presidência das casas legislativas sempre na mão do centrão? O acordão de dna.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    O próximo e inevitável "acordão" será o caminho "constitucional" que o Congresso vai oferecer ao Lula para escapar da responsabilidade fiscal. Tudo mediante uma modesta contribuição do Executivo. Podem escrever.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Outro passo será a anistia aos golpistas. Não jugues para não serdes julgados.

  9. Ivan Bastos

    As ilibações feitas pelo Toffoli são de assustar. Será ele o executor-mor do grande acordão?

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    A Sabesp é a maior empresa de saneamento do Brasil, e vem batendo recordes de lucratividade ano após ano. Mesmo assim, o governo de Tarcísio de Freitas decidiu entregar a empresa para a Equatorial, em um leilão sem concorrência. Intercept. A folha é uma vergonha em apoiar este roubo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Marli, precisas reformular a frase. Toma um copinho de água, enquanto ainda dá, e tenta novamente.

    2. Marli Serrão

      Como que a Sabesp "vem batendo recordes de lucratividade ano após ano" se há quem não usufrua nada dos serviços prestados? Existia para dar lucro?

  11. Enir Antonio Carradore

    Em escala planetária também há um “acordão”. A Folha noticiou durante a semana que 1% mais rico aumentou fortuna em R$ 237 tri em 10 anos. Longe dessa marca estelar estão aqueles que não participam das tratativas do “acordão”, nem mesmo indiretamente, já que os discursos eleitorais, e o voto, estão mesmo muito distantes da prática política. Só na literatura de Shakespeare o escaravelho, de élitros frágeis, é alguma vez mais forte do que a águia de possantes remígios.

    Responda
  12. Tadêu Santos

    O Brasil encontrará dificuldades para visualizar a "Esperança Democrática", primeiro porque o Lula 3 não é o presidente que gosta de debater os grandes conflitos sociais do Brasil, porque ele acha que sabe tudo e que os outros não sabem nada. O Lula 3 também tem fascínio pela perpetuação do poder e deve achar que está fazendo campanha pra reeleição de em 26, mas poderá ter o mesmo efeito Biden, com possíveis dificuldades cognativas na gestão deste imenso país onde todo mundo acha que sabe tudo!

    Responda
    1. Marli Serrão

      Em tempos idos convenceram Lula que ele é o 'escolhido" dos deuses para salvar o país. Paradoxalmente, na eleição anterior nos ferrou e nesta nos salvou. Difícil vai ser ele desistir. Com revolução ou sem revolução. Quem viver, verá.

    2. Tadêu Santos

      Não sou partidário, nem petista nem lulista, apenas meu senso crítico é aguçado pelas teorias marxistas de esquerda, fazendo com q ficasse 4 anos e oito dias batendo contra o pífio bozonazista, que tantos males causou ao povo da Nação Brasileira, junto com seus idiotas patriotários...Mesmo que o "Lula da Silva" não faça nada em seu mandato já será considerado incomparavelmente superior ao inelegível e até agora apenas indiciado com todos crimes cometidos contra a Democracia deste país...